Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: jg231
    https://www.reddit.com/r/portugueses/comments/1jkd7yu/o_esquema_para_receber_gr%C3%A1vidas_estrangeiras_no/

Enfim, parei de ver na primeira frase.
    Quem nasce em Portugal não tem a nacionalidade só por causa disso.
    Isso é normal em países americanos, europeus acho que não há nenhum em que isso aconteça.
    Posso estar errado.

Colocado por: jg231vá ler e n espalhe desinformação

:)
  2.  # 2

Colocado por: N Miguel Oliveira

Não. A demagogia estava na parte em que você defendia em priviligiar alguém que não participa da economia, com o argumento de que os ascendentes "andam a contribuir há séculos".

Um nacional, dá uma brutal despesa ao Estado na sua formação, emigra, participa doutra economia, paga impostos noutro país... e é o maior! Um segundo tipo, fez toda a formação fora, ganhou outra perspectiva do mundo e das coisas... chega a Portugal, paga impostos, contribui para a economia, etc... E você acha bem tratar melhor o nacional que o estrangeiro, só porque "os pais e avós pagaram por isso". O que os pais e avós fizeram, fizeram-no por eles próprios também... que agora apanham-se a viver com reformas douradas (por comparação com as que haverão no futuro), reformas pagas por todos os residentes e contribuintes, incluindo os estrangeiros, excluindo os emigrantes.

E contra mim falo.
    Mas não acho justo alguém disfrutar de algo para o qual não participa directamente... e relegar para um canto aqueles que sim participam.

não, não foi isso que eu disse...

um nacional n dá despesa brutal nenhuma ao estado

nunca defendi os portugueses que emigram, como disse são parte do problema, não deviam de poder açambarcar casas

que formação? a maior parte dos imigrantes n tem qlq formação, não contribuem nada, está a misturar a contribuição de poucos com a de muitos e nem está a ter em conta os custos com os que saiem pq o pais tá a ficar insustentavel

não é uma questão de os "avos pagarem por isso", é uma questão que me está a piorar a vida, se voce tem muito dinheiro e beneficia com isso, bom para si, mas estão a piorar a vida a todos nos, n temos segurança, n temos habitação, n temos saude, n temos salários, só benefecia quem tem ativos e gosta de andar a jogar ao monopolio

os 150k podem n ser muito para si, mas são muito para mim que comecei do 0 sem qlq apoio, n é fácil
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  3.  # 3

Então, o que o prende?
    Vá para uma praia com net viver à rei... aproveite agora para conhecer o mundo.
    Faça "tandem" com o indiano ou brasileiro...

já aqui disse que tenho um filho pequeno, e não queria sair da beira dele, pelo menos, por agora, mas estou a ser forçado e é um sentimento horrível

quando a essa vida de rei n é para mim
  4.  # 4

Enfim, parei de ver na primeira frase.
    Quem nasce em Portugal não tem a nacionalidade só por causa disso.
    Isso é normal em países americanos, europeus acho que não há nenhum em que isso aconteça.
    Posso estar errado.

:)

n é questão de ter ou n ter nacionalidade, é a questão de serem só esquemas

estão aqui os cidadãos que dizem que contribuem para este país 🙂 a usufruir e ocupar recursos sem nunca nada terem contribuido e continua a dizer que está tudo bem, e a pedirem apoios, e um gajo que já descontou pelo menos uns 250k em poucos anos de trabalho tem direito a trabalhar mais 🙂
  5.  # 5

Colocado por: jg231os 150k podem n ser muito para si, mas são muito para mim que comecei do 0 sem qlq apoio, n é fácil

Fogo, leva tudo a peito.
    Não é se 150k é muito para mim ou para sí.
    O que digo é que 150k não é tanto assim, quando a sua perspectiva passa a ser a mesma da dum residente na Suíça ou nos EUA.

Ganhar 150k e viver em Portugal ou ganhar 150k e viver num país como os que referiu não é igual. Deixa de parecer tanto assim.

De resto, eu não caio nessa do partí do zero. Ninguém parte do zero. Se andou na escola pública, se usa as estradas nacionais, se vai ao hospital público... ou o fez alguma vez no passado... não venha com essa... se andou no privado, lá está, foram os seus ascendentes que fizeram por isso. Do zero ninguém parte.

