Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

A cantiga do "arrendar é melhor que comprar" só serve para tentar adoçar a pílula amarga da dificuldade de obter propriedade para o trabalhador comum e criar uma ilusão de que esta eterna dependência da propriedade de alguém que lucra com a mesma dependência é tão boa para o trabalhador quanto para o proprietário.

A casa em que (ainda) estou a viver, que é arrendada, vai custar aos novos inquilinos +250€ do que aquilo que eu pago hoje, e mais 120€ que a minha prestação do crédito recém adquirido. 250€ de aumento em dois anos, e já tem contrato assinado com os novos inquilinos porque mesmo assim ainda está ligeiramente abaixo da média do mercado. A que comprei, se colocasse no mercado de arrendamento, valeria quase o dobro da prestação. Quem quer estar, principalmente com o avançar da idade, a mercê do mercado de arrendamento? Quem quer aparecer nas várias notícias sobre idosos tento que ir bater à porta da Misericórdia pois o novo senhorio não renovou o contrato e os seus rendimentos não chegam nem perto de serem capazes de suportar as rendas atuais? É muito fácil defender a condição de arrendatário eterno quando já se tem posses. Conhecem alguém que, depois de ter comprado e pago a sua casa, diga que se arrepende e que afinal deveria ter permanecido como inquilino?
    Concordam com este comentário: Cláudia11, Vítor Magalhães, Pickaxe, ferreiraj125
  2.  # 2

Colocado por: MilaDiasÉ muito fácil defender a condição de arrendatário eterno quando já se tem posses.

Isto☝️
  3.  # 3

Colocado por: pedrodmsousaAcham que na medida do possível, uma grande parte da população que vive em trabalhos não qualificados ou qualificados mas facilmente substituíveis se podem dar ao luxo de andar por aí à mercê dos senhorios, que de um ano para o outro a renda passa a ser mais 150,200, 300€...

Na realidade, quem anda nessas condicoes e quem devia precisamente estar no mercado de arrendamento. Previsibilidade, pouco risco, e aumentos da renda tabelados por lei. Se tiver que sair, o que tambem nao e por da ca aquela palha, o senhoria tem de dar um pre-aviso grande.
    E da jeito dramatizar, mas eu vivo desde 2010 em casas ou quartos arrendados e nunca tivesse essa questao de 'estar a merce dos senhorios'. Da minha experiencia, regra geral um senhorio que encontre um bom inquilino, o que menos quer e chatices por mais 20, 30 ou 50e de renda.
    E depois temos de perceber que a ultima decada nao e exemplo do comportamento normal do mercado. Nao e 'normal' o juro estar baixo, quase negativo, e as casas valorizarem a 2 digitos e sem dificuldades na venda. Tambem nao e normal os precos aumentarem tanto que uma casa comprada em 2018 tem um credito menor que uma renda de uma casa equivalente em 2025.

Colocado por: pedrodmsousaA prestação ao banco normalmente tem tendência é a descer enquanto o agregado familiar tem tendência a aumentar os rendimentos por se poderem dar

Ou subir, como se viu ha 2 anos. Mesmo o aumento dos rendimentos do agregado nao e liquido.

Colocado por: pedrodmsousaVamos dizer isso ao trabalhador do café da esquina... Em que se tivesse a arrendar invés de ter comprado um apartamento em 2020, a pagar 400€ de prestação estaria neste momento a pagar pelo menos 800€ de renda.

Ou ao Sr. Ze que paga 70e de renda de casa ha 40 anos.
    E se fosse o trabalhador do cafe da esquina que comprou uma casa em 2008, investindo entre credito e capitais proprios 50 mil euros que depois teve que a entregar em 2012 ao banco porque estava desempregado e nao a conseguia pagar?
    Se ler bem... o meu ponto inicial foi precisamente o que escreve a seguir e que eu ja tinha dito acima:

Colocado por: pedrodmsousaNão é tão preto no branco esta brincadeira de comprar vs arrendar.

