Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, gostaria de saber a vossa opinião, tenho uma moradia em que deixei o tubo de 200mm em inox chumbado e agora queria instalar uma salamandra, mas tenho algumas dúvidas e receios, vou deixar uma foto para tentarem perceber a minha dúvida.

A salamandra que comprei o tubo e de 150mm como faziam o resto da instalação ? Estar quase encostada a uma janela em PVC e a parede vou ter problemas ? O que recomendavam para colocar no chão ?

Obrigado
  2.  # 2

3.  # 3

Quantos metros de tubo tem para cima?

Veja as instruções da salamandra, costumam dizer a quantos cm tem de estar de material combustível.
  4.  # 4

Boa tarde, uns 4 metros !
  5.  # 5

Tubo duplo isolado de 150mm

No chão uma pedra desde debaixo da salamandra ate um pouco a frente da mesma
  6.  # 6

O restante tubo com tubo isolado ? O que já está posto não é isolado !
    • SrR
    • 10 fevereiro 2025

# 7

Dentro de casa escusa de usar o isolado.
  7.  # 8

Colocado por: paulosVeja as instruções da salamandra, costumam dizer a quantos cm tem de estar de material combustível.

Eu acho que essas indicações é para caso salta alguma coisa ao abrir e porta e não porque pode derreter o material inflamável a menos de 1 metro.

A minha salamandra andei a fazer filmes a mudar a sala a deixar 30 cm das paredes etc tudo como mandava o manual e chega ao fim nem era preciso as costas da salamandra pouco ou nada aquecem as laterais dificilmente aquecem o suficiente para estragar seja o que for A nao ser que esteja muito perto ou encostado.
    A janela está de lado e para trás não terá qualquer problema em relação a isso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josesusana
  8.  # 9

Colocado por: Bifanocascomo faziam o resto da instalação ?

Um aumento 150/200 logo a saída da salamandra e segue com tubo de 200 simples até ao tubo existente.

Tubo preto ficava melhor já que a salamandra é preta. Depois compra um spray preto de altas temperaturas e pinta o que já está no teto.

Edit 150/200 fêmea fêmea
    Concordam com este comentário: ffteixeira
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: parente94Edit 150/200 fêmea fêmea
    200 fêmea 150 macho
  9.  # 11

Colocado por: SrR200 fêmea 150 macho

À saída da salamandra normalmente é macho. Ou não?
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025

# 12

A ideia é encaminhar potenciais escorridos para dentro da salamandra
  10.  # 13

Em relação ao PVC, pode testar: se consegue deixar lá estar a mão a essa distância confortávelmente, o plástico aguenta muito mais (o plástico deve aguentar uns 80°C mantendo a rigidez). Pode facilmente medir com um termómetro.
  11.  # 14

Colocado por: SrRA ideia é encaminhar potenciais escorridos para dentro da salamandra

Macho 150 nao encaixa dentro de macho 150
    Deve haver outra peça para esse efeito talvez ou então um decâmetro menor mas isso já não sei.
  12.  # 15

Colocado por: josesusanaEm relação ao PVC, pode testar: se consegue deixar lá estar a mão a essa distância confortávelmente, o plástico aguenta muito mais (o plástico deve aguentar uns 80°C mantendo a rigidez). Pode facilmente medir com um termómetro.

Tenho uma de pvc perto da minha do lado do vidro da salamandra que é o que liberta mais calor e aquilo aquece bem. Ao pôr a mão sente se que está bem quente mas não queima. Para já não se estragou . Do lado das costas da salamandra nem deve chegar a aquecer
    Concordam com este comentário: josesusana
    • SrR
    • 11 fevereiro 2025

# 16

Na minha pus disto e lá entrou na saída da salamandra, basta medir. https://www.lojaclimatiza.com/tubo-em-ferro-preto-1000-mm-diametro-150-mm-espessura-2-mm
  13.  # 17

Colocado por: parente94Eu acho que essas indicações é para caso salta alguma coisa ao abrir e porta e não porque pode derreter o material inflamável a menos de 1 metro

Não, muitas das salamandras têm até um desenho com as distancias a respeitar à sua volta.

Colocado por: BifanocasBoa tarde, uns 4 metros !

Como tem poucos metros para criar uma convecção suficiente, mais vale colocar o tamanho acima no minimo de 180mm.

Colocado por: parente94A minha salamandra andei a fazer filmes a mudar a sala a deixar 30 cm das paredes etc tudo como mandava o manual e chega ao fim nem era preciso as costas da salamandra pouco ou nada aquecem as laterais dificilmente aquecem o suficiente para estragar seja o que for A nao ser que esteja muito perto ou encostado.
    A janela está de lado e para trás não terá qualquer problema em relação a isso

Mesmo com fogo muito forte?
    Digo isso porque o meu recuperador quando está a queimar forte aquece um cadeirão que está em frente a 1.5m a 45ºC medido com infravermelho.
  14.  # 18

Colocado por: paulosMesmo com fogo muito forte?
    Digo isso porque o meu recuperador quando está a queimar forte aquece um cadeirão que está em frente a 1.5m a 45ºC medido com infravermelho.

Diretamente a frente sim. Quando está com fogo forte nem da para estar na frente mas as laterais não aquece muito. E as costas praticamente nada. Mas imagino que varie de modelo para modelo

A frente tem muito espaço mas eu quando instalei estava preocupado com o sofá agora tenho o sofá a 90 cm o manual recomendava mas sinceramente se estivesse a 50 ou a 40 não havia perigo.
    Depois tenho descidas as costas 30 cm da parede e a outra lateral também 30 da parede se fosse hoje tinha encostado as costas mas assim sempre fica espaço para limpar atrás o que também não é mau de todo.
    Tenho é uma janela de pvc na lateral do outro lado que nem me lembrei disso quando escolhi o sítio como está para a frente já apanha com algum calor que sai do vidro e esquenta bastante mas sem nenhum sinal de danos. Ando a pensar comprar uma blind ou algo do género daquelas que supostamente não ardem por prevenção mas 1 inverno quase completo e tudo ok com a janela.
  15.  # 19

Colocado por: paulosComo tem poucos metros para criar uma convecção suficiente, mais vale colocar o tamanho acima no minimo de 180mm

A minha chaminé tem 3.30 m e funciona mais ou menos bem, sai um bocado de fumo quando abro para carregar mas muito pouco. Para o ano vou adicionar mais 1 metro para ver se melhora
  16.  # 20

Colocado por: parente94

A minha chaminé tem 3.30 m e funciona mais ou menos bem, sai um bocado de fumo quando abro para carregar mas muito pouco. Para o ano vou adicionar mais 1 metro para ver se melhora

Antes de gastar dinheiro tente abrir o ar todo, esperar uns segundos e depois abrir a porta devagar (especialmente os primeiros 15 cm). Pode-lhe resolver o problema.

0.0186 seg. NEW