Lá está, 150k gasta você nos primeiros aninhos do seu filho nos EUA e nem dá por isso.
  6.  # 6

Colocado por: jg231já aqui disse que tenho um filho pequeno, e não queria sair da beira dele, pelo menos, por agora, mas estou a ser forçado e é um sentimento horrível

quando a essa vida de rei n é para mim

Faça o que quiser.
    Forçado só mesmo ir para a guerra.

Se vai emigrar porque se sente forçado, melhor não ir.
    Se fôr leve o filho, mas vá com ânimo.

Que quer que lhe diga? Aconselhamento parental?
  7.  # 7

Colocado por: jg231é a questão de serem só esquemas

estão aqui os cidadãos que dizem que contribuem para este país 🙂 a usufruir e ocupar recursos sem nunca nada terem contribuido e continua a dizer que está tudo bem, e a pedirem apoios, e um gajo que já descontou pelo menos uns 250k em poucos anos de trabalho tem direito a trabalhar mais 🙂

Aqui estamos de acordo.
    Se não é uma questão de nacionalidade, porque traz sempre isso à baila?
    Até porque ainda aposto que boa parte destes esquemas são operados por quem tem legitimidade para os fazer, os portugueses. E quem anda a lucrar com isto também.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 8

Colocado por: jg231e um gajo que já descontou pelo menos uns 250k em poucos anos de trabalho tem direito a trabalhar mais

Pois, realmente não sei de que se queixa.
    Se não se safa com bons rendimentos, que farão os outros...
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraEnfim. Um país que vive de crédito.
    Um país onde se paga terrívelmente mal à mão de obra, poderia viver de outra forma quando bens de 1ª necessidade como é o caso da habitação são inacessíveis?
  10.  # 10

Colocado por: HAL_9000Um país onde se paga terrívelmente mal à mão de obra, poderia viver de outra forma quando bens de 1ª necessidade como é o caso da habitação são inacessíveis?

Quando eu encontrar alguém que se contente com um T3 com 100-130m² eu respondo-lhe.
  11.  # 11

Colocado por: N Miguel OliveiraNão importa o tema, que os "culpados" são sempre os mesmos.
    Relativamente a este tema da imigração, por diversas vezes aqui no fórum que tem sido desvalorizada a sua influência no mercado da habitação, no pressuposto que os imigrantes são apenas 10% da população.

"E tu, quantos imigrantes conheces?
    Quando questionados sobre a quantidade de imigrantes que vivem em Portugal, 27,5% dos entrevistados acreditam ser 30% ou mais, ou seja, a cada 100 habitantes, mais de 30 seriam imigrantes. O número real gira entre 9 e 11 imigrantes a cada cem pessoas.
    https://www.publico.pt/2025/01/17/p3/cronica/imigrantes-conheces-2119196

Também já houve aí umas discussões acesas acerca da sobrecarga dos serviços públicos, nomeadamente na área da saúde e educação.

Ontem o Leitão Amaro na entrevista à SIC Noticias disse algo do género relativamente à fotografia da emigração em Portugal "já tenho uma fotografia quase à unidade...e sei que nas próximas semanas esse numero vai ser dado ao país....e vai-se perceber porquê que era importante um maior controlo das entradas....vamos perceber que Portugal, no periodo do governo anterior, passou de ser um dos países com menor % de imigrantes na sua população para um dos países da europa com maior % de imigrantes".

Eu não faço ideia se isto é verdade, ou apenas um chavão para a campanha, mas a ser verdade, vai ser muito interessante acompanhar o reajustar do discurso.

No geral, penso que a população vê o valr acrescido trazido pelos imigrantes, mas integrar tanta gente num periodo de tempo tão reduzido, terá sempre muitos aspetos negativos que eventualmente se podem sobrepor aos positivos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel OliveiraQuando eu encontrar alguém que se contente com um T3 com 100-130m² eu respondo-lhe.
    Certo, não deixa de ter razão também.
  13.  # 13

Colocado por: HAL_900027,5% dos entrevistados acreditam ser 30% ou mais, ou seja, a cada 100 habitantes, mais de 30 seriam imigrantes. O número real gira entre 9 e 11 imigrantes a cada cem pessoas.

Nem 30% nem 10% são numeros errados.
    Depende onde vive o entevistado.

