Colocado por: HAL_9000Não me lembro de algum dia ter dito algo tão declarado como "vamos perceber que Portugal, no periodo do governo anterior, passou de ser um dos países com menor % de imigrantes na sua população para um dos países da europa com maior % de imigrantes".
Colocado por: HAL_9000Ya, foi o que eu pensei mal o ouvi a dizer isso. Os números poderão ser lançados num momento estratégico
Colocado por: dmanteigasEu acho que e um grande problema para o estado portugues... muito mais grave do que as vezes parece.
Colocado por: dmanteigasSabe perfeitamente que nao e verdade. Tomara nos que fosse isso. Ia eu recebe-los ao aeroporto... o que chega a Portugal sao imigrantes para irem para o Uber Eats, restaurantes, hoteis, agricultura... e uma minoria qualificada. Em comparacao, sai muito mais gente qualificada do que aquela que entra.
Colocado por: dmanteigasQuantos paises da nossa dimensao tem 20% de imigrantes na populacao? E quantos tiveram um aumento tao drastico em tao pouco tempo sem graves problemas sociais?
Colocado por: N Miguel Oliveira
A contribuir há séculos e a aproveitar-se do sistema também e das coisas que foi pagando, estradas, etc... Não funciona só para um lado.
Eu entendo o que quer dizer... mas tem que haver um meio termo.
Não devemos massacrar um imigrante que paga impostos e contribui para a economia... e priveligiar um tipo que vive fora, que nada faz pelo país, mas nasceu com o passaporte certo. Acho que muito mais que ser nacional ou estrangeiro, há que favorecer o residente em detrimento do não residente. E contra mim falo.
Colocado por: dmanteigasSem esta 'pressao' massiva na procura, nunca os precos das casas andavam a subir no interior desertificado.
Colocado por: ferreiraj125O proposito dum país é defender os interesses do seu povo.
Colocado por: dmanteigasE temos de ser honestos. Um trabalhador que ganha o SMN e uma pessoa que ao longo da sua vida e um fardo para o estado social, nao uma fonte de receita. Por isso e que os impostos sao progressivos. Portugal nao anda a importar os salvadores do estado social. Ainda a piorar substancialmente a sua situacao no medio-longo prazo, com impactos menos perceptiveis a curto prazo.
A mim não me choca nada um país ter 20, 25% de residentes imigrantes. Depende é como estão distribuídos, dos empregos que têm, em que condições vivem, etc.
Colocado por: ferreiraj125Já que tens essa crença, diz-me paises onde isso tenha acontecido, com imigrantes de culturas bastante diferentes, que tenha corrido bem.
Nada melhor que criar uma economia que os satisfaça para evitar que emigrem.
Colocado por: ferreiraj125Por que raio se formaram os jovens? Precisamente porque poderiam ter acesso a trabalhos de maior valor acrescentado, com salarios mais elevados, maiores contribuições para o estado, menores necessidades de apoios sociais, etc.
Colocado por: N Miguel OliveiraTalvez se fossem portuguesas o salário delas fosse 20% maior, o que se refletiria no preço do serviço tambémPor outro lado se o rendimento da generalidade da população fosse 20% maior, haveria maior disponibilidade para pagar um serviço mais caro. Na verdade não interessa o que se paga por um serviço, mas sim quanto sobra depois dos serviços e produtos pagos.
Colocado por: ferreiraj125Já que tens essa crença, diz-me paises onde isso tenha acontecido, com imigrantes de culturas bastante diferentes, que tenha corrido bem.
Colocado por: N Miguel OliveiraOu dê-me um tempinho para procurar os numeros de terras por onde vivi... com muitos imigrantes e de muitos lados.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão é nenhuma crença. O problema não é tanto a cultura deles, mas o nível social.
Colocado por: N Miguel OliveiraTal como você escreveu no comentário anterior. Ao nível dos impostos, o país está melhor consigo que com 15 imigrantes que juntos criam a mesma riqueza. O detalhe, que lhe faltou explicar... é que na volta faz mais falta ao país o trabalho daquelas 15 pessoas juntas, que o seu trabalho sozinho.
Colocado por: vmontalvao
A Suíça, tem mais de 25% de imigrantes. E se contarmos com os naturalizados, já serão por volta dos 35%.
EUA, Canada e Austrália, são países historicamente de imigrantes.
Colocado por: ferreiraj125Ou seja, não vi resposta nenhuma.
Colocado por: AMG1Para quê tanta confusão sobre a origem ou as qualificações dos imigrantes. São estes porque é para eles qje existe trabalho, senaoserkam outros