Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por 5€ compra um destes e pode ver ao perto, nao precisa de zoom pra nada.
    Concordam com este comentário: Peper87, Vítor Magalhães, desofiapedro
      IMG_3236.jpeg
    • zeto
    • 6 fevereiro 2025

# 2

Então neste caso, com um Dji Phantom é necessário licença é isso?
  2.  # 3

Colocado por: DR1982Por 5€ compra um destes e pode ver ao perto, nao precisa de zoom pra nada.
      IMG_3236.jpeg
    🤣🤣
  3.  # 4

Colocado por: SrRZé uma escada e sobes como os outros ao telhado deixa de ser calaceiro!!

Não fossem os 120kg e as vertigens até era uma opção.
  4.  # 5

Colocado por: DR1982Por 5€ compra um destes e pode ver ao perto, nao precisa de zoom pra nada.
    Concordam com este comentário:Peper87,Vítor Magalhães
      IMG_3236.jpeg

Tinha que amarrar essa porcaria às orelhas e depois parecia o Dumbo
  5.  # 6

Colocado por: zetoEntão neste caso, com um Dji Phantom é necessário licença é isso?
    tem camera tem sempre de ter licença. Também precisa de formação expecto os abaixo de 250g que são considerados "brinquedos"
  6.  # 7

Eu tenho um da Temu... Custou 2,64€ e tem duas câmaras que filmam e fotografam pior que uma batata 😅😁
    Estava bem lixado se tinha que tirar licenças 🫠
  7.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesEu tenho um da Temu... Custou 2,64€ e tem duas câmaras que filmam e fotografam pior que uma batata 😅😁
    Estava bem lixado se tinha que tirar licenças 🫠
    2,64€ nem pagou o plástico 🤣
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  8.  # 9

Colocado por: Peper872,64€ nem pagou o plástico 🤣

Afinal não foi o E88, foi o E99 🥳
      Screenshot_2025-02-07-08-49-34-500_com.google.android.gm-edit.jpg
  9.  # 10

Comprei o Dji Neo na RP por 139€ também para utiliar na minha área. Possivelmente não chega para o que o ZedaSilva necessite. Pelo menos um classe 5 de resistência ao vento, ou seja 4K ou Mini 2,3 etc

Quanto Às licenças, isso é mesmo a sério? Qualquer pessoa tem um drone com uma câmara quanto mais não seja uma batata hoje em dia.
    Mas se para videovigilância em casa é todo um filme, em qualquer parque da cidade ou zona o pessoal anda a filmar com drones...
  10.  # 11

11.  # 12

Colocado por: pedrodmsousaQuanto Às licenças, isso é mesmo a sério? Qualquer pessoa tem um drone com uma câmara quanto mais não seja uma batata hoje em dia.
    Mas se para videovigilância em casa é todo um filme, em qualquer parque da cidade ou zona o pessoal anda a filmar com drones...

O link indicado pelo Tiagodiaf é muito útil para entender a dinâmica da coisa.

De qualquer forma, e mesmo no caso dos equipamentos mais básicos e "inofensivos", eu vejo isto como ter um cão. O cãozinho está registado e tem um chip (supostamente), o cãozinho solta-se e numa rua qualquer provoca um acidente ou ataca alguém... nessas condições será razoavelmente fácil chegar ao dono do animal e responsabilizar o mesmo pelo danos ocorridos.
    Com um drone, grande ou pequeno é a mesma coisa, o drone tem uma falha e embate contra algo ou cai em cima de viaturas, pessoas, etc., poderá potencialmente causar danos pessoais ou patrimoniais, e detetar o proprietário do drone não será assim tão difícil.
    Rapidamente, o que parece uma brincadeira passa a ser uma dor de cabeça. Por isso não vejo um drone como um simples brinquedo, como se um carrinho telecomandado fosse.
    É muito fixe, proporciona imagens e vídeos fantásticos e é tentador dar 300 paus por um aparelho desses. mas convém não esquecer a responsabilidade que acarreta.
    Um amigo meu, tem um DJI Mini3 (acho), e como eu já comecei a construir a minha casa, "ele" voa da casa dele (a alguns quilómetros) até ao meu terreno de vez em quando e vai registando em vídeo o evoluir dos trabalhos. É porreiro ficar com esse registo.
    Mas ele arrisca um bocado porque muitas vezes voa acima do permitido, e "fura" a zona onde pode operar pois aqui perto temos aeródromo e também heliporto.

