Iniciar sessão ou registar-se
    • GTi
    • 7 fevereiro 2025 editado

# 1

Bom dia,

Recentemente, mudei-me para o primeiro andar de um prédio novo com 3 pisos. E acontece algo que o construtor e o seu pessoal (além do pouco esforço) diz que não faz ideia do que possa ser.

O que acontece é que sempre que um vizinho de cima usa o seu WC, depois do maior fluxo de água passar, ficamos a ouvir um pingar "metálico" dentro da coluna de descarga na parede do nosso WC. Sendo que, aparentemente, existem 3, uma para cada piso/lado.

LINK para o video para que possam ouvir. Isto é extremamente incomodativo, principalmente quando é de noite e o silêncio é maior.

Alguém ja passou pelo mesmo? Fazem ideia do que possa ser? Se sim, como podemos resolver?

Obrigado,
  1.  # 2

Uma pergunta: a coluna de descarga tem curvas e/ou joelhos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GTi
    • GTi
    • 7 fevereiro 2025

# 3

Colocado por: ClioIIUma pergunta: a coluna de descarga tem curvas e/ou joelhos?

Dentro das habitações, segundo o construtor, não.

Tem uma curva no teto da loja, ou seja, logo por baixo, do chão do WC. Mas o barulho não parece vir daí. Parece vir do meio da parede/teto da minha habitação.
  2.  # 4

O teto da loja é o chão do seu apartamento. Gotas de água a cair vários metros e que depois acertem num troço horizontal da tubagem parecem balas. Depois o cano faz de câmara de ressonância (eco).

Uma vez estive temporariamente num apartamento onde o algeroz (água das chuvas) tinha a meio dois joelhos (um a seguir ao outro) por causa de uma reentrância na fachada. Nos primeiros dias de chuva não consegui dormir...
    • GTi
    • 7 fevereiro 2025

# 5

Colocado por: ClioIIO teto da loja é o chão do seu apartamento. Gotas de água a cair vários metros e que depois acertem num troço horizontal da tubagem parecem balas. Depois o cano faz de câmara de ressonância (eco).

Uma vez estive temporariamente num apartamento onde o algeroz (água das chuvas) tinha a meio dois joelhos (um a seguir ao outro) por causa de uma reentrância na fachada. Nos primeiros dias de chuva não consegui dormir...

E houve solução para isso?
  3.  # 6

Colocado por: GTi

E houve solução para isso?

Não faço ideia, estive lá temporariamente, se calhar menos de um mês.

A resolução, a meu ver, teria sido muito simples: em vez de pôr dois joelhos a 90 graus, usava-se duas curvas a 45 graus para amenizar o efeito.
    • GTi
    • 10 fevereiro 2025 editado

# 7

Bom dia,

Trago-vos aqui a foto da placa (teto da garagem e chão do meu andar) vista de baixo para cima. A perspectiva pode ser dificil de visualizar, mas faz logo uma curva de 90º, vai junto À parede curva e volta a descer mais ao lado.

A coluna é único para os 3 pisos.

Poderá fazer este barulho "metálico" que ouço dentro da parede, e que podem ver no video?
      Placa teto garagem e chao 1 andar.jpg
  4.  # 8

Eu diria que é muito provável que seja aí.

Se estiver na garagem, ouve um barulho semelhante?

Melhor: consegue estar na garagem em cima de um escadote com uma mão encostada do tubo enquanto pede a um vizinho que descarregue o autoclismo? Eu diria que ia conseguir ouvir os barulhos sincronizados com a vibração sentida na mão.
  5.  # 9

Os outros três tubos são o quê?
    • GTi
    • 10 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: ClioIIEu diria que é muito provável que seja aí.

Se estiver na garagem, ouve um barulho semelhante?

Melhor: consegue estar na garagem em cima de um escadote com uma mão encostada do tubo enquanto pede a um vizinho que descarregue o autoclismo? Eu diria que ia conseguir ouvir os barulhos sincronizados com a vibração sentida na mão.

Não sei. Respiração? Estão ligados à rua com uma grelha.

Este tubo está a 5 metros de altura.. Mas vou tentar ouvir o barulho quando um vizinho fizer alguma descarga.

Obrigado.
  6.  # 11

Olhe, encontrei um barulho semelhante.

https://www.youtube.com/watch?v=dqDM3WS2vFw

Mas, a menos que o autoclismo dos seus vizinhos esteja a ser alimentado (erradamente) por água quente, isto não deveria ser um problema. Também pode dar-se o caso de haver uma máquina de lavar que esteja a atirar água quente para o tubo. Mas continuo mais inclinado para as gotas a cair três andares sobre um cano horizontal e fazer ressonância no tubo.
    • SrR
    • 10 fevereiro 2025

# 12

Isso são pingas a cair directamente na curva em baixo, depois faz eco dentro da tubagem
    • GTi

# 13

Colocado por: ClioIIOlhe, encontrei um barulho semelhante.

https://www.youtube.com/watch?v=dqDM3WS2vFw

Mas, a menos que o autoclismo dos seus vizinhos esteja a ser alimentado (erradamente) por água quente, isto não deveria ser um problema. Também pode dar-se o caso de haver uma máquina de lavar que esteja a atirar água quente para o tubo. Mas continuo mais inclinado para as gotas a cair três andares sobre um cano horizontal e fazer ressonância no tubo.

Esse vídeo parece mesmo o que ouvimos! Praticamente igual.

Estivemos a testar e parece que é mesmo com a água quente.
    • ClioII

# 14

Colocado por: GTi
    Esse vídeo parece mesmo o que ouvimos! Praticamente igual.

Estivemos a testar e parece que é mesmo com a água quente.

E como é que os vizinhos fazem, amiúde, descargas de água quente?

(dica: com uma câmara termográfica na garagem pode ver se as descargas são efetivamente de água quente. Água do duche, a +/-38ºC, não deveriam dar esse efeito).
    • SrR
    • 10 fevereiro 2025

# 15

Continuo a dizer k isso são barulhos de pingas a cair directamente na curva.
  7.  # 16

Colocado por: SrRContinuo a dizer k isso são barulhos de pingas a cair directamente na curva.

E como atenuar? Duas curvas de 45 graus suavizariam o suficiente?
    • SrR
    • 10 fevereiro 2025

# 17

Talvez, primeiro há que despistar a origem, levantar ali um andaime encostar o ouvido e ver se há pingas a cair directamente na curva, depois podem tentar colocar as curvas a 45° a ver se ajuda, tentar perceber como se ouve o barulho dentro do WC, a courete tem isolamento? O barulho sai junto á grelha de ventilação? Eu resolvi casos assim mas foi em tubos de queda de águas pluviais.

0.0205 seg. NEW