Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: HAL_9000Não me lembro de algum dia ter dito algo tão declarado como "vamos perceber que Portugal, no periodo do governo anterior, passou de ser um dos países com menor % de imigrantes na sua população para um dos países da europa com maior % de imigrantes".

O discurso nao tem mudado muito. Na 1a entrevista em que toca no assunto, o que ele diz e que os numeros que tem sao muito superiores aos numeros oficiais. Quando questionado sobre numeros concretos, ele apenas diz que e substancialmente acima dos numeros registados.

Colocado por: HAL_9000Ya, foi o que eu pensei mal o ouvi a dizer isso. Os números poderão ser lançados num momento estratégico

Ou entao nem divulgados sao... e preciso nao esquecer sempre quem beneficia com isto.
  2.  # 282

Colocado por: dmanteigasEu acho que e um grande problema para o estado portugues... muito mais grave do que as vezes parece.

Pois é. Brutal mesmo.
    E não só na educação.

Colocado por: dmanteigasSabe perfeitamente que nao e verdade. Tomara nos que fosse isso. Ia eu recebe-los ao aeroporto... o que chega a Portugal sao imigrantes para irem para o Uber Eats, restaurantes, hoteis, agricultura... e uma minoria qualificada. Em comparacao, sai muito mais gente qualificada do que aquela que entra.

O que é que não é verdade? Que até aquele 1% que entra e é qualificado, é metido no mesmíssimo saco que os outros?
    O que tento dizer é que estas generalizações juntam tudo...

Do mesmo modo... se vemos emigrar o portugues que aqui ganhava o SMN e dava despesa... em teoria isso seria bom para o país. Mas vai no saco dos doutores também.

O detalhe é sempre pegar com a questão da nacionalidade, e menos com a questão da formação de quem entra. O outro detalhe, e quase impossivel de contornar é que mesmo sendo a lei nacional, a imigração irá concentrar-se em Lisboa ou em zonas cujos serviços estão orientados para a mão de obra barata.
  3.  # 283

Colocado por: dmanteigasQuantos paises da nossa dimensao tem 20% de imigrantes na populacao? E quantos tiveram um aumento tao drastico em tao pouco tempo sem graves problemas sociais?

Nessa ordem de grandeza não faltarão exemplos, mas sim, o ponto aqui é sobretudo o factor tempo. Talvez não encontre exemplo dum país... mas de regiões, como aconteceu nalgumas províncias da Alemanha, França, UK, Suécia... com refugiados sobretudo. Em que foi tudo muito rápido.

Agora o que não faltam são países com 15, 20, 25% de imigrantes e descendentes.
  4.  # 284

Colocado por: N Miguel Oliveira

A contribuir há séculos e a aproveitar-se do sistema também e das coisas que foi pagando, estradas, etc... Não funciona só para um lado.
    Eu entendo o que quer dizer... mas tem que haver um meio termo.
    Não devemos massacrar um imigrante que paga impostos e contribui para a economia... e priveligiar um tipo que vive fora, que nada faz pelo país, mas nasceu com o passaporte certo. Acho que muito mais que ser nacional ou estrangeiro, há que favorecer o residente em detrimento do não residente. E contra mim falo.

O proposito dum país é defender os interesses do seu povo.
  5.  # 285

Colocado por: dmanteigasSem esta 'pressao' massiva na procura, nunca os precos das casas andavam a subir no interior desertificado.

E então, quer o sol da eira e a chuva no nabal? Eu diria que povoar o interior desertificado seria uma coisa boa à partida.
    Mas parece que não. O ideal era esvaziá-lo, para depois ter casas a 50k, que ninguém quer. Enfim...

Eu vejo o exemplo do lar de idosos da minha freguesia. Em que 70% da força de trabalho é imigrante. Aquelas mulheres fazem o trabalho que não fazem as licenciadas da minha terra deixando-as disponíveis para outro tipo de profissões. Talvez se fossem portuguesas o salário delas fosse 20% maior, o que se refletiria no preço do serviço também. Sem elas, provavelmente não valeria manter o lar aberto. As portuguesas que lá estão dedicam-se mais a preparar a comida, a fazer a gestão do espaço, dos gastos, etc... e não tanto a mudar fraldas ou a dar banho aos residentes. Até porque as portuguesas já têm uma certa idade.

