Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: N Miguel Oliveira

E?
    Que tem que ver isso?
    Já reparou que o M de IMI, vem de Municipal.

Acaso ambos têm a casa no mesmo municipio?

Aquilo que o constructor cobrou pela casa não tem absolutamente nada que ver com pagar IMI, até a podia ter oferecido.

Tenho amigos em espinho e já trabalhei em esmoriz sei bem os valores lá praticados.
    Agora claro tendo sido lá vereador não ia colocar os amigos para pagar menos...
  2.  # 222

Colocado por: spvalecolocar os amigos para pagar menos...

Se há coisa fácil de provar, ou de verificar, são os valores IMI. Há uma equação, uns índices particulares desse municipio, e mais uns pózinhos Mortágua em relação a certas características do imóvel, etc.

Deveria ser simples de explicar como paga aquele valor de IMI.

Agora, não vejo que tem que ver isso com o constructor cobrar pouco.
    • AMG1
    • 23 março 2025

# 223

Se há coisa fácil de provar, ou de verificar, são os valores IMI. Há uma equação, uns índices particulares desse municipio, e mais uns pózinhos Mortágua em relação a certas características do imóvel, etc.

Deveria ser simples de explicar como paga aquele valor de IMI.

Agora, não vejo que tem que ver isso com o constructor cobrar pouco.

O imposto Mortágua, de seu nome AIMI (Adicional ao IMI) traduz-se numa tx (progressiva) aplicada ao excedente de 600k euros do somatório do valor patrimonial de todos os imóveis registados no mesmo contribuinte. Ou seja um acréscimo ao IMI normal, mas que só é aplicado à parte que exceda os 600 mil euros de VPT total.
    Pelo que se sabe dos valores que vêm nas notícias, o L Montenegro, p.e., deve estar a pagar este adicional, a não ser que haja algum malabarismo com a empresa. O património imobiliario que estiver na esfera da empresa, óbviamente que não adiciona ao que estiver em nome pessoal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 224

Colocado por: spvale
    Mas para este caso específico o fisco calculou erradamente o valor a pagar já o PNS paga nem 200 euros por ano e eu pelo apartamento 400 euros...
    Como são políticos o valor é sempre mais residual o meu ponto é esse

1) Do que me recordo, o fisco não calculou erradamente.
    2) Ainda que o valor patrimonial não tenha sido correctamente determinado, não é a estimativa de custo de construção, apresentada num processo de licenciamento, que vai alterar isso.
  4.  # 225

5.  # 226

Colocado por: ferreiraj125https://sicnoticias.pt/economia/2025-03-25-garantia-publica-para-jovens-faz-subir-os-precos-na-habitacao-35a17b5d

A aposta do PedroNunes24 de os preços voltarem a 2020 a meio deste ano, está a ficar com pouca margem de manobra.
  6.  # 227

Colocado por: ferreiraj125https://sicnoticias.pt/economia/2025-03-25-garantia-publica-para-jovens-faz-subir-os-precos-na-habitacao-35a17b5d

Só o governo é que não sabia disso aparentemente...
  7.  # 228

Colocado por: N Miguel OliveiraSó o governo é que não sabia disso aparentemente...

Há claramente um conflito de interesses, porque quem manda têm negócios imobiliários e não lhe(s) interessa que os preços das casas baixe. Os próprios governantes estão a alimentar os preços das casas (a bolha?).

O que me leva a acreditar que quando cair, vai cair com muito mais força do que as pessoas estão à espera. Mas para isso acontecer têm de haver uma inversão (decréscimo acentuado) no valor da população residente. Não me parece ser algo que vá acontecer a curto prazo (1-3 anos).
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  8.  # 229

Colocado por: N Miguel OliveiraSó o governo é que não sabia disso aparentemente...

Nao se deixe levar pelos sensacionalismos... Basta ler a propria noticia:

A agência prevê uma subida de preços este ano, mas a um ritmo mais lento, sustentada em fatores como redução dos juros, falta de novas construções e procura por estrangeiros.

Segundo a análise da DBRS, a sustentar o mercado imobiliário estarão fatores como a resiliência da economia (apesar de ainda não se saber que impacto terá a política comercial dos Estados Unidos), baixo desemprego, redução gradual das taxas de juro, assim como o desequilíbrio entre procura e oferta, relacionado também com a falta de nova construção e procura por estrangeiros.

No entanto o objetivo da CS facciosa e simplesmente as pessoas lerem o titulo e dai fazerem a sua opiniao.
    Os precos subiram 12%. A contribuir para isso, as medidas para jovens provavelmente tiveram um impacto de 1%. Ou seja... sem medidas para jovens tinham subido 11% :) A descida dos juros abrupta tem muito mais impacto que qualquer medida para jovens...
    Alem de que e preciso 'decompor' o mercado para perceber o que esta a acontecer. Os precos estao a subir menos nas grandes zonas urbanas e mais no interior do Pais. Uma casa vendida na Guarda por 50 mil euros em media em 2023 se for vendida em media a 65 mil euros em 2024 representa um aumento de 30% no preco. O mesmo aumento de 15 mil euros numa casa media de 300 mil euros em Lisboa representa um aumento de 5%... A media e bastante afetada por observacoes nas extremas e quando olho para os dados do idealista da a sensacao que os aumentos atuais sao mais uma regression to the mean dos locais onde o preco e mais baixo.

O que ate liga com algo que eu escrevi ha uns meses valentes quando o governo apresentou esta medida. Que a garantia publica era das medidas que mais ajudava quem menos tem. Que permitia a um casal jovem de baixos rendimentos comprar uma moradia afastada da cidade, habitavel a precisar de algumas remodelacoes, por 100 mil euros. Que permite a um casal jovem nos arredores da Guarda comprar um T3 usado por 170 mil euros. Ao criar procura neste tipo de mercado, 'puxa' estes precos para cima. Nao foi no mercado dos T3 novos a 350 mil euros que a garantia publica veio impactar o que quer que seja... porque um jovem que tenha rendimentos para pedir 350 mil euros de emprestimo nao precisava da garantia publica para pensar em comprar casa.
  9.  # 230

Colocado por: Varejote

A aposta do PedroNunes24 de os preços voltarem a 2020 a meio deste ano, está a ficar com pouca margem de manobra.

É verdade. Mas a aposta é para manter. Em Maio coloco à venda o meu T2 para arrendamento. Estou só à espera do fim do contrato.
    Concordam com este comentário: kajuda
    • jg231
    • 27 março 2025 editado

# 231

Colocado por: dmanteigas

Nao se deixe levar pelos sensacionalismos... Basta ler a propria noticia:

No entanto o objetivo da CS facciosa e simplesmente as pessoas lerem o titulo e dai fazerem a sua opiniao.
    Os precos subiram 12%. A contribuir para isso, as medidas para jovens provavelmente tiveram um impacto de 1%. Ou seja... sem medidas para jovens tinham subido 11% :) A descida dos juros abrupta tem muito mais impacto que qualquer medida para jovens...
    Alem de que e preciso 'decompor' o mercado para perceber o que esta a acontecer. Os precos estao a subir menos nas grandes zonas urbanas e mais no interior do Pais. Uma casa vendida na Guarda por 50 mil euros em media em 2023 se for vendida em media a 65 mil euros em 2024 representa um aumento de 30% no preco. O mesmo aumento de 15 mil euros numa casa media de 300 mil euros em Lisboa representa um aumento de 5%... A media e bastante afetada por observacoes nas extremas e quando olho para os dados do idealista da a sensacao que os aumentos atuais sao mais uma regression to the mean dos locais onde o preco e mais baixo.

O que ate liga com algo que eu escrevi ha uns meses valentes quando o governo apresentou esta medida. Que a garantia publica era das medidas que mais ajudava quem menos tem. Que permitia a um casal jovem de baixos rendimentos comprar uma moradia afastada da cidade, habitavel a precisar de algumas remodelacoes, por 100 mil euros. Que permite a um casal jovem nos arredores da Guarda comprar um T3 usado por 170 mil euros. Ao criar procura neste tipo de mercado, 'puxa' estes precos para cima. Nao foi no mercado dos T3 novos a 350 mil euros que a garantia publica veio impactar o que quer que seja... porque um jovem que tenha rendimentos para pedir 350 mil euros de emprestimo nao precisava da garantia publica para pensar em comprar casa.

que 12%?

aqui subiram 20%, 30% e e...

Os precos estao a subir menos nas grandes zonas urbanas e mais no interior do Pais

isto foi uma coisa que reparei, não vivo no interior, mas afastado ainda do Porto, e os preços começam a ser mais simpáticos à medida que me aproximo do Porto, falta de oferta suponho...

um jovem que tenha rendimentos para pedir 350 mil euros de emprestimo nao precisava da garantia publica para pensar em comprar casa.

não é vdd, acha que vimos todos de familias abastadas? mas concordo que serão muito menos os casas e puxa muito mais os preços dos imoveis mais baratos, que por sua vez, puxa os outros...
  10.  # 232

Colocado por: dmanteigasNao se deixe levar pelos sensacionalismos... Basta ler a propria noticia:

Sim, eu sei.
    O que não invalida o que escrevi.
  11.  # 233

Colocado por: jg231que 12%?

aqui subiram 20%, 30% e e...

12% a nivel nacional.
    Se leu o que escrevi, tambem refiro que na realidade o que assistimos foi uma estabilizacao nos grandes centros urbanos e aumentos substanciais no interior e periferias.

Colocado por: jg231não é vdd, acha que vimos todos de familias abastadas? mas concordo que serão muito menos os casas e puxa muito mais os preços dos imoveis mais baratos, que por sua vez, puxa os outros...

Nao e uma questao de concordar ou discordar... quem tem capacidade de contrair um emprestimo de 350 mil euros, tem rendimentos a rondar os 4000 mensais liquidos. Quem tem este rendimento nao precisava da garantia publica para 'entrar no mercado'. Ou seja, nao gera necessariamente nova procura. Pode gerar, por exemplo, uma procura diferente - com a garantia publica ja pode comprar um T3 em vez de um T2.
    Ja nos baixos rendimentos e bastante mais provavel que esta medida gere nova procura liquida. Pessoas que nem lhes passava pela cabeca comprar casa ha 1 ano atras, que agora entram no mercado.

Colocado por: N Miguel OliveiraSim, eu sei.
    O que não invalida o que escrevi.

Invalida de certa forma no sentido em que o governo nunca disse que isto era uma medida para baixar os precos, mas para melhorar o acesso a habitacao dos jovens. E a propria noticia coloca que a medida nesse aspeto teve sucesso.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  12.  # 234

Colocado por: dmanteigasInvalida de certa forma no sentido em que o governo nunca disse que isto era uma medida para baixar os precos, mas para melhorar o acesso a habitacao dos jovens. E a propria noticia coloca que a medida nesse aspeto teve sucesso.

Sim, nesse sentido tem razão.
    O detalhe é que as casas ficam mais caras, para os jovens também.

Enfim. Um país que vive de crédito. É o que há... É um "mal" geral, não só em PT.
  13.  # 235

Nao e uma questao de concordar ou discordar... quem tem capacidade de contrair um emprestimo de 350 mil euros, tem rendimentos a rondar os 4000 mensais liquidos. Quem tem este rendimento nao precisava da garantia publica para 'entrar no mercado'. Ou seja, nao gera necessariamente nova procura. Pode gerar, por exemplo, uma procura diferente - com a garantia publica ja pode comprar um T3 em vez de um T2.
    Ja nos baixos rendimentos e bastante mais provavel que esta medida gere nova procura liquida. Pessoas que nem lhes passava pela cabeca comprar casa ha 1 ano atras, que agora entram no mercado.

então não precisa?

eu tinha rendimentos um pouco mais baixo que isso e aqui à uns tempos não tinha entrada para comprar casa, entretanto os preços dispararam

entretanto já tenho rendimentos superiores e já tenho mais que a entrada mas agora tenho que pagar 2x, 3x...

são situações pontuais, mas atinge sempre alguem

como é óbvio, e isso sobe tudo

Invalida de certa forma no sentido em que o governo nunca disse que isto era uma medida para baixar os precos, mas para melhorar o acesso a habitacao dos jovens. E a propria noticia coloca que a medida nesse aspeto teve sucesso.

teve um sucesso espetacular, um jovem de 19 anos pode comprar um T1 de 100k, que aqui há uns anos nem 50k valia

e entretanto eu que tmb sou jovem que pague mais 100k por uma moradia, obrigado PS(D)

de qualquer maneira, uma estatistica que vi tmb, e n sei se estará 100% correta é que 1 em 3 casas era comprada por um estrangeiro, o que é brutal, e não se percebe como isto é permitido dada a situação da coisa, mas suponho que não há jovens suficientes para se queixaram, somos poucos...
  14.  # 236

Colocado por: jg231de qualquer maneira, uma estatistica que vi tmb, e n sei se estará 100% correta é que 1 em 3 casas era comprada por um estrangeiro, o que é brutal, e não se percebe como isto é permitido dada a situação da coisa, mas suponho que não há jovens suficientes para se queixaram, somos poucos...

E queixar-se vai resolver o que? Esses 'estrangeiros' e malta que imigra para ca e que precisa de casa tambem. Se os proibir de comprar casa, acabam a arrendar.
    • jg231
    • 27 março 2025 editado

# 237

Colocado por: dmanteigas

E queixar-se vai resolver o que? Esses 'estrangeiros' e malta que imigra para ca e que precisa de casa tambem. Se os proibir de comprar casa, acabam a arrendar.

entao quem cá está que se lixe, é isso que está a dizer?

1) n sei se é tudo malta que imigra para cá, não há dados como sempre...

2) se imigra para cá é pq? pq lhes estão a dar incentivos? o governo tem responsabilidade com os portugueses ou com os estrangeiros? hmm
    🤔
  15.  # 238

Para mim deveria haver uma regra simples: para comprar casa em Portugal, em determinadas zonas, deveria ser preciso ter residencia permanente em Portugal.

Ou no minimo pagar o triplo do IMT, e poder recuperar esse valor caso passasse a ter residencia em Portugal nos 3 anos seguintes.
  16.  # 239

Colocado por: jg231o governo tem responsabilidade com os portugueses ou com os estrangeiros?

Se esses estrangeiros forem residentes, não vejo mal.

Não percebo porque é que o Estado deveria tratar melhor um português que vive em Londres, que um brasileiro que viva em Lisboa.
  17.  # 240

Não percebo porque é que o Estado deveria tratar melhor um português que vive em Londres, que um brasileiro que viva em Lisboa.

os recursos são limitados, se 10 milhões de decidem mudar para cá amanhã como é?

concordo, o meu comentário era no sentido de limitar ambos, como já disse conheço portugueses lá fora que compraram n imoveis para meter a arrendar, vai o N Miguel Oliveira dizer que beneficiou o mercado, não beneficiou não, beneficiou foi a carteira de certas pessoas

e 2º) um gajo que se muda para cá ontem n pode ter tantos direitos como uma pessoa que nasces, com a familia toda a contribuir à centenas de anos, nem é comparavel, para além de todos os outros problemas de integração que causa

segundo o governo portugues toda a gente é residente, logo esse comentario n faz sentido

0.0200 seg. NEW