Colocado por: N Miguel OliveiraQual é o problema mesmo?A qualidade da mão de obra que mantém a economia a funcionar.
Colocado por: N Miguel Oliveiraporque pode comprar as coisas e serviços relativamente baratosNão sei o que se compra relativamente barato hoje em dia em Pt. Comparando com uma Espanha, Itália, França, não noto grande diferença de preços.
Colocado por: N Miguel OliveiraInteressante mensagem... Sobre o porquê do desespero em ser-se proprietário...
Colocado por: NostradamusNão achei que a mensagem fosse relacionada com o desespero em se ser proprietário mas sim uma forma deturpada do porquê dos bancos/economia estar assente num sistema de empréstimos <-> juros. E fizeram cherry picking no caso das habitações.
Colocado por: NostradamusAcho aberrante "cachopos" de 30 anos pedirem empréstimos a 40 anos sem qualquer real experiência de vida. Se lhe perguntamos se imaginam estar casados 40 anos com a mesma pessoa, não sabem responder, mas assinarem sem problemas um empréstimo a 40 anos é tranquilo. Mas isso são outras questões.
Colocado por: dmanteigas
E um negocio sem risco.
Colocado por: rod_2000
Entretanto, um dos meus amigos com 24 anos que foi para o Luxemburgo, já comprou um apartamento em Liboa que têm arrendado (e comprou-o sozinho).
Colocado por: HAL_9000A qualidade da mão de obra que mantém a economia a funcionar.
Não consigo perceber como não vê um problema no facto de o país não oferecer a esta geração a mesma esperança, perspectiva profissional, poder de compra que ofereceu as anteriores.
E um dos principais motivos para a emigração neste momento, é precisamente o preço da habitação.
Colocado por: HAL_9000Não sei o que se compra relativamente barato hoje em dia em Pt. Comparando com uma Espanha, Itália, França, não noto grande diferença de preços.
Colocado por: NostradamusNo entanto, caso decida não ser proprietário, então faço o quê com o dinheiro?
Colocado por: Nostradamusa) Nunca foi proprietário em França, reformou-se e veio com por exemplo 50 mil de € no bolso.
Colocado por: palmstrokecom esforço e grão a grão consegue-se, mas não tem nada do "imediatismo" que a sua frase sugere.
Colocado por: dmanteigaso grande problema da habitacao e o mercado de arrendamento completamente disfuncional que temos. Como foi sendo sucessivamente destruido, agora ninguem 'confia' no mercado. Nem os senhorios, nem os inquilinos.
Colocado por: dmanteigas
A aposta dos bancos e dos particulares no imobiliario nao e surpresa para ninguem nos tempos recentes.
Com as casas a valorizarem muito acima da taxa de juro, por cada ano que passa o comprador ve o seu LTV diminuir substancialmente e o banco o risco do credito diminuir tambem.
Neste momento, nao ha melhor negocio quer para a banca, quer para os particulares. E um negocio sem risco.
Colocado por: N Miguel Oliveirahttps://www.instagram.com/reel/DGbADtTJmCs/?igsh=MW5hbjNmY3N2YzZ4dg==
Interessante mensagem... Sobre o porquê do desespero em ser-se proprietário... e de se desprezar tanto o mercado de arrendamento. Mercado esse que poderia e deveria ser saudável e equilibrado.
A mensagem vai um pouco de encontro ao que acho... que muito do que está acontecer tem origem na banca, e no poder aquisitivo que um jovem casal tem.
https://www.publico.pt/2025/03/18/economia/noticia/so-5-credito-habitacao-propria-ultrapassou-300-mil-euros-2126413
O outro detalhe é que essa dívida é contraída afim de suprir um gasto em alojamento... e muito poucas vezes se destina a investimento, tal como o Sr. que meteu 200mil num restaurante e cria postos de trabalho...
