Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Surgiu um problema na caixa de electricidade de uma fracção do prédio em que ardeu um borne dos cabos, a minha questão é de quem é a responsabilidade da reparação e respectivo custo, o condomínio ou o condómino da fracção?
    Alguém me pode informar o artigo da lei referente a estas situações?
    Sem mais agradecendo a atenção e possível ajuda relativa ao caso, cumprimentos

António Freire
  2.  # 2

Não saberei nunca, mas mesmo assim acho que faltam informações.

- Essa caixa de electricidade de quem é?
    - Onde está (em casa, no átrio/escadas)?
    - Que fios passam lá (o geral, ou apenas da fracção)?
    • size
    • 8 fevereiro 2025

# 3

Colocado por: ajmfreireBom dia
    Surgiu um problema na caixa de electricidade de uma fracção do prédio em que ardeu um borne dos cabos, a minha questão é de quem é a responsabilidade da reparação e respectivo custo, o condomínio ou o condómino da fracção?

António Freire

É suposto que está a referir-se ao quadro electricvo da fração. Esse equipamento é, exclusivamente, de sua utilização e, como tal, é de sua responsabilidade a reparação, não do condomínio.
  3.  # 4

Bom dia
    O borne em questão que ardeu está instalado na caixa que se encontra na escada (foto em anexo) que pertence á coluna elétrica do prédio e faz a divisão para as 2 fracções, esquerda e direita, sendo que só aconteceu na fracção direita.

Uma vez mais agradeço a ajuda, cumprimentos

António Freire
      Caixa electrica.jpg
  4.  # 5

se esta numa area comum, penso que caberá ao condomínio inteiro a responsabilidade da reparação.
  5.  # 6

A responsabilidade é do condomínio, recomenda-se uma vistoria por parte do distribuidor de eletricidade (que gere a infrastrutura) e depois devem agir em conformidade.

Lembro-que que aconteceu fusíveis queimarem na caixa de um prédio, vindo o técnico ele ajeitou e disse que a ligação exterior -> interior teria de ser alterada, porque estava obsoleta.O condomínio ia assumir, chamando a vistoria e depois os condóminos teriam de assegurar ao nivel das fracções a falta de fusíveis.
    • size
    • 9 fevereiro 2025

# 7

António Freire

Que cabos ? O que se queimou ?
    Nessa caixa é supostos passarem 3 cabos. Cabo da prumada e os 2 cabos de derivação para as frações.

Foto ?
  6.  # 8

Bom dia

Desde já agradeço a ajuda dispensada.
    As fotos seguinte mostram o fusível que causou os danos na placa e a placa nova, o eletricista que substitui a placa aconselhou a ser verificada a instalação da fração direita visto haver a possibilidade de voltar a acontecer o mesmo, daí a minha duvida de quem será a responsabilidade do que aconteceu á placa.

Desde já agradeço a ajuda, cumprimentos

António Freire
      Fusivel 3 Dto.jpg
      Placa queimada.jpg
      Placa Nova.jpg
    • size
    • 17 fevereiro 2025

# 9

Desde já agradeço a ajuda dispensada.
    As fotos seguinte mostram o fusível que causou os danos na placa e a placa nova, o eletricista que substitui a placa aconselhou a ser verificada a instalação da fração direita visto haver a possibilidade de voltar a acontecer o mesmo, daí a minha duvida de quem será a responsabilidade do que aconteceu á placa.

Desde já agradeço a ajuda, cumprimentos

António Freire

Não terá sido esse fusível da portinhola da coluna do prédio que causou a avaria da placa.
    O que poderá estar em causa é a sua instalação privada, conforme referiu o electricista.
    É da sua responsabilidade.

0.0143 seg. NEW