Colocado por: N Miguel OliveiraQual é a culpa do Estado mesmo?Neste caso, não fiscalizar. Mas dado o drama da habitação, se o fizesse só iria piorar ainda mais a situação.
Colocado por: HAL_9000Não se trata de proibir ou dificultar, simplesmente é não financiar, não apostar nessa oferta formativa, reduzir o número de vagas disponíveis.
O estado tem o dever de aplicar da melhor maneira o dinheiro dos contribuintes, ter um plano estratégico de aposta na formação em função da transformação económica que se pretende, não é retirar os direitos as pessoas. Eles se quiserem ir fazer sociologia, ou estudos artísticos, de certeza que se não tiverem vaga no público haverá privados a oferecer a formação, o que não entendo é: se precisamos de 100 sociólogos por ano, porque raio estamos a formar 400? Isso não é bom nem para o estado nem para quem investe na sua formação e depois vê as suas expectativas goradas.
A sociologia, foi só um exemplo, não me referia especificamente a este curso, mas a qualquer um que não tenha saídas profissionais na nossa economia,
Colocado por: HAL_9000Neste caso o consumidor escolhe alguma coisa além da empresa de construção?
Colocado por: HAL_9000Mas sim, em muitas outras áreas é um facto que o consumidor pode optar por pagar o justo valor ao profissional ao invés de ir a procura do mais barato. Agora também se espera que o profissional corresponda ao investimento feito. Tenho a ideia que em arquitetura, isso nem sempre acontece. Mas há arquitectos que valem cada cêntimo que pedem, e no meu caso ganhei essa sensibilidade aqui no forum. Antes de o frequentar, não tinha bem a mesma ideia.
Colocado por: ferreiraj125
Ao menos que viessem para construir casas, não para entregar comida a casa ou apanhar mirtilos.
É verdade que pedir para comida ser entregue a casa ficou mais barato, mas a que custo?
Por que raio é que agora é uma coisa boa ter pessoas a trabalhar numa bicicleta à chuva e ao vento, sem segurança laboral, a viver amontoados em quartos cheios de beliches... Para outros poderem ter um serviço não essencial barato?
Mas as condições destas pessoas não interessam? Porque são imigrantes? São menos que nós?
Para mim haver mais pobreza em Portugal, mais pessoas a fazer trabalhos precarios e mal pagos, a viver em condições menos dignas, é um problema para mim, e para Portugal. Não é por serem imigrantes que não contam.
Colocado por: AMG1Eu é que sou o esquerdalho, mas é o HAL_9000 que acha que o estado é que deve "estar em todas".Por acaso não em lembro de algum dia me ter referido a si como esquerdalho. Quanto a eu achar que o estado deve "estar em todas" é pá, quando o estado impõe sobre o contribuinte a carga fiscal actual, o contribuinte espera que ao menos o estado faça uma boa gestão do dinheiro que cobra. No caso particular da educação, eu sempre defendi que o estado deve ter um papel preponderante, não me vai apanhar a defender o contrário em lado nenhum.
Colocado por: AMG1Não vou comentar essa sua ideia de que o estado não tem de financiar cursos de sociologia ou de artes, ou de ....Como o AMG pode confirmar eu falei em "reduzir o número de vagas", era nesse sentido o não financiar. Oui bem que existe uma estratégia definida onde essa mão de obra pode dar um contributo valioso, ou vem que os recursos têm de ser melhor alocados.
Colocado por: AMG1Se um jovem se licencia em sociologia ou história e depois só encontra emprego a conduzir um táxi, ou como caixa de supermercado, qual é mesmo o problema, a não ser para ele?Já por diversas vezes defendi que considero que oi ensino superior é uma ferramenta incrivel por si só, independentemente da área. Mas esta situação de apostar na formação de alguém em "ociologia ou história e depois só encontra emprego a conduzir um táxi, ou como caixa de supermercado" interessa a alguém? O problema é desde logo da pesso recém formada que vê as suas expectativas goradas, mas é também um problema do país que não consegue capitalizar o investimento feito. Em princípio o secundário, deveria ser mais que suficiente para conseguir discutir mais que futebol ou as manchetes do CM com o taxista.
Colocado por: HAL_9000... mas é também um problema do país que não consegue capitalizar o investimento feito. ...
Colocado por: HAL_9000Ora bem, um amigo meu colocou o seu apartamento à venda por 320K, na AML, valor de mercado indicado pelo agente imobiliário. A estratégia dele foi: se o apartamento não tiver propostas concretas ao fim de 3 semanas, sobe-se o preço para 340K, para "chamar a atenção" e porque quem quer comprar precebe a urgência de apresentar proposta. Pelos vistos tem sido essa a estratégia da agencia onde trabalha e com bons resultados. wtf?
Entretanto eu pensei em trocar de casa (margem sul AML), tendo em conta que demoro cerca de 2:15 h(transportes) e 3h(carro) diárias em commute (ligações de transportes públicos ineficientes vs Pontes). Não pretendo vender o imovel actual (está quase pago), mas rentabilizar.
