Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 781

Colocado por: Cláudia11O mercado de arrendamento é necessário para quem não tiver capitais para dar logo entrada para uma casa.
    Ou por períodos transitórios.
    Agora quem quiser estabilidade a melhor coisa a fazer é comprar.

Eu acho que a Claudia e muito nova, cresceu num mercado em altas e com juro baixo e em bull market todos ganham. Isso condiciona substancialmente a sua opiniao.
    Veja o que aconteceu na Alemanha em 2023 e 2024 e que ira continuar provavelmente para 2025 relativamente ao mercado da habitacao.

Colocado por: Cláudia11Você teve sorte por o seu senhorio não lhe ter mandado uma cartinha nestes 2 últimos anos. Se não já ia dizer que compensava mais comprar.

Eu nao tive 'sorte' nenhuma. A minha senhoria e que tem sorte de me ter a mim como inquilino :)
    eu ja disse la atras, estou no mercado de arrendamento ha 15 anos. Ja mudei de casa varias vezes e nao e nenhum bicho de 7 cabecas. E tenho uma filha. Se a senhoria mandar a cartinha, e procurar outra casa e siga. Nao muda a minha opiniao em nada.

Existem meritos e demeritos no arrendamento como existem na compra. Nao e preto no branco. Obviamente que para quem tem capacidade financeira e nao precisa de recorrer a creditos, a compra e quase sempre a melhor opcao. Mas mesmo ai nao e sempre porque parte do pressuposto da valorizacao continua e facilidade de transacao do imovel que nao e um pressuposto que ocorra sempre.

Colocado por: Cláudia11E também chega a uma altura da vida que uma pessoa se estabiliza num emprego, tenho 23 anos e estou efetiva á 2.

Desculpe a franqueza, mas isto e mesmo comentario de quem tem 23 anos, mas ainda pensa como se tivesse 60.
    Ja ninguem estabiliza num emprego nos tempos que correm, com a excepcao da funcao publica. E mesmo esses nunca sabemos o que sera o mundo daqui a 10 anos.
    A Claudia pode perfeitamente (espero que nao!) daqui a 5 anos estar desempregada e ao fim de 2 anos continuar sem ter emprego nenhum na sua area de residencia. Pode encontrar emprego passado 2 anos a receber muito menos, e de repente deixa de ter condicoes de sustentar um certo estilo de vida e residencia.
    Eu tenho um exemplo na familia de alguem que ganha hoje em 2025 menos do que ganhava em 2011 quando foi despedido.

Todos os vossos comentarios sao tendo por base a realidade dos ultimos 10 anos como sendo aquilo que serao os 10 anos seguintes. Assumem crescimento economico, aumentos salariais na ordem dos 5 a 6% ao ano, valorizacoes das casas de 2 digitos, pleno emprego...
    E claro que se isto nao se verificar, so vai afetar os outros que sao estupidos, nos somos todos inteligentes e nunca nada vai correr mal :)

Colocado por: VarejoteA malta espera, mas o relógio da vida não pára, alguns que vão esperando, ficam sujeitos que quando decidirem comprar a preços baixos, já estão perto da reforma, com filhos criados, a opção de compra nessa altura pode já não fazer sentido.

Quem fica a espera que os precos baixem podem esperar sentado.
    Mas quem quer comprar casa 'para ontem' tambem nao faz grande negocio.

Comprar uma casa nao e como ir ao continente as compras. Quem compra sem dinheiro e com pressa faz sempre negocios de porcaria, dos quais se arrepende mais tarde.
  2.  # 782

Colocado por: dmanteigas

Eu acho que a Claudia e muito nova, cresceu num mercado em altas e com juro baixo e em bull market todos ganham. Isso condiciona substancialmente a sua opiniao.
    Veja o que aconteceu na Alemanha em 2023 e 2024 e que ira continuar provavelmente para 2025 relativamente ao mercado da habitacao.

Eu nao tive 'sorte' nenhuma. A minha senhoria e que tem sorte de me ter a mim como inquilino :)
    eu ja disse la atras, estou no mercado de arrendamento ha 15 anos. Ja mudei de casa varias vezes e nao e nenhum bicho de 7 cabecas. E tenho uma filha. Se a senhoria mandar a cartinha, e procurar outra casa e siga. Nao muda a minha opiniao em nada.

