Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

Colocado por: Vítor Magalhães
    E porque está a pensar em tornar-se proprietário? De certeza que não consegue arranjar um senhorio que lhe arrende um imóvel com as mesmas condições por mais 20, 30 ou 50€ de renda do que a mensalidade do CH? Não precisa de responder.

A rigor, não se deve comparar diretamente a renda com a prestação, mas sim a renda com os juros pagos, seguro, IMI, condominio, custos de manutenção e a desvalorização do imovel.

Muitas vezes, com manutenção, o imovel até valoriza mais do que os custos de manutenção, IMI, etc, pelo que o custo até é inferior ao dos juros pagos.

De notar que uma boa porção da prestação é abatimento do credito, ou seja, não é dinheiro perdido como no caso duma renda.

Dificilmente uma renda compensa.
  2.  # 822

Colocado por: dmanteigasE mais uma vez, nao estamos a discutir a Claudia nem o passado, mas o futuro. Quem comprou casa em 2021 tomou uma excelente decisao. O que estamos a discutir e como sera em 2026, 27, 28... eu acho que a sua postura defensiva e porque acha que estamos a atacar a sua decisao, quando e precisamente o oposto.

Mesmo que os preços das casas caissem 50% isso não significa que quem comprou fez um mau negocio.

Não é suposto comprar casa para habitação com a mentalidade de quem está a comprar ações para vender mais tarde.

As pessoas devem é avaliar se o custo da casa é adequado às suas posses e ao imovel que estão a comprar.

Se vai valorizar ou desvalorizar é um pouco irrelevante para uma casa de habitação.
  3.  # 823

acabei de ver uma casa aumentar 55% no espaço de uns dias, ainda bem que o "nº de imigrantes vai aumentar", a oferta já não está a cair a pique

país da treta, o meu objetivo vai ser simplesmente deixar de pagar impostos aqui, ou passando para empresa, ou imigrando

espero que venha uma crise, limpe isto tudo, não quero saber
  4.  # 824

Colocado por: jg231espero que venha uma crise, limpe isto tudo, não quero saber

Que significa limpar isto tudo?
  5.  # 825

Colocado por: Varejote

Que significa limpar isto tudo?

é insustentável, eventualmente vai quebrar mas não o vejo a acontecer cedo

falta de dinheiro, inflação
  6.  # 826

Colocado por: jg231

é insustentável, eventualmente vai quebrar mas não o vejo a acontecer cedo

falta de dinheiro, inflação

Com uma crise, quem não consegue comprar agora, provavelmente também não vai conseguir comprar nessa altura.

Basta ver entre 2012 a 2016, que eram preços de uva mijona e poucos compravam.
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 827

Colocado por: Varejote

Com uma crise, quem não consegue comprar agora, provavelmente também não vai conseguir comprar nessa altura.

Basta ver entre 2012 a 2016, que eram preços de uva mijona e poucos compravam.
    Concordam com este comentário:NTORION

o problema é esse, qualquer um consegue comprar agora... nem precisa de entrada!
  8.  # 828

Colocado por: ClioIIMalta que estava a pagar o empréstimo ao banco e que vendeu a casa para se mudar para outra? Quantos quer? Difícil é conhecer malta que ficou na primeira casa até ao fim do crédito.

Disclaimer: sou de 1978. Acredito que para outras gerações a visão seja bastante diferente.

Talvez.
    Não só pela geração mas também pela região.
    Sou de 87, e não conheço ninguém que tenha construído e tenha mudado.
    Todos os que pediram crédito vivem no mesmo sítio, mesma zona, etc.
    Conheço é quem vá mudando de apartamento, mas via aluguer.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  9. Colocado por: larkheSou de 76, ja mudei de casa 3 vezes , 2 das quais vendi para comprar outra melhor/maior

Bom saber.
    Já agora, alguma das vezes mudou por causa do trabalho?
  10. Colocado por: MilaDiasA cantiga do "arrendar é melhor que comprar" só serve para tentar adoçar a pílula amarga da dificuldade de obter propriedade para o trabalhador comum e criar uma ilusão de que esta eterna dependência da propriedade de alguém que lucra com a mesma dependência é tão boa para o trabalhador quanto para o proprietário.

Por alguma razão, a % de proprietários em Portugal é bastante alta quando comparado com países com eventual melhor qualidade de vida.
    Eu não vejo onde anda essa dificuldade toda.
  11. Colocado por: ferreiraj125Não percebo essa logica, porque se não estiveres a pagar uma casa ao banco por 30 ou 40 anos, estás a pagar a um senhorio por toda a tua vida...

