Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 721

Colocado por: jg231imigração descontrolada vai sempre trazer outros problemas

Concordo. Já se viu pelos serviços públicos. O mercado de trabalho também está saturado em algumas áreas. Curiosamente, há imensa falta de pessoas em empregos onde é preciso ter nacionalidade Portuguesa ou graus académicos Portugueses (saúde, educação, exército/forças de segurança). Enquanto outras profissões que também deveriam ter falta de emprego como tecnologias de informação, engenharias ou gestão parece que afinal não há assim tantas vagas (continua a haver, mas não é comparável com 2019 por exemplo). Porque será?
  2.  # 722

Colocado por: jg231

não é 1 milhão, bem mais, não está a retirar os naturalizados nem a contar com os ilegais, nem são dados atualizados deste ano, mas de resto está correto obviamente

Estou a referir-me ao que ocorreu nos últimos 5 ou 6 anos. Não levo em conta os que entretanto saíram, também.
  3.  # 723

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sempre a bater na mesma tecla...
    Eu nunca li nenhum comentário por aqui a dizer isso, e olhe que já vão umas largas centenas deles.

Eu apenas me circunscrevi ao que mencionou, dos 15 a viver num apartamento, ou num local que nem uso habitacional tinha. Isso a meu ver, causa menos impacto que ter essas 15 distribuídos "normalmente" no procura/oferta. Então se forem 15 divorciados ou viúvos, a ocuparem 15 fogos... é que é uma festa.

O seu raciocínio está correcto, se não se tratasse de um aumento de população. O ponto de comparação não é "temos 10 milhões de pessoas que estão a redistribuir-se internamente e portanto concentrar mais pessoas nos mesmos imóveis liberta oferta", mas sim "temos 1 milhão de pessoas a entrar num curto espaço de tempo, e estão a criar procura para a mesma oferta - e por vicissitudes inerentes à condição de desfavorecido, tendem a criar fenómenos de sobrelotação que aquecem os preços do arrendamento (o que altera avaliações de imóveis para compra, mas nem vou por aí)"

E sim, já falei nisso, até porque tenho um artigo em esqueleto que um dia talvez publique, as alterações no estilo de vida e na composição dos agregados familiares também estão a colocar pressão enorme no imobiliário. O nº de agregados familiares aumentou de tal forma nos últimos 30 anos (91 a 2021) que praticamente acompanhou o crescimento do número de alojamentos no mesmo período.

Isto para dizer que, face a uma procura maluca nos últimos anos, o facto de viverem mais pessoas por fogo, não e necessáriamente mau. Podem pagar mais pela renda, mas também carecem de menos fogos. O meu ponto é relativizar e mostrar que apesar de tudo, essa situação de sobrelotação, permite deixar outros livres. É apenas e só isto.

E o meu ponto é que, independentemente de todas as considerações sobre a vergonha dessas condições, a sobrelotação dos imóveis aumenta efectivamente o preço, porque a oferta é bastante inelástica - porque se por um lado ocupam menos do que poderiam ocupar, por outro ocupam a preços mais caros e puxam os outros para cima.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 724

Colocado por: luisvvE o meu ponto é que, independentemente de todas as considerações sobre a vergonha dessas condições, a sobrelotação dos imóveis aumenta efectivamente o preço, porque a oferta é bastante inelástica - porque se por um lado ocupam menos do que poderiam ocupar, por outro ocupam a preços mais caros e puxam os outros para cima.

Isso e um fenomeno que se observa muito por aqui nos ultimos tempos...
    Um T3 a arrendar por 900e parece muito dinheiro.

Se for utilizado por 4 ou 5 pessoas ja nao fica assim tanto a cada uma e mesmo a ganharem o SMN conseguem aguentar bem.
    O problema? Eu nao estou para viver nessas condicoes... mas ha muitos que nao se importam.
  5.  # 725

Colocado por: dmanteigasUm T3 a arrendar por 900e parece muito dinheiro.

Se for utilizado por 4 ou 5 pessoas ja nao fica assim tanto a cada uma e mesmo a ganharem o SMN conseguem aguentar bem.

Idealmente o T3 seria para 4 pessoas, sim, mas um casal com dois filhos.

Na prática, apenas 2 ordenados.
  6.  # 726

Um T3 a arrendar por 900e parece é muito dinheiro.