Existem meritos e demeritos no arrendamento como existem na compra. Nao e preto no branco. Obviamente que para quem tem capacidade financeira e nao precisa de recorrer a creditos, a compra e quase sempre a melhor opcao. Mas mesmo ai nao e sempre porque parte do pressuposto da valorizacao continua e facilidade de transacao do imovel que nao e um pressuposto que ocorra sempre.

Desculpe a franqueza, mas isto e mesmo comentario de quem tem 23 anos, mas ainda pensa como se tivesse 60.
    Ja ninguem estabiliza num emprego nos tempos que correm, com a excepcao da funcao publica. E mesmo esses nunca sabemos o que sera o mundo daqui a 10 anos.
    A Claudia pode perfeitamente (espero que nao!) daqui a 5 anos estar desempregada e ao fim de 2 anos continuar sem ter emprego nenhum na sua area de residencia. Pode encontrar emprego passado 2 anos a receber muito menos, e de repente deixa de ter condicoes de sustentar um certo estilo de vida e residencia.
    Eu tenho um exemplo na familia de alguem que ganha hoje em 2025 menos do que ganhava em 2011 quando foi despedido.

Todos os vossos comentarios sao tendo por base a realidade dos ultimos 10 anos como sendo aquilo que serao os 10 anos seguintes. Assumem crescimento economico, aumentos salariais na ordem dos 5 a 6% ao ano, valorizacoes das casas de 2 digitos, pleno emprego...
    E claro que se isto nao se verificar, so vai afetar os outros que sao estupidos, nos somos todos inteligentes e nunca nada vai correr mal :)

Quem fica a espera que os precos baixem podem esperar sentado.
    Mas quem quer comprar casa 'para ontem' tambem nao faz grande negocio.

Comprar uma casa nao e como ir ao continente as compras. Quem compra sem dinheiro e com pressa faz sempre negocios de porcaria, dos quais se arrepende mais tarde.

Não consigo concordar consigo. Se estou efetiva não vou perder o emprego de um dia para o outro. Na minha empresa quem efetivou, se quiser, fica até á reforma.

Acredito que quem tenha alguma especialidade ao perder o emprego possa ter dificuldade a voltar a encontrar na mesma zona para as mesmas funções e condições. Mas não é o meu caso e não é o caso da maioria da população. Caso aconteça o azar de me despedirem eu vou trabalhar para o que tiver que ser, e muito provavelmente arranjo as mesmas funções que estou a fazer, se quiser.

Concordo com algumas coisas que disse porque a verdade é que o arrendamento faz sentido para algumas pessoas em determinadas situações. Agora para o geral não. Há família e e.t.c que nos fazem prender a um determinado sítio. Eu sou empregada de limpeza, acha que vou receber alguma proposta para ganhar o dobro noutro distrito? Claro que não, portanto não faz sentido nenhum esse discurso de que é melhor arrendar para ter mais flexibilidade a mudar de casa. Até porque caso isso acontecesse (quem me dera :) ) era muito simples. Vendia/arrendava o que tenho e ia ganhar o dobro caso compensasse.
  3.  # 783

O que não falta são empregos, o pessoal é que não quer qualquer coisa. A minha namorada também está efetiva desde os 19 anos e o trabalho dela funciona da mesma maneira, ninguem a vai mandar embora, se quiser mantém-se lá até á reforma.

E quanto a isso de a sua senhoria é que teve sorte. Acha que toda a gente deixa de pagar a renda? De certeza que se ela alugasse por mais 200/300€ (não sei como é o mercado aí nessa zona) de certeza que arranjava quem pagasse direitinho na mesma.
  4.  # 784

Colocado por: dmanteigasEu tenho um exemplo na familia de alguem que ganha hoje em 2025 menos do que ganhava em 2011 quando foi despedido.
    Quantos exemplos quer? Se a troica serviu para algo foi para empobrecer uma parte significativa da população. Há carreiras em que nunca mais se voltou a pagar o mesmo que no periodo antes da troica.E isto falando em valores absolutos, quanto mais em poder de compra.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  5.  # 785

Colocado por: Cláudia11Não consigo concordar consigo. Se estou efetiva não vou perder o emprego de um dia para o outro. Na minha empresa quem efetivou, se quiser, fica até á reforma.