É normal. Se só põe o foco nos gastos, realmente nunca vai entender a lógica.
    O meu ponto, é que o aluguer, permite, em teoria, uma maior flexibilidade e maior mobilidade, que lhe permite aumentar significativamente o rendimento, apesar dos gastos também crescerem.
    A "instabilidade" é uma comichão para uns, mas também é uma vantagem, para que possa ser proprietário, ou ter rendimentos que aguentem uma renda alta... via aumento dos rendimentos.

Regularmente, queixamo-nos que o nosso problema são os rendimentos baixos... Pois bem, comecemos por aí. Em como aumentar os rendimentos, e isso pode implicar mudanças de domicilio ou transportes...

A renda alta não devia assustar ninguém. O que nos devia assustar é continuar a ganharmos uma miséria.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  12.  # 832

Eu não digo que ser proprietário é mau. Longe disso.
    O que digo é que aguentar uns tempos com rendas, pode permitir ganhar bem mais, subir mais rápido, juntar bem mais, e com jeito ter um crédito bastante menor, ou nenhum mesmo...

A minha percepção é que a "obrigação" daquele gasto fixo ao final do mês, torna o trabalhador altamente cauteloso. Menos propenso a arriscar, a apostar num negócio, a mudar de região, de cidade, de país, de profissão, etc... Dizem: "É melhor jogar pelo seguro." Mas isso pode representar uma progressão insignificante ou mesmo nula. Um aluguer não é um gasto tão fixo assim, posso fazer um downsizing, posso ir para a periferia, posso partilhar casa... tenho sempre maneira de reduzir o gasto em alojamento. Já o banco, não quer saber de choradinhos...
  13.  # 833

Colocado por: jg231o problema é esse, qualquer um consegue comprar agora

E isto seria ruim?
  14. Colocado por: Cláudia11E preciso de estabilidade para pagar as contas

Lá está. Vai de cada um...
  15.  # 835

Colocado por: MilaDias

E isto seria ruim?

os preços só dobraram, triplicaram
  16.  # 836

Colocado por: jg231

os preços só dobraram, triplicaram

o mercado imobiliário parece o mercado de crypto mas sim é bom
  17.  # 837

Colocado por: jg231os preços só dobraram, triplicaram

E mesmo assim qualquer um consegue comprar?
  18.  # 838

Colocado por: N Miguel OliveiraSou de 87, e não conheço ninguém que tenha construído e tenha mudado.
    Todos os que pediram crédito vivem no mesmo sítio, mesma zona, etc.

Igual aqui.
    Nao e assim tao facil vender uma casa para comprar outra.
    E depois junta-se o tal comodisto e habituacao. E o apego ao imovel.

E tambem tem muito a ver com vivencias. E muito facil alguem que more a 10kms do centro de Lisboa ter certas opinioes.
    Quem nasce em Viseu, Guarda, Braganca, Castelo Branco... sabe que muito provavelmente chega aos 18 anos e tem que se fazer a vida.

Nao e muito incomum para mim ouvir opinioes como as da Claudia. Do genero 'porque e que nao compraste casa quando foste para o Porto? Olha o dinheiro que tinhas ganho agora', 'porque e que nao compraste casas quando foste para Lisboa, olha o dinheiro que tinhas ganho agora', 'olha so os milhares de euros que ja perdeste no arrendamento'. Idem relativamente as poupancas... isto vem principalmente daqueles que nao percebem que quem e de Viseu e tem de ir trabalhar para o Porto, nao tem a 'casa dos pais' para ficar e poupar dinheiro. Entao o arrendamento e a unica solucao viavel, mesmo que tenham a opiniao de que 'ser proprietario e sempre melhor que ser arrendatario'.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 839

Colocado por: dmanteigas

Nao vejo porque motivo seja assustador.
    Em Portugal e que existe esta visao de que para se ter sucesso e preciso ser proprietario de casa, carro, etc
    E sendo um Pais pobre, isso e o reflexo da 'riqueza' de muitos.

Alias... o mercado imobiliario acaba por ser um reflexo do motivo pelo qual somos pobres. No mercado dinamico atual, estar ligado a uma zona geografica e mais uma vantagem que uma desvantagem. Impede a mobilidade. Forca as pessoas a permanecer em empregos que muito provavelmente nao sao os ideais mas os possiveis. Impede que pessoas se movam de zonas onde ha mais emprego de onde ha menos emprego. Seja entre cidades ou entre Paises. Ou dentro da propria AM. Ainda recentemente um conhecido rejeitou uma boa proposta de emprego em Oeiras pois o atual emprego no Parte das Nacoes e muito mais acessivel a casa que comprou em Vila Franca de Xira.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

@dmanteigas.. a sua opinião é ingenua e carece de sentido de realidade quando aplicada a Portugal.

