Colocado por: N Miguel Oliveira
Certo.
É preciso começar a fazer o mesmo:
https://www.publico.pt/2025/04/13/ciencia/noticia/universidades-portuguesas-defendem-criacao-programa-europeu-atrair-cientistas-eua-2129201
Agora é boa altura para isso!
Colocado por: AMG1Se não estava a criticar o sistema europeu e apenas a dizer que é diferente do americano,
Colocado por: Carvai
Sim estava a criticar algum do sistema europeu (porque mesmo na EU nem tudo é igual). Quando o Estado retira quase 50% á economia o termo saque não é muito desapropriado. Claro que os USA também não são propriamente o paraíso na terra (será que isso existe?). Até porque a frase que eu mais detesto é o clássico - Isto só em Portugal. Mas não significa que esteja de acordo com tudo o que a minha geração fez no pós 25A e não tenho vergonha de dizer que criamos um sistema de "roubos" adquiridos que hoje é quase impossível mudar.
Colocado por: AMG1agora ideias e capacidade de gestão para as concretizar, não creio que as possamos exigir aos políticos.
Portanto, empresários com imaginação e vontade precisam-se com urgência!
Colocado por: jg231que loucura, mas a prestacao deve andar nos 1k, para 2 pessoas, enquanto estivermos em pleno emprego, não deve haver problema, quero ver o que vai acontecer quando vier a recessao, mais ajudas?
Colocado por: N Miguel OliveiraSe eu pedir um crédito para comprar computadores, uma plotter, comprar um espaço comercial ou alugar um pelo menos, comprar software, mesas de escritório, etc etc... via crédito... com o objectivo de daqui a 3 ou 4 anos começar a gerar lucro, riqueza, começar a empregar 2 ou 3 Arquitectos ou Engenheiros... Que sinal dá o Estado perante um banco?
Colocado por: AMG1Onde é que existem em Portugal os fundos de capital de risco "a sério" para investir em negocios emergentes?
Colocado por: AMG1A Carga fiscal media na EU (impostos+contribuições sociais/PIB) é de 40% e Portugal até fica ligeiramente abaixo disso (37,6 em 2024). Já os descendentes dos vikings estão todos a rondar os 50% e nem por isso deixam de ter vidas melhores do que as nossas ou de outros que ainda pagam menos impostos do que nós.
Colocado por: AMG1Eu percebo, que não seja simples, mas o estado não retira nada à economia, o valor dos impostos que todos pagamos não saem da economia. São entregues ao estado que depois os devolve das mais diversas formas.
Colocado por: reg
alugar custa o mesmo senão mais
Colocado por: dmanteigas
Eu acho e que o jg ainda vive com o valor do dinheiro de 2014...
Em 2014 o SMN era 485e. Em 2025 e 870 e 'parece' que daqui a 4 anos sera de 1100e.
Ou seja, a tal prestacao de 1k para um emprestimo de 300k daqui a 4 anos vai ser o valor do SMN!
Colocado por: jg231pois, tmb vi isso, se realmente o salário mínimo aumentar para 1.1k tenho mesmo que comprar...
Se voce plantar uma macieira numa solo sem terra e adubo mas apenas casculho esta a espera de ter macas na primavera seguinte?
Uma e a consequencia da outra. Nao da para ter empresarios criativos, eficientes e competitivos num ambiente como o nosso, burocratico, informal e cheio de protecoes do estado. Os politicos criam e o ambiente atual, nao exclusivo de Portugal, onde por cada problema aparecem 100 empresarios a pedir 3 subsidios.
Vou tambem ser bonzinho e assumir que o AMG1 tambem e um tipo honesto entao desconhece esse mercado... em 2025 nao porque o mundo no geral esta uma bosta, mas de 2021 a 2023 por exemplo ate um negocio de algodao doce se fosse apresentado em ingles e com a palavra IA, digital, etc la no meio conseguia financiamento de capital de risco de valores avultados. Antes disso tambem ja havia muito investimento nessa area disponivel... em Portugal nao existe e muita 'cultura' disso. O que nao faltam sao casos, de negocios cuja apresentacao nao me convencia a investir 5e que vi conseguirem mais de 2/3 milhoes em sucessivas rondas de financiamento.
O que nao e comparavel... a nossa carga fiscal e fruto por um lado da economia informal (muito rendimento nao declarado) e por outro de termos por exemplo 50% de familias que nem IRS pagam por nao auferirem rendimentos para tal. Pelo menos no papel.
Colocado por: dmanteigasOu seja, a tal prestacao de 1k para um emprestimo de 300k daqui a 4 anos vai ser o valor do SMN!
Colocado por: jg231pois, eu ainda não pago isso, senão tinha comprado tmb, mas o estado está literalmente a aumentar os preços dos imóveis
Depende... o problema nao e o dinheiro sair da economia, e o valor pelo qual multiplica quando la entra. O estado em tudo o que nao e core, regra geral, por cada euro que mete na economia deve tirar e valor negativo. Tipo os 3.2B da TAP. Deixar esse dinheiro as empresas e pessoas provavelmente permitia meter 1e e ir buscar 1.1.
