Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rod_2000Afinal a conversa que tivémos aqui estava errada, não era 1,5M de imigrantes, é 1,6M.
    Aqui está a noticia
    Isto explica muita coisa nos preços das casas. "quase quadruplica o total de 421.785 cidadãos estrangeiros registado no final de 2017"
    Concordam com este comentário:ferreiraj125

Tenho esperança que haja uma crise tão grande que essa malta vá toda embora.
  2.  # 2

Colocado por: ferreiraj125Tenho esperança que haja uma crise tão grande que essa malta vá toda embora.

Já eu adorava que as coisas estivessem tão bem no país, que uns quantos mais viessem. De preferência para postos de trabalho a ganhar 3 ou 4 mil ao mês. Que os que estão começassem a ganhar dignamente... E de passo, que muito expatriado tivesse vontade de regressar a Portugal. Quando tudo vai bem, dá para tudo.

Desejar uma crise só para não ver imigrantes é muito à frente... Nessa situação, a imigração seria o menor dos nossos problemas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  3.  # 3

Colocado por: rod_2000Afinal a conversa que tivémos aqui estava errada, não era 1,5M de imigrantes, é 1,6M.
    Aqui está a noticia
    Isto explica muita coisa nos preços das casas. "quase quadruplica o total de 421.785 cidadãos estrangeiros registado no final de 2017"

So os legais... ou seja, que a AIMA controla. Tendo em conta o atraso nos processos e possivel que ja estejamos mais perto dos 2 milhoes. E isto sem contar com aqueles que entretanto se naturalizaram.
    Mas ja era evidente, basta pensar que quase 1/3 dos creditos a habitacao sao de estrangeiros. Eles nao podem vir para ca e ficar a morar debaixo das pontes. Portugal vai ser uma experiencia sociologica interessante para perceber se vamos ser mais um caso falhado de integracao por nao existir controlo a entrada
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveira

Já eu adorava que as coisas estivessem tão bem no país, que uns quantos mais viessem. De preferência para postos de trabalho a ganhar 3 ou 4 mil ao mês. Que os que estão começassem a ganhar dignamente... E de passo, que muito expatriado tivesse vontade de regressar a Portugal. Quando tudo vai bem, dá para tudo.

Desejar uma crise só para não ver imigrantes é muito à frente... Nessa situação, a imigração seria o menor dos nossos problemas...
    Concordam com este comentário:desofiapedro,Jorge_Gonçalves,diouf_matos,RS2025
    Estas pessoas agradeceram este comentário:desofiapedro

Se a crise erradicasse cheganos, bloquistas, comunistas e trumpistas até era uma crise porreira mas na verdade ninguém com o mínimo de bom senso deseja isso.
  5.  # 5

Colocado por: N Miguel OliveiraDe preferência para postos de trabalho a ganhar 3 ou 4 mil ao mês. Que os que estão começassem a ganhar dignamente...

Se andassemos a receber malta que viesse ganhar 3 ou 4 mil euros por mês (ainda que até isso tivesse impactos negativos), seria muito bom sinal...

Mas acho que tens noção de que os 1,5 milhões de imigrantes (contabilizados) que temos atualmente, não são compostos na sua maioria por pessoas nessa situação.

E claro, nada disto impacta o preço das casas... A malta foi toda viver debaixo da ponte.
  6.  # 6

Colocado por: RS2025

Se a crise erradicasse cheganos, bloquistas, comunistas e trumpistas até era uma crise porreira mas na verdade ninguém com o mínimo de bom senso deseja isso.

Mas esses só ganham força em situações de crise, portanto, quanto mais crise, mais extremistas haverão.
    Concordam com este comentário: RS2025
  7.  # 7

Por exemplo, nós preparámos a sociedade para a igualdade de género, ao nivel da familia e do emprego. Que tipo de educação é que estas pessoas tiveram? Nós estamos preparados para estas novas dinâmicas sociais? Eu prevejo maus tempos para a igualdade de género, o tipo de emprego que as mulheres possuem em portugal é muito sensivel à imigração e à inteligência artificial, e temos o TRU&$% a mandar acendalhas. Aliás, se repararem só falam em falta de emprego para posições tradicionalmente de homens e mal pagas.