Claudia, eu estou 'efetivo' desde o meu primeiro emprego, mas a minha efetividade esta a distancia de um mau resultado trimestral ou de uma inversao de um ciclo economico.
    Isso do 'fica ate a reforma' nao existe. E um mito, principalmente para a nossa geracao. Nem sabe sequer se a empresa onde esta vai durar ate la...

Por exemplo, a construcao agora e o santo graal do emprego. Todos dizem que ha muito emprego na construcao, so nao trabalha quem quer e o bla bla bla do costume. No entanto, a Somague fez um mega despedimento coletivo ha pouco mais de 1 mes atras, algumas pessoas ha varios anos na empresa.

E quanto menor a especializacao pior. Quais acha que sao os empregos em maior risco de desaparecer nos proximos anos? A esmagadora maioria sao empregos nao especializados...

Eu ate percebo o seu exemplo da empregada de limpeza, mas mais uma vez esta a pensar com o vies do ciclo economico positivo. Em 2012 eu cheguei a ver engenheiros civis a pedirem trabalho como serventes nas obras e ninguem lhes dava porque nao havia trabalho. Malta da restauracao, vendas, limpezas, cabeleireiros etc... nao era 'falta de vontade de trabalhar'. Era mesmo falta de trabalho. Vou-lhe dar alguns dados: em 2014, que ja comecava a ser um ano de recuperacao, a taxa de desemprego de longa duracao era de mais de 9%. 1 em cada 10 cidadaos ativos. E a situacao foi na realidade muito pior que as estatisticas pois havia muita gente 'empregada' em cursos do IEFP e muitos que passavam a estatisticamente 'inativos' quando na realidade continua a ser desempregados que nao encontravam trabalho.

Quer que lhe de um exemplo especifico? A proxima de delegado medico ha 15 anos atras era uma maravilha. Pessoal na grande maioria sem qualquer formacao, que ganhava MUITO bem e vivia uma excelente vida. Entretanto com o avancar dos tempos, a profissao praticamente desapareceu e foi substituida por outras. Uma boa percentagem deles que nao conseguiu 'reinventar-se' com o 12o ano passou de receber milhares de euros por mes para o mercado das profissoes do SMN ou proximo. Mais uma vez, se entrar na maquina do tempo e regressar a 2005, todos os delegados medicos iam ter a opiniao da Claudia. 'Estou efetivo e fico aqui ate a reforma', 'nao preciso de me preocupar, o que nao falta e trabalho', 'se me despedirem arranjo trabalho ao pe de casa e a ganhar o mesmo ou ate mais'.

Colocado por: Cláudia11Claro que não, portanto não faz sentido nenhum esse discurso de que é melhor arrendar para ter mais flexibilidade a mudar de casa.

Ahhh, a inocencia da juventude :D
    Isso e verdade para quem tem pais ricos.

A Claudia esta a discutir o passado, eu estou a discutir o futuro. A Claudia e o motivo pelo qual nos fundos, ETFs, PPRs, aparece sempre a clausula 'ganhos passados nao sao garantia de ganhos futuros'. Se a discussao fosse o que fazer em 2020, 2021, 2022 tem toda a razao. Agora que sabemos o que aconteceu, nao fazia sentido arrendar vs comprar.

Colocado por: Cláudia11O que não falta são empregos, o pessoal é que não quer qualquer coisa.

Hoje, em Junho de 2025, talvez seja verdade. A nao ser que tenha uma bola de cristal, nao sabe como vai ser em Junho de 2030. E muito facil falar da boca para fora com 20 e poucos anos. Eu tambem era assim. Depois aos 30 falamos outra vez e quero ver esse 'o pessoal e que nao quer qualquer coisa'.

Colocado por: Cláudia11E quanto a isso de a sua senhoria é que teve sorte. Acha que toda a gente deixa de pagar a renda? De certeza que se ela alugasse por mais 200/300€ (não sei como é o mercado aí nessa zona) de certeza que arranjava quem pagasse direitinho na mesma.

