Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rego imigrante aceita viver em quartos partilhados e pagar 500€, como é óbvio os preços sobem, porque é mais lucrativo alugar quartos em condições muitas vezes desumanas pelos preços acima mencionados do que alugar um apartamento inteiro à uma família

Certo certo.
    Por outro lado... se 20 vivem num T3 e pagam muito... pelo menos ocupam um só espaço e não 5 apartamentos T3. Pelo que, e deixando as questões de higiene, salubridade, perigo de fogo, carga na estrutura, etc... a um lado... eu nem sei o que é pior ao nível da pressão imobiliária. Saber que tal apartamento é caríssimo, ou saber que há 5 apartamentos ocupados.

Mas até para isso há soluções.
    Um modo muito simples, é usar a informática no rastreio ao registar moradas.

Exemplo, seja nativo ou imigrante, precisa ter a sua morada registada. Mas em vez de você poder escrever o que quiser na sua morada, o sistema apresenta as moradas possíveis. É também um modo de controlar que não deu a morada dum escritório, duma garagem, duma loja, e de apanhar as candongas de quem tem registado um T2, mas na verdade tem 3 ou 4 fogos... se se define que um T2 por exemplo, só pode ter umas 4 ou 5 pessoas no máximo, o sexto elemento já não conseguia registar-se nessa morada.

Assim, também se acabava com as moradas que têm 3000 moradores registados.

Era também um modo fácil de controlar a imigração. Se entra, ou já tem morada (que se possa verificar informáticamente, fazer visita, etc.)... ou se vai para hotel, tem que trazer consigo pelo menos o suficiente para pagar essas estadias... saindo dum hotel, tem sempre que registar a morada, e que esta seja válida. Caso contrário, não tendo meios para subsistir e oficialmente seja sem abrigo, recebe ordem para voltar ao país de origem.

Parece mais complicado do que é na verdade.
    Tampouco é nada de novo.

Do mesmo modo, pode criar alertas para determinada morada. Se houve algum caso de exploração humana, sexual, etc... em tal sítio... esse alerta poderia deixar em prevenção alguém que se quisesse registar ali.

Mas claro, isto só funciona se houver controlo. Escrever leis até sabemos, agora verificar que estão a ser cumpridas é outro assunto. Há que canalizar recursos para isso.
  2.  # 2

Colocado por: dmanteigasJa discutimos isso por diversas vezes

Sim, não vou repetir.
    Chega a um ponto que também cansa tanta ladaínha.

Colocado por: rod_2000Imagine N Miguel Oliveira

Idem.
    Bem sei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • reg
    • há 1 dia

# 3

Colocado por: N Miguel OliveiraSaber que tal apartamento é caríssimo, ou saber que há 5 apartamentos ocupados.

na realidade são as duas coisas
    • reg
    • há 1 dia

# 4

Colocado por: N Miguel OliveiraMas claro, isto só funciona se houver controlo. Escrever leis até sabemos, agora verificar que estão a ser cumpridas é outro assunto. Há que canalizar recursos para isso.

ou seja é muito complicado de colocar em prática em Portugal
  3.  # 5

Colocado por: regou seja é muito complicado de colocar em prática em Portugal

Mas basicamente é sempre assim... e transversal a quase tudo.
    Aquilo que é fundamental, por ser complicado, desiste-se sem sequer se ter começado.

É como aquelas ideias malucas de Esquerda, de se poder entrar sem ter trabalho assegurado, etc... Mas também é válido para as regras mais exigentes de agora. Sem controlo, fiscalização, etc... de pouco ou nada adianta termos a lei melhor do mundo. Se a promessa de trabalho não é cumprida... e ninguém verificou isso, se foi ou não, de pouco adianta.
  4.  # 6

Colocado por: regna realidade são as duas coisas

Essas duas e mais umas quantas. Como por exemplo ver que boa parte dos provencianos têm que rumar às grandes cidades pois só ali encontram empregos para o que estudaram... o que leva ao tema do ensino também. É um novelo de coisas. Não são só os estrangeiros que fazem pressão. Aliás, se entram no país, supostamente para empregos ligados à Agricultura e afins, porque é que se concentram em Lisboa?

Por isso digo, há meios de rastrear tudo isso.

