Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Os imigrantes têm influência sim, pelo menos no aluguer, em que os preços dispararam, aqui por perto pagam aos 750€ por casas de lavrador, algumas em adobe, com condições muito duvidosas. Metem-se lá duas ou três famílias e pagam a renda facilmente. Há quatro anos atrás por 150€ já se alugava uma.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  2.  # 142

Colocado por: luisrdsOs imigrantes têm influência sim, pelo menos no aluguer, em que os preços dispararam, aqui por perto pagam aos 750€ por casas de lavrador, algumas em adobe, com condições muito duvidosas. Metem-se lá duas ou três famílias e pagam a renda facilmente. Há quatro anos atrás por 150€ já se alugava uma.

o mesmo aqui, como disse, já vi numa aldeia sem nada renda de 700 ou 800 um barraco, foi logo alugado, em comparação até acho que as rendas do resto do país são baratas 😊
  3.  # 143

Colocado por: NostradamusOs pais deste jovem de 24 anos, alugaram o quarto dele a um nepalês?

Se vivia na casa dos pais, então qual era o problema mesmo?
    Que houve um português que comprou um apartamento sozinho, sem recorrer ao banco, e disponibilizou-o para o mercado de arrendamento?
    Contribuiu do lado da oferta, não precisando ele mesmo, de ocupar espaço nem forçar a balança do lado da procura.

Qual é o problema mesmo?

É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.

Seja no que fez ele, ou no que podem fazer os pais, qual é o problema disso no âmbito do sector imobiliário?

Procura 0 - Oferta 2

Ter mais fogos no mercado de arrendamento é algo muito bom. Só não acha isso, quem pensa que deveriamos ser todos proprietários e agarrados a um sítio.
  4.  # 144

Colocado por: N Miguel Oliveira

Que houve um português que comprou um apartamento sozinho, sem recorrer ao banco, e disponibilizou-o para o mercado de arrendamento?
    Contribuiu do lado da oferta, não precisando ele mesmo, de ocupar espaço nem forçar a balança do lado da procura.

Qual é o problema mesmo?

É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.

Seja no que fez ele, ou no que podem fazer os pais, qual é o problema disso no âmbito do sector imobiliário?

Procura 0 - Oferta 2

lmao
  5.  # 145

Colocado por: jg231tmb n percebo, a minha e outras empresas tudo a despedir imenso, aqui não se nota nada

"motor economico" da Europa, sim, sim 🤡

Por acaso e super estranho... ainda no fim de semana o PR a dizer que Portugal 'nao esta a ser afetado' e esta tudo bem e o turismo esta em recordes e bla bla bla...

Eu acho que alguem se esqueceu de entregar o memo ca na tugalandia. Se calhar o nosso problema de habitacao ate se resolve mais rapido do que pensavamos, infelizmente...
  6.  # 146

Colocado por: N Miguel OliveiraSe vivia na casa dos pais, então qual era o problema mesmo?

A ideia é mostrar que os que vão embora são jovens e não deixam casas disponiveis, porque quando se foram embora também não as tinham.

Colocado por: jg231É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.

Eu diria que a maioria das pessoas não faz isto, até para o seu bem-estar.

Colocado por: dmanteigasPortugal 'nao esta a ser afetado'

Portugal não está a ser tão afetado porque a mão de obra é super barata. Há posições em Portugal de IT a receber 3000 ou 4000 (o que é muito dinheiro) mas no USA receberiam 200k ou 300k. E há muitas consultoras/empresas a tentar contratar tudo o que podem para os meter a trabalhar para projetos lá fora.

Também sei de alguns bancos e consultoras que estão a despedir em outros paises da Europa para contratar em Portugal, muitas vezes a metade do preço, e depois vão trabalhar nos mesmos projetos.

É desta forma que Portugal está a crescer, e isto só é possivel graças ao imigrantes que estão dispostos a ganhar 1200 euros e a juntarem 2 ou 3 familias para dividirem um T2 ou T3.

Basta ver que nos USA é muito mais dificil entrar na PWC, DELOITTE, KPMG etc etc mas depois em Portugal com uma Licenciatura da Universidade da Beira Interior entras.
  7.  # 147

Colocado por: rod_2000Portugal não está a ser tão afetado porque a mão de obra é super barata. Há posições em Portugal de IT a receber 3000 ou 4000 (o que é muito dinheiro) mas no USA receberiam 200k ou 300k. E há muitas consultoras/empresas a tentar contratar tudo o que podem para os meter a trabalhar para projetos lá fora.

Acho isso uma visao muito otimista...
    O mercado como um todo nao esta a contratar. Pelo contrario... essas ondas de layoffs em paises caros para contratar em paises baratos ja aconteceu.

