Colocado por: dmanteigas
Ha desonestidade intelectual, quando o proprio TdC diz que separar todos os subsistemas e so uma forma de 'camuflar' as responsabilidades do estado relativamente a previdencia.
O resto e como disse.
Quando se discute reformas em Portugal, so o e possivel fazer de forma honesta se se considerar todas as despesas e todas as receitas relativas a previdencia social.
Ora ai esta a conclusao que interessa...
E por isso e que eu disse que os reformados com 50+ anos de descontos sao 'um mito', no sentido em que existem realmente muitas pessoas reformadas ou prestes a reformar-se com carreiras longas de trabalho mas nao tao longas contributivas. A % de pessoas que esta reformada com 50+ anos de descontos e uma pequena % das pessoas reformas com efetivos 50+ anos de trabalho. Logo nao se pode comparar como o fez, dando a entender que era 'normal' no passado alguem se reformar com mais de 50 anos de descontos.
E obvio que resultam. A experiencia, vivencia, conhecimento que cada um de nos tem molda o nosso pensamento sobre a sociedade e politica.
Dificilmente alguem tem opinioes completamente desligadas da sua situacao pessoal. Sao uma raridade e grande parte deles, hipocritas.
Nao e por acaso que ideias liberais pouco pegam em paises com demasiada pobreza. Mas alguem que vive na pobreza consegue ter a claridade de pensamento para ter uma opiniao desligada do seu interesse pessoal? Que acha que sim, devemos reduzir impostos aos 'ricos' e reduzir os servicos que o estado presta? Ok...
O que existe sempre e malta hipocrita. Por exemplo, o Ricardo Araujo Pereira e um famoso comediante/comentador de esquerda e quem o ouve ate pensa que ele na sua empresa nao usa todas as artimanhas fiscais possiveis e imaginarias para fazer a mesma 'optimizacao fiscal' que critica as 'grandes empresas'. E um bom exemplo de um hipocrita. Quer outro? O Rui Tavares... tambem e de esquerda, defende muito os servicos publicos e o 'fim' dos privados enquanto prestadores de funcoes core do estado pois ao existirem estao a enfraquece-lo, mas os filhos andam no colegio e quando esta doente vai ao Hospital da Luz. Quer mais exemplos? O Chega defende a castracao quimica de pedofilos enquanto tem nas suas fileiras eleitos que andam a pagar para serem mamados por menores.
Colocado por:
Mas nao e o que tem sido feito sistematicamente?
Ainda hoje por exemplo, quem se reforma ainda apanha um beneficio da antiga lei dos 'melhores 10 dos ultimos 15 anos' na contabilizacao da reforma. Cada vez menor claro, mas ainda existem. Cada reformado desde que esta lei foi revogada e afetado negativamente no apuramento da sua reforma. De forma progressiva, para nao se notar muito. Quem se reforma em 2025 e substancialmente mais afetado que alguem que se reformou em 2015. Obviamente que como e um pequeno valor em cada ano, as pessoas nem notam. E quando chegarmos a uma fase em que a reforma e apenas calculada com base em toda a carreira contributiva (quem comecou a trabalhar apos 2002)...
https://www.seg-social.pt/pensao-de-velhice
A sustentabilidade da SS tem sido assegurada assim. E assim continuara a ser no futuro
Colocado por: dmanteigasA sustentabilidade da SS tem sido assegurada assim. E assim continuara a ser no futuro
Colocado por: AMG1Por acaso o dmanteigas já foi ao simulador da SS ver em que idade se vai reformar e qual será o valor da sua pensão nessa altura?
Colocado por: reg
o simulador da SS é apenas teórico, nada garante nem ninguém sabe se haverá dinheiro na altura, por isso os valores apresentados são meramente indicativos
Colocado por: AMG1Agora é que eu fiquei sem perceber.
Afinal você acha que tal como está e com as regras actuais, que vigoram desde 2007, o sistema tem a sustentabilidade assegurada?
Colocado por: AMG1Por acaso o dmanteigas já foi ao simulador da SS ver em que idade se vai reformar e qual será o valor da sua pensão nessa altura?
Colocado por: AMG1Por isso é que os jovens se deveriam interessar por isto, em vez de não querem saber ou então andarem a carpir. Talvez, ao menos, talvez votar de forma informada fosse mais sensato.
Colocado por: AMG1Também convém ter em conta que muitos dos que se reformaram exclusivamente com as regras antigas,
Colocado por: dmanteigas
Talvez nao me tenha explicado bem de todas as vezes que comentei este assunto... mas ca vai novamente :)
A sustentabilidade do sistema tem sido sistematicamente assegurada por medidas como essa que vigora desde 2007. Sem a introducao do fator de sustentabilidade e da alteracao das regras de contabilizacao dos anos de descontos, o sistema de previdencia a muito que era deficitario. O futuro vai implicar regras semelhantes, onde o efeito se vai sentindo a longo prazo, um bocadinho em cada ano, prejudicando sempre ou as condicoes de acesso (idade) ou as condicoes de apuramento da reforma.
Ja. Como desconto sobre um valor simpatico, mesmo com a estimativa conservadora de crescimento salarial do simulador ficarei potencialmente com um valor simpatico, quando me poder reformar aos 68 anos e 10 meses apos quase 47 anos de descontos :)
No valor eu nao acredito, e na idade estou a trabalhar para me poder reformar nem que seja parcialmente muito antes...
Mas nao passa de um exercicio teorico. Como eu disse, e natural que muito em breve existam mais umas 'reformas' que prejudiquem um bocadinho de cada vez quem se vai reformar no futuro.
Eu no meu caso ja sou penalizado em impostos por ganhar bem e tenho a certeza que tambem serei penalizado no futuro na reforma por esse mesmo motivo. E sempre mais facil e aceite ir aos 'ricos' que ganham um bocadinho acima da media que estao ca para pagar e nao bufar.
100% de acordo.
Por isso e que eu disse que nao temos qq direito a queixar-nos. Nao podemos pedir aos reformados ou pessoas a caminho da reforma em breve que votem em alternativas que proponham sacrificar o seu presente em detrimento do futuro dos outros. Isso vai contra a natureza humana.
Eu acho que ate 2030 ainda vamos apanhar malta a beneficiar pelo menos parcialmente do antigo sistema, e que ficaram a usufruir de um apuramento mais benefico que os futuros pensionistas em media ate 2050.
E este o impacto de nao se mexer em 'direitos adquiridos'
Colocado por: rego simulador da SS é apenas teórico, nada garante nem ninguém sabe se haverá dinheiro na altura, por isso os valores apresentados são meramente indicativos
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ como a estimativa de quanto crescerá a economia este ano, é como o orçamento de espaço, é como uma estimativa orçamental duma obra...
Colocado por: regAo longo de uma carreira contributiva de 40 anos, uma carreira com a duração normal, a carga fiscal paga por um trabalhador pode atingir valores milionários.
https://maisliberdade.pt/maisfactos/quanto-arrecada-o-estado-ao-longo-da-carreira-contributiva-de-um-trabalhador/
Colocado por: regvou mudar um pouco o tema, basta governos da alemanha e frança por exemplo mudarem, o putin invadir a europa e nada disso fará mais sentido, porque o problema da SS vai deixar de existir
Colocado por: HAL_9000https://www.publico.pt/2025/02/07/p3/noticia/maioria-universitarios-porto-pondera-emigrar-portugal-nao-pais-jovens-2121697
Colocado por: rod_2000
...E não é só dinheiro, há a questão das Inglesas e das Alemãs ;)