Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos!

Estou a pensar em construir. Como a verba é muito limitada estou a pensar em fazer a construcao por duas etapas. Primeiro fazer e terminar o r/c de maneira a poder habitar. Depois de alguns anos quando a verba permitir, gostaria de terminar a parte de cima. Isto significa que esta parte deveria ficar ampla sem divisoes nem casas de banho. Isto será possível? E se esta modalidade nao for possível qual seria a modalidade permitida ou recomendável para fazer a construcao em duas fases ou duas etapas? Muito obrigado desde já.
  2.  # 2

Colocado por: ACRSA1948Estou a pensar em construir

O que tem já para se colocar a "pensar"?

Hoje em dia, como já não é preciso "licença de habitação" nem sei se vão implicar com uma casa a meio.

Naturalmente teria de ter um telhado.
    Depois submeter novo projecto de alterações para subir mais um piso.

Dois projetos de arquitetura.
    Sujeitos a dois licenciamentos.

Se calhar ainda dá mais despesa e chatices do que tudo de uma vez.
  3.  # 3

Isto de se andar para aí a apregoar que já não é preciso "licença de habitação" tem deixado muitos DO com o menino nos braços.
    O que não existe é um documento da câmara a dizer que a construção reúne condições para ser habitada.
    Existe sim um documento da câmara a dizer que houve um técnico que disse que a construção reunia condições para ser habitada.
    Ou seja a responsabilidade é toda desse técnico.
    Nós primeiros tempos foi uma alegria, toda a gente assinava de cruz, mas como este mundo dá construção é um micro mundo, já se sabe que há muitos desses técnicos a começar a sentar o dito cujo no mocho e a correr o risco de ficar sem habilitação profissional.
    Ora, hoje já muito pouca gente assina de cruz.
    Assim, mesmo que se diga que não existe licença de utilização, existe cada vez mais a obrigatoriedade de se cumprirem os projetos que foram licençiados
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fagulhas
  4.  # 4

Pode perfeitamente ter um piso amplo, e chamar-lhe o que quiser. Não vejo o stress. Um salão não precisa de ter acabamentos para a casa ter licença de utilização
  5.  # 5

E poderá construir-se um 1. piso ou sotao, além do r/c. e deixar este como um enorme salao bem amplo desde que este conste no projecto?
    Imagino um salao enorme onde nao haja casa de banho nem qualquer compartimento e que possa usar-se para arrecadacao. É viavel um tal salao ou arrecadacao na planta ou projecto para aprovacao da Camara?

Enviem-me ideias, pois preciso de tomar decisoes. Obrigado.
  6.  # 6

Colocado por: ACRSA1948E poderá construir-se um 1. piso ou sotao, além do r/c. e deixar este como um enorme salao bem amplo desde que este conste no projecto?

Claro que sim.

Colocado por: ACRSA1948Imagino um salao enorme onde nao haja casa de banho nem qualquer compartimento e que possa usar-se para arrecadacao. É viavel um tal salao ou arrecadacao na planta ou projecto para aprovacao da Camara?

Claro que é viável. Pode chamar-lhe o que quiser. Até pode ser um estúdio desse tamanho.
    Desde que cumpra com os mínimos que uma habitação exige (em dimensões e valências), e tudo feito dentro da legalidade (incluindo observar as áreas possíveis para o total de construção e limites impostos pelo município, relativamente a altura de construção, etc. ), pode perfeitamente fazer o que pretende.

Mas devia consultar um arquitecto que lhe ajudasse a esclarecer essas questões para o seu caso especifico.
  7.  # 7

Obrig. a todospela vossa participacao. Para a consulta de arquitecto no concelho de Almada poderao indicar-me alguem de confianca? Há 12 anos já tive emmente construir. Depois retraí-me por ter encontrado muita gente que me contava coisas ruins. Por ex. um construtor que recebeu muito dinheiro e nao construiu o que fora combinado, outro assim outroassado. Os arquitectos também tinham precos muito diferentes somente para a execucao do projecto etc. Agora lamento pela falta de energia naquela ocasiao. A construcao está agora 4 x cara. Por esta razao, tenho que avancar. Onde poderia colher mais saber mais conhecimentos sobre construcao? Muito obrig.
  8.  # 8

E quanto mais espera pior será. Baixar é que não baixa!

0.0130 seg. NEW