Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 9 abril 2025

# 1

Colocado por: rod_2000O que permite haver 10 candidatos para 1 lugar é a imigração obviamente.

a imigração sempre permite pagar salários mais baixos, daí os patrões defenderem tanto
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
  1.  # 2

Colocado por: N Miguel Oliveirasão esses estrangeiros que devemos procurar e deixar entrar

Deixá-los entrar mas com trabalho e com um salário que lhes dê uma vida digna.

O que nós fizemos não foi isso. E uma grande parte dos 1,6M de imigrantes não teve isso (vê-se pelos novos bairros de lata, por exemplo).

E nós sabemos bem quem é que vai capitalizar isto nas próximas eleições...

E mais, a imigração foi uma forma de deixar os ricos mais ricos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, vmontalvao, desofiapedro
    • reg
    • 9 abril 2025

# 3

Colocado por: rod_2000Agora, segundo o estado, as manifestações de interesse levaram a uma queda de 59% no número de novos imigrantes

continuamos a ter vistos cplp, que qualquer um entra sem qualquer problema e dinheiro para se sustentar
    • reg
    • 9 abril 2025

# 4

Colocado por: Nostradamus

Dumping salarial no estado puro.

Quem paga depois é quem esta na área. Um familiar meu com curso superior relacionado com hotelaria mudou recentemente de área porque cada vez que ia a uma entrevista, no corredor haviam 10 gajos prontos a receber metade daquilo que ele pedia. Formação superior, cursos de línguas, etc, tudo pelo cano abaixo.

Este é um dos típicos eleitores que vai votar no Chega. E nada o vai fazer abandonar a sua escolha. Simplesmente esta nova vaga de migração pós-2017 destruiu completamente às suas expectativas profissionais do curso que ele estudou.

e não apenas com curso superior, qualquer profissão acontece isso, basta um gajo qualquer pedir menos estás logo fora.
    Basicamente a imigração ao ponto que chegou, está a destruir a vida de muitos. Apenas as empresas ganham com isso.
    • reg
    • 9 abril 2025

# 5

Colocado por: N Miguel OliveiraSe procurámos uma economia com certos profissionais, e estes estão em falta entre os nativos, são esses estrangeiros que devemos procurar e deixar entrar.

o problema é que não temos economia para esses imigrantes, apenas a malta para ubers, restaurantes e afins.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, dmanteigas
  2.  # 6

Colocado por: rego problema é que não temos economia

Precisamente. Eu queria era ouvir medidas para curar essa doença. Como mudar a economia?

Mas o que oiço, é discutir qual o melhor medicamento para algumas dores ou sintomas. Por isso cansa tanto ouvir falar sempre dos imigrantes, como que se fosse a causa da doença... e ignorar o que realmente importa.

Agora, OK, temos 80% da população a culpar os outros 20%... e não passa disto. Tudo bem... também é preciso... mas pouco resolve o problema de fundo, que é crónico e dificil de resolver.
  3.  # 7

Colocado por: reg

e queria o que? que pagassem 5k nas limpezas é isso?

Simplesmente paguem o valor de mercado sem fazerem lobby para se fazer dumping salarial através da imigração.
  4.  # 8

Colocado por: rod_2000
    O que permite haver 10 candidatos para 1 lugar é a imigração obviamente. Os patrões vão sempre pagar o minimo que conseguirem. Se houverem menos candidatos o patrão é obrigado a aumentar os salários. Se esse aumento resultar em perdas para o negócio, então o patrão deve alterar o modelo de negócio para algo mais lucrativo e que permita pagar mais aos trabalhadores. É basicamente o que se passa nas economias desenvolvidas, e depois há Portugal que nadas mais é do que uma estância de férias.

Isto é tão obvio que já só consigo ver uma explicação para quem continua a defender a narrativa de "os portugueses não querem trabalhar"...

Não pode ser só ignorancia, tem de ser malicia mesmo.
  5.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraJamais desejaria uma crise fosse em que contexto fosse.

Então não lhe chamemos crise, chamemos-lhe correção.