Em Portugal, por motivos essencialmente de riqueza saloia, a decisao e sempre ser proprietario. Ninguem sequer questiona outra alternativa e se faz ou nao sentido. Isto nem tem nada a ver com os nomadas digitais...
    Por exemplo, eu vejo agora com os apoios do governo jovens na casa dos 20-25 anos a querer ou mesmo a comprar casa. Eu entre os 20-25 anos morei em Aveiro, Porto e Lisboa. Como podia ter ido para Berlim, Geneva ou Londres. Alguem precisa de dizer a esta malta que nao precisam necessariamente com esta idade de ser proprietarios. Porque mais uma vez... o mercado daqui a 2 anos pode nao ser o mercado dos ultimos 2. E comprar e vender casa nao e um processo tao simples que nao pese (muito) na decisao de ir para X ou Y.

Colocado por: MilaDiasA cantiga do "arrendar é melhor que comprar"

Se a MilaDias ler tudo o que se escreveu, ninguem andou a cantar que 'arrendar e melhor que comprar'.
    Foi mais algo do genero... 'a decisao de arrendar vs comprar nem sempre e obvia a favor do comprar'.

Os ultimos anos criaram varias percepcoes erradas na sociedade. Isto ve-se em todo o lado. Todos acham que no proximo ano vao receber mais que no anterior, que todos devemos investir em SP500 em vez de depositos a prazos 'porque e 7/8% ao ano garantido', que temos de comprar casa hoje porque a casa de 100 em 2025 vai valer 200 em 2030, etc etc etc. Toda a gente se esqueceu do que e um 'ciclo economico'.
  4.  # 4

Colocado por: dmanteigasPrevisibilidade, pouco risco, e aumentos da renda tabelados por lei.

Isto só no programa de governo do BE. Chega a ser absurdo classificar o mercado de arrendamento com estes adjetivos, pergunto-me se estamos vivendo na mesma realidade.
  5.  # 5

MilaDias, comprar uma casa pressupõe que vamos estar no minimo 30+ anos a pagar um crédito. Durante o espaço de 30 a 40 anos vai ocorrer muita coisa, crises económicas, fenómenos económicos, guerra etc etc. Além de que comprar casa só compensa se a mesma valorizar de preço, essa valorização é garantida? Será garantida por 30+ anos? Será o seu emprego garantido por 30+ anos?

Esta realidade que assistimos hoje em dia não é para sempre, ainda me lembro em 2013 do T3 no bairro azul a 175 mil euros porque o proprietário tinha uma empresa que estava cheia de dividas. Neste momento, eu não tenho nenhum indicador que me diga que nos próximos 20 anos não possa haver uma crise ou qualquer outro fenómeno que leve os preços das casas a colapsarem.

Na minha humilde opinião, mais vale esperar do que comprar num mercado sobreaquecido.
  6.  # 6

Colocado por: MilaDiasIsto só no programa de governo do BE. Chega a ser absurdo classificar o mercado de arrendamento com estes adjetivos, pergunto-me se estamos vivendo na mesma realidade.

E a minha realidade dos ultimos 15 anos
  7.  # 7

dr manteigas sou péssimo com formatação de respostas...aqui vai

Pelo que tenho visto, só quem se endividou desalmadamente em 2008 é que se viu em dificuldades. Tenho casos próximos na família na altura que o fizeram e só hoje entendo a barbaridade que fizeram na altura.

Quem tinha o seu pé de meia e comprou casa com 3 dedos de testa e não andou em aventuras a comprar casa com aqueles CH todos manhosos pra comprar um carro e mobilar a casa toda a crédito também está muito bem da vida. E no COVID foi uma maravilha, após as taxas a negativo, abateram a dívida e Voi La, Casa Paga.

Eu consigo mudar de emprego na minha área de residência. Se trabalhar em Lousada e morar no Porto preciso de mudar de casa??
    Para mudar de vida e de poiso, tinha que ganhar muito mais, e estamos a falar 4/5x mais. E aí tinha de repensar na minha vida, venderia se fosse preciso a casa e iria para outro lugar se tivesse seguro que lá ia ficar. Se não, ficava cá a casa a render e eu alugava no destino o imóvel para os devidos efeitos temporais.

Se o pessoal vai pra França, Lisboa ganhar 2x e fazer vida de escravo, problema deles. Cada um com a sua realidade.

Se tiver instável, sem pé de meia, com prepsetiva de mudança de profissão, ou numa área profissional bastante agitada ou que me obrigue a passar temporadas em várias localidades então sim fará sentido alugar até possivelmente se quiser implantar em algum lado.