Agora, é preciso que a gente que vem, e que são de facto necessários ao país, venham com um propósito, o de ajudar a colmatar alguma situação duma região, como a baixa natalidade por exemplo. Ou para profissões específicas.
  6.  # 286

Colocado por: ferreiraj125O proposito dum país é defender os interesses do seu povo.

Nada melhor que criar uma economia que os satisfaça para evitar que emigrem.
  7.  # 287

Colocado por: dmanteigasE temos de ser honestos. Um trabalhador que ganha o SMN e uma pessoa que ao longo da sua vida e um fardo para o estado social, nao uma fonte de receita. Por isso e que os impostos sao progressivos. Portugal nao anda a importar os salvadores do estado social. Ainda a piorar substancialmente a sua situacao no medio-longo prazo, com impactos menos perceptiveis a curto prazo.

E não creio que seja inocente o facto de falarem sempre apenas nas contribuições para a SS, que são uma percentagem fixa independentemente do salario.

Um trabalhador a ganhar o SMN paga 0, bola, de IRS.

Não fiz as contas, mas a minha contribuição de SS+IRS deve andar numas 15 vezes o que contribui uma pessoa a ganhar o SMN.

Se eu emigrar, o país tem de importar 15 imigrantes a ganhar a SMN para compensar a receita que tinha comigo, e vai ter muito mais despesa com eles.
  8.  # 288

A mim não me choca nada um país ter 20, 25% de residentes imigrantes. Depende é como estão distribuídos, dos empregos que têm, em que condições vivem, etc.

Já que tens essa crença, diz-me paises onde isso tenha acontecido, com imigrantes de culturas bastante diferentes, que tenha corrido bem.
  9.  # 289

Colocado por: ferreiraj125Já que tens essa crença, diz-me paises onde isso tenha acontecido, com imigrantes de culturas bastante diferentes, que tenha corrido bem.

Pesquise.
    Ou dê-me um tempinho para procurar os numeros de terras por onde vivi... com muitos imigrantes e de muitos lados. Não é nenhuma crença. O problema não é tanto a cultura deles, mas o nível social. Tal como você escreveu no comentário anterior. Ao nível dos impostos, o país está melhor consigo que com 15 imigrantes que juntos criam a mesma riqueza. O detalhe, que lhe faltou explicar... é que na volta faz mais falta ao país o trabalho daquelas 15 pessoas juntas, que o seu trabalho sozinho.

Mas o problema disso é que quem ganha pouco quase nem impostos paga. Nada tem que ver com ser imigrante ou não, e muito menos se tem uma cultura parecida ou não.

Já agora, boa parte dos CEOs das maiores empresas globais são indianos. O nosso problema é não termos economia para trazer esses indianos, mas para trazer os outros que vão conduzir um uber, etc.
  10.  # 290

Nada melhor que criar uma economia que os satisfaça para evitar que emigrem.

E diria que essa economia não é uma em que o estado me vai buscar uma grande parte do valor que produzo ao passo que cada vez há mais pessoas a ganhar salarios baixos, com contribuições baixas, mas que ao mesmo tempo metem pressão nas infraestruturas existentes e tendencialmente requerem mais apoio do estado.

Isto deveria ser obvio, mas um país não fica mais rico por ter uma maior porção de pessoas a fazer trabalhos de baixo valor acrescentado e que ganham pouco.

Por que raio se formaram os jovens? Precisamente porque poderiam ter acesso a trabalhos de maior valor acrescentado, com salarios mais elevados, maiores contribuições para o estado, menores necessidades de apoios sociais, etc.

Como é que é possivel não conseguir ver que uma estrategia de aumento da proporção de trabalhadores a ganhar baixos salarios empobrece o país e não o contrario?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 291

Colocado por: ferreiraj125Por que raio se formaram os jovens? Precisamente porque poderiam ter acesso a trabalhos de maior valor acrescentado, com salarios mais elevados, maiores contribuições para o estado, menores necessidades de apoios sociais, etc.

Tem toda a razão.

É precisamente aí onde está o problema.
    E não é só uma responsabilidade do Estado, mas de todos nós também.