Certamente que arranjava quem pagasse 200 ou 300e a mais. Metia aqui 3 familias de brasileiros e eles pagavam sem problemas. Podiam era nao estimar a casa tao bem e ao primeiro problema em que um deixasse de conseguir pagar la se iam os 200 ou 300e a mais.
    Eu vivo no mercado de arrendamento ha bastante tempo logo da-me alguma autoridade no assunto que a Claudia, com todo o respeito, nao tem. E vivi neste mercado em Coimbra, Aveiro, Porto, Lisboa e Viseu.
    A esmagadora maioria dos senhorios nao vive como se retrata nos panfletos do Bloco de Esquerda. O que eles querem e inquilinos que nao sejam problematicos para a vizinhanca, que paguem a tempo e horas e estimem a casa. Eu estive em Lisboa 6 anos. Quando sai da casa onde tinha estado nos ultimos 4 sem ter 1 unico euro de aumento de renda durante esses 4 anos, o meu senhorio nao pulou de alegria. Pelo contrario... e acredite, que neste momento deve ter a casa arrendada por mais 200 ou 300e do que eu estava a pagar facilmente. Nao e muito comum um senhorio 'expulsar' inquilinos para ganhar mais 100 ou 200e quando estao satisfeitos.
    Ha casos e casos e certamente alguns como retrata, mas nao e a regra. Mesmo a minha senhoria atualmente conseguia meter o apartamento onde estou a arrendar por mais 200 ou 300e. Alias, curiosamente ja fez essa conversa 1 ano depois de eu aqui estar e a minha resposta foi que faca o que for melhor para ela, que para mim nao tem problema nenhum. 2 anos depois continuo ca :D
    O problema e que a Claudia sobrestima o arrendatario comum. Como em Portugal todos querem ser proprietarios, o arrendatario comum nao e financeiramente desafogado. Na sua maioria, sao remediados que estao no mercado de arrendamento porque nao tem dinheiro para comprar uma casa. E pessoas que muitas vezes vivem na base do chapa ganha / chapa gasta. Que podem ter condicoes hoje de pagar a renda, mas basta um membro do casal ficar sem emprego 2 ou 3 meses e ja estao a ligar a perguntar se podem adiar. Sem margem para absorver despesas inesperadas.
    Claro que para senhorias jovens e inexperientes como a Claudia isto e uma heresia. O que interessa e que paguem e hoje em dia todos pagam. Mais uma vez, quando se inverter o ciclo economico e a Claudia ficar agarrada com um inquilino que nao paga nem sai de casa, se calhar a sua opiniao e que muda. E o tal vies do ciclo economico positivo.
  6.  # 786

São opiniões. E não é por, talvez, ter o dobro da minha idade que a sua é mais válida que a minha. Mas claro que vai justificar tudo o que eu disser por ainda ser muito jovem. Também só faltava dizer que por eu ser empregada de limpeza não tinha direito a opinar e dar a minha perspetiva. E já agora, sei que se quiser tenho emprego até á reforma porque sou empregada de limpeza hospitalar portanto mesmo que a empresa vá embora eu mantenho o meu emprego. De x em x anos existem concursos, a empresa muda mas os trabalhadores ficam. (Já sei que esta não é a realidade de todos)
    A melhor coisa que fiz na minha vida foi comprar um apartamento. Comecei a trabalhar com 18 anos e no MEU caso o COVID foi o melhor que me aconteceu. Fui ganhar mais do dobro do salário mínimo na altura por estar na "linha da frente" do COVID. Juntei o máximo de dinheiro que pude para sair de casa e dar entrada para um apartamento em 2021 por 70k. Nem WC tinha, fiz os arranjos que pude ao ver vídeos no YouTube. 🤣 Fui para lá sem cozinha e fui comprando as coisas aos bocados. Passado 1 ano vendi-o por 110k.
    Comprei com a minha namorada uma moradia por 80k em Penafiel. Também restauramos aos bocados. Hoje em dia se vendesse liquidava a hipoteca e ainda tinha lucro.

