Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Estou a planear a construção da minha casa e gostava muito de receber a vossa opinião sobre a planta que elaboramos. O objectivo foi otimizar o espaço e garantir um ambiente funcional e confortável, mas como se trata de um projeto importante, qualquer sugestão será muito bem-vinda!

Em anexo segue a planta para análise. Se alguém tiver sugestões de melhoria ou identificar possíveis problemas, ficarei muito grato!

RC

1andar

Desde já, muito obrigado pela ajuda! 😊
      1 ANDAR.png
      RC.png
  2.  # 2

benvindo e vou sorte para esta etapa.

quase conseguiam colocar a bomba de calor, no ponto mais distante da casa.
  3.  # 3

na minha opinião está tudo bom
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  4.  # 4

talvez prolongasse o volume do grill mais para fora de maneira a que a porta que dá para o interior da casa não interferisse com a bancada do grill
    Concordam com este comentário: omen_gladis
  5.  # 5

Colocado por: Bigmousequase conseguiam colocar a bomba de calor, no ponto mais distante da casa.

Ficava bem por baixo da escada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Bigmouse, jorgealves
  6.  # 6

O tanque de piscina: remover prainha. aumentar a largura de 2.5m para 3.5m. se quer nadar ali, meta pelo menos 10m de comprimento.
    O acesso à garagem, a porta voltava ao contrario, com a gola do lado do armário.
    De resto não me parece mal a organização.. Tem ali aqueles tiques na volumetria, dos quadrados, palinhas e moldurinhas de arquitetura "moderna", mas pronto...;)
  7.  # 7

O arquiteto considerou que a garagem também é para climatizar.
  8.  # 8

Pickaxe
    por vezes por uma questão de continuidade estrutural e do plano de fachada com etics, a espessura das paredes da garagem tem a mesma espessura que a casa em si.
    não é por ai.
  9.  # 9

Colocado por: marco1Pickaxe
    por vezes por uma questão de continuidade estrutural e do plano de fachada com etics, a espessura das paredes da garagem tem a mesma espessura que a casa em si.
    não é por ai.

Então o marco acha normal aquecer a garagem no inverno, com aquele portão que não isola nada?
    Ou o arquiteto deveria colocar uma parede exterior que separasse a garagem da habitação?
  10.  # 10

Eu sugeria seguir o comentário do Pickaxe, e assegurar que a garagem fica excluída da envolvente térmica da habitação. Aquela entrada de luz da garagem já pode ajudar a minimizar a ponte térmica, contornando o capoto por aí; na mesma lógica colocaria a porta traseira da garagem chegada ao corpo da casa.
  11.  # 11

Gosto muito do piso 0, 1 andar provavelmente não vai dar uso ao terraço varanda, dimensões dos quartos um bocado grandes para o meu gosto pessoal.
    Se está do vosso agrado siga
  12.  # 12

Pessoalmente roubava espaço ao escritório e wc social e fazia uma entrada muito maior e com mais arrumação. É muito agradável ter um sítio onde ficam todos os casacos e sapatos imediatamente. Mas é mais uma preferência do que uma crítica, vai ser uma casa porreira.
  13.  # 13

Obrigado a todos pelos comentários e opiniões.

Colocado por: Pickaxe
    Ficava bem por baixo da escada.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Bigmouse

E a nível de ruído não vai impactar as áreas envolventes?

Colocado por: spvaleGosto muito do piso 0, 1 andar provavelmente não vai dar uso ao terraço varanda, dimensões dos quartos um bocado grandes para o meu gosto pessoal.
    Se está do vosso agrado siga

A varanda efetivamente é um dos pontos que provavelmente iremos repensar devido à falta de uso que terá.
  14.  # 14

Colocado por: omen_gladisE a nível de ruído não vai impactar as áreas envolventes?
    derpende do que escolher pois as boas bombas fazem menos ruido que um frigorifico.
    o que vai usar para climatização e ventilação?
  15.  # 15

Colocado por: omen_gladisA varanda efetivamente é um dos pontos que provavelmente iremos repensar devido à falta de uso que terá.

A casa está porreira. Pela minha experiência, eu tenho cerca de 30-40m2 em varanda (nascente, sul e poente). No inverno nao usámos, no Verão esporadicamente. Mas em arquitecturas modernas considero que fica "fixe".

A planta está porreira.

Mas eu certamente optava por ajustar e passar a lavandaria para a perto da garagem, e mantinha a varanda. Vai dar valor no verão, as palas são muito jeito e isolam as janelas de levar com água da chuva.

Já que aqui estou, sugiro que considere ter a lage/platibanda do telhado "saída" (uns 20-40cms), para proteger de escorrimentos no ETICs. Talvez o mesmo na placa do primeiro andar, para evitar escorrimentos para as janelas.

Boa sorte.
  16.  # 16

Colocado por: jorgealvesderpende do que escolher pois as boas bombas fazem menos ruido que um frigorifico.

E pode colocar apenas o depósito com a máquina no exterior.
  17.  # 17

Isso está arrumadinho!
    O que tirava era aquele “L” (ficava com a mesmo espaço do que aqueles dois cantos ali, caríssimos e de difícil organização) e a zona da Bomba de calor para debaixo da escada num cantinho bem feito.
    Organizado e mesmo no centro trazia poupança significativa e mt menos complexidade de ligações(!)
      IMG_2067.jpeg
  18.  # 18

Gil
    neste caso em que toda a parede do lado da lavandaria serão moveis altos, penso que o L vai dar ali mais bancada de trabalho/ pouso que fará falta e será menos uma janela de sacada.
    não estou a ver é onde na planta está previsto o fogão/placa e aquele lavatório com escorredor parece fora de contexto, não é sitio para ter louça a secar.
  19.  # 19

Com 3.85 de ilha era no brainer.
    Sem aquele acrescento, de cima para baixo, banca e placa na ilha.
    Atrás tudo balcão e móvel superior recuado.
    Nesse correr (tb de cima para baixo) garrafeira de alto a baixo, frigorífico, balcão até à outra ponta deixando espaço para forno e microondas um em cima do outro.

Sem espinhas! :)
  20.  # 20

Eu diria apenas, que tendo piscina, dá muito jeito ter uma wc no espaço exterior ou que seja possível aceder pelo exterior sem entrar em casa.

Caso contrário vai andar "sempre" com a casa molhada.
    Concordam com este comentário: setaevra, MSSA

0.0193 seg. NEW