Às vezes são precisas para que se volte a meter os pés na terra.

Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto aos imigrantes. Não me dá nenhuma comichão que sejam 1,6M... que sejam 2... ou até 3M.

Mas a tua xenofilia já foi mais que evidenciada em muitas interações que tivemos antes.

Não me estás a dizer nada que me surpreenda.
  6.  # 10

Colocado por: ferreiraj125Então não lhe chamemos crise, chamemos-lhe correção.

Às vezes são precisas para que se volte a meter os pés na terra.

Sim. Uma correção nos critérios de entrada em Portugal, uma correção no sistema de ensino, uma correção nos PDM e afins, etc etc... isso acho bem. Agora, isso não "mandaria" os imigrantes (que tanta urticária lhe causa) embora.

Isso só mesmo o que você disse, uma crise. E isso acho melhor não.

Colocado por: ferreiraj125Mas a tua xenofilia já foi mais que evidenciada em muitas interações que tivemos antes.

Não me estás a dizer nada que me surpreenda.

Pois, idem para a sua xenofobia...
    O pó é tanto, que até "crise" deseja...
  7.  # 11

8.  # 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

Sim. Uma correção nos critérios de entrada em Portugal, uma correção no sistema de ensino, uma correção nos PDM e afins, etc etc... isso acho bem. Agora, isso não "mandaria" os imigrantes (que tanta urticária lhe causa) embora.

Isso só mesmo o que você disse, uma crise. E isso acho melhor não.

Pois, idem para a sua xenofobia...
    O pó é tanto, que até "crise" deseja...

claro... querer viver é xenofobia
  9.  # 13

Deixai os entrar todos
  10.  # 14

Colocado por: jg231querer viver é

Pois, deve ser o mesmo que eles pensam ao visitar as nossas igrejas cheias de ouro que veio da terra deles... Deve ser o mesmo que eles pensam quando chegam de países com muitos recursos e vêem que a riqueza afinal está no terreiro estéril europeu...

Você pode culpá-los à vontade do que corre menos bem na sua vida... ao mesmo tempo que dá uma trinca numa maçã que lhe custou dois tostões... e escreve num telefone baratíssimo (por comparação se fosse você a fabricá-lo). Isso, querer viver, queremos todos, eles incluídos.

Colocado por: jg231querer viver é xenofobia

Eu nem sei se é xenofobia.
    Talvez seja apenas aporofobia.

Mas como os nossos imigrantes são economicamente desfavorecidos, se calhar é por isso que já se confundem as duas coisas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  11.  # 15

Portanto, se eu não quiser andar à beira dum penhasco implica que sou acrofobico (tenho medo irracional de alturas)?

Em relação à aporofobia, eu não tenho medo de pobres, mas não quero que haja mais pobres no meu país.

Mas realmente, nota-se que há malta que quer mais pobres em Portugal. Senão, quem vai fazer trabalhos duros por baixos salarios?
  12.  # 16

Colocado por: ferreiraj125Portanto, se eu não quiser andar à beira dum penhasco implica que sou acrofobico (tenho medo irracional de alturas)?

Em relação à aporofobia, eu não tenho medo de pobres, mas não quero que haja mais pobres no meu país.

Apenas usei a sua mesma lógica quando trouxe à baila a "minha" eventual xenofilia.

Eu não preciso de admirar ou venerar o estrangeiro, para conseguir viver em perfeita harmonia no meio deles.

Do mesmo modo que acho que qualquer um deve ser respeitado, seja ele nativo ou imigrante, branco ou amarelo, baixo ou alto, gordo ou magro, hetero, homo ou bi, católico, ateu ou muçulmano, rico ou pobre, doutorado ou analfabeto, etc etc... Não preciso de identificar-me com nenhum deles, para conceber a ideia de partilhar o mesmo espaço com eles, os mesmos direitos e deveres, etc.

Eu não sei se você tem medo de imigrantes ou de pobres, apenas deduzi o mesmo que você, mas no sentido inverso ao ler "Tenho esperança que haja uma crise tão grande que essa malta vá toda embora."

