Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: VarejoteMuitos até 2021, não queriam ser FOMO com a história do rebenta a bolha, foram esperando até o preço dos imóveis baixar, agora ficaram com FOME.

quando imprimem triliões tem esse efeito
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  2.  # 202

Colocado por: N Miguel OliveiraE não só. Ao construir também se nota essa pressa... não vá os materiais e mão de obra ficarem mais caros amanhã.
    Do mesmo modo que procurar casa deve tomar o seu tempo... o mesmo se passa com a fase de Estudo Prévio dum projecto.
    Deve dar-se tempo para pensar-se nas coisas... sem a pressa de meter os papeis à câmara.
    Entendo que por vezes seja complicado de entender isto... mas há que fazer o esforço... pois traz bom retorno.

E exatamente a mesma questao.
    Decisoes de uma vida, tomadas num par de semanas.
    Tudo isso e o tal FOMO gerado no mercado imobiliario, que nao faz nenhum sentido.

Eu sei que o N Miguel nao gosta que se fale nisso... mas por exemplo, sem a imigracao descontrolada nos ultimos anos, o interior de Portugal estava num processo de desertificacao acelerada. O 'expectavel' era a pressao imobiliaria ser tao baixa que os precos estabilizavam ou ate baixavam mesmo. No entanto a tendencia de longo prazo nao mudou. Quando a imigracao estancar para niveis normais, a populacao portuguesa vai regressar a tendencia anterior de queda, porque continuam a morrer mais pessoas que os bebes que nascem todos os anos, por uma margem bem grande... e historicamente, o nosso saldo migratorio e negativo, nao positivo... logo a tendencia de longo prazo no imobiliario nao e de crescimento, excluindo os grandes centros urbanos do Pais que terao sempre pressao elevada. Do meu ponto de vista, mesmo com as medidas de apoio do governo, nao existe qualquer motivo valido para um jovem de 22 anos andar cheio de pressa para comprar casa. O unico motivo pelo qual o faz nao e por uma necessidade real, mas pelo tal FOMO. Porque se nao comprar agora vai 'perder' um mega investimento.

Colocado por: VarejoteMuitos até 2021, não queriam ser FOMO com a história do rebenta a bolha, foram esperando até o preço dos imóveis baixar, agora ficaram com FOME.

Tambem e verdade... mas eu ate 2021 nunca achei que existisse nenhuma bolha. Achei que o mercado estava simplesmente a ajustar no pos-troika. A crescer para 'recuperar' as perdas e acompanhar o crescimento dos salarios e dos materiais.
    Agora por outro lado, acho que temos um desfasamento total e o crescimento foi muito acima do 'normal'.
  3.  # 203

4.  # 204

Colocado por: spvaleAinda dizem que está caro o m2, estes políticos são uma comédia 500 m2

Por isso e que o coitado do empreiteiro faliu, trabalhava barato...
  5.  # 205

Colocado por: spvale
    Ainda dizem que está caro o m2, estes políticos são uma comédia 500 m2

Em que momento é que o dono de obra comunica valores à CM? Só no licenciamento, e isso é estimativa do arquitecto, não é para utilizar para fim nenhum..
    Concordam com este comentário: Pickaxe, MS_11
  6.  # 206

depois os preços não caiem, não, pudera

se me pagarem as rendas/juros tmb não me importo de comprar a casa de 400k já, 400? até vou para uma de 500k, fds, enfim

https://old.reddit.com/r/portugueses/comments/1jgefat/melhor_decis%C3%A3o_financeira/?cache-bust=1742572875824
  7.  # 207

Colocado por: dmanteigasE exatamente a mesma questao.
    Decisoes de uma vida, tomadas num par de semanas.
    Tudo isso e o tal FOMO gerado no mercado imobiliario, que nao faz nenhum sentido.

100% de acordo.

Colocado por: dmanteigasEu sei que o N Miguel nao gosta que se fale nisso... mas por exemplo, sem a imigracao descontrolada nos ultimos anos,

Ora essa. Tanto acho que se deve falar disso, que estou sempre a "intervir" quando o tema vem à tona. Acho que o pior que podemos fazer é manter o tabú sobre a imigração. O meu ponto não é estar contra ou a favor da imigração, mas sim de tentar passar a ideia de que o "problema" imobiliário é muito mais complexo que isso. Tira os imigrantes da equação de um dia para outro e o problema mantém-se quase na mesma, alivia um pouco e pronto.
    É um pouco idêntico à questão demográfica... ter jovens pais no interior, embora estrangeiros, ajuda ao equilibrio da balança pois chegam novos bébés ao interior, crianças às escolas, gente com força para carregar os idosos no lar, etc. Porém, se não surge emprego, se não surgem oportunidades, mais tarde ou mais cedo, migrarão para os grandes centros também. Daí insistir tanto na questão da densidade e do Ordenamento do Território. Nem os politicos, nem a sociedade em geral lhe dá o devido valor, nem percebe que é ali que está a solução para quase tudo. Assim como a questão da ação da banca. Ter imigrantes por sí só não é mau. Aliás, até é bom sinal. O que menos faltam são exemplos de prosperidade de economias assentes na força de trabalho imigrante.