Agora, de resto, até um simples divórcio cria pressão imobiliária. E se só encontra T3 e T4, é normal que a renda saia do orçamento.
    Concordam com este comentário: rod_2000
    • reg
    • há 1 dia

# 7

Colocado por: N Miguel OliveiraComo por exemplo ver que boa parte dos provencianos têm que rumar às grandes cidades pois só ali encontram empregos para o que estudaram... o que leva ao tema do ensino também.

isto leva ainda mais longe, cada vez mais porque hoje em dia estudar é mais acessível, estamos a entrar numa conversa de utopia
  5.  # 8

Colocado por: regestamos a entrar numa conversa de utopia

Talvez para sí.
    Nada do que por aqui vou escrevendo é novo.
    Não precisámos de inventar a roda cada vez.
    Se não se corrigem os erros crónicos, a bola de neve vai aumentando. Apenas estámos a empurrar a solução para a frente... depois vê-se. Interessa é tapar buracos. E isso é o que vamos fazendo sempre.

Estudar é mais acessível, e trabalhar à distância também. Ou seja, muita gente pode abandonar a cidade. Porém, isso não acontece com a magnitude que seria de esperar. Precisamente porque as cidades de 2a e 3a categoria pararam no tempo em detrimentos das grandes... são manias crónicas, que nos trouxeram até aqui, e não há, "e nunca houve" vontade de pensar diferente. Como espera ter outros resultados?

Não confundir isto, com o péssimo hábito de dispersar a população por extensos km2, como vemos nas periferias.

Numa rápida pesquisa, encontrei este artigo de há 2 anos:
    https://www.dn.pt/arquivo/diario-de-noticias/o-que-e-que-o-interior-ainda-nao-tem-15669874.html
    Porque é que haveria isto de ser uma utopia?
    Não era um modo de aliviar a pressão também?
  6.  # 9

Colocado por: jg231

é muito fácil de perceber, não não somos 15 milhões, não tenho a sua idade, não sei explicar em 100% mas é óbvio que o nº de elementos de um agregado mudou bastante

é uma conta simples de matemática, se retira esses 3-4 milhões o que acontece aos preços?

não pode meter a questão ao contrário, o problema é da procura excessiva e não da oferta "reduzida"

a oferta só o é reduzida porque aumentaram a procura de forma brutal :)

quanto ao por aqueles lados, acha que eles têm alguma crise 😂😂 não é nada comparado com aqui, e n sei pq refere a Bay Area, é um caso totalmente à parte, pelas razões óbvias, imagine tentar extrapolar que o problema são ter uma casinha por terreno, se quer ir viver para a China pode ir e tem esses megacomplexos, tenho a certeza que são excelentes, principalmente aqueles que nem apanham sol, é um ambiente espetacular para criar um filho, recomendo

Mas há malta que só vê problema na procura se estivermos a falar da meia duzia de milhares de brancos ricos que compram casa na linha de Cascais.
  7.  # 10

Colocado por: N Miguel Oliveira

Você muito fala do seu salário. Eu quero lá saber de sí ou do seu salário.
    Você é que não vislumbra soluções para nada além do "rua com os imigrantes". É uma "solução" sim. Mas acho que há muitas outras também, e acredito serem sobretudo essas que podem mudar alguma coisa de significativo no sector da Habitação, da Construção e Imobiliário. Não me parecem "impossíveis" de implementar, nem nada do outro mundo. Muitas delas já foram testadas até. E não, não me refiro a nenhuma ideia maluca típica de Esquerda de querer controlar as coisas por decreto, limitação de preços, etc. Mas focarmo-nos na componente tectónica do problema.
    Quanto à imigração, nem é preciso tanto, basta ir a uma biblioteca qualquer e pegar num livro de História...

Não se constroi dum dia para o outro.

E que tal reduzir a imigração ao mesmo tempo que se fazem medidas para aumentar a oferta, e quando estas realmente tiverem efeito, volta-se a aumentar a imigração.

Seria razoavel para ti?
  8.  # 11

Colocado por: ferreiraj125

Mas há malta que só vê problema na procura se estivermos a falar da meia duzia de milhares de brancos ricos que compram casa na linha de Cascais.

Acha que se forem uns milhares de negros ricos faz diferença?
  9.  # 12

Colocado por: AMG1Acha que se forem uns milhares de negros ricos faz diferença?

Lembrei-me logo de alguns dos proprietários do Estoril Sol!