Colocado por: dmanteigas
    O problema? Eu nao estou para viver nessas condicoes... mas ha muitos que nao se importam.

mas depois temos baixa natalidade, estes portugueses, onde já se viu não fazerem filhos com estas condições maravilhosas...
  7.  # 727

Colocado por: luisvvO seu raciocínio está correcto, se não se tratasse de umaumento de população.O ponto de comparação não é

Sim. É isso mesmo.
    Como mencionei atrás, eu restrinjo-me ao "maior densidade" vs "menor densidade" do agregado. E ignorando todos os problemas pelo excesso de pessoas num espaço, com maior risco de incêncio, insalubridade, pior qualidade do ar, cheiros, ruídos, peso na estrutura, trânsito nas escadas e elevador, custos de condomínio maiores, etc.

O meu ponto, é que apesar de tudo, concentrar mais pessoas num apartamento, permite deixar outros livres, permintindo que haja concorrência entre eles. Ou aqui não aplica o velhinho oferta-procura? O segundo ponto positivo disso, é que com a oferta que há, melhor que vivam juntos num espaço, que 75% dessas pessoas vivam na rua.
  8.  # 728

Colocado por: luisvvporque se por um lado ocupam menos do que poderiam ocupar, por outro ocupam a preços mais caros e puxam os outros para cima.

Precisamente o que eu disse, mas lido de trás para a frente. Ou seja, não é tudo absolutamente mau na situação dos 15 num T1, do ponto de vista meramente matemático.
  9.  # 729

Precisamente o que eu disse, mas lido de trás para a frente. Ou seja, não é tudo absolutamente mau na situação dos 15 num T1, do ponto de vista meramente matemático.

sem comentários
  10.  # 730

Como mencionei atrás, eu restrinjo-me ao "maior densidade" vs "menor densidade" do agregado. E ignorando todos os problemas pelo excesso de pessoas num espaço, com maior risco de incêncio, insalubridade, pior qualidade do ar, cheiros, ruídos, peso na estrutura, trânsito nas escadas e elevador, custos de condomínio maiores, etc.

O meu ponto, é que apesar de tudo, concentrar mais pessoas num apartamento, permite deixar outros livres, permintindo que haja concorrência entre eles. Ou aqui não aplica o velhinho oferta-procura? O segundo ponto positivo disso, é que com a oferta que há, melhor que vivam juntos num espaço, que 75% dessas pessoas vivam na rua.

É irrelevante dizer "são 1 milhão mas ocupam casas que noutras condições serviriam apenas 300 mil" e dizer que não contribuem para o aumento do preço.
    Evidentemente, aumento de população gera aumento de procura, e a sobrelotação permite contornar o aumento do preço "per capita", digamos assim.

Dizer que podia ser pior, é verdade, mas é ao lado. A procura e oferta funcionam perfeitamente: a oferta é inelástica (embora alguns imóveis entrem no mercado com a subida do preço, óbvio), e é pela sobrelotação que ajustam.
  11.  # 731

Colocado por: luisvve dizer que não contribuem para o aumento do preço.

Pois, foi o que eu escrevi também. Esta é a 6a versão desta discussão, nesta versão levamos 700 comentários. Nestes milhares de comentários não encontrará um único que diga que "mais população não contribui para o aumento dos preços".

Porém, estas pessoas/comentários são sempre evocados numa contra argumentação.
  12.  # 732

Colocado por: luisvve é pela sobrelotação que ajustam.

Lá está, num exercicio meramente matemático, uma maior lotação dos fogos, ajuda na medida em que a procura é menor, ou melhor, são necessários menos fogos. Isso faz com que se possam cobrar rendas maiores também. Foi o mesmo que você escreveu, mas de trás para a frente.

Podemos ver isso num outro extremo:
    Quando há um divórcio dum casal com dois filhos, e são precisos dois T3 em vez de um... a procura aumenta para o dobro... o que faria subir os preços... ao mesmo tempo que o rendimento disponivel passa para metade... pois, no exercicio matemático, só há um salário para pagar um apartamento num ambiente de maior procura. Sem que a população tenha aumentado.
  13.  # 733

Colocado por: dmanteigas

Isso e um fenomeno que se observa muito por aqui nos ultimos tempos...
    Um T3 a arrendar por 900e parece muito dinheiro.

Estamos a falar de pessoas que vêm de países onde há milhões e milhões de pessoas a viver em condições piores:

https://sol.sapo.pt/2025/05/26/psp-descobre-dormitorio-ilegal-por-baixo-de-cafe-nos-olivais/

PSP descobre dormitório ilegal “escavado” por baixo de café nos Olivais

Cidadão não europeu “escavou a terra” junto às fundações do prédio para abrir um alçapão, que usava como quarto.

0.1714 seg. NEW