Colocado por: jg231imigração descontrolada vai sempre trazer outros problemas
Colocado por: jg231
não é 1 milhão, bem mais, não está a retirar os naturalizados nem a contar com os ilegais, nem são dados atualizados deste ano, mas de resto está correto obviamente
Colocado por: N Miguel Oliveira
Sempre a bater na mesma tecla...
Eu nunca li nenhum comentário por aqui a dizer isso, e olhe que já vão umas largas centenas deles.
Eu apenas me circunscrevi ao que mencionou, dos 15 a viver num apartamento, ou num local que nem uso habitacional tinha. Isso a meu ver, causa menos impacto que ter essas 15 distribuídos "normalmente" no procura/oferta. Então se forem 15 divorciados ou viúvos, a ocuparem 15 fogos... é que é uma festa.
Isto para dizer que, face a uma procura maluca nos últimos anos, o facto de viverem mais pessoas por fogo, não e necessáriamente mau. Podem pagar mais pela renda, mas também carecem de menos fogos. O meu ponto é relativizar e mostrar que apesar de tudo, essa situação de sobrelotação, permite deixar outros livres. É apenas e só isto.
Colocado por: luisvvE o meu ponto é que, independentemente de todas as considerações sobre a vergonha dessas condições, a sobrelotação dos imóveis aumenta efectivamente o preço, porque a oferta é bastante inelástica - porque se por um lado ocupam menos do que poderiam ocupar, por outro ocupam a preços mais caros e puxam os outros para cima.
Colocado por: dmanteigasUm T3 a arrendar por 900e parece muito dinheiro.
Se for utilizado por 4 ou 5 pessoas ja nao fica assim tanto a cada uma e mesmo a ganharem o SMN conseguem aguentar bem.
Colocado por: dmanteigas
Se for utilizado por 4 ou 5 pessoas ja nao fica assim tanto a cada uma e mesmo a ganharem o SMN conseguem aguentar bem.
O problema? Eu nao estou para viver nessas condicoes... mas ha muitos que nao se importam.
Colocado por: luisvvO seu raciocínio está correcto, se não se tratasse de umaumento de população.O ponto de comparação não é
Colocado por: luisvvporque se por um lado ocupam menos do que poderiam ocupar, por outro ocupam a preços mais caros e puxam os outros para cima.
Precisamente o que eu disse, mas lido de trás para a frente. Ou seja, não é tudo absolutamente mau na situação dos 15 num T1, do ponto de vista meramente matemático.
Como mencionei atrás, eu restrinjo-me ao "maior densidade" vs "menor densidade" do agregado. E ignorando todos os problemas pelo excesso de pessoas num espaço, com maior risco de incêncio, insalubridade, pior qualidade do ar, cheiros, ruídos, peso na estrutura, trânsito nas escadas e elevador, custos de condomínio maiores, etc.
O meu ponto, é que apesar de tudo, concentrar mais pessoas num apartamento, permite deixar outros livres, permintindo que haja concorrência entre eles. Ou aqui não aplica o velhinho oferta-procura? O segundo ponto positivo disso, é que com a oferta que há, melhor que vivam juntos num espaço, que 75% dessas pessoas vivam na rua.
Colocado por: luisvve dizer que não contribuem para o aumento do preço.
Colocado por: luisvve é pela sobrelotação que ajustam.
Colocado por: dmanteigas
Isso e um fenomeno que se observa muito por aqui nos ultimos tempos...
Um T3 a arrendar por 900e parece muito dinheiro.
O problema? Eu nao estou para viver nessas condicoes... mas ha muitos que nao se importam.