Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Findo o ano e tenho a reunião de condomínio à porta e o meu vizinho do lado sendo uma pessoa mais difícil gostaria de me dotar de alguns conhecimentos.

Contexto: apartamentos (30 anos) - (4 andares) último andar com telha género fibrocimento (estamos a terminar de reunir verbas para substituir).

Na minha casa tive somente uma patologia (um ressoado num canto da parede de um quarto em que depois "choveu"). gerou bolor e foi resolvido de forma eficaz á 2ª intervenção. (colocação de tela no murete zona onde caia água). resultou fiquei feliz.

No entanto a minha vizinha do lado (também ultimo andar) tem a casa de uma ponta á outra carregada de bolor.. indica que é do telhado de ser velho etc , não tem uma patologia como á que eu tive em que choveu dentro da habitação.. eu estou mais inclinada para uma deficiente ventilação da habitação, ela tem mais um set de janelas simples (tem janela + persiana + janela). creio que deve estar com a casa estanque e fica com a condensação/bolor.

O ano passado a casa foi pintada e patrocinado por todos (condomínio). Creio que este ano o pedido seja o mesmo.. Mas gostava de aprofundar o real problema se eles abordassem o tema.

Que fariam no meu caso? propor alguma empresa que fosse lá e identificasse o real problema?
  2.  # 2

Colocado por: Sanevespropor alguma empresa que fosse lá e identificasse o real problema?

Aproveitavam e faziam um diagnostico geral ao prédio.
    Ficavam com um documentos que vos iria elucidar sobre as prioridades e as possibilidades de reparação
    • size
    • 7 fevereiro 2025

# 3

Uma coisa é a patologia de fungos por condensação de humidade interna, coisa diferente e infiltrações de água pelo telhado.
    Forçosamente, o administrador tem que apurar o que, realmente, ocorre.

Mas, se como diz, estão a recolher verbas para substituir o telhado, será porque está deteriorado. Ou não ?
  3.  # 4

Colocado por: sizesubstituir o telhado, será porque está deteriorado. Ou não ?

Muitas vezes é porque simplesmente alguém disse que é necessário.
    Infelizmente, é muito comum os condomínios gastarem rios de dinheiros em reparações que não são nem de longe adequadas às reais patologias dos imoveis.
  4.  # 5

O gestor condomínio (empresa) mandou alguém (presumo que um faz tudo) e identificou varios danos nao sei se na tela ou telha. Está a tentar impingir telha sanduíche à qual me oponho ferozmente.

Gostava de propor alguém ir lá identificar as patologias e prioridades. O zedasilva faz esse trabalho pelo que entendi. Trabalha na zona de Vila Nova de Gaia?
  5.  # 6

Colocado por: sizeUma coisa é a patologia de fungos por condensação de humidade interna, coisa diferente e infiltrações de água pelo telhado.
    Forçosamente, o administrador tem que apurar o que, realmente, ocorre.

Mas, se como diz, estão a recolher verbas para substituir o telhado, será porque está deteriorado. Ou não ?

Assumo fungos/bolor por condensação porque não ha divisao que escape.. Não lhe chove em casa.
  6.  # 7

Colocado por: SanevesO gestor condomínio (empresa) mandou alguém (presumo que um faz tudo) e identificou varios danos nao sei se na tela ou telha. Está a tentar impingir telha sanduíche à qual me oponho ferozmente.

Gostava de propor alguém ir lá identificar as patologias e prioridades. O zedasilva faz esse trabalho pelo que entendi. Trabalha na zona de Vila Nova de Gaia?

E foi apresentado algum relatório dessa visita?
    Sim, fazemos este tipo de serviço em Gaia
  7.  # 8

Colocado por: zedasilva
    E foi apresentado algum relatório dessa visita?
    Sim, fazemos este tipo de serviço em Gaia

Não. Há umas fotos e tal a comprovar os trabalhos executados mas nunca apresentaram algo formal e como deve ser.

O que define a base do seu orçamento? Isto é consigo ter uma estimativa de custo desse relatorio caso o condominio pedisse à empresa onde trabalha? Para conseguir propor em reunião.
  8.  # 9

Sim é possível ter um orçamento dos nossos serviços.
    Por norma variam em função do tipo de patologias que necessitam de inspecionar se é só nas zonas comuns ou igualmente no interior das frações.
  9.  # 10

Colocado por: zedasilvaSim é possível ter um orçamento dos nossos serviços.
    Por norma variam em função do tipo de patologias que necessitam de inspecionar se é só nas zonas comuns ou igualmente no interior das frações.

diga-me então o nome da empresa onde trabalha para propor isso.
  10.  # 11

Size, uma pergunta mais técnica que creio que é a pessoa indicada para me ajudar.

Relatório contas condomínio - existe a obrigatoriedade de apresentar extrato do banco anexado? Acho estranho só apresentarem em papel as contas sem suporte técnico (extrato bancário) e queria que passasse a constar no relatório o extrato.
    • size
    • 14 fevereiro 2025

# 12

Colocado por: SanevesSize, uma pergunta mais técnica que creio que é a pessoa indicada para me ajudar.

Relatório contas condomínio - existe a obrigatoriedade de apresentar extrato do banco anexado? Acho estranho só apresentarem em papel as contas sem suporte técnico (extrato bancário) e queria que passasse a constar no relatório o extrato.

Não existe nenhuma disposição legal que obrigue o administrador a exibir, voluntariamente, os axtractos da conta bancária.
    Mas, passa a estar obrigado a fazê-lo caso algum condómino o solicite na reunião de apresentação de contas.
  11.  # 13

Colocado por: Sanevesdiga-me então o nome da empresa onde trabalha para propor isso.

https://exatus-eng.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Saneves
  12.  # 14

Colocado por: size

Não existe nenhuma disposição legal que obrigue o administrador a exibir, voluntariamente, os extratos da conta bancária.
    Mas, passa a estar obrigado a fazê-lo caso algum condómino o solicite na reunião de apresentação de contas.

Obrigada, eu já fiz o pedido via email ao gestor de condomínio, para apresentar adicionalmente o extrato na reunião. Se ficar relutante em apresentar ai vai ser problema.
  13.  # 15

Size tenho hoje a reunião e temo que não apresente o extracto bancário. Eu posso recusar me a aprovar as contas sem ter visibilidade do extrato? Se me opor o que acontece? O orçamento é aprovado pela maioria presente ou tem de ser por unanimidade (dos presentes).

Tenho um feeling que algo está mal e quero que seja mostrado os valores.
    • Saneves
    • 25 fevereiro 2025 editado

# 16

Colocado por: zedasilva
    https://exatus-eng.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Saneves

Vai ser contactado pelo gestor de condomínio " Cristina Silva Ferreira Unipessoal, lda"

Após termos orçamento será submetido em assembleia extraordinária.

0.0191 seg. NEW