Colocado por: N Miguel Oliveira
A vida é só uma... e passar metade dela agarrado a uma dívida, é qualquer coisa que me ultrapassa o pensamento.
Colocado por: palmstrokeE que simultaneamente é um activo com um valor que a longo prazo cresce sempre?
Colocado por: palmstrokeDesculpe, mas você parece o pessoal anti-vacinas.
Colocado por: N Miguel OliveiraTodos nós crescemos neste ambiente da lengalenga: Estuda, arranja um emprego, compra carro, casamento, tem filhos, faz casa, etc...
Colocado por: rod_2000É que antes era "Estuda, arranja um emprego, compra carro, casamento, faz casa, tem filhos".
Colocado por: N Miguel OliveiraSerá que era comum, créditos a 43 anos nos anos 90, como o é agora?
Colocado por: AMG1Esses prazos mais longos, acima dos 30 anos, só se generalizaram no inicio deste século, até aí eram residuais.
Colocado por: Jorge_GonçalvesNão tenho dados estatísticos, mas todos os meus amigos que compraram casa por essa altura, foi basicamente nas mesmas condições.
Aliás, até acho que nessa altura era mais fácil o crédito, pois as regras da taxa de esforço eram menos exigentes do que são hoje.
Colocado por: CarvaiNada de estranho com politicas de congelamento de rendas com mais de 100 (cem) anos e uma grande percentagem de arrendamento acabar em ocupação para muitos anos sem pagamento ou pagamento simbólico.
Em muitos Países o arredamento é um complemento de reformas por cá é suicídio financeiro.
Colocado por: palmstrokeQue outro activo permite aquisição a crédito com apenas 10% ou 20% de capital propio? Suportado por mil e uma políticas de estado? E que simultaneamente é um activo com um valor que a longo prazo cresce sempre?
Diga-me que outro activo tem a classe media oportunidade de investir que seja melhor que este.
Colocado por: ferreiraj125Imaginem que poderiam comprar um carro novo por 20 000 €, que daqui a 10 anos valeria 40 000 € (sim, é a insanidade das casas), ou pagar 300 € por mês de prestação pelo carro durante 10 anos e no final desse prazo não ter carro nenhum?
Colocado por: dmanteigasBem mais :D
Creio que ja discutimos isso aqui N Miguel. Ha 20 anos atras o BdP nem impunha limites como os atuais, quer de taxas de esforco, duracao, para os racios dos bancos... No que toca a duracao media e qualidade do credito, estamos melhor agora que ha 20 anos.
Colocado por: sto_amaroPessoalmente, acho que, se a prestação do crédito à habitação for mais baixa do que a renda e for um bairro com vida, é uma decisão de longo prazo muito sensata.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Pórem, nem a vida são só activos e lucros... nem rendas ou prestações.
Colocado por: palmstrokePelo contrario, a vida para a grande maioria obriga a arrendar ou comprar. Têm de escolher uma ou outra.
Colocado por: sto_amaroPessoalmente, acho que, se a prestação do crédito à habitação for mais baixa do que a renda e for um bairro com vida, é uma decisão de longo prazo muito sensata.
Colocado por: ferreiraj125Quem comprou casa nos ultimos 20 anos, se vendesse agora, literalmente teria vivido DE BORLA,
Colocado por: Mario CordeiroEste ano acaba o apoio ao crédito habitação jovem a 100% em Portugal (garantia pública) e para o ano os preços vão baixar.
Colocado por: Jorge_GonçalvesEste ano acaba o apoio ao crédito habitação jovem a 100% em Portugal (garantia pública) e para o ano os preços vãobaixarmanter-se ou subir a um ritmo menos acelerado.;)