as pessoas não são um exercício matemático. E que na Europa e em certos segmentos populacionais em Portugal, há é um problema de sublotação da habitação residencial. E que 900 euros de rendimento disponível após custos com habitação numa família de 4 pessoas em que 2 são crianças não chega para pôr comida na mesa sequer, quanto mais ter luz, água, roupa para vestir and so on.
O que eu leio aqui são comentários de gente completamente alienada da vida que as pessoas vivem todos os dias
Colocado por: palmstrokeEstive esta semana em Los Angeles e foi assustador constatar quetodaa nova construcção de apartamentos é com o objectivo de meter a arrendar 100%.
Colocado por: palmstrokeNão é nada comparável ao que existe em Portugal, onde apesar de existir é pouco expressivo.
Colocado por: N Miguel OliveiraA malta nem sabe o privilégio que têm em serem proprietários.
Colocado por: palmstrokeeu concordo que quem quer alugar/comprar pela primeira vez encontra condições impossíveis
Colocado por: dmanteigaspor exemplo... nao faz muito mais sentido para a generalidade das pessoas fazer um renting de 4 anos e de 4 em 4 anos conduzir um carro novo, sem ter chatices de seguros, manutencao, etc? No entanto, o particular prefere pagar 50 mil euros por um carro que ao fim de 4 anos vale 25 mil e ter todos os riscos do seu lado. Porque se coloca muito enfase no facto de ser 'proprietario'.
Colocado por: ClioIIAnda sempre de carro novo mas também anda sempre a pagar carro novo (não há almoços grátis).
Colocado por: ClioIIA esmagadora maioria dos particulares mantém o carro mais do que esses quatro anos. A razão é simples: o TCO é favorável.
Colocado por: Vítor MagalhãesE quanto é que esse Insignia custaria por mês em renting?
Colocado por: dmanteigas
Provavelmente em torno de 500e/mes creio.
Colocado por: NostradamusFalta adicionar + XXXX € de entrada inicial que vão automaticamente para o lixo, a cada 3-4 anos.
Colocado por: dmanteigasSe tivesse pegado nestes 33 mil euros, investido em SP500 e feito um renting, neste momento os meus 33 mil euros valiam 66 milTodas as quartas feiras me pergunto o mesmo "porque raio fui eu guardar os 2 euros, quando podia ter jogado no eruomilhões ontem e hoje tinha 50 milhoes" :).
Colocado por: dmanteigasMas nota-se logo a resistencia aqui a 'nao propriedade' :PO que é melhor, ser proprietário de uma aparelho via verde, sem mensalidade, ou pagar a mensalidade que a empresa agora cobra? A lógica é um pouco essa.
Eu contra mim falo que mesmo com toda esta argumentacao, nao consigo tirar da cabeca esta ideia de ser tambem 'proprietario'.
Colocado por: HAL_9000Pesando tudo jogam pelo seguro.
Colocado por: HAL_9000No final do dia, ser propretário acaba por ser a melhor maneira de controlar gastos.
Colocado por: dmanteigasSera que e mesmo um privilegio? Ou reflexo da cultura de riqueza saloia portuguesa?
Colocado por: N Miguel OliveiraE a própria definição de "imóvel", acabam por acorrentar as pessoas ao mesmo sitio toda a vida. E nesse caso, têm que se sujeitar aos empregos da zona, ou a passar boa parte do dia em transporte.
Colocado por: N Miguel Oliveira
E não só.
A questão de "não querer viver de aluguer", tem ainda outra face. Se não vive de aluguer, é bastante provável que seja proprietário graças ao crédito bancário. Que na prática o que faz é o amedrontamento no trabalhador, que acaba por perpetuar a condição laboral precária. Porque sem ela, deixa de ter rendimento, mas a prestação ao banco é certinha, não raras vezes, toda a vida activa da pessoa.
Para mim, os créditos a 30, 40 anos, que basicamente levam a que a casa só esteja paga aos 60, 65 anos. E a própria definição de "imóvel", acabam por acorrentar as pessoas ao mesmo sitio toda a vida. E nesse caso, têm que se sujeitar aos empregos da zona, ou a passar boa parte do dia em transporte.
Colocado por: ClioIIÉ perfeitamente possível mudar de casa, vendendo o imóvel e comprando outro, antes do crédito terminado.
Colocado por: Vítor MagalhãesPor outro lado, entre pagar 500 € de prestação e pagar 800 € de renda e a "qualquer altura" ter que trocar de imóvel e sujeitar-se aos preços do "mercado" também é uma situação de risco e ansiedade...
Colocado por: dmanteigasImpede que pessoas se movam de zonas onde ha mais emprego de onde ha menos emprego. Seja entre cidades ou entre Paises. Ou dentro da propria AM. Ainda recentemente um conhecido rejeitou uma boa proposta de emprego em Oeiras pois o atual emprego no Parte das Nacoes e muito mais acessivel a casa que comprou em Vila Franca de Xira.
Colocado por: N Miguel OliveiraPossível é.
Quantos casos conhece que fizeram isso?
Colocado por: ClioII
Malta que estava a pagar o empréstimo ao banco e que vendeu a casa para se mudar para outra? Quantos quer? Difícil é conhecer malta que ficou na primeira casa até ao fim do crédito.
Disclaimer: sou de 1978. Acredito que para outras gerações a visão seja bastante diferente.