Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ferreiraj125https://www.publico.pt/2025/03/04/economia/noticia/ha-jovens-estrangeiros-aproveitar-garantia-publica-comprar-casa-portugal-2124601

Mas essa medida não era para jovens Portugueses?

Mais uma da série, os preços das casas vão baixar.
  2.  # 2

Colocado por: VarejoteMas essa medida não era para jovens Portugueses?

Isso é racismo e xenofobia...
  3.  # 3

Colocado por: Carvai
    Isso é racismo e xenofobia...

Acabaram os vistos Gold, passaram a vistos Young.
  4.  # 4

Colocado por: Varejote

nada de novo, na questão dos rendimentos, com NHRs e IRS jovem é ainda muito pior, aprendi um "esquema" novo nestes dias, pena não ter direito a RNH e daqui a 5 anos duvido que ainda esteja de pé
  5.  # 5

Que coisas ridicula... mas ter nacionalidade portuguesa nao deveria ser criterio?
    • reg
    • 5 março 2025

# 6

Colocado por: Varejote

quanto mais apoios existir, mais altos serão os preços, é o mais básico que existe
    Concordam com este comentário: NLuz
  6.  # 7

https://poupancasimples.pt/2025/03/06/bce-volta-a-baixar-as-taxas-de-juro/

Está tudo encaminhado para continuarmos a ter uma inflação elevadissima.

Com inflação alta e juros baixos não é de esperar o preço das casas baixar.

A não ser quando isto tudo estoure de vez...
  7.  # 8

Colocado por: ferreiraj125A não ser quando isto tudo estoure de vez...

Quando estourar de vez, o preço das casas já vai ser pouco relevante.

Em tempo de guerra, perguntam a um Sargento chefe, porque levava só pistola para o teatro de operações, quando todos os outros levavam metralhadora.

Apenas respondeu, "quando necessitar de uma metralhadora, já estarão muitas espalhadas pelo chão".
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    • reg
    • 7 março 2025

# 9

Colocado por: ferreiraj125A não ser quando isto tudo estoure de vez...

Quando estourar, os preços até podem baixar, mas maioria provavelmente não terá trabalho para pagar nem um quarto
  8.  # 10

Colocado por: regQuando estourar, os preços até podem baixar, mas maioria provavelmente não terá trabalho para pagar nem um quarto

Isso e o que digo sempre... a malta acho que uma queda no mercado e os precos cairem 20%. Nao foi isso que aconteceu em 2012 por exemplo. Regra geral os precos estagnam ou ficam com quedas ligeiras (5 a 10%) mas o que 'estraga' o mercado e que nao ha quem compre.
    Se bem que a existir uma crise agora pode ser substancialmente diferente da anterior. Com as subidas dos ultimos anos os LTVs baixaram substancialmente. Dificilmente existira um problema bancario que obrigue muita gente a ter que entregar casas ao banco pois mesmo vendendo nao cobre a divida. E dificil de prever o impacto atualmente no mercado da habitacao de uma (eventual) crise.
  9.  # 11

10.  # 12

Colocado por: MiguelSF
    A imigração e seu impacto no mercado imobiliário é um problema temporário. Quando a próxima crise económica chegar, os imigrantes saltam para países mais a norte.

Exatamente, porque não existe bolha imobiliária, a bolha é na imigração. Quando o milhão e meio de imigrantes bazar e outros não quiserem vir para cá, os preços das casas (e a economia) irá cair.

Entretanto, um dos meus amigos com 24 anos que foi para o Luxemburgo, já comprou um apartamento em Liboa que têm arrendado (e comprou-o sozinho).
    •  # 13

Colocado por: rod_2000Exatamente, porque não existe bolha imobiliária, a bolha é na imigração. Quando o milhão e meio de imigrantes bazar e outros não quiserem vir para cá, os preços das casas (e a economia) irá cair.

