Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ora boas

Vamos lá iniciar o tópico do IRS do ano de 2025.

Um dos meus cães teve um problema de saúde durante o ano passado e foi-lhe recomendado pelo médico veterinário que passasse a ser-lhe dada um tipo de ração especial.

Li em alguns sites que, em casos destes, em que a ração é prescrita por médico veterinário, essas despesas podem ser deduzidas em IRS.
    Ex:

https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-familia/irs-e-os-animais-as-despesas-que-podem-ser-incluidas-e-os-beneficios-fiscais/

Ora, não comprei a dita ração diretamente no veterinário. Fui comprar a uma loja de produtos animais.

Agora ao validar a fatura dessa compra, não consigo associar a mesma a "despesas veterinárias", mesmo tendo a "receita" do médico veterinário, pois no portal diz-me que aquela loja não tem CAE/CIRS pertencente ao setor indicado.

Alguma forma de resolver isto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 2

A resposta parece óbvia..
  3.  # 3

Colocado por: Bragas VA resposta parece óbvia..

E o prémio de comentário mais construtivo do ano vai paraaaaaaa... Bragas V!!!!
  4.  # 4

Colocado por: Tyrande

E o prémio de comentário mais construtivo do ano vai paraaaaaaa... Bragas V!!!!

Vou tentar ser um pouco mais claro.. tenho a mania de pensar que toda a gente sabe ler…

Não..
  5.  # 5

Pode comprar a raçao online numa loja para animais com cae Veterinário, como exemplo a Meganimal.
  6.  # 6

O meu médico disse-me que só podia beber vinho alentejano reserva com (minimo) 20 anos. Será que posso deduzir em despesas de saúde?! :-)
  7.  # 7

Colocado por: BelhinhoO meu médico disse-me que só podia beber vinho alentejano reserva com (minimo) 20 anos.

Tem o contacto desse médico? É para um amigo...
  8.  # 8

Colocado por: TyrandeAlguma forma de resolver isto?

Sim... deixar de comprar nessa loja e passar a comprar numa que tenha o CAE válido. :)
    Quanto aos sacos que comprou até aqui, não deve haver grande coisa a fazer, mas pode sempre ir à dita loja e dizer-lhes que vai deixar de comprar lá a ração, pode ser que eles lhe passem a dar, por exemplo, um desconto que justifique o que pouparia no IRS. ;)
  9.  # 9

Colocado por: Jorge_Gonçalves
    Sim... deixar de comprar nessa loja e passar a comprar numa que tenha o CAE válido. :)
    Quanto aos sacos que comprou até aqui, não deve haver grande coisa a fazer, mas pode sempre ir à dita loja e dizer-lhes que vai deixar de comprar lá a ração, pode ser que eles lhe passem a dar, por exemplo, um desconto que justifique o que pouparia no IRS. ;)

Eles têm CAE válido para venda de produto para consumo animal.

Não faz muito sentido a legislação dizer que podemos deduzir despesas com ração ( quando seguidas de prescrição do médico veterinário) e depois somos obrigados a comprar a dita ração no veterinário :/ (que normalmente é bem mais cara).

Foi pena não saber que na Meganimal dava. Já lá comprei muitas vezes ração (e até tinha a que precisava). Desta vez calhou de comprar numa loja presencial :/
  10.  # 10

Já fizeram simulações?

Pelo que li em alguma imprensa os reembolsos baixaram bastante.
  11.  # 11

Colocado por: ToinoJá fizeram simulações?

Pelo que li em alguma imprensa os reembolsos baixaram bastante.

Não é preciso a "imprensa" dizer. Se a retenção foi menor o ano passado, naturalmente os reembolsos também o serão. Muita gente continua a achar que o IRS em abril é uma espécie de totoloto que o governo decide quanto atribuir a cada cidadão. Já ouvi varias pessoas a dizerem que foram aumentadas o ano passado quando o Costa/Medina mexeram nas retenções.
    Concordam com este comentário: mafgod, diouf_matos, Pedro Barradas
  12.  # 12

Na proporção do valor a menos retido naqueles dois meses... Setembro e Outubro se não estou em erro.
  13.  # 13

Devem ter baixado, com as retenções mais baixas era quase impossível não baixar... Ainda não simulei nas não passa de hoje
  14.  # 14

Colocado por: miguek

Não é preciso a "imprensa" dizer. Se a retenção foi menor o ano passado, naturalmente os reembolsos também o serão. Muita gente continua a achar que o IRS em abril é uma espécie de totoloto que o governo decide quanto atribuir a cada cidadão. Já ouvi varias pessoas a dizerem que foram aumentadas o ano passado quando o Costa/Medina mexeram nas retenções.

A falta de literacia financeira no nosso país é gritante
    Concordam com este comentário: ClioII, fpacardoso, Fresias, HideCode
  15.  # 15

Muitos fizeram menos retenção ao longo do ano, se calhar queriam reembolso idêntico aos anos que fizeram mais retenções.

Tanta informação disponível na palma da mão, mas é o que temos é ver onde se pode comprar chocolate(tipo) do Dubai, que isso é que interessa.

Depois postar uns shorts a dar umas trincas no dito.
  16.  # 16

Ah tanta gente que não percebe de onde vem o dinheiro de IRS … que até dói .

Voltando ao caso da ração …
    O OP não pode declarar a ração na área correcta , tendo obviamente que guardar a receita e a factura pelo tempo legal para eventual auditoria ?
    Leva-me a crer que sim .
    • FFAD
    • 1 abril 2025 editado

# 17

8k para pagar, lindo!

Confesso que não entendo...
  17.  # 18

Tá bem pesado este ano xD, já sabia que ia pagar porque agora sou senhoria, mas mesmo assim tenho ali um pontapé desgraçado, vou me informar.
    • FFAD
    • 1 abril 2025 editado

# 19

no meu caso não entendo que tenho 3 arrendamentos, dois com retenção na fonte de 25% e um com 5% de IRS. há algum sitio onde posso confirmar isto? o impacto no irs deveria ser marginal...
  18.  # 20

Colocado por: desofiapedroTá bem pesado este ano xD, já sabia que ia pagar porque agora sou senhoria, mas mesmo assim tenho ali um pontapé desgraçado, vou me informar.

Paga 25% sobre o rendimento liquido das rendas.

0.0223 seg. NEW