Colocado por: ClioIIÉ impossível à classe média pagar habitação.
Colocado por: larkheClaro que as pessoas que comprarem em ultimo vão perder esses 10 ou 15% , mas da maneira que vejo os preços subirem ....
Colocado por: ClioII
Sim, estamos.
É impossível à classe média pagar habitação.
Tem tudo para correr mal.
Colocado por: PedroNunes24
É a fase final do ciclo imobiliário que dura em média 18 anos. A chamada "winner's curse" e que dura aproximadamente 2 anos. Altura em que quem tem algum capital de lado decide investir porque "o lucro é garantido" e realmente a coisa até parece funcionar e ser sempre a subir, até eventualmente colapsar, daí o nome.
Contraír dívida para comprar algo que valoriza pela dívida que se contraiu. Quem diz que a correção nunca vai acontecer, é o mesmo que achar que nunca mais vai chover porque está no pico do verão. Esta é a fase em que se faz muito dinheiro, mas em que também se pode deitar tudo a perder. Eu vou aproveitar e vender o meu imóvel de arrendamento enquanto ainda há musica e cadeiras para sentar.
Colocado por: VarejoteTodos querem capitalizar, mesmo alguns aqui falam que compraram por 100k€ e agora podem vender por mais de 250k€, ou acham que vão vender por 150k€?
Colocado por: larkhe
Pode corrigir alguma coisa, e espero que sim mas como disse desde que os bancos emprestam determinado valor sobre um imovel, mesmo que a família perca o imóvel a favor do banco, o banco dificilmente ( para não dizer quase impossivel ) vai vender o imovel a perder dinheiro, mesmo que haja uma correcçao e acredito que vá haver nunca vai para valores de 2015 ou até 2010, neste tempo estamos a falar de aumento de preços superiores a 50%, a haver uma correcção vai ser de 10 ou 15 % que será aceitavel pelos bancos.
Claro que as pessoas que comprarem em ultimo vão perder esses 10 ou 15% , mas da maneira que vejo os preços subirem ....
Colocado por: CarvaiConheço vários casos desses, venderam pelo dobro, mas por azar as casas queriam comprar, também já custavam o dobro.
Este é o problema, não se trata de alguém que vai ganhar muito dinheiro, mas sim de pessoas que pretendem mudar de casa e têm de capitalizar na actual para comprar outra - nova e/ou maior - que agora também são mais caras.
Se não há construção de novas as usadas ficam mais caras. A ultima casa que comprei e habito custou o dobro da que vivia antes só que na altura havia muita oferta de novas.
Colocado por: HAL_9000Ora bem, um amigo meu colocou o seu apartamento à venda por 320K, na AML, valor de mercado indicado pelo agente imobiliário. A estratégia dele foi: se o apartamento não tiver propostas concretas ao fim de 3 semanas, sobe-se o preço para 340K, para "chamar a atenção" e porque quem quer comprar precebe a urgência de apresentar proposta. Pelos vistos tem sido essa a estratégia da agencia onde trabalha e com bons resultados. wtf?
Entretanto eu pensei em trocar de casa (margem sul AML), tendo em conta que demoro cerca de 2:15 h(transportes) e 3h(carro) diárias em commute (ligações de transportes públicos ineficientes vs Pontes). Não pretendo vender o imovel actual (está quase pago), mas rentabilizar.
Ora bem conclusões que cheguei até agora, com apenas duas semanas de pesquisa: Na margem norte, apartamentos que há 5 anos eu não quis dar 80K porque me pareciam francamente caros, neste momento estão a valer cerca de 260-300K.
Na zona onde habito actualmente, e onde em 2020 comrei apartamento por 47K, neste momento e com as mesmas características, não ha nada abaixo de 175K.
É impressão minha ou estamos a roçar niveis de insanidade? Nos próximos 6 meses vou acompanhar a evolução do mercado, mas para já as minhas conclusões são:
- Esquece a mudança de casa, está tudo maluco.
- Foge da AML enquanto podes.
Colocado por: Pickaxe
Visto como um investimento a longo prazo nunca será um prejuízo.
Colocado por: ferreiraj125Claro que em teoria quando morrer é patrimonio que poderia ficar para os meus herdeiros, mas não penso nisso...
Colocado por: ferreiraj125
...
Que insanidade.
Colocado por: HAL_9000pretendo um T3 em Loures
Colocado por: HAL_9000
...
Eu já estava a estragar a famosa “concorrência” do mercado português não ter também contaminado o mercado da habitação.
Colocado por: rod_2000
...
E depois quando finalmente conseguem o crédito, é os tais 40 anos. Claro que com muito pouca margem para negociar taxas de juro.
Quem ganha é o banco (enquanto eles estiverem a pagar o crédito) e quem lhes vendeu a casa.
Colocado por: AMG1E qual é mesmo a diferença entre esse casal estrangeiro e um casal português, ou um misto?
Colocado por: ferreiraj125Não acaba? Se os bancos facilitarem o credito para permitir comprarem casas ao preço que for, as pessoas simplesmente compram?
Que insanidade.
Colocado por: ferreiraj125Se a casa é para viver não pode ser propriamente vista como um investimento.
Por exemplo, se eu compro uma casa onde pretendo viver o resto da vida, o que me interessa é o que vou pagar pela casa, que é o que determina quanto me custará viver naquela casa o resto da minha vida tendo em conta o valor que paguei por ela.
Claro que em teoria quando morrer é patrimonio que poderia ficar para os meus herdeiros, mas não penso nisso...