Colocado por: ferreiraj125Mas acho que tens noção de que os 1,5 milhões de imigrantes (contabilizados) que temos atualmente, não são compostos na sua maioria por pessoas nessa situação.

Concordo, o que ocorreu nos últimos anos foi a substituição da população jovem licenciada (a mais bem formada da história) por estes imigrantes menos qualificados. Portanto, em vez de evoluir a economia, decidimos arranjar soluções (imigração) para continuar na mesma.
    • reg
    • 9 abril 2025

# 8

Colocado por: ferreiraj125

Tenho esperança que haja uma crise tão grande que essa malta vá toda embora.

e quando isso acontecer, vão voltar a falar que a SS está falida e talvez aí farão reformas necessárias
    • reg
    • 9 abril 2025

# 9

Colocado por: N Miguel OliveiraDesejar uma crise só para não ver imigrantes é muito à frente... Nessa situação, a imigração seria o menor dos nossos problemas...

pois é, a imigração neste momento serve por exemplo para atrasar as reformas na SS
    • reg
    • 9 abril 2025

# 10

Colocado por: dmanteigasE isto sem contar com aqueles que entretanto se naturalizaram.

desses muitos já se foram embora
    • reg
    • 9 abril 2025

# 11

Colocado por: RS2025Se a crise erradicasse cheganos, bloquistas, comunistas e trumpistas até era uma crise porreira mas na verdade ninguém com o mínimo de bom senso deseja isso.

o mais engraçado é que a crise por norma sempre ajuda os extremos crescerem
    • reg
    • 9 abril 2025

# 12

Colocado por: N Miguel OliveiraDe preferência para postos de trabalho a ganhar 3 ou 4 mil ao mês.

isto nunca vai acontecer, da mesma forma como precisamos da China e Bangladesh para produzir mais barato
    • reg
    • 9 abril 2025

# 13

Colocado por: rod_2000o que ocorreu nos últimos anos foi a substituição da população jovem licenciada

totalmente errado, a substituição não aconteceu, pois continuamos a precisar de médicos etc, os imigrantes apenas vieram tapar os buracos onde mais ninguém quer trabalhar
  8.  # 14

Colocado por: reg

totalmente errado, a substituição não aconteceu, pois continuamos a precisar de médicos etc, os imigrantes apenas vieram tapar os buracos onde mais ninguém quer trabalhar

Já nem tenho paciencia para refutar essa falacia.

Ninguém quer trabalhar porque pagam abaixo do valor de mercado.

Isso é a mesma coisa que eu querer comprar um carro novo por 8000 € e depois queixar-me que os stands automoveis não querem vender carros.

Mas se mandar vir um carro da China (se pudesse), se calhar já me safaria...
    • reg
    • 9 abril 2025

# 15

Colocado por: ferreiraj125Ninguém quer trabalhar porque pagam abaixo do valor de mercado.

e queria o que? que pagassem 5k nas limpezas é isso?
  9.  # 16

Colocado por: regtotalmente errado, a substituição não aconteceu, pois continuamos a precisar de médicos etc, os imigrantes apenas vieram tapar os buracos onde mais ninguém quer trabalhar

Quando sair o relatório completo vamos poder ter uma noção melhor disto.

Neste momento eu discordo, a maioria dos imigrantes vieram com vistos de turista para preencher um posto de trabalho qualquer, a receber mal, para depois conseguirem o visto de trabalhador. Claro que isto está a puxar os salários dos trabalhadores para baixo.

Claro que depois desesperam com a habitação e são sujeitos a viver em condições desumanas.

Colocado por: rege queria o que? que pagassem 5k nas limpezas é isso?

