Colocado por: luisrdsOs imigrantes têm influência sim, pelo menos no aluguer, em que os preços dispararam, aqui por perto pagam aos 750€ por casas de lavrador, algumas em adobe, com condições muito duvidosas. Metem-se lá duas ou três famílias e pagam a renda facilmente. Há quatro anos atrás por 150€ já se alugava uma.
Colocado por: NostradamusOs pais deste jovem de 24 anos, alugaram o quarto dele a um nepalês?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Se vivia na casa dos pais, então qual era o problema mesmo?
Que houve um português que comprou um apartamento sozinho, sem recorrer ao banco, e disponibilizou-o para o mercado de arrendamento?
Contribuiu do lado da oferta, não precisando ele mesmo, de ocupar espaço nem forçar a balança do lado da procura.
Qual é o problema mesmo?
É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.
Seja no que fez ele, ou no que podem fazer os pais, qual é o problema disso no âmbito do sector imobiliário?
Procura 0 - Oferta 2
Colocado por: jg231tmb n percebo, a minha e outras empresas tudo a despedir imenso, aqui não se nota nada
"motor economico" da Europa, sim, sim 🤡
Colocado por: N Miguel OliveiraSe vivia na casa dos pais, então qual era o problema mesmo?
Colocado por: jg231É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.
Colocado por: dmanteigasPortugal 'nao esta a ser afetado'
Colocado por: rod_2000Portugal não está a ser tão afetado porque a mão de obra é super barata. Há posições em Portugal de IT a receber 3000 ou 4000 (o que é muito dinheiro) mas no USA receberiam 200k ou 300k. E há muitas consultoras/empresas a tentar contratar tudo o que podem para os meter a trabalhar para projetos lá fora.
Colocado por: dmanteigasmercado de IT
Colocado por: rod_2000A ideia é mostrar que os que vão embora são jovens e não deixam casas disponiveis, porque quando se foram embora também não as tinham.
Colocado por: rod_2000É desta forma que Portugal está a crescer, e isto só é possivel graças ao imigrantes que estão dispostos a ganhar 1200 euros e a juntarem 2 ou 3 familias para dividirem um T2 ou T3.
Colocado por: rod_2000
Eu conheço um dos responsáveis da Microsoft em Portugal que me disse que a Inteligência Artificial está a acelerar as equipas de IT. E já havia processos de alguma complexidade técnica que conseguiam ser executados na maioria por um sistema de IA, o que fez reduzir a necessidade de programadores. Dai eles terem deixado de contratar pessoal de IT, no entanto também estão a reduzir (sem despedir, deixam os trabalhadores irem embora por vontade própria).
Eu pessoalmente estou do outro lado da moeda, eu faço parte dos trabalhadores que implementam estes sistemas de IA (Tanto na vertente de Machine Learning como nos LLM's (tipo chatgpt). E dentro do que é a minha área, está a haver um crescimento exponencial.
Eu diria que está a começar com os trabalhadores de IT e depois conforme as pessoas (gestores) vão ganhando confiança, isto vai alastrar a todas as outras profissões mais técnicas.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Se vivia na casa dos pais, então qual era o problema mesmo?
Que houve um português que comprou um apartamento sozinho, sem recorrer ao banco, e disponibilizou-o para o mercado de arrendamento?
Contribuiu do lado da oferta, não precisando ele mesmo, de ocupar espaço nem forçar a balança do lado da procura.
Qual é o problema mesmo?
É que além do que fez ajudar na solução, sim, ainda deixou em aberta a possibilidade dos pais dele rentabilizar o quarto dele alugando a quem quer que seja.
Seja no que fez ele, ou no que podem fazer os pais, qual é o problema disso no âmbito do sector imobiliário?
Procura 0 - Oferta 2
Ter mais fogos no mercado de arrendamento é algo muito bom. Só não acha isso, quem pensa que deveriamos ser todos proprietários e agarrados a um sítio.
Colocado por: Varejote
Esteve bem agora.
Colocado por: jg231
não, não esteve
não há mais fogos no mercado de arrendamento
nem sei como é possível um comentário desses tbh
Colocado por: Varejote
O emigrante no Luxemburgo, comprou um imóvel e colocou no mercado de arrendamento, certamente com preço a condizer com o mercado, porque certamente vai querer também capitalizar.
Colocado por: jg231nem percebo de onde vem na conversa
Colocado por: rod_2000Entretanto, um dos meus amigos com 24 anos que foi para o Luxemburgo, já comprou um apartamento em Liboa que têm arrendado (e comprou-o sozinho).
Colocado por: jg231quanto aos pais arrendar um quarto é só troll, não tenho comentário, mau demais
Colocado por: jg231treta, não tem nada a ver com o AI, a verdade é que antes do Covid andava tudo maluco, "vamos criar 10 equipas", "contratar contratar" e metade de gente não fazia um crl
Colocado por: rod_2000Também é verdade, e muita gente está em IT sem ser de IT porque na época contratavam tudo. Mas a IA está a fazer moça, também é mais garganta do que outra coisa, na prática não dá para substituir as pessoas como eles dizem.
Colocado por: ferreiraj125https://www.rtp.pt/play/p14349/e835943/linha-da-frente
O que mais me choca nesta peça jornalistica é um imigrante do Bangladeche viver num T2 com a mulher e dois filhos e conseguir pagar uma renda de 1200 €.