Ora bem conclusões que cheguei até agora, com apenas duas semanas de pesquisa: Na margem norte, apartamentos que há 5 anos eu não quis dar 80K porque me pareciam francamente caros, neste momento estão a valer cerca de 260-300K.
Na zona onde habito actualmente, e onde em 2020 comrei apartamento por 47K, neste momento e com as mesmas características, não ha nada abaixo de 175K.
É impressão minha ou estamos a roçar niveis de insanidade? Nos próximos 6 meses vou acompanhar a evolução do mercado, mas para já as minhas conclusões são:
- Esquece a mudança de casa, está tudo maluco.
- Foge da AML enquanto podes.
Colocado por: HAL_9000É impressão minha ou estamos a roçar niveis de insanidade?
Colocado por: HAL_9000Não pretendo vender o imovel actual (está quase pago), mas rentabilizar.Esta parte ainda é mais chocante. No meu excel, para estudar a viabilidade da mudança de casa, tinha feito uma previsão de income de renda de 600 euros (a habitação actual é um T2, parecia-me um valor justo, e na verdade até achava que estava a esticar um bocadinho a corda).
Colocado por: HAL_9000Esta parte ainda é mais chocante. No meu excel, para estudar a viabilidade da mudança de casa, tinha feito uma previsão de income de renda de 600 euros (a habitação actual é um T2, parecia-me um valor justo, e na verdade até achava que estava a esticar um bocadinho a corda).
Entretanto hoje fui a vários sites (idealista, imovirtual, olx) ver a oferta de T2 para arrendar num raio de 2Km-3km da minha casa: renda mais barata - 900 eur/mês com cozinha dos anos 90, e WC dos anos 80.
Colocado por: HAL_9000Ora bem, um amigo meu colocou o seu apartamento à venda por 320K, na AML, valor de mercado indicado pelo agente imobiliário. A estratégia dele foi: se o apartamento não tiver propostas concretas ao fim de 3 semanas, sobe-se o preço para 340K, para "chamar a atenção" e porque quem quer comprar precebe a urgência de apresentar proposta. Pelos vistos tem sido essa a estratégia da agencia onde trabalha e com bons resultados. wtf?
Entretanto eu pensei em trocar de casa (margem sul AML), tendo em conta que demoro cerca de 2:15 h(transportes) e 3h(carro) diárias em commute (ligações de transportes públicos ineficientes vs Pontes). Não pretendo vender o imovel actual (está quase pago), mas rentabilizar.
Ora bem conclusões que cheguei até agora, com apenas duas semanas de pesquisa: Na margem norte, apartamentos que há 5 anos eu não quis dar 80K porque me pareciam francamente caros, neste momento estão a valer cerca de 260-300K.
Na zona onde habito actualmente, e onde em 2020 comrei apartamento por 47K, neste momento e com as mesmas características, não ha nada abaixo de 175K.
É impressão minha ou estamos a roçar niveis de insanidade? Nos próximos 6 meses vou acompanhar a evolução do mercado, mas para já as minhas conclusões são:
- Esquece a mudança de casa, está tudo maluco.
- Foge da AML enquanto podes.
Colocado por: PedroNunes24
É a fase final do ciclo imobiliário que dura em média 18 anos. A chamada "winner's curse" e que dura aproximadamente 2 anos. Altura em que que tem algum capital de lado decide investir porque "o lucro é garantido" e realmente a coisa até parece funcionar e ser sempre a subir, até eventualmente colapsar, daí o nome.
Contraír dívida para comprar algo que valoriza pela dívida que se contraiu. Quem diz que a correção nunca vai acontecer, é o mesmo que achar que nunca mais vai chover porque está no pico do verão.
Colocado por: larkhe
Isso pode estar muito correcto , mas a partir do momento que os bancos emprestam sobre os novos valores dificilmente vai baixar.
Colocado por: PedroNunes24É a fase final do ciclo imobiliário que dura em média 18 anos. A chamada "winner's curse" e que dura aproximadamente 2 anos.Só me ocorre dizer que se esses ciclos económicos fossem assim tão reprodutiveis os economistas não erravam 9 em cada 10 previsões que fazem. Mas neste caso tendo a achar que o PedroNunes está certo, isto só pode estar mesmo na "winner's curse".
Colocado por: PedroNunes24
É precisamente isso que causa o inchar da bolha e a leva à insustentabilidade. Os bancos emprestam cada vez mais, enquanto a taxa de esforço o permitir. Pelo caminho, o poste da baliza vai alargando. O mercado sobrevive com o espremer da qualidade de vida da população (uma taxa de esforço saudável passa de 30% para 50%https://eco.sapo.pt/2025/03/31/mais-de-metade-do-credito-a-habitacao-feito-em-2024-e-de-baixo-risco/) e com o governo a tapar buracos com medidas de apoio que funcionam a curto prazo mas pioram a situação a longo. Tudo para manter a máquina de fazer milionários a trabalhar.