A mim não me choca nada um país ter 20, 25% de residentes imigrantes. Depende é como estão distribuídos, dos empregos que têm, em que condições vivem, etc.

Eles são sobretudo vítimas, seja do aproveitamento, seja da discriminação.

Quanto à habitação. É um factor. Terá o seu peso. Mas está longe de ser o que muitas vezes leio por aqui.

E sim, muitas vezes, além do numero em sí, o factor "tempo de adaptação", seja da sociedade local, seja do próprio imigrante, trará efeitos negativos também. Normal.
  14.  # 14

Colocado por: N Miguel OliveiraA mim não me choca nada um país ter 20, 25% de residentes imigrantes.
    A mim choca se houve 20% de aumento em meia dúzia de anos. Não há maneira de fazer uma correta integração nestas condições.

Quanto ao serem vítimas eu não questiono, mas também não desvalorizo a realidade com que as pessoas se deparam no dia a dia
  15.  # 15

A imigração está facilitada em Portugal comparativamente ao resto da europa. Mas depois os imigrante cá têm más condições de vida.

Quem ganha no final é quem consegue capitalizar, na venda e no aluguer de casas (aqueles 350 euros cash, sem recibo, num cubiculo na periferia de Lisboa), na mão de obra barata para os pequenos negócios (aqueles que nunca tiveram lucro, porque quando têm é preciso comprar um novo BMW para a filha do dono).
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro, ferreiraj125
  16.  # 16

Aliás, quanto mais imigração melhor para os Patrões! AHAHA!
  17.  # 17

Colocado por: HAL_9000A mim choca se houve 20% de aumento em meia dúzia de anos. Não há maneira de fazer uma correta integração nestas condições.

Quanto ao serem vítimas eu não questiono, mas também não desvalorizo a realidade com que as pessoas se deparam no dia a dia

Concordo.
    O detalhe aqui é que o país não é homogéneo, mas a lei é geral. Haverá sempre mais pressão numas zonas que noutras. O que acaba por ser normal.

Depois, tem que ver com os serviços de determinadas zonas. Se estão mais ligadas a sectores que absorvem mão de obra imigrante.

Porque se no país houver 20%... numas zonas terá 5%, noutras 40, e por aí fora. O problema da falta de integração, e destes desvios na percepção é quando até quem vê só 5% de "gente diferente" acha que são uns 30%. Aí, muito mais que vontade em integrar há comichão.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, desofiapedro
  18.  # 18

Colocado por: jg231de qlq maneira tenho aqui um contacto para uns 150k + bonus, acha que consigo comprar casa na Suíça ou nem por isso?

vou ter que ir para lá e vir jogar ao monopolio aqui?

Olhe que na Suíça, tem que ter pelo menos 20% para dar de entrada, e como as casas facilmente custam mais de 1 milhão de francos, terá que ter mais de 200K de lado, para dar de entrada.
    Mas, também, pouco mais de 1/3 das pessoas da Suíça compram casa. A maioria arrenda.

Dito isso, vá para a Suíça e jogue monopólio em Portugal. :)
  19.  # 19

Colocado por: N Miguel OliveiraUm nacional, dá uma brutal despesa ao Estado na sua formação, emigra, participa doutra economia, paga impostos noutro país... e é o maior!

Eu acho que e um grande problema para o estado portugues... muito mais grave do que as vezes parece.

Colocado por: N Miguel OliveiraUm segundo tipo, nasceu e fez toda a formação fora, ganhou outra perspectiva do mundo e das coisas... chega a Portugal, paga impostos, contribui para a economia, etc...

Sabe perfeitamente que nao e verdade. Tomara nos que fosse isso. Ia eu recebe-los ao aeroporto... o que chega a Portugal sao imigrantes para irem para o Uber Eats, restaurantes, hoteis, agricultura... e uma minoria qualificada. Em comparacao, sai muito mais gente qualificada do que aquela que entra.

E temos de ser honestos. Um trabalhador que ganha o SMN e uma pessoa que ao longo da sua vida e um fardo para o estado social, nao uma fonte de receita. Por isso e que os impostos sao progressivos. Portugal nao anda a importar os salvadores do estado social. Ainda a piorar substancialmente a sua situacao no medio-longo prazo, com impactos menos perceptiveis a curto prazo.