Colocado por: dmanteigasDo meu ponto de vista, mesmo com as medidas de apoio do governo, nao existe qualquer motivo valido para um jovem de 22 anos andar cheio de pressa para comprar casa. O unico motivo pelo qual o faz nao e por uma necessidade real, mas pelo tal FOMO. Porque se nao comprar agora vai 'perder' um mega investimento.

100% de acordo uma vez mais
  8.  # 208

Colocado por: luisvvEm que momento é que o dono de obra comunica valores à CM? Só no licenciamento, e isso é estimativa do arquitecto, não é para utilizar para fim nenhum..

Aí está um exemplo dum papel sem nenhuma utilidade.
    A estimativa orçamental é calculada com um valor dado pela Câmara... que às vezes anda nos 500€/m2 ou pouco mais.
    Todos sabemos que isso está a anos luz da realidade. Imagino que os jornalistas também o saibam.

Por questões de IMI e afins, tampouco percebo porque raio é preciso ocupar os Arquitectos e Donos de Obra com isso.
    Se vão usar um valor ao m2... puxa... já lá têm os m2 da obra... é só fazer as contas que lhes apetecer.
    Afinal é assim que fazem para as casas que existem de todos os modos...
  9.  # 209

Colocado por: spvaleAinda dizem que está caro o m2, estes políticos são uma comédia 500 m2

São como os outros.
    Qual é o Dono de Obra que informa a Câmara sobre quanto custou verdadeiramente a sua casa?
    Nenhum, o custo é dado em função dum valor ao m2, estimado pela própria Câmara. Não andam cá a ver se meteu azulejo do Leroy ou mármore... ou se tem 8 WCs e 6 pisos.

Dar isto como notícia é que é meio ridículo...
    Porque depois, há sempre um inocente que chega ao pé dum Arquitecto e pede uma casa de 300m2 com 150k€ de orçamento, pelas contas que fez ao ler a notícia...
  10.  # 210

Colocado por: jg231tmb não me importo de comprar a casa de 400k já, 400? até vou para uma de 500k, fds, enfim

Não. É por causa disto que os preços não caem.
    O preço das coisas não é o valem, mas quanto aquele cliente pode pagar por elas.
    A casa até pode valer 200... mas se você pode pagar 400 ou "500 fds!" É isso que ela irá custar para sí.

- - - -

Idem para o exemplo reddit que partilhou e que li...
    Ora, 33 anos, rendimentos conjuntos de 2000€, dois filhos, casal em que um é desempregado, têm 5k€ em poupanças e andam num carro que lhes custará 41k... quando já tinham outro?
    Que mais quer que lhes diga?
    E ainda se vão meter a comprar casa?

Realmente temos o que merecemos...
    Um governo que apoiava um casal em 210€/mês... (renda de 380), e que anda com isto na estrada: (imagem), mais um Ibiza 2016.

"fds" digo eu que nunca comprei carro novo nem recebi esmolas nenhumas do governo em rendas/prestações, etc...
    Para ainda se queixarem que agora só pagam 70€ e ainda têm a oportunidade de usufruir das medidas até aos 35 anos.

E a culpa é dos imigrantes :)

- - - -

Ainda assim desconfio desse post... acho muito estranho. Na volta foi inventado.
    Parece uma história à medida de exaltar os ânimos contra o "sistema".
    "Onde é que eu já vi isto?!"
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Camões, ferreiraj125, HAL_9000
      peugeot-3008-restyle-2020.jpg
    • ClioII
    • 21 março 2025 editado

# 211

É um bocado isto. Muitas vezes as pessoas não compram uma coisa que satisfaz as suas necessidades, compram a coisa mais cara que conseguem.