1) o imobiliário é um bom investimento quando é o único investimento possível, dado que os baixos rendimentos de Portugal não permiten aguantar a volatilidade de outro tipo de investimentos, nem o português médio tem conhecimento para isso.

2) consequência do ponto anterior, é também o único investimento com crédito acessível ao português comun, e portanto o caminho mais acessivel para construir riqueza de forma "alavancado" EM PORTUGAL aproveitando a inflaçao (o valor do activo valoriza-se em comparação ao montante de crédito). um português com baixa capacidade de poupança não podia pedir em 2020 10 mil euros emprestados ao banco para comprar acções da Amazon, mas se pedir emprestado 100 mil euros ou mais para comprar imobiliário o banco diz logo "sim". não usar isso é burrice, ponto final.

3) 90% (ou mais?) dos portugueses tem um apego geográfico. arrendar para poder usufruir da vantagem de mudar de cidade nunca se vai materializar a não ser por eventos extraordinarios (desemprego longa duração ou outras ocurrencias propias de cada agregado familiar). quando muito, pessoas que mudaram de cidade 1x, podem volver à origem, mas é normal nesses casos já existir também património imobiliario na origem.

4) toda a sua teoria pode aplicar-se a países de mais alto rendimento, mas experimente poder poupar 400€/mês em Portugal (ou outro valor superior, mas limitemo-nos a valores médios portugueses, e eu sou filho de famílias que ajustado à inflação há 30 anos se calhar nem isso poupava): poupa 4800€ por ano. imagine agora no valor acumulado a 40 anos, com efeito compound aplicado. imagine a realidade portuguesa actual de arrendamento. você prefere ao reformar-se ter os 400mil euros acumulados e ir gastando-os na renda até ficar sem nada, ou ter casa propia e gastos de habitação reduzidos e ter 200 mil euros de poupança?

5) o ponto anterior é bastante generoso a favor da sua teoria, porque supõe que arrendar permite poupar mais, o qual não é verdade actualmente para quem comprou em 2020 ou antes.
    Concordam com este comentário: pedrovil, Cláudia11
  20.  # 840

Colocado por: palmstroke@dmanteigas.. a sua opinião é ingenua e carece de sentido de realidade quando aplicada a Portugal.

1) o imobiliário é um bom investimento quando é o único investimento possível, dado que os baixos rendimentos de Portugal não permiten aguantar a volatilidade de outro tipo de investimentos, nem o português médio tem conhecimento para isso.

Podia ter ficado por aqui

Eu disse algo diferente do que voce disse?
    O facto de sermos pobres faz com que o investimento imobiliario seja o unico possivel para muitos portugueses.

Continua a ser verdade que nao e o ideal. Dai que eu disse 'o investimento no mercado imobiliario acaba por ser o reflexo pelo qual somos pobres'.
    Porque paises mais ricos que nos tem muito menor % de proprietarios de casas.
    Isto acaba por ser mais uma engrenagem que perpetua a pobreza. De sermos tao pobres que a grande 'riqueza' da maioria da populacao e comprar uma casa.
    Eu nao vivo alheado da realidade. Pelo contrario. Se vir o meu 'historico' vai ver que eu ate fui dos primeiros que sempre disse que nao existe um problema de habitacao em Portugal (e por isso e que nao se tomam mais medidas) porque a maioria da populacao esta a 'ganhar'. Quem perde sao os mesmos de sempre. Os jovens. Que perdem no acesso a casa, na carga fiscal, na reforma futura... ja estamos habituados :D

Colocado por: palmstroke5) o ponto anterior é bastante generoso a favor da sua teoria, porque supõe que arrendar permite poupar mais, o qual não é verdade actualmente para quem comprou em 2020 ou antes.

Que e uma analise interessante do passado, da mesma forma que hoje eu posso dizer-lhe os numeros do euromilhoes de terca feira.

O basico de qualquer investimento e nao colocar os ovos todos no mesmo cesto. Ao fazer do imobiliario todo o seu 'patrimonio' esta-se a correr um enorme risco. Eu nao posso pagar um lar nem comida com uma casa. Mas posso com dinheiro.
    Obviamente que em condicoes 'ideais' eu sou proprietario de uma casa e ainda tenho algum de parte. Nao e o caso. Quanto pensamos num horizonte temporal suficientemente longo, precisamos de perceber que muito dos nossos avos tiveram exatamente o mesmo pensamento e existem aldeias por esse Portugal foram com centenas ou milhares de casas abandonadas que ninguem quer. Ate porque muita gente nem sequer olha para a casa em si como um investimento. Uma casa no centro de Lisboa tera sempre procura. Ja nos arredores de Castelo Branco...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.1934 seg. NEW