Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: FFADno meu caso não entendo que tenho 3 arrendamentos, dois com retenção na fonte de 25% e um com 5% de IRS. há algum sitio onde posso confirmar isto? o impacto no irs deveria ser marginal...

Tem de confirmar que a retenção esta a ser feita/ paga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FFAD
  2.  # 2

Parem de simular o IRS sff que também quero simular o meu e a página está sempre em baixo. :D
  3.  # 3

Entreguei agora uma declaração e correu normalmente.
  4.  # 4

Colocado por: sognim
    Paga 25% sobre o rendimento liquido das rendas.

Pago 15, porque tenho um contrato de longa duração
  5.  # 5

Colocado por: larkhe

Tem de confirmar que a retenção esta a ser feita/ paga
    Estas pessoas agradeceram este comentário:FFAD

na retenção de 25% está lá, o IRS de 5% no de longa duração tenho como confirmar?
  6.  # 6

Bem, este ano foi um fartote!

Se não tivesse PPR, este ano pagava IRS pela primeira vez na vida!!!!
  7.  # 7

Até tenho medo de simular, mas já era espectável receber menos com as pseudó ofertas do Costae modificões.
    Normalmente o IRS dá para as férias, este ano nem para metade...
  8.  # 8

Já o recebeu, cabia-lhe a si poupar para as férias!
    Concordam com este comentário: ClioII, desofiapedro, fpacardoso
  9.  # 9

Este ano vou englobar os juros, para ir buscar mais um bocado!
  10.  # 10

Colocado por: SupporterJá o recebeu, cabia-lhe a si poupar para as férias!
    Concordam com este comentário:ClioII

Uso o dinheiro do IRS para as férias e normalmente tenho a minha poupança mensal normal que felizmente consegui fazer.
    Mas este ano não consigo canalizar esse dinheiro para férias, normalmente fazia assim
  11.  # 11

Recebeu esse "excesso" que usava para férias em Setembro e Outubro...
  12.  # 12

Colocado por: MS_11Recebeu esse "excesso" que usava para férias em Setembro e Outubro...

Normalmente tiro férias em Setembro, este ano pelo trabalho da mulher é mesmo em Maio
  13.  # 13

Muitos acham que o reembolso é um subsídio, nem reparam que andaram a descontar todos os meses do ano anterior.

Portanto se no ano anterior, descontaram menos é naturalmente que no IRS vão receber menos, ou pagar mais.
  14.  # 14

Entregue tambem, com uma devolucao dentro do esperado depois das 'borlas' de Setembro e Outubro :)
  15.  # 15

No ano passado, vendi um imóvel de habitação secundária, e apliquei as mais valias na amortização do meu empréstimo de habitação própria permanente, nos 3 meses seguintes.
    Ao abrigo do Programa Mais Habitação, estas mais valias estariam isentas no IRS.

Ao preencher a declaração de IRS, o simulador não me isenta as mais valias, acrescendo ao meu rendimento global, e consequentemente, obriga-me a pagar imposto.

Supostamente, devia preencher o anexo G, no campo 4 para identificar a venda do imóvel, e o campo 19, para indicar a aplicação das mais valias na amortização do empréstimo.

Alguém por aqui teve o mesmo problema?
  16.  # 16

Boa tarde,
    Aproveito este tópico para colocar as minhas dúvidas sobre mais valias e o preenchimento correto da declaração de IRS.
    1. Em Maio de 2024 vendi um terreno urbano destinado a construção de HPP;
    2. Em Junho de 2024 efetuei a amortização total do crédito à habitação da minha HPP com recurso às mais valias obtidas com a venda do terreno;
    3. Em Agosto de 2024 adquiri um novo tereno destinado à construção da minha futura HPP, com recurso às mais valias obtidas com a venda do terreno em maio;
    4. Tenciono investir as restantes mais valias na autoconstrução na minha futura HPP durante o período legalmente previsto.
    As minhas dúvidas são sobre o preenchimentos da declaração do IRS 2025, nomeadamente os campos no anexo G que devo preencher para refletir os reinvestimentos das mais valias mencionadas anteriormente.

Alguém já passou por um processo semelhante e que me possa ajudar?
    Obrigado
  17.  # 17

Colocado por: spvaleAté tenho medo de simular, mas já era espectável receber menos com as pseudó ofertas do Costae modificões.
    Normalmente o IRS dá para as férias, este ano nem para metade...

já recebeu a diferença no ano passado ao ter uma menor retenção na fonte. Até podia era ter anticipado as férias para o Natal.
  18.  # 18

Tenho de pensar num ppr que valha a pena. Este ano vou pagar e não me apetecia nada dar dinheiro a quem gere mal.
  19.  # 19

Colocado por: nielskyTenho de pensar num ppr que valha a pena. Este ano vou pagar e não me apetecia nada dar dinheiro a quem gere mal.

A literacia financeira está baixa por esses lados.
  20.  # 20

Colocado por: rjmsilvaA literacia financeira está baixa por esses lados.

Um pouco sim.
    Mas só no que diz respeito a ppr.
    Meu dinheiro custa a ganhar e por isso só aplico em capital garantido, mesmo queno juro seja pouco.

0.0229 seg. NEW