Por tudo isto, e fugindo à questão principal, tenho dificuldade em vislumbrar uma realidade nos veículos autónomos (ou não) que tanto se fala atualmente (basicamente, drones grandes que levam uma pessoa). Andar na estrada, balizada por margens já é o que se vê, o que acontecerá no ar... ok, o software pode tratar da gestão do tráfego, mas mesmo assim... será giro um dia observar essa realidade.
  12.  # 13

Colocado por: RuikodeMas ele arrisca um bocado porque muitas vezes voa acima do permitido, e "fura" a zona onde pode operar pois aqui perto temos aeródromo e também heliporto.

A brincar a brincar, um drone levezinho ainda faz estragos quando embate numa aeronave a centenas de quilómetros por hora.

Aqui há dias, durante os dantescos incêndios em Los Angeles, um dos Canadair ficou vários dias no chão inoperante para reparação devido a um dronezito que abriu um buraco no bordo da asa.
  13.  # 14

Colocado por: Ruikode
    O link indicado pelo Tiagodiaf é muito útil para entender a dinâmica da coisa.

De qualquer forma, e mesmo no caso dos equipamentos mais básicos e "inofensivos", eu vejo isto como ter um cão. O cãozinho está registado e tem um chip (supostamente), o cãozinho solta-se e numa rua qualquer provoca um acidente ou ataca alguém... nessas condições será razoavelmente fácil chegar ao dono do animal e responsabilizar o mesmo pelo danos ocorridos.
    Com um drone, grande ou pequeno é a mesma coisa, o drone tem uma falha e embate contra algo ou cai em cima de viaturas, pessoas, etc., poderá potencialmente causar danos pessoais ou patrimoniais, e detetar o proprietário do drone não será assim tão difícil.
    Rapidamente, o que parece uma brincadeira passa a ser uma dor de cabeça. Por isso não vejo um drone como um simples brinquedo, como se um carrinho telecomandado fosse.
    É muito fixe, proporciona imagens e vídeos fantásticos e é tentador dar 300 paus por um aparelho desses. mas convém não esquecer a responsabilidade que acarreta.
    Um amigo meu, tem um DJI Mini3 (acho), e como eu já comecei a construir a minha casa, "ele" voa da casa dele (a alguns quilómetros) até ao meu terreno de vez em quando e vai registando em vídeo o evoluir dos trabalhos. É porreiro ficar com esse registo.
    Mas ele arrisca um bocado porque muitas vezes voa acima do permitido, e "fura" a zona onde pode operar pois aqui perto temos aeródromo e também heliporto.

Por tudo isto, e fugindo à questão principal, tenho dificuldade em vislumbrar uma realidade nos veículos autónomos (ou não) que tanto se fala atualmente (basicamente, drones grandes que levam uma pessoa). Andar na estrada, balizada por margens já é o que se vê, o que acontecerá no ar... ok, o software pode tratar da gestão do tráfego, mas mesmo assim... será giro um dia observar essa realidade.

Concordo totalmente com essa exposição. Mas a facilidade com que se adquire um drone com câmera como se um brinquedo se trata-se é surreal. Como referi em parques da cidade ou mesmo até em centros da cidade, há sempre 1 ou 2 drones por lá a pairar... Não deveria a venda ser mais restrita e começar a registar o comprador? Porque já se sabe que se não for mandatório... Já agora, no manual de instruções do aparelho, vem a indicar que é preciso licença e aqueles cursos da ANAC?

Sim já sei que para comprar um carro também não preciso apresentar a carta de condução, mas abre muitas portas dado que é bem mais acessível incluindo crianças.

Grato pela partilha!
  14.  # 15

O problema é que não existe fiscalização, se existisse não andariam a brincar como andam.
  15.  # 16

Colocado por: AlexMontenegroO problema é que não existe fiscalização, se existisse não andariam a brincar como andam.

A fiscalização tal como o sistema está neste momento será difícil, pelo menos para os drones mais pequenos. Qualquer um pode comprar um drone, e levantar de um qualquer terraço e andar a passear num raio de 10Km (ou muito mais, dependendo do drone).
    A solução, a existir, deverá passar por um cruzamento de dados de navegação (gps e outros), que sejam submetidos a averiguação automaticamente. E mesmo assim, os firmwares dos aparelhos podem ser modificados. Aliás, existem drones à venda em que tem uma "certificação" como estão limitados à altura máxima legal e por aí fora, mas no entanto, é disponibilizado um firmware que se pode descarregar e retirar as limitações. Vai-se a suposta "certificação", mas também não existem um verdadeiro controlo ao que cada um faz a partir daí...

0.0257 seg. NEW