Quanto aos imigrantes, é como digo, se eles fossem todos formados, com know-how etc, a questão não se colocava sequer.
  12.  # 292

Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez se fossem portuguesas o salário delas fosse 20% maior, o que se refletiria no preço do serviço também
    Por outro lado se o rendimento da generalidade da população fosse 20% maior, haveria maior disponibilidade para pagar um serviço mais caro. Na verdade não interessa o que se paga por um serviço, mas sim quanto sobra depois dos serviços e produtos pagos.
  13.  # 293

Colocado por: ferreiraj125Já que tens essa crença, diz-me paises onde isso tenha acontecido, com imigrantes de culturas bastante diferentes, que tenha corrido bem.

A Suíça, tem mais de 25% de imigrantes. E se contarmos com os naturalizados, já serão por volta dos 35%.
    EUA, Canada e Austrália, são países historicamente de imigrantes.
  14.  # 294

Colocado por: N Miguel OliveiraOu dê-me um tempinho para procurar os numeros de terras por onde vivi... com muitos imigrantes e de muitos lados.

Ou seja, não vi resposta nenhuma.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão é nenhuma crença. O problema não é tanto a cultura deles, mas o nível social.

A cultura é apenas uma heuristica.

O facto é que o nivel socio-economico dos imigrantes costuma estar correlacionado seus paises de origem.

Isso pode ser explicado por varios fatores, como a prevalencia do ensino superior nesses paises, ou a facilidade com que pessoas desses paises têm em aceder a empregos bem pagos no país que os acolhe.

E, por mais que isto de doa, fatores culturais também afetam os fatores socio-economicos.

Por exemplo, se numa cultura é comum as mulheres ficarem em casa a cuidar dos filhos, e terem muitos filhos, a partir de tenra idade e ao longo da sua vida, inevitavelmente isso cria uma enorme carga financeira nos imigrantes que provêm dessas culturas, que tendencialmente adoptam mais as praticas culturais da sua cultura de origem do que as das pessoas naturais do país de acolhimento.

Colocado por: N Miguel OliveiraTal como você escreveu no comentário anterior. Ao nível dos impostos, o país está melhor consigo que com 15 imigrantes que juntos criam a mesma riqueza. O detalhe, que lhe faltou explicar... é que na volta faz mais falta ao país o trabalho daquelas 15 pessoas juntas, que o seu trabalho sozinho.

Numa economia de mercado livre o valor das coisas reflete o quanto faz falta haver mais ou menos de uma dada coisa.

Por exemplo, a agua faz falta, é essencial à vida, mas é relativamente barata. Isto reflete o facto de haver abundancia suficiente desta.

O mesmo se aplica ao mercado de trabalho. O quão bem pago é um determinado trabalho, tendencialmente, reflete o quão dificil ou facil é alocar trabalhores para esse trabalho, e na medida do quão necessario é esse trabalho.

Portanto, é uma inevitibilidade logica que quando um imigrante vem fazer um trabalho que paga um salario baixo, não significa que esse trabalho não seja necessario, mas significa que existe relativa facilidade em suprir a mão de obra necessaria para esses trabalhos, na medida do quão necessarios são.

Ou seja, a questão nem é que esses trabalhos façam mais ou menos falta que o meu trabalho, a questão é que na medida do quão necessario é o meu trabalho (que não é necessariamente maior que a de um trabalho mais mal pago), é mais dificil suprir essa necessidade de mão de obra do que é a de suprir a necessidade de outros trabalhos.

Usando exemplos praticos: um medico faz mais ou menos falta que alguém que recolhe o lixo?

Ambos são necessarios, ambos criam valor para a sociedade.

O salario de ambas as profissões apenas reflete o quão facil ou dificil é alocar mão de obra para essas profissões em função do valor que ambas as profissões criam para a sociedade.

Portanto, lamento, mas se andamos a receber imigrantes que vêm fazer trabalhos mais mal pagos que o meu, ao ponto de serem necessarios bastantes para darem uma contribuição fiscal equivalente à minha, é porque estamos a aumentar a disponibilidade de mão de obra em trabalhos cuja facilidade de alocar mão de obra para esses trabalhos já é mais facil do que em profissões mais bem pagas (e isto é uma tautologia).