Colocado por: AMG1Investir numa empresa, ou salvá-la da falência, é o mesmo, tanto pode fazer sentido como não. Você dá o exemplo da TAP, mas também tem outros. Quantos negócios foram salvos durante a pandemia, porque o estado usou o dinheiro dos impostos para os salvar?Mesmo numa escala maior, alguém coloca em causa que salvar os bancos em 2011 foi muito melhor do que deixar colapsar o sistema?
Colocado por: AMG1Não é comparável porquê?
A nossa carga fiscal é fruto da riquezee impostos declarados.
Colocado por: AMG1Depois acha que os suecos ou os dinamarqueses pagam os impostos que pagam porque gostam?
Eles se pudessem fugir também o faziam e alguns ainda tentam, a diferença fundamental está no controle e na sanção quando são apanhados, incluindo a censura social.
Colocado por: AMG1Você dá o exemplo da TAP, mas também tem outros. Quantos negócios foram salvos durante a pandemia, porque o estado usou o dinheiro dos impostos para os salvar?Mesmo numa escala maior, alguém coloca em causa que salvar os bancos em 2011 foi muito melhor do que deixar colapsar o sistema?
Colocado por: AMG1Claro que posso e devo avaliar a decisão dos politicos e ter isso em conta no momento de votar, o que não posso é ter como principio que o estado não deve salvar empresas, a não ser naqueles casos em que eu concorde, como frequentemente se ouve e lê.
não se pode comparar, nos bancos está o nosso dinheiro que ia todo à vida se o estado não ajudasse, já história com a TAP é outra. Se andamos a ajudar com os nossos impostos, devíamos por exemplo ter direito à viagens gratuitas, só que não, para isso mais vale privatizar e acabou a mama.
Colocado por: AMG1foram usados os impostos de todos, mesmo daqueles que não tinham lá nada para salvar
isto não é bem assim
Muito simples.
Em quase todos os estudos, a economia informal em Portugal nunca baixa de valores na casa de pelo menos 17% do PIB. Nos paises que refere a economia informal e
isto interessa porque?
Porque a economia informal existe para fugir aos impostos. Para nao pagar IRS, SS, TSU, etc... logo ha muita gente que de momento ou nao paga impostos ou paga muito menos do que devia, simplesmente porque o seu rendimento real e declarado diferem. Portanto nao podemos comparar cargas fiscais entre paises e dizer que 'os nordicos pagam muito e nos nao pagamos assim tanto'. O esforco fiscal em Portugal e tremendo. A diferenca e que esta concentrado em poucos. Um exemplo simples. Se eu tenho 100 pessoas onde 10 ganham 500, 80 ganham 2000 e 10 ganha 20000 e o imposto e distribuido da seguinte maneira:
- abaixo de 1000 nao se paga nada.
- entre 1000 e 5000 paga-se 20%
- acima de 5000 paga-se 40%
Ora pelo exemplo acima, 90 pessoas pagam impostos.
Agora com os seguintes escaloes de impostos:
- abaixo de 1000 nao se paga nada.
- entre 1000 e 5000 paga-se 50%
- acima de 5000 paga-se 80%
mas com 100 pessoas onde 60 ganham abaixo de 1000, 30 ganham 2000 e 10 ganham 20000... iamos ter uma menor carga fiscal neste exemplo, mas o esforco fiscal e substancialmente mais elevado.
O caso de Portugal e este ultimo com uma agravante. Daqueles 60 que nao pagam imposto, ha muitos que ganha realidade ganham acima de 1000 e deviam pagar...
...
Obviamente. eu nunca fui pelas teorias culturais. Em portugal foge-se aos impostos porque e facil, nao se e apanhado, nem penalizado. E mais uma vez... quem foge e o Ze manel do tasco. Nao e a Galp, Sonae, etc...
...
Sao coisas diferentes. Uma coisa e salvar bancos numa crise de liquidez, sabendo que no futuro se vai reaver esse dinheiro. Outra coisa e salvar empresas zombie, como a TAP ou a efacec, cujo futuro e vendas com prejuizo massivo para o estado, regresso aos prejuizos ou inevitavel falencia.
...
Eu acho precisamente que por defeito o estado nao deve salvar empresas, excepto em situacoes excepcionais e pontuais. Como a pandemia, que falou e bem, onde os layoffs salvaram as empresas.
Outra coisa completamente diferente e o que se faz em Portugal. salvar TODAS as empresas da falencia.
Ainda bem que tivemos um governo de direita agora no caso da INAPA... se nao era mais uma...
Colocado por: dmanteigasO N miguel e que e um tipo honesto, porque se pesquisasse um bocadinho e tivesse as conexoes certas, ate a Camara Municipal lhe 'emprestava' um espaco para montar um mega escritorio e podia utilizar os 40 mil apoios a contratacao para ter empregados quase de borla durante 1 ano... o apoio Y para 'digitalizar' a empresa... enfim, Portugal e um paraiso para quem queira andar a viver de apoios sem criar valor nenhum. Pessoas e empresas :)