Relativamente ao mercado de IT, apesar de nao ser da area tenho um certo conhecimento por via de ligacoes familiares. 2025 vai ser um ano muito dificil pois a esmagadora maioria das empresas comecou o ano com taxas de desocupacao bem mais altas que 2024 e tudo o que e grande empresa esta a reduzir, nao a aumentar investimento nesta area. Ha empresas cujas necessidades de recrutamento para 2025 sao 20 a 30% do que eram ou 2022 ou passaram a 0 (so sob circunstancias especiais e aprovacao superior).

Eu acho que Portugal nao esta a ser afetado para ja precisamente porque somos uma economia de tao baixo valor acrescentado que so vamos notar em 2026 se existir uma quebra das reservas no turismo... turismo esse que em 2025 apesar de estar a crescer, esta a faze-lo a um ritmo muito mais lento.
  8.  # 148

Colocado por: dmanteigasmercado de IT

Eu conheço um dos responsáveis da Microsoft em Portugal que me disse que a Inteligência Artificial está a acelerar as equipas de IT. E já havia processos de alguma complexidade técnica que conseguiam ser executados na maioria por um sistema de IA, o que fez reduzir a necessidade de programadores. Dai eles terem deixado de contratar pessoal de IT, no entanto também estão a reduzir (sem despedir, deixam os trabalhadores irem embora por vontade própria).

Eu pessoalmente estou do outro lado da moeda, eu faço parte dos trabalhadores que implementam estes sistemas de IA (Tanto na vertente de Machine Learning como nos LLM's (tipo chatgpt). E dentro do que é a minha área, está a haver um crescimento exponencial.

Eu diria que está a começar com os trabalhadores de IT e depois conforme as pessoas (gestores) vão ganhando confiança, isto vai alastrar a todas as outras profissões mais técnicas.
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  9.  # 149

É bastante óbvio que os novos engenheiros de sistemas vão ser os engenheiros de IA
  10.  # 150

Colocado por: rod_2000A ideia é mostrar que os que vão embora são jovens e não deixam casas disponiveis, porque quando se foram embora também não as tinham.

Depende.
    A menos de que se trate de alguém omnipresente, e que vive em 2 países em simultâneo. Ao imigrar deixa um lugar vago, seja a casa que meteu a alugar, seja na casa dos pais, seja no apartamento de aluguer que deixou vazio.

Que os pais não queiram alugar o quarto do filho é outro assunto. E algo particular da mentalidade latina no momento de planear e projectar a casa. Nada contra. Mas é a realidade. Que por vezes não se aplica noutros países por exemplo.

Colocado por: rod_2000É desta forma que Portugal está a crescer, e isto só é possivel graças ao imigrantes que estão dispostos a ganhar 1200 euros e a juntarem 2 ou 3 familias para dividirem um T2 ou T3.

Tal como milhares de portugueses faziam noutros países outrora. Em Portugal, 3 ou 4k de salário só é visto como sendo alto porque se compara com o vizinho que ganha o SMN e porque pode comprar as coisas e serviços relativamente baratos. O que temos visto ultimamente é que as coisas vão custando cada vez mais ao passo que o salário médio não sobre tão depressa.
    Concordam com este comentário: ana1991
  11.  # 151

https://www.rtp.pt/play/p14349/e835943/linha-da-frente

O que mais me choca nesta peça jornalistica é um imigrante do Bangladeche viver num T2 com a mulher e dois filhos e conseguir pagar uma renda de 1200 €.
  12.  # 152

Colocado por: rod_2000

Eu conheço um dos responsáveis da Microsoft em Portugal que me disse que a Inteligência Artificial está a acelerar as equipas de IT. E já havia processos de alguma complexidade técnica que conseguiam ser executados na maioria por um sistema de IA, o que fez reduzir a necessidade de programadores. Dai eles terem deixado de contratar pessoal de IT, no entanto também estão a reduzir (sem despedir, deixam os trabalhadores irem embora por vontade própria).

Eu pessoalmente estou do outro lado da moeda, eu faço parte dos trabalhadores que implementam estes sistemas de IA (Tanto na vertente de Machine Learning como nos LLM's (tipo chatgpt). E dentro do que é a minha área, está a haver um crescimento exponencial.

Eu diria que está a começar com os trabalhadores de IT e depois conforme as pessoas (gestores) vão ganhando confiança, isto vai alastrar a todas as outras profissões mais técnicas.

treta, não tem nada a ver com o AI, a verdade é que antes do Covid andava tudo maluco, "vamos criar 10 equipas", "contratar contratar" e metade de gente não fazia um crl
    Concordam com este comentário: dmanteigas
  13.  # 153

Colocado por: N Miguel Oliveira

Qual é o problema mesmo?

Procura 0 - Oferta 2

Ter mais fogos no mercado de arrendamento é algo muito bom. Só não acha isso, quem pensa que deveriamos ser todos proprietários e agarrados a um sítio.