Por exemplo... como estaria o SNS sem um 'aumento' liquido na ordem dos 700 mil potenciais clientes nos ultimos 3 anos?
    Como estaria a habitacao, se em vez de termos tido um ganho populacional, tivessemos na realidade o decrescimo que todos esperavam? Nao e preciso ser um 'genio'... e eu percebo que muita gente como o N Miguel tenta dizer que e so a ponta do iceberg e o problema e muito mais que isso... mas o problema mais relevante a curto prazo e precisamente este. Sem esta 'pressao' massiva na procura, nunca os precos das casas andavam a subir no interior desertificado.

Colocado por: N Miguel OliveiraPois, é o problema das generalizações.
    O que menos faltam são portugueses com contribuição negativa... mas vontade de mudar esses parece não haver.

Que sao um problema e responsabilidade do estado portugues, que lhes deu 12 anos de formacao obrigatoria e que criou o 'estado' que lhes permite serem um fardo para os outros.
    Mas tocar nesses e ainda mais polemico que falar de imigrantes.....

Colocado por: N Miguel OliveiraA mim não me choca nada um país ter 20, 25% de residentes imigrantes. Depende é como estão distribuídos, dos empregos que têm, em que condições vivem, etc.

Quantos paises da nossa dimensao tem 20% de imigrantes na populacao? E quantos tiveram um aumento tao drastico em tao pouco tempo sem graves problemas sociais?

Colocado por: HAL_9000Ontem o Leitão Amaro na entrevista à SIC Noticias disse algo do género relativamente à fotografia da emigração em Portugal "já tenho uma fotografia quase à unidade...e sei que nas próximas semanas esse numero vai ser dado ao país....e vai-se perceber porquê que era importante um maior controlo das entradas....vamos perceber que Portugal, no periodo do governo anterior, passou de ser um dos países com menor % de imigrantes na sua população para um dos países da europa com maior % de imigrantes".

O Leitao Amaro anda com esse discurso ha meses, mas 'numeros' nem ve-los... o que por si so ja diz muito da situacao. Quando decidiram por pancada ideologica acabar com o SEF sem um modelo alternativo funcional, somado a uma alteracao da lei das migracoes que introduziu coisas surreais como o visto CPLP e a manifestacao de interesse... criou-se o ponto onde chegamos. Em que o proprio estado nao faz **** de ideia de quantos cidadaos estrangeiros deixou entrar, o que fazem, para onde foram... desde que tenham um NISS e descontem, nao interessa se estao 1000 na mesma morada.

Outra possibilidade e ele ate ja ter os numeros ha umas semanas, mas estarem a adiar pois eles sabem quem e que estes numeros vao beneficiar nas eleicoes que se aproximam.
  20.  # 20

Colocado por: dmanteigasO Leitao Amaro anda com esse discurso ha meses, mas 'numeros' nem ve-los
    Não me lembro de algum dia ter dito algo tão declarado como "vamos perceber que Portugal, no periodo do governo anterior, passou de ser um dos países com menor % de imigrantes na sua população para um dos países da europa com maior % de imigrantes".

Colocado por: dmanteigasEm que o proprio estado nao faz **** de ideia de quantos cidadaos estrangeiros deixou entrar, o que fazem, para onde foram.
    Até em termos de saúde pública isso é preocupante. O estado não faz ideia do esquema vacinal dessas pessoas, se têm alguma doença que por cá já estaria erradicada. Se realmente os números reais forem 20%, eu diria que 20% da população com um esquema vacinal deficitário, a somar aos maluquinhos das teorias da conspiração que não vacinam os filhos...pode comprometer a imunidade de grupo.

O meu filho neste momento está em lista de espera para a vacina BCG porque a educadora dele na creche vem de um país (brasil) onde os niveis de tuberculose são bastante elevados.
    Tudo isto deveria ser mais controlado, até para defender os interesses dos próprios imigrantes que terão todo o interesse em ser integrados o melhor possível no nosso país.

Colocado por: dmanteigasOutra possibilidade e ele ate ja ter os numeros ha umas semanas, mas estarem a adiar pois eles sabem quem e que estes numeros vao beneficiar nas eleicoes que se aproximam.
    Ya, foi o que eu pensei mal o ouvi a dizer isso. Os números poderão ser lançados num momento estratégico

0.0596 seg. NEW