Colocado por: Cláudia11O mercado de arrendamento é necessário para quem não tiver capitais para dar logo entrada para uma casa.
Ou por períodos transitórios.
Agora quem quiser estabilidade a melhor coisa a fazer é comprar.
Colocado por: Cláudia11Você teve sorte por o seu senhorio não lhe ter mandado uma cartinha nestes 2 últimos anos. Se não já ia dizer que compensava mais comprar.
Colocado por: Cláudia11E também chega a uma altura da vida que uma pessoa se estabiliza num emprego, tenho 23 anos e estou efetiva á 2.
Colocado por: VarejoteA malta espera, mas o relógio da vida não pára, alguns que vão esperando, ficam sujeitos que quando decidirem comprar a preços baixos, já estão perto da reforma, com filhos criados, a opção de compra nessa altura pode já não fazer sentido.
Colocado por: dmanteigas
Eu acho que a Claudia e muito nova, cresceu num mercado em altas e com juro baixo e em bull market todos ganham. Isso condiciona substancialmente a sua opiniao.
Veja o que aconteceu na Alemanha em 2023 e 2024 e que ira continuar provavelmente para 2025 relativamente ao mercado da habitacao.
Eu nao tive 'sorte' nenhuma. A minha senhoria e que tem sorte de me ter a mim como inquilino :)
eu ja disse la atras, estou no mercado de arrendamento ha 15 anos. Ja mudei de casa varias vezes e nao e nenhum bicho de 7 cabecas. E tenho uma filha. Se a senhoria mandar a cartinha, e procurar outra casa e siga. Nao muda a minha opiniao em nada.
Existem meritos e demeritos no arrendamento como existem na compra. Nao e preto no branco. Obviamente que para quem tem capacidade financeira e nao precisa de recorrer a creditos, a compra e quase sempre a melhor opcao. Mas mesmo ai nao e sempre porque parte do pressuposto da valorizacao continua e facilidade de transacao do imovel que nao e um pressuposto que ocorra sempre.
Desculpe a franqueza, mas isto e mesmo comentario de quem tem 23 anos, mas ainda pensa como se tivesse 60.
Ja ninguem estabiliza num emprego nos tempos que correm, com a excepcao da funcao publica. E mesmo esses nunca sabemos o que sera o mundo daqui a 10 anos.
A Claudia pode perfeitamente (espero que nao!) daqui a 5 anos estar desempregada e ao fim de 2 anos continuar sem ter emprego nenhum na sua area de residencia. Pode encontrar emprego passado 2 anos a receber muito menos, e de repente deixa de ter condicoes de sustentar um certo estilo de vida e residencia.
Eu tenho um exemplo na familia de alguem que ganha hoje em 2025 menos do que ganhava em 2011 quando foi despedido.
Todos os vossos comentarios sao tendo por base a realidade dos ultimos 10 anos como sendo aquilo que serao os 10 anos seguintes. Assumem crescimento economico, aumentos salariais na ordem dos 5 a 6% ao ano, valorizacoes das casas de 2 digitos, pleno emprego...
E claro que se isto nao se verificar, so vai afetar os outros que sao estupidos, nos somos todos inteligentes e nunca nada vai correr mal :)
Quem fica a espera que os precos baixem podem esperar sentado.
Mas quem quer comprar casa 'para ontem' tambem nao faz grande negocio.
Comprar uma casa nao e como ir ao continente as compras. Quem compra sem dinheiro e com pressa faz sempre negocios de porcaria, dos quais se arrepende mais tarde.
Colocado por: dmanteigasEu tenho um exemplo na familia de alguem que ganha hoje em 2025 menos do que ganhava em 2011 quando foi despedido.Quantos exemplos quer? Se a troica serviu para algo foi para empobrecer uma parte significativa da população. Há carreiras em que nunca mais se voltou a pagar o mesmo que no periodo antes da troica.E isto falando em valores absolutos, quanto mais em poder de compra.
Colocado por: Cláudia11Não consigo concordar consigo. Se estou efetiva não vou perder o emprego de um dia para o outro. Na minha empresa quem efetivou, se quiser, fica até á reforma.
Colocado por: Cláudia11Claro que não, portanto não faz sentido nenhum esse discurso de que é melhor arrendar para ter mais flexibilidade a mudar de casa.
Colocado por: Cláudia11O que não falta são empregos, o pessoal é que não quer qualquer coisa.
Colocado por: Cláudia11E quanto a isso de a sua senhoria é que teve sorte. Acha que toda a gente deixa de pagar a renda? De certeza que se ela alugasse por mais 200/300€ (não sei como é o mercado aí nessa zona) de certeza que arranjava quem pagasse direitinho na mesma.
Colocado por: Cláudia11São opiniões. E não é por, talvez, ter o dobro da minha idade que a sua é mais válida que a minha.
Colocado por: Cláudia11Também só faltava dizer que por eu ser empregada de limpeza não tinha direito a opinar e dar a minha perspetiva.
Colocado por: Cláudia11E já agora, sei que se quiser tenho emprego até á reforma porque sou empregada de limpeza hospitalar portanto mesmo que a empresa vá embora eu mantenho o meu emprego. De x em x anos existem concursos, a empresa muda mas os trabalhadores ficam. (Já sei que esta não é a realidade de todos)
Colocado por: Cláudia11A melhor coisa que fiz na minha vida foi comprar um apartamento.
Colocado por: Cláudia11Mas não acho que nunca ninguém me vai tirar da ideia que comprar uma casa é muito melhor que arrendar.
Colocado por: Cláudia11Mas pessoalmente continuo a achar que é melhor ser proprietária porque sempre que faço visitas ouço as pessoas a dizerem que andam á meses á procura de casa e não encontram nada em condições
Colocado por: Cláudia11Mas pessoalmente continuo a achar que é melhor ser proprietária porque sempre que faço visitas ouço as pessoas a dizerem que andam á meses á procura de casa e não encontram nada em condições e sempre que visitam uma já têm + outros tantos interessados então fica difícil arrendar. Para não falar das vezes que vêm um anúncio e passado 2/3 dias já foi retirado e nem tiveram hipótese de visitar a casa.
Colocado por: dmanteigasMas quem quer comprar casa 'para ontem' tambem nao faz grande negocio.
Colocado por: VarejoteComecei a ver moradias para compra em 2019, acabei por fechar negócio em 2021, de 2019 a 2021 foi sempre a subir e já vários por aqui que a bolha ia rebentar, estamos em 2025, o preço continuou a subir.
E nao fez um melhor negocio do que comprar a primeira coisa que encontrou?
Colocado por: Varejote
Comecei a ver moradias para compra em 2019, acabei por fechar negócio em 2021, de 2019 a 2021 foi sempre a subir e já vários por aqui que a bolha ia rebentar, estamos em 2025, o preço continuou a subir.
E nao fez um melhor negocio do que comprar a primeira coisa que encontrou?
Colocado por: VarejoteA título de exemplo zona de moradias que tinha visto em 2019 por 300k€, em 2021 já estavam nos 350k€, atualmente andam nos 600k€.
era mais um comentario relacionado com uma das novas tendencias do forum, avaliacoes que acabam a vir muito abaixo do preco de venda e comprometem CHs. Um reflexo de muita gente a comprar por impulso, quando mais meio ano, menos meio ano pouca diferenca faz.