Não é pagarem 5k nas limpezas, são os trabalhadores dos hoteis de Lisboa que em 2019 recebiam 850 euros e que agora em 2025 recebem 900 euros. Porque há uma grande comunidade imigrante que está disposta a aceitar qualquer coisa pelo que descrevi anteriormente.
    • reg
    • 9 abril 2025

# 17

Colocado por: rod_2000são os trabalhadores dos hoteis de Lisboa que em 2019 recebiam 850 euros e que agora em 2025 recebem 900 euros.

então? pagam um pouco mais que SMN, mas depois existem 10 candidatos para 1 lugar, claro que o salário vai ser baixo.
    Ganham quase o mesmo passados 6 anos, pois certo, nem todos os patrões querem seguir a política de aumento artificial do SMN. É apenas mais um exemplo de que aumentar os salários de forma artificial, o trabalhador apenas perde.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  10.  # 18

Colocado por: regmas depois existem 10 candidatos para 1 lugar

Colocado por: regnem todos os patrões querem seguir a política de aumento artificial do SMN

O que permite haver 10 candidatos para 1 lugar é a imigração obviamente. Os patrões vão sempre pagar o minimo que conseguirem. Se houverem menos candidatos o patrão é obrigado a aumentar os salários. Se esse aumento resultar em perdas para o negócio, então o patrão deve alterar o modelo de negócio para algo mais lucrativo e que permita pagar mais aos trabalhadores. É basicamente o que se passa nas economias desenvolvidas, e depois há Portugal que nadas mais é do que uma estância de férias.

Agora, segundo o estado, as manifestações de interesse levaram a uma queda de 59% no número de novos imigrantes, quando o mercado se ajustar e absorver toda a falta de oferta (pode levar meses ou anos), ai já acredito que haja uma quebra nos preços das casas.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  11.  # 19

Colocado por: rod_2000Porque há uma grande comunidade imigrante que está disposta a aceitar qualquer coisa pelo que descrevi anteriormente.

Dumping salarial no estado puro.

Quem paga depois é quem esta na área. Um familiar meu com curso superior relacionado com hotelaria mudou recentemente de área porque cada vez que ia a uma entrevista, no corredor haviam 10 gajos prontos a receber metade daquilo que ele pedia. Formação superior, cursos de línguas, etc, tudo pelo cano abaixo.

Este é um dos típicos eleitores que vai votar no Chega. E nada o vai fazer abandonar a sua escolha. Simplesmente esta nova vaga de migração pós-2017 destruiu completamente às suas expectativas profissionais do curso que ele estudou.
    Concordam com este comentário: ferreiraj125, dmanteigas
  12.  # 20

Colocado por: ferreiraj125Se andassemos a receber malta que viesse ganhar 3 ou 4 mil euros por mês (ainda que até isso tivesse impactos negativos), seria muito bom sinal...

Mas acho que tens noção de que os 1,5 milhões de imigrantes (contabilizados) que temos atualmente, não são compostos na sua maioria por pessoas nessa situação.

E claro, nada disto impacta o preço das casas... A malta foi toda viver debaixo da ponte.

Eu nunca desejaria uma crise, seja em que situação fosse, nem para deixar de ver imigrantes, nem para que o preço das casas caísse, etc.

O Covid também levou a que muitas pensões deixassem de ser cobradas porque os velhotes faleceram... do ponto de vista dos cofres da SegSocial até correu bem.

Mas a vida em sociedade é muito mais que o preço das coisas, os salários, etc.

Uma crise obviamente ajudaria uns quantos que estão sempre à espera que isso tombe... porém, muita familia passaria dificuldades, haveria menor produção e maiores gastos com subsidios de emprego.

Jamais desejaria uma crise fosse em que contexto fosse.

Quanto aos imigrantes. Não me dá nenhuma comichão que sejam 1,6M... que sejam 2... ou até 3M.
    O que me dá comichão é o tipo de empregos que temos, a falta de inovação, digitalização, falta de condições de trabalho, de frota, de ferramentas, de segurança, etc... dos nossos empregos, sejam eles realizados por "pessoas de bem" nascidas em Portugal... seja por pessoas que escolheram este país para viver. E é nessa base, que devem ser designados os critérios de aceitação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deste país... Se procurámos uma economia com certos profissionais, e estes estão em falta entre os nativos, são esses estrangeiros que devemos procurar e deixar entrar.

0.0644 seg. NEW