Em 2012 eram bem vindos, e hoje ainda o são! Venham mais Angolanos destes! Pena é do 1,5 Milhões estes serem umas dúzias. Quanto será o IMI de cada um daqueles apartamentos?
  10.  # 13

Colocado por: rod_2000
    Lembrei-me logo de alguns dosproprietários do Estoril Sol!

Em 2012 eram bem vindos, e hoje ainda o são! Venham mais Angolanos destes! Pena é do 1,5 Milhões estes serem umas dúzias. Quanto será o IMI de cada um daqueles apartamentos?

Estes são sempre bem vindos em todo lado, independentemente da cor da pele, a religião que professam, ou os hábitos culturais mais estranhos que possam ter.
    Apesar disso ainda há quem mencione "brancos ricos", porque será?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 14

Colocado por: ferreiraj125Não se constroi dum dia para o outro.

E que tal reduzir a imigração ao mesmo tempo que se fazem medidas para aumentar a oferta, e quando estas realmente tiverem efeito, volta-se a aumentar a imigração.

Seria razoavel para ti?

Não só é razoável como é o que defendo também. Você é que não vê nada além disso, e a sua razão é diferente da minha.

Prefere uma crise com tal de não os ver à sua frente. Só por aí já deixa algumas pistas...

Já eu, prefiro uma entrada com critério. Há muita mão de obra que faz de facto falta, enquanto não arrumámos a casa, como é o caso dos trabalhadores das obras. Mas até esses, devem cumprir certos requisitos ao entrar.

Uma vez mais, nada disto é novo ou utópico. Por vezes basta olhar para o lado e ver o que os outros fazem.

Quanto às medidas para elevar a oferta, idem, tem que ser com critério... e não só com vontade para encher os bolsos a uns quantos...
  12.  # 15

Colocado por: AMG1

Estes são sempre bem vindos em todo lado, independentemente da cor da pele, a religião que professam, ou os hábitos culturais mais estranhos que possam ter.
    Apesar disso ainda há quem mencione "brancos ricos", porque será?
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira

Porque é tudo o que a esquerda odeia.

O homem branco heterossexual.
  13.  # 16

Colocado por: N Miguel Oliveira

Você muito fala do seu salário. Eu quero lá saber de sí ou do seu salário.
    Você é que não vislumbra soluções para nada além do "rua com os imigrantes". É uma "solução" sim. Mas acho que há muitas outras também, e acredito serem sobretudo essas que podem mudar alguma coisa de significativo no sector da Habitação, da Construção e Imobiliário. Não me parecem "impossíveis" de implementar, nem nada do outro mundo. Muitas delas já foram testadas até. E não, não me refiro a nenhuma ideia maluca típica de Esquerda de querer controlar as coisas por decreto, limitação de preços, etc. Mas focarmo-nos na componente tectónica do problema.
    Quanto à imigração, nem é preciso tanto, basta ir a uma biblioteca qualquer e pegar num livro de História...

eu também não quero saber de si para nada, podia era parar de andar a colocar mentiras mas é livre de o fazer

só dou o meu exemplo porque se eu não consigo o que fará quem recebe menos, mas quem não quer entender não entende

felizmente há quem perceba

https://x.com/nunopgpalma_pt/status/1914786442846367988
  14.  # 17

como não adorar a esquerda caviar?

ainda por cima nem é afetado pelo problema, nunca vou perceber as razões
  15.  # 18

Colocado por: N Miguel OliveiraSe demora mais que uma semana, algo já está mal.
    O estágio curricular da minha esposa foi precisamente numa câmara Municipal a acompanhar um dos arquitetos que tratava desses processos. Digamos que tendo em conta os hábitos de trabalho que ela me ia descrevendo, até me admiro se conseguirem analisar um processo por semana.
  16.  # 19

Porque é tudo o que a esquerda odeia.

O homem branco heterossexual.

Estranho. Não o sabia tão profundo conhecedor dos odios da esquerda!
    Mas é curioso que nesta nova formulação tenha trocado o "branco rico" pelo "branco heterossexual".
    Depois, "a esquerda" tal como "a direita" são grupos suficientemente grandes e heterogéneos para caber lá de tudo. Só que não foi nem "a esquerda", nem "a direita", que distiguiu os ricos entre os brancos e os outros, foi só você. Logo, a sua resposta embora hábil, é bem frouxa. Como em geral são frouxas todas as tentativas de disfarçar o indisfarçável!
  17.  # 20

Colocado por: jg231podia era parar de andar a colocar mentiras

Quais mentiras?

0.1277 seg. NEW