Basta repescar a frase com que comecei:

Numa economia de mercado livre o valor das coisas reflete o quanto faz falta haver mais ou menos de uma dada coisa.

Se andamos a receber imigrantes que vêm fazer os trabalhos mais mal pagos, é porque estamos a receber pessoas para fazer trabalhos para os quais existe menos falta de haver mais.
  15.  # 295

Colocado por: vmontalvao
    A Suíça, tem mais de 25% de imigrantes. E se contarmos com os naturalizados, já serão por volta dos 35%.
    EUA, Canada e Austrália, são países historicamente de imigrantes.

A esmagadora maioria dos imigrantes da Suíça são europeus.

Vê bem a minha questão.
  16.  # 296

Colocado por: ferreiraj125Ou seja, não vi resposta nenhuma.

Tenha calma, por vezes só não tenho paciência...
    Mas vá-se entretendo com estes:
    Santa Clara, CA, USA
    Vivi 2 anos. 2ªfeira que vem já lhe digo se mudou alguma coisa desde a última vez que lá fui em Dezembro ao nível das "tensões sociais" por causa dos imigrantes...

https://www.santaclaraca.gov/our-city/about-santa-clara/demographics

Imigrantes 44,1%

dos quais...
    Europa: 9.2%
    Asia: 76.2%
    Africa: 2.5%
    Oceania: 1.3%
    America Latina: 9.8%
    America do Norte: 1.1%

Línguas:
    English only: 44.8%
    Languages other than English: 55.2%
    Spanish: 6.7%
    Other Indo-European languages: 16.2%
    Asian and Pacific Islander languages: 29%
    Other languages: 3.3%
    Speak English less than "very well": 16.7%

Raça:
    White alone: 36.4%
    White alone, not Hispanic or Latino: 30.2%
    Hispanic or Latino: 15.8%
    Black or African American alone: 2.7%
    American Indian and Alaska Native alone: 0.3%
    Asian alone: 45.9%
    Native Hawaiian and Other Pacific Islander alone: 0.8%
    Two or More Races: 6.9%

O problema não é a cor do passaporte... é o nível sócio-económico da população, seja ela nacional ou imigrante.

Já lhe mando mais...
  17.  # 297

Fribourg, Suíça, 4 anos por lá

Imigrantes 25-27% no Cantão todo.
    Em que a grande maioria vive na cidade capital do Cantão, pelo que essa percentagem é maior ali, creio que andava em 30%.

https://www.laliberte.ch/articles/regions/un-nouveau-programme-pour-integrer-les-90000-etrangers-du-canton-de-fribourg-768589
    A população imigrante do cantão aumentou 39% em 10 anos.

Em 2023, apenas 46% dos residentes nasceu no Cantão.
    https://www.fr.ch/deef/ssd/statistiques-par-themes/migration-et-integration

Se quiser depois, com mais calma procuro info só sobre a cidade, que é o que me importa salientar pois era onde vivia.

Como sei que tem interesse em Genebra, pesquise sobre isso e talvez se surpreenda com a quantidade brutal de imigrantes que tem.
    Uma vez mais, o problema não é a cor do passaporte... mas o que fazem os imigrantes, que vida têm, etc. Idem para os nacionais.
  18.  # 298

Mais uma,
    Barcelona, 1 ano ali...

Imigrantes: 27,8%
    População residente que nasceu ali: 47,9%

https://www.barcelona.cat/metropolis/es/contenidos/demografia-en-evolucion
    • AMG1
    • 28 março 2025

# 299

Mas qual é a dificuldade em assimir que os imigrantes que vêm para Portugal são maioritariamente mão de obra barata e pouco qualificada?
    Agora, isto acontece porquê?
    Podem complicar como quiserem, mas a resposta é muito simples: porque a economia que temos gera sobretudo emprego pouco qualificado.
    Para quê tanta confusão sobre a origem ou as qualificações dos imigrantes. São estes porque é para eles qje existe trabalho, senaoserkam outros
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 300

Colocado por: AMG1Para quê tanta confusão sobre a origem ou as qualificações dos imigrantes. São estes porque é para eles qje existe trabalho, senaoserkam outros

Assim de simples.

0.0593 seg. NEW