Ou enganei-me, e se foi assim, peço desculpa por isso... mas o que extraí da sua frase, é que você nem se importa que estejámos todos pior numa eventual crise... com tal de não ver mais estes imigrantes em Portugal. Ora, isto para mim não é "não querer andar à beira dum penhasco". É empurrar gente do penhasco, mesmo que você vá junto.
  13.  # 17

Colocado por: N Miguel OliveiraPor isso cansa tanto ouvir falar sempre dos imigrantes, como que se fosse a causa da doença... e ignorar o que realmente importa.

Vamos imaginar que o N Miguel tem uma gripe. Acha que andar a correr todo nu na rua, com febre, num dia de chuva e temperaturas negativas vai agravar ou resolver o problema? Provavelmente vira pneumonia e uma gripe que tinha um tratamento facil, passa a ter um tratamento dificil.
    A imigracao e mesmo isto. O que transformou uma gripe numa potencial pneumonia, porque alguem achou boa ideia andar engripado a correr nu a chuva! Tao simples quanto isto.
    No pos-25 de Abril Portugal teve de integrar o mesmo numero de retornados que tem agora de integrar de imigrantes... ou talvez ate mais de imigrantes. Nao e possivel sem consequencias sociais. Nao vai resultar. Vamos ter guetizacao, formacao de comunidades dentro da nossa comunidade, e milhares de pessoas que vao entrar na roda da pobreza e dependencia do estado.

Colocado por: ferreiraj125Não pode ser só ignorancia, tem de ser malicia mesmo.

E duas coisas. Burrice, por parte dos portugueses que defendem isto por ideologia (que deriva da falta de formacao cronica). E ganancia, por parte daqueles que vivem deste sistema para evitar a pressao sobre os custos.
    Eu ja disse varias vezes que a discussao sobre a imigracao e das coisas mais absurdas de sempre. E ver a esquerda mais extrema, supostamente os que 'defendem o trabalhador', com o mesmo discurso dos 'patroes' e do 'grande capital' que sao o seu inimigo.
    Mesmo o turismo sendo uma atividade economica de caca, com a pressao da falta de mao de obra muito provavelmente tinhamos visto alguma inovacao no setor, procura por turismo de maior valor acrescentado e menos intensivo em mao de obra, e aumentos salariais significativos.

Colocado por: ferreiraj125https://eco.sapo.pt/2025/04/09/controlo-de-rendas-prejudica-geracoes-futuras-aponta-estudo-da-nova-sbe/

Mas e preciso um estudo?
    O mercado atual de arrendamento em Portugal, e um reflexo da total falta de confianca que existe no mercado depois do congelamento de rendas e contratos antigos no tempo da outra senhora. As medidas que muitos pedem ja foram implementadas no passado com as consequencias desastrosas que conhecemos...
    Concordam com este comentário: ferreiraj125
    • reg
    • 10 abril 2025

# 18

Colocado por: N Miguel OliveiraUma correção nos critérios de entrada em Portugal

um sistema do estilo da NZ para os de fora da UE, só entra cá quem tem qualificações para lugares necessários
    • reg
    • 10 abril 2025

# 19

Colocado por: ferreiraj125Mas realmente, nota-se que há malta que quer mais pobres em Portugal. Senão, quem vai fazer trabalhos duros por baixos salarios?

a malta que trabalha em agricultura, restauração sempre foi pobre e assim vai continuar, em todo o lado é assim
    • reg
    • 10 abril 2025

# 20

Colocado por: dmanteigasNo pos-25 de Abril Portugal teve de integrar o mesmo numero de retornados que tem agora de integrar de imigrantes... ou talvez ate mais de imigrantes. Nao e possivel sem consequencias sociais. Nao vai resultar. Vamos ter guetizacao, formacao de comunidades dentro da nossa comunidade, e milhares de pessoas que vao entrar na roda da pobreza e dependencia do estado.

são coisas completamente diferentes, os retornados eram portugueses, os imigrantes não são, daí o estado português não ter qualquer obrigação de os integrar, dar casas etc

0.0897 seg. NEW