Acho que o objetivo de uma família é estar no seu lar, conseguir conviver com amigos, família, etc e não propriamente estar à mercê do ano seguinte pra saber como vai ser a minha vida. Dava em doido só de saber que pra alugar um apartamento igual ao que adquiri nas mesmas zonas iria pagar o dobro e no fim, sobrava-me 0 patrimônio.

Consigo também perceber os jovens na pressa de adquirir um imóvel. Não querem chegar aos 30 na **** e com imóvel a custar 2x mais sujeitos a ter de dividir teto com os pais. As casas não valem mais hoje só por causa desta procura/oferta mas sim pelo aumento dos ordenados mínimos. Ou vamos pagar o dobro ao pessoal e manter o preço dos produtos e serviços?

Acho que as pessoas quando sabem que têm algo pra pagar ao fim do mês pra viver e que virá a ser o seu patrimônio lutam muito mais e arregaçam as mangas.

Se não, não sei porque anda o pessoal todo aqui do fórum a fazer senão construir casas, palacetes e mansões e o fórum deveria fechar :)
    Concordam com este comentário: Cláudia11, dmanteigas, MilaDias
  8.  # 8

Colocado por: dmanteigas
    E da jeito dramatizar, mas eu vivo desde 2010 em casas ou quartos arrendados e nunca tivesse essa questao de 'estar a merce dos senhorios'. Da minha experiencia, regra geral um senhorio que encontre um bom inquilino, o que menos quer e chatices por mais 20, 30 ou 50e de renda.

E porque está a pensar em tornar-se proprietário? De certeza que não consegue arranjar um senhorio que lhe arrende um imóvel com as mesmas condições por mais 20, 30 ou 50€ de renda do que a mensalidade do CH? Não precisa de responder.
  9.  # 9

Colocado por: rod_2000MilaDias, comprar uma casa pressupõe que vamos estar no minimo 30+ anos a pagar um crédito. Durante o espaço de 30 a 40 anos vai ocorrer muita coisa

Uma coisa não vai mudar nestes 30 anos, que é a minha necessidade de ter um teto sobre a minha cabeça. E outra coisa que não tem mudado ao longo das décadas é o aumento dos preços. Quem quiser arriscar pagar renda a vida inteira que arrisque. Eu tenho tenho cá imóveis de família para herdar, a responsável por construir este património sou eu.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  10.  # 10

Colocado por: dmanteigas

E a minha realidade dos ultimos 15 anos

E não paga muito mais hoje que há 15 anos? Citou também viver em quartos, esta não é a vida que eu quero, quem quer viver assim pronto, é com eles, mas sabemos que a grande maioria vive em quartos por necessidade, por não serem capazes de suportar uma renda sozinhos. Viver em quartos nem deveria ser algo a se cogitar colocar como argumento numa discussão sobre comprar casa.
  11.  # 11

Colocado por: pedrodmsousadr manteigas

Calma la que o d e de David, nao de Dr. Manteigas... :D

Colocado por: pedrodmsousaPelo que tenho visto, só quem se endividou desalmadamente em 2008 é que se viu em dificuldades. Tenho casos próximos na família na altura que o fizeram e só hoje entendo a barbaridade que fizeram na altura.

Eu tenho casos na familia, amigos e conhecidos, e nem todos se 'endividaram desalmadamente'.
    Claro que como disse a situacao atual e muito diferente dessa, para melhor. Mas as vezes nao e preciso alguem endividar-se desalmadamente. A esmagadora maioria das pessoas nao esta a planear ficar 2 ou 3 anos em desemprego ou a ganhar metade do que ganha hoje e muitas vezes um pequeno azar pode trazer grandes consequencias.
    A quem faz credito a habitacao, o banco nao quer saber se 'so' deve 45 mil euros e a casa vale 200 mil, se nao houver quem lhe pague os 200 mil.

Colocado por: pedrodmsousaConsigo também perceber os jovens na pressa de adquirir um imóvel. Não querem chegar aos 30 na **** e com imóvel a custar 2x mais sujeitos a ter de dividir teto com os pais.

Isso e assumindo que os jovens de 20 anos hoje vao encontrar aos 30 a mesma realidade que eu que tenho 33 encontrei.
    Foi como disse. Tudo isto e baseado na ideia do ciclo economico positivo e excepcional infinito. A economia tambem perde... e essa inversao de ciclo pode estar mais proxima do que muitos pensam.