Entretanto, um dos meus amigos com 24 anos que foi para o Luxemburgo, já comprou um apartamento em Liboa que têm arrendado (e comprou-o sozinho).

E que conclusão tira disso?
      Que há mais procura porque há mais imigrantes? Mas já reparou que o seu amigo ao viver fora, deixa vago o sitio onde vivia?

Apontar todos os problemas do nosso imobiliário à imigração, é um erro.
      Tem a sua quota parte sim, mas desengane-se se acha que eles partindo, tudo volta ao normal.
    •  # 14

Colocado por: N Miguel OliveiraTem a sua quota parte sim, mas desengane-se se acha que eles partindo, tudo volta ao normal.

Mas que ia ajudar era inegavel... se Portugal perdesse em 2025 300 a 400 mil imigrantes a ver se o preco das casas (e a economia) nao vinham por ai abaixo.
      O problema e que isto so acontece numa situacao de crise, que esperemos que nao se verifique. Mal por mal, antes termos um pais de portas escancaradas porque esta tudo bem...
      Concordam com este comentário: ferreiraj125
    •  # 15

Ainda no tema das casas... acredito que o 2 trimestre seja um trimestre de forte aceleracao dos precos.
      A queda do governo levou muita gente a achar que as medidas de apoio aos jovens vao provavelmente acabar e do que tenho falado parece que existe uma aceleracao muito forte da procura e vontade de finalizar negocio rapidamente.

Eu nao acredito que qualquer que seja o governo que va 'acabar' com essas medidas, mas nunca se sabe e a incerteza nunca e boa para o negocio.

Tambem acho que as noticias que dao conta que esta tudo **** a nivel a mundial ainda nao chegaram a Portugal... e por isso e que anda tudo a investir sem problemas
    •  # 16

Colocado por: N Miguel OliveiraMas já reparou que o seu amigo ao viver fora, deixa vago o sitio onde vivia?

Os pais deste jovem de 24 anos, alugaram o quarto dele a um nepalês?
      Concordam com este comentário: dmanteigas, jg231, ferreiraj125, HAL_9000
    •  # 17

Só porque tenho lá andado algumas temporadas e recentemente em interações mais locais o tema é o mesmo, habitação no UK.
      A coisa anda mesmo descontrolada e tal como aqui também culpam bastante a imigração e curioso, também da mesma zona geográfica dos nossos mais recentes.
    •  # 18

Colocado por: N Miguel Oliveira

E que conclusão tira disso?
      Que há mais procura porque há mais imigrantes? Mas já reparou que o seu amigo ao viver fora, deixa vago o sitio onde vivia?

Apontar todos os problemas do nosso imobiliário à imigração, é um erro.
      Tem a sua quota parte sim, mas desengane-se se acha que eles partindo, tudo volta ao normal.

não é verdade, toda a gente que conhecia que emigrou vivia em casa dos pais, não deixou vago nenhum sítio.

veremos se não ;-)
    •  # 19

Colocado por: Nostradamus

Os pais deste jovem de 24 anos, alugaram o quarto dele a um nepalês?
      Concordam com este comentário:dmanteigas,jg231

🤣🤣
    •  # 20

Colocado por: dmanteigasAinda no tema das casas... acredito que o 2 trimestre seja um trimestre de forte aceleracao dos precos.
      A queda do governo levou muita gente a achar que as medidas de apoio aos jovens vao provavelmente acabar e do que tenho falado parece que existe uma aceleracao muito forte da procura e vontade de finalizar negocio rapidamente.

Eu nao acredito que qualquer que seja o governo que va 'acabar' com essas medidas, mas nunca se sabe e a incerteza nunca e boa para o negocio.

Tambem acho que as noticias que dao conta que esta tudo **** a nivel a mundial ainda nao chegaram a Portugal... e por isso e que anda tudo a investir sem problemas

tmb n percebo, a minha e outras empresas tudo a despedir imenso, aqui não se nota nada

"motor economico" da Europa, sim, sim 🤡

0.0371 seg. NEW