Toda a gente sabe que pode haver mudanças mas também não vamos ficar presos á crise de 2011 e pensar sempre no pior.

Eu não sei tudo e ainda tenho muito que aprender. Claro que há bons e maus inquilinos como em tudo. Mas não acho que nunca ninguém me vai tirar da ideia que comprar uma casa é muito melhor que arrendar.
  7.  # 787

O problema do financiamento é as pessoas financiarem mais do que podem pagar.
    Individam-se para comprarem carros de valores altíssimos que só desvalorizam.

Tive muitas colegas da minha idade que a primeira coisa que fizeram quando começaram a trabalhar foi comprar um carro. E aliás, basta olhar para quem conduz carros nas estradas. Mais de metade dos jovens tiram a carta e compram logo um carro de mais de 15k. Andam todos contentes e depois claro que se tiverem uma infelicidade ficam sem as coisas e muitos agora nem conseguem aproveitar o financiamento a 100% por causa da m**** do carro de 15k que compraram á uns anos, então que opções têm? Mantém-se na casa dos pais ou sujeitam-se a pagar as rendas do mercado atual. São escolhas.
    Isso sim são escolhas sem sentido.

Mas pronto. Eu ainda sou muito nova e não tenho noção das coisas.
  8.  # 788

Se eu em 2021 tivesse esperado pelo dia de amanhã para comprar ainda estava a viver na casa da minha mãe.
  9.  # 789

Colocado por: Cláudia11São opiniões. E não é por, talvez, ter o dobro da minha idade que a sua é mais válida que a minha.

Obviamente, mas da-me mais experiencia de vida. E eu nao tenho o dobro... sou apenas um jovem de 33 anos de idade.
    A diferenca e que a Claudia comecou a trabalhar durante o Covid. Eu comecei a trabalhar durante o periodo da troika, onde o desemprego jovem era mais de 40%. Entao tendo vivido situacoes diferencas e nao apenas um boom economico, permite-se ter visoes mais abrangentes. Quando me refiro a sua juventude, e no sentido de que ainda nao viveu um ciclo economico negativo entao ainda tem uma visao muito 'romantica' de certos aspetos.

Colocado por: Cláudia11Também só faltava dizer que por eu ser empregada de limpeza não tinha direito a opinar e dar a minha perspetiva.

Era so o que mais faltava. As opinioes nao estao indexadas a profissao nem grau academico.

Colocado por: Cláudia11E já agora, sei que se quiser tenho emprego até á reforma porque sou empregada de limpeza hospitalar portanto mesmo que a empresa vá embora eu mantenho o meu emprego. De x em x anos existem concursos, a empresa muda mas os trabalhadores ficam. (Já sei que esta não é a realidade de todos)

Aqui e precisamente onde se reflete a sua juventude e falta de experiencia com outro tipo de ciclos economicos... como nao viveu outros periodos, nem lhe passa pela cabeca situacoes em que a empresa fecha, abre uma nova, e passa a contratar a recibos verdes aqueles que aceitarem as piores condicoes. E quando sao 20 vagas e 300 candidatos, acredite que ha sempre quem aceite menos que o proximo. E se daqui a 20 anos ha uma Claudia para fazer o trabalho por 100 e outra Claudia de 40 anos, ja com dores de costas, que tem filhos, etc a fazer o trabalho por 110... bem, eu ja vi este filme acontecer diversas vezes.
    Essa confianca toda e propria da idade. Eu falo porque tambem era assim e depois com o tempo vamos ganhando outro tipo de vivencias.

Colocado por: Cláudia11A melhor coisa que fiz na minha vida foi comprar um apartamento.