Esteve bem agora.
  14.  # 154

Colocado por: Varejote

Esteve bem agora.

não, não esteve

não há mais fogos no mercado de arrendamento

nem sei como é possível um comentário desses tbh
  15.  # 155

Colocado por: jg231

não, não esteve

não há mais fogos no mercado de arrendamento

nem sei como é possível um comentário desses tbh

O emigrante no Luxemburgo, comprou um imóvel e colocou no mercado de arrendamento, certamente com preço a condizer com o mercado, porque certamente vai querer também capitalizar.
  16.  # 156

Colocado por: Varejote

O emigrante no Luxemburgo, comprou um imóvel e colocou no mercado de arrendamento, certamente com preço a condizer com o mercado, porque certamente vai querer também capitalizar.

não me estava a referir a isso nem percebo de onde vem na conversa

quanto aos pais arrendar um quarto é só troll, não tenho comentário, mau demais

quanto ao imigrante que comprou imovel e o meteu no mercado de arrendamento, não muda muito, a conversa não era essa mas ok, se é por aí que quer ir

também conheço imigrantes que compraram n imoveis cada um a preços da chuva e agoram têm-os a arrendar a 800€ ou mais, onde é que isto é bom? 😅

para o tuga pagar a um imigrante já com elevadas posses, é que colocou um imovel no mercado de arrendamento, mas retirou-o do mercado de compra, o crédito de habitacao é muito mais barato, mas tudo bem, o tuga que pague
  17.  # 157

Colocado por: jg231nem percebo de onde vem na conversa

Colocado por: rod_2000Entretanto, um dos meus amigos com 24 anos que foi para o Luxemburgo, já comprou um apartamento em Liboa que têm arrendado (e comprou-o sozinho).

Veio daqui, houve alguém que deixou de ocupar espaço (alojamento) em Portugal, e além dessa vaga que deixou, ainda meteu no mercado de arrendamento o fogo que comprou. Não deveria ser complicado de entender.

O problema da falta de oferta no mercado de arrendamento foi minimizada graças a este jovem emigrante.
    No âmbito e contexto das rendas caras, este jovem veio ajudar. É tão simples quanto isto.

Poderia estar no mercado de compra e venda? Podia.

Como poderia viver ele nele, e aí, nem no mercado de arrendamento nem no de compra e venda.

Colocado por: jg231quanto aos pais arrendar um quarto é só troll, não tenho comentário, mau demais

Não percebo o porquê, mas tudo bem.
    Eu não vejo nadinha de mal. É uma questão de mentalidade e cultura... muito comum em meio mundo.
    Mas também não sou contra, percebo perfeitamente quem não queira alugar nada, nunca, a ninguém.
    Ainda bem que há liberdade para um fazer o que quer com o que é seu... e liberdade para quem quer viver sempre em casas que não são suas.
  18.  # 158

Colocado por: jg231treta, não tem nada a ver com o AI, a verdade é que antes do Covid andava tudo maluco, "vamos criar 10 equipas", "contratar contratar" e metade de gente não fazia um crl

Também é verdade, e muita gente está em IT sem ser de IT porque na época contratavam tudo. Mas a IA está a fazer moça, também é mais garganta do que outra coisa, na prática não dá para substituir as pessoas como eles dizem.
  19.  # 159

Colocado por: rod_2000Também é verdade, e muita gente está em IT sem ser de IT porque na época contratavam tudo. Mas a IA está a fazer moça, também é mais garganta do que outra coisa, na prática não dá para substituir as pessoas como eles dizem.

E um bocado de ambos...
    A IA nao substitui um bom programador.
    Mas substitui facilmente grande parte da tralha que se tornou programador em 3 meses numa academia de codigo.
    Ou a malta de outsystems que programa sem saber programar.

Mas para mim o maior impacto e mesmo o contexto politico e macroeconomico mundial. A situacao atual leva a contracoes do investimento substanciais e acabam a tornar a crise 'auto-alimentada'.
    Vem la um periodo muito dificil este ano e provavelmente nos proximos, e como bons patetas aqui na tugalandia ninguem sequer discute essa possibilidade que pode tornar-se bem real. Ainda ontem a OCDE baixou a previsao de crescimento na UE em 0.3% para 2025 e eu acho que ate estao a ser otimistas.
  20.  # 160

Colocado por: ferreiraj125https://www.rtp.pt/play/p14349/e835943/linha-da-frente

O que mais me choca nesta peça jornalistica é um imigrante do Bangladeche viver num T2 com a mulher e dois filhos e conseguir pagar uma renda de 1200 €.

Investiu 200 mil euros num restaurante que emprega 12 pessoas. Deve render o suficiente para uma renda de 1200.

0.0467 seg. NEW