Assim não há razão para os preços de mercado caírem.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
  11.  # 212

12.  # 213

Colocado por: luisvv

Em que momento é que o dono de obra comunica valores à CM? Só no licenciamento, e isso é estimativa do arquitecto, não é para utilizar para fim nenhum..
    Concordam com este comentário:Pickaxe

Mas para este caso específico o fisco calculou erradamente o valor a pagar já o PNS paga nem 200 euros por ano e eu pelo apartamento 400 euros...
    Como são políticos o valor é sempre mais residual o meu ponto é esse
  13.  # 214

Colocado por: N Miguel Oliveira

São como os outros.
    Qual é o Dono de Obra que informa a Câmara sobre quanto custou verdadeiramente a sua casa?
    Nenhum, o custo é dado em função dum valor ao m2, estimado pela própria Câmara. Não andam cá a ver se meteu azulejo do Leroy ou mármore... ou se tem 8 WCs e 6 pisos.

Dar isto como notícia é que é meio ridículo...
    Porque depois, há sempre um inocente que chega ao pé dum Arquitecto e pede uma casa de 300m2 com 150k€ de orçamento, pelas contas que fez ao ler a notícia...

A escolha de um empreiteiro já a falir não deve ter sido coincidência e o valor a pagar de IMI vai ser sempre inferior.
    A minha crítica é mesmo essa e induzir em erro o comum dos mortais que não entende nada de obras e depois vê que paga o dobro no mínimo m2
  14.  # 215

Colocado por: spvaleMas para este caso específico o fisco calculou erradamente o valor a pagar

Como é que sabe que o fisco errou? sabe o valor patrimonial da casa do LM?
  15.  # 216

Colocado por: spvaleA escolha de um empreiteiro já a falir não deve ter sido coincidência e o valor a pagar de IMI vai ser sempre inferior.

Não percebi o que é que a escolha do empreiteiro tem a ver com o IMI

Colocado por: spvaleA minha crítica é mesmo essa e induzir em erro o comum dos mortais que não entende nada de obras e depois vê que paga o dobro no mínimo m2

Continuo sem perceber as suas dúvidas, o comum dos mortais paga o dobro do quê?
    O que é que induz em erro?
  16.  # 217

Colocado por: spvaleA escolha de um empreiteiro já a falir não deve ter sido coincidência e o valor a pagar de IMI vai ser sempre inferior.
    A minha crítica é mesmo essa e induzir em erro o comum dos mortais que não entende nada de obras e depois vê que paga o dobro no mínimo m2

Mas como?
    O IMI da sua casa é igual. Ou acaso o valor patrimonial que aparece na sua caderneta predial corresponde ao valor da casa?

Tanto a câmara como o fisco, calcula as coisas em função da área. E por vezes, pouco importa a área que você declara.

Tanto é, que até barracos ilegais pagam IMI, piscinas, etc... eles lá também têm Google Maps...

Isto nada tem que ver com o valor declarado de uma constructora. Então e a malta que constrói a própria casa? Como é? Acha que não pagam IMI?
    • AMG1
    • 22 março 2025

# 218

Colocado por: spvale
    Mas para este caso específico o fisco calculou erradamente o valor a pagar já o PNS paga nem 200 euros por ano e eu pelo apartamento 400 euros...
    Como são políticos o valor é sempre mais residual o meu ponto é esse

Mas que disparate.
    Agora há leis e regras especificas para politicos?
    O IMI resulta da tx aplicada por cada CM e do valor patrimonial (quase sempre desactualizado) do imóvel e não do contribuinte. Já o adicional (vulgo imposto Mortágua), esse sim, decorre do somatório dos vários valores patrimoniais registados por cada contribuinte mas, que eu saiba, só tem uma tabela igual para todos os contribuites.
  17.  # 219

Colocado por: N Miguel Oliveira

Mas como?
    O IMI da sua casa é igual. Ou acaso o valor patrimonial que aparece na sua caderneta predial corresponde ao valor da casa?

Tanto a câmara como o fisco, calcula as coisas em função da área. E por vezes, pouco importa a área que você declara.

Tanto é, que até barracos ilegais pagam IMI, piscinas, etc... eles lá também têm Google Maps...

Isto nada tem que ver com o valor declarado de uma constructora. Então e a malta que constrói a própria casa? Como é? Acha que não pagam IMI?

Só sei que pago mais de IMI pelo meu apartamento que ele da casa
  18.  # 220

Colocado por: spvaleSó sei que pago mais de IMI pelo meu apartamento que ele da casa

E?
    Que tem que ver isso?
    Já reparou que o M de IMI, vem de Municipal.

Acaso ambos têm a casa no mesmo municipio?

Aquilo que o constructor cobrou pela casa não tem absolutamente nada que ver com pagar IMI, até a podia ter oferecido.

0.0553 seg. NEW