Nem o banco quer arriscar nisso (ao menos, no crédito habitação tem um bem tangível caso o cliente deixe de pagar)... nem o cidadão comum tem vontade de apostar em sí e aventurar-se num negócio próprio quando nem casa tem sequer. Ambas as partes têm posições muito conservadoras e de pouco risco.
Colocado por: Nostradamus
Não achei que a mensagem fosse relacionada com o desespero em se ser proprietário mas sim uma forma deturpada do porquê dos bancos/economia estar assente num sistema de empréstimos <-> juros. E fizeram cherry picking no caso das habitações.
Esse vídeo fazia total sentido se usassem o caso de empréstimos automóveis. Das coisas mais aberrantes que existe depois dos contratos de aluguer automovel 36 meses a particulares.
Qualquer das maneiras, o Miguel já disse varias vezes que existe uma obsessão em ser proprietário, e eu de certa forma até concordo, dentro de um limite - Acho aberrante "cachopos" de 30 anos pedirem empréstimos a 40 anos sem qualquer real experiência de vida. Se lhe perguntamos se imaginam estar casados 40 anos com a mesma pessoa, não sabem responder, mas assinarem sem problemas um empréstimo a 40 anos é tranquilo. Mas isso são outras questões.
No entanto, caso decida não ser proprietário, então faço o quê com o dinheiro? Imaginando que consigo poupar alguma coisa com a renda. De forma segura, de forma que não desvalorize?
Eu detesto dar demasiadas informações pessoas, porque tenho aqui vizinhos, mas dou-lhe dois casos reais de familiares meus.
a) Nunca foi proprietário em França, reformou-se e veio com por exemplo 50 mil de € no bolso.
b) Comprou casa cedo no Luxemburgo, e tem neste momento a sua habitação totalmente paga e actualmente à venda no mercado a 700 mil €. Se fosse há 2 ou 3 anos valia 1 M € (as taxas de juro elevadas fez baixar muito o valor das habitações no Lux e França, em Portugal como por magia não).
O caso a) teve a oportunidade de comprar um apartamento na zona parisiense mas como abominava empréstimos e juros, tal como no vídeo, recusou-se, mesmo tendo possibilidade de tal.
Actualmente, o caso a) lamenta-se ter andado décadas a pagar rendas, ter chegado à reforma e andar a contar os tostões. Tivesse esta pessoa comprado o tal imóvel em Paris quando pode, estaria hoje a beber margaritas na Albufeira à custa da renda do apartamento.
E para os engraçados que me venham falar na bolsa ou criptomoedas, estamos a falar de decisões nos anos 80, 90 e inicio de 2000. Fazia tanto sentido naquela altura comprar estes produtos financeiros como comprar Trump Coin hoje.
Colocado por: jg231não existe nenhum desespero em ser-se proprietário, é mais barato comprar casa do que arrendar mas bastante!
ai o banco não arrisca, tive crédito aprovado sozinho de 250k sem problema, e segundo aqui o simulador consigo crédito até 450k, a prestação é que é um pouco alta 😅
mas não comprei na última da hora, e com as medidas do PSD lixei-me, os preços dispararam para os 400k, as casas, exceto uma outra não vendem mas os preços tmb não descem e ficamos assim
se não descerem nos próximos tempos, vou ter de me fazer à vida e meter-me a andar daqui para fora, de qualquer maneira acho que o país já deu o que tinha a dar, com a % de imigrantes que temos aqui que não são contribuintes positivos, diga-se, apesar de todas as mensagens que passam a dizer o contrário
Colocado por: ferreiraj125Faz lembrar 2008.
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui resumem as 5 principais razões para o pessimismo num futuro próximo...
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui parece que alguém acertou em cheio:
- "Os jovens, agora, não compram a casa pelo preço, mas por até onde conseguem ir na prestação”
Colocado por: N Miguel OliveiraAqui parece que alguém acertou em cheio:
- "Os jovens, agoraMuitos, não compram a casa pelo preço, mas por até onde conseguem ir na prestação”