Colocado por: pedrodmsousaSe tiver instável, sem pé de meia, com prepsetiva de mudança de profissão, ou numa área profissional bastante agitada ou que me obrigue a passar temporadas em várias localidades então sim fará sentido alugar até possivelmente se quiser implantar em algum lado.

Daqui a 20 anos, e provavel que 1/3 das profissoes tenham desaparecido e tenham aparecido outro 1/3 de profissoes novas.
    Ja era tempo de nos mentalizarmos disso.
    Isto nao quer dizer que nao se facam planos de adquirir casa. Mas aqui diaboliza-se o mercado de arrendamento como se fosse simplesmente uma decisao 'estupida' e que o passo obvio e sempre adquirir casa. Nao e.

Colocado por: pedrodmsousaAcho que o objetivo de uma família é estar no seu lar, conseguir conviver com amigos, família, etc e não propriamente estar à mercê do ano seguinte pra saber como vai ser a minha vida. Dava em doido só de saber que pra alugar um apartamento igual ao que adquiri nas mesmas zonas iria pagar o dobro e no fim, sobrava-me 0 patrimônio.

Pedro, estou na casa atual desde 2021 e desde entao a renda aumento de 700 para 770e em 2025.
    Neste mesmo periodo casos vi de malta que pagava 700e de credito e agora paga 1000. Quem arrendava foi neste caso protegido da subida dos juros.
    Eu percebo e concordo com muito do que diz. Eu acho que faz sentido no planeamento de uma familia pensar em comprar casa. Aqui a unica questao e que isto nao e sempre uma decisao preto no branco. Quando eu morava na Malveira, tinha vizinhos que pagavam por um T3 300 e poucos euros, e estava na casa ha mais de 10 anos, sempre com aumentos razoaveis. Ja naquela altura um credito para um apartamento semelhante ficava provavelmente ao dobro... Portanto eram pessoas que conseguiam viver naquelas condicoes em arrendamento mas nao numa compra. Obviamente que ha sempre o risco de o senhorio os mandar passear. Como tambem ha riscos no credito. Aqui estamos sempre a comparar a situacao de CH vs arrendamento. Quem tem dinheiro a discussao e outra.

Mais ou vez, batendo na mesma tecla. Nao e preto no branco.

Colocado por: Vítor MagalhãesE porque está a pensar em tornar-se proprietário?

Porque posso. Porque nesta altura da minha vida faz sentido. Mas nao faco disso 'o' objetivo da minha vida. Se assim fosse, ja tinha comprado casa o ano passado em vez de um terreno para nao estar a 'perder' dinheiro no arrendamento. Nao porque vejo numa casa o 'melhor' investimento que se pode fazer.

Colocado por: MilaDiasE não paga muito mais hoje que há 15 anos?

Pago, como e natural.

Colocado por: MilaDiasCitou também viver em quartos, esta não é a vida que eu quero

Nem eu, mas nada na vida se consegue sem sacrificios. Nos primeiros 2 anos de trabalho, um quarto era o melhor que eu conseguia e tambem se vivia :)

Colocado por: MilaDiasViver em quartos nem deveria ser algo a se cogitar colocar como argumento numa discussão sobre comprar casa.

Nem aqui estamos a discutir quartos Mila.
    Eu so disse que vejo muita diabolizacao do mercado de arrendamento e que eu, sendo um usufrutuario nos ultimos 15 anos, nao tenho propriamente razao de queixa. Alias, o valor da minha renda e inferior ao que pagaria de credito por um T3 novo nesta altura (350k). Entre CH, seguros, condominio, IMI, etc eu vez dos 770e estaria a pagar proximo dos 1300 a 1500e/mes. Tudo isto pode mudar se a minha senhoria me quiser meter fora de casa para o ano. Mas tenho duvidas que o faca, pois sempre tive a 'sorte' de apanhar senhorios que preferem um inquilino que trata bem a casa e paga ao dia 25 vs ganhar mais 100e por mes com outros.
  12.  # 12

Sempre que se fala aqui no fórum sobre o ciclo da economia, que o mercado está aquecido (e está) mas que vai arrefecer (não vai), e que é melhor esperar para comprar casa eu penso no tópico "Fim da bolha imobiliária previsto para 2023". O melhor momento para comprar casa sempre será 10 anos atrás.
  13.  # 13

Erro meu, coloquei o "r" a mais eheh

Arrendar já foi bem mais acessível e talvez mais econômico do que comprar, é certo. