Colocado por: N Miguel Oliveira
E?
Que tem que ver isso?
Já reparou que o M de IMI, vem de Municipal.
Acaso ambos têm a casa no mesmo municipio?
Aquilo que o constructor cobrou pela casa não tem absolutamente nada que ver com pagar IMI, até a podia ter oferecido.
Colocado por: spvalecolocar os amigos para pagar menos...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Se há coisa fácil de provar, ou de verificar, são os valores IMI. Há uma equação, uns índices particulares desse municipio, e mais uns pózinhos Mortágua em relação a certas características do imóvel, etc.
Deveria ser simples de explicar como paga aquele valor de IMI.
Agora, não vejo que tem que ver isso com o constructor cobrar pouco.
Colocado por: spvale
Mas para este caso específico o fisco calculou erradamente o valor a pagar já o PNS paga nem 200 euros por ano e eu pelo apartamento 400 euros...
Como são políticos o valor é sempre mais residual o meu ponto é esse
Colocado por: ferreiraj125https://sicnoticias.pt/economia/2025-03-25-garantia-publica-para-jovens-faz-subir-os-precos-na-habitacao-35a17b5d
Colocado por: ferreiraj125https://sicnoticias.pt/economia/2025-03-25-garantia-publica-para-jovens-faz-subir-os-precos-na-habitacao-35a17b5d
Colocado por: N Miguel OliveiraSó o governo é que não sabia disso aparentemente...
Colocado por: N Miguel OliveiraSó o governo é que não sabia disso aparentemente...
A agência prevê uma subida de preços este ano, mas a um ritmo mais lento, sustentada em fatores como redução dos juros, falta de novas construções e procura por estrangeiros.
Segundo a análise da DBRS, a sustentar o mercado imobiliário estarão fatores como a resiliência da economia (apesar de ainda não se saber que impacto terá a política comercial dos Estados Unidos), baixo desemprego, redução gradual das taxas de juro, assim como o desequilíbrio entre procura e oferta, relacionado também com a falta de nova construção e procura por estrangeiros.
Colocado por: Varejote
A aposta do PedroNunes24 de os preços voltarem a 2020 a meio deste ano, está a ficar com pouca margem de manobra.
Colocado por: dmanteigas
Nao se deixe levar pelos sensacionalismos... Basta ler a propria noticia:
No entanto o objetivo da CS facciosa e simplesmente as pessoas lerem o titulo e dai fazerem a sua opiniao.
Os precos subiram 12%. A contribuir para isso, as medidas para jovens provavelmente tiveram um impacto de 1%. Ou seja... sem medidas para jovens tinham subido 11% :) A descida dos juros abrupta tem muito mais impacto que qualquer medida para jovens...
Alem de que e preciso 'decompor' o mercado para perceber o que esta a acontecer. Os precos estao a subir menos nas grandes zonas urbanas e mais no interior do Pais. Uma casa vendida na Guarda por 50 mil euros em media em 2023 se for vendida em media a 65 mil euros em 2024 representa um aumento de 30% no preco. O mesmo aumento de 15 mil euros numa casa media de 300 mil euros em Lisboa representa um aumento de 5%... A media e bastante afetada por observacoes nas extremas e quando olho para os dados do idealista da a sensacao que os aumentos atuais sao mais uma regression to the mean dos locais onde o preco e mais baixo.
O que ate liga com algo que eu escrevi ha uns meses valentes quando o governo apresentou esta medida. Que a garantia publica era das medidas que mais ajudava quem menos tem. Que permitia a um casal jovem de baixos rendimentos comprar uma moradia afastada da cidade, habitavel a precisar de algumas remodelacoes, por 100 mil euros. Que permite a um casal jovem nos arredores da Guarda comprar um T3 usado por 170 mil euros. Ao criar procura neste tipo de mercado, 'puxa' estes precos para cima. Nao foi no mercado dos T3 novos a 350 mil euros que a garantia publica veio impactar o que quer que seja... porque um jovem que tenha rendimentos para pedir 350 mil euros de emprestimo nao precisava da garantia publica para pensar em comprar casa.
Os precos estao a subir menos nas grandes zonas urbanas e mais no interior do Pais
um jovem que tenha rendimentos para pedir 350 mil euros de emprestimo nao precisava da garantia publica para pensar em comprar casa.
Colocado por: dmanteigasNao se deixe levar pelos sensacionalismos... Basta ler a propria noticia:
Colocado por: jg231que 12%?
aqui subiram 20%, 30% e e...
Colocado por: jg231não é vdd, acha que vimos todos de familias abastadas? mas concordo que serão muito menos os casas e puxa muito mais os preços dos imoveis mais baratos, que por sua vez, puxa os outros...
Colocado por: N Miguel OliveiraSim, eu sei.
O que não invalida o que escrevi.
Colocado por: dmanteigasInvalida de certa forma no sentido em que o governo nunca disse que isto era uma medida para baixar os precos, mas para melhorar o acesso a habitacao dos jovens. E a propria noticia coloca que a medida nesse aspeto teve sucesso.
Nao e uma questao de concordar ou discordar... quem tem capacidade de contrair um emprestimo de 350 mil euros, tem rendimentos a rondar os 4000 mensais liquidos. Quem tem este rendimento nao precisava da garantia publica para 'entrar no mercado'. Ou seja, nao gera necessariamente nova procura. Pode gerar, por exemplo, uma procura diferente - com a garantia publica ja pode comprar um T3 em vez de um T2.
Ja nos baixos rendimentos e bastante mais provavel que esta medida gere nova procura liquida. Pessoas que nem lhes passava pela cabeca comprar casa ha 1 ano atras, que agora entram no mercado.
Ja nos baixos rendimentos e bastante mais provavel que esta medida gere nova procura liquida. Pessoas que nem lhes passava pela cabeca comprar casa ha 1 ano atras, que agora entram no mercado.
Invalida de certa forma no sentido em que o governo nunca disse que isto era uma medida para baixar os precos, mas para melhorar o acesso a habitacao dos jovens. E a propria noticia coloca que a medida nesse aspeto teve sucesso.
Colocado por: jg231de qualquer maneira, uma estatistica que vi tmb, e n sei se estará 100% correta é que 1 em 3 casas era comprada por um estrangeiro, o que é brutal, e não se percebe como isto é permitido dada a situação da coisa, mas suponho que não há jovens suficientes para se queixaram, somos poucos...
Colocado por: dmanteigas
E queixar-se vai resolver o que? Esses 'estrangeiros' e malta que imigra para ca e que precisa de casa tambem. Se os proibir de comprar casa, acabam a arrendar.
Colocado por: jg231o governo tem responsabilidade com os portugueses ou com os estrangeiros?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Se esses estrangeiros forem residentes, não vejo mal.
Não percebo porque é que o Estado deveria tratar melhor um português que vive em Londres, que um brasileiro que viva em Lisboa.
Se esses estrangeiros forem residentes, não vejo mal.