E mais uma vez, nao estamos a discutir a Claudia nem o passado, mas o futuro. Quem comprou casa em 2021 tomou uma excelente decisao. O que estamos a discutir e como sera em 2026, 27, 28... eu acho que a sua postura defensiva e porque acha que estamos a atacar a sua decisao, quando e precisamente o oposto.
    Aquilo que eu estou a dizer e alguns concordam, e que a decisao entre comprar e arrendar nao e preto no branco. Por exemplo, quem comprou casa na Alemanha em 2022, perdeu o emprego na fabrica onde estava e agora so arranja emprego noutra cidade a 40 ou 50km de distancia, corre o risco de perder muito dinheiro vs se tivesse optado pelo arrendamento. Se amanha o Andre conhece a Maria, passado 1 ano decidem ir viver juntos e compram casa porque 'arrendar nao faz sentido e so se perde dinheiro'. Passado 2 anos separam-se. Entretanto ha uma casa para vender com um credito que nenhum dos 2 consegue suportar sozinho. Em 2028 Portugal esta como a Alemanha hoje e e dificil vender casas e ate valem ligeiramente menos. Existem 'n' casos que nao sao preto no branco.
    E ainda falando na questao do arrendamento vs propriedade. A regra de muitos paises mais ricos que o nosso e de existir uma menor % de proprietarios do que existe em Portugal. Sendo eles mais ricos, sao tambem mais estupidos e por isso e que nao compram mais?
    Nem tudo e preto e branco.

Colocado por: Cláudia11Mas não acho que nunca ninguém me vai tirar da ideia que comprar uma casa é muito melhor que arrendar.

Na sua situacao especifica, talvez nao. Mas mais uma vez, aqui nao estamos a discutir a Claudia.
  10.  # 790

Concordo com muita coisa do que diz.
    Mas se calhar esses países têm uma oferta muito maior de arrendamento do que nós temos. Aqui é 7 cães a um osso.
    Se quem está a comprar casa agora decidir arrendar ainda iríamos ter mais pessoas à procura. E isso ainda iria piorar mais o mercado de arrendamento.

Eu tenho casa arrendada e claro que quero continuar a ter dezenas de pessoas dispostas a pagar aquilo que eu peço de cada vez que coloco um anúncio. Mas pessoalmente continuo a achar que é melhor ser proprietária porque sempre que faço visitas ouço as pessoas a dizerem que andam á meses á procura de casa e não encontram nada em condições e sempre que visitam uma já têm + outros tantos interessados então fica difícil arrendar. Para não falar das vezes que vêm um anúncio e passado 2/3 dias já foi retirado e nem tiveram hipótese de visitar a casa.

Mas lá está, cada cabeça sua sentença. E cada um é que sabe das suas escolhas.
  11.  # 791

Colocado por: Cláudia11Mas pessoalmente continuo a achar que é melhor ser proprietária porque sempre que faço visitas ouço as pessoas a dizerem que andam á meses á procura de casa e não encontram nada em condições

Mais uma vez, realidade de 2025 no grande centro urbano onde vive :D

Colocado por: Cláudia11Mas pessoalmente continuo a achar que é melhor ser proprietária porque sempre que faço visitas ouço as pessoas a dizerem que andam á meses á procura de casa e não encontram nada em condições e sempre que visitam uma já têm + outros tantos interessados então fica difícil arrendar. Para não falar das vezes que vêm um anúncio e passado 2/3 dias já foi retirado e nem tiveram hipótese de visitar a casa.

Pois, no mercado atual isso e relativamente normal, principalmente com a enorme concorrencia no arrendamento por parte da vaga de imigrantes dos ultimos anos. Mais uma vez, nao quer dizer que seja a realidade do futuro.
    Como disse eu em 15 anos nunca senti qualquer problema. Sendo que uma boa parte desses anos foram passados em grandes centros urbanos como Lisboa ou Porto.
    Curiosamente, como gosto de estar a par do mercado, ate encontro muito mais oferta de anuncios hoje do que quando me mudei para ca no final de 2021.
  12.  # 792

Existem mais do que em 2021 mas mesmo assim não o suficiente.

Penafiel, (pelo que diz no Google) tem cerca de 70 mil habitantes.
    Neste momento há 7 casas para arrendar neste concelho no site do idealista. Algumas já estão á muito tempo portanto já nem devem estar disponíveis. Outra funciona tipo AL portanto é temporário. Conclusão, pouquíssima habitação para a procura.
    Para não falar que estão muitas famílias a fugir do Porto para aqui em busca de casas mais baratas.

Até pode não ser o melhor momento para comprar, mas como é que sabemos quando é que é?
    Se calhar muitas destas famílias que queiram casa e tenham oportunidade de comprar vão optar por fazê-lo em vez de arrendar porque "não há nada", mesmo podendo não ser o melhor momento.
  13.  # 793

Colocado por: dmanteigasMas quem quer comprar casa 'para ontem' tambem nao faz grande negocio.

Comecei a ver moradias para compra em 2019, acabei por fechar negócio em 2021, de 2019 a 2021 foi sempre a subir e já vários por aqui que a bolha ia rebentar, estamos em 2025, o preço continuou a subir.
  14.  # 794

Colocado por: VarejoteComecei a ver moradias para compra em 2019, acabei por fechar negócio em 2021, de 2019 a 2021 foi sempre a subir e já vários por aqui que a bolha ia rebentar, estamos em 2025, o preço continuou a subir.

E nao fez um melhor negocio do que comprar a primeira coisa que encontrou?
  15.  # 795

Eu nunca compro por impulso, mas confesso que fui aguentando um pouco a compra, pelos profetas aqui do fórum porque isto ia dar o estouro, até que deixei as profecias de lado.

Fiz bom negócio em 2021, mas o mercado em 2019 estava baixo.

Consigui comprar bem, porque falei diretamente com o proprietário que estava a pensar vender e ainda não tinha contactado nenhuma agência imobiliária.

A título de exemplo zona de moradias que tinha visto em 2019 por 300k€, em 2021 já estavam nos 350k€, atualmente andam nos 600k€.
  16.  # 796

Colocado por: Varejote

Comecei a ver moradias para compra em 2019, acabei por fechar negócio em 2021, de 2019 a 2021 foi sempre a subir e já vários por aqui que a bolha ia rebentar, estamos em 2025, o preço continuou a subir.

Eu estou parvo, há uns 2 anos que não olhava para os preços aqui na zona, hoje fiz uma pesquisa no idealista e OLX, os terrenos que andavam nos 80-120k, agora estão acima de 200k e cada vez mais pequenos, e a oferta tb parece menor.
  17.  # 797

Nunca se deve de comprar a primeira que se vê. Mas a questão é. Os preços têm subido muito, quem anda á pensar em comprar casa nos últimos anos e adiou a compra de certeza que se arrepende de não ter comprado antes.
  18.  # 798

Colocado por: VarejoteA título de exemplo zona de moradias que tinha visto em 2019 por 300k€, em 2021 já estavam nos 350k€, atualmente andam nos 600k€.

Sim, mas lembre-se que pedir vai dos queixos.
    Cada um pede o que quer, vender e outra historia.

Aqui na cidade ha inumeros exemplos disso...

Mas o meu ponto nem era sobre nao comprar agora a esperar que os precos 'baixem' ou uma inversao do mercado. Isso e estupido.
    O meu ponto e que a compra da casa nao deve ser um impulso. Se eu vejo uma casa que ate gosto mas acho que esta demasiado sobrevalorizada para aquilo que e, mais vale nao entrar logo de cabeca e esperar por um melhor negocio que apareca.

era mais um comentario relacionado com uma das novas tendencias do forum, avaliacoes que acabam a vir muito abaixo do preco de venda e comprometem CHs. Um reflexo de muita gente a comprar por impulso, quando mais meio ano, menos meio ano pouca diferenca faz.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  19.  # 799

era mais um comentario relacionado com uma das novas tendencias do forum, avaliacoes que acabam a vir muito abaixo do preco de venda e comprometem CHs. Um reflexo de muita gente a comprar por impulso, quando mais meio ano, menos meio ano pouca diferenca faz.
    Concordam com este comentário:Cláudia11

Por falar em novas tendências, já se comentou por aqui a nova moda das cedência de posição? Parece que já não se vendem casas, só CPCVs.
  20.  # 800

Cláudia, se não for indiscrição, no seu património imobiliário total, qual é o valor do investimento (valor das entradas + obras) que tem neste momento aplicado, face ao valor do crédito. (assumo que nem tudo seja capitais próprios)

Só para ter noção do quão o "comum dos mortais" está alavancado.

E já agora parabéns pelo espírito empreendedor. Aos 23 eu ainda estava a comer areia do recreio.
    Concordam com este comentário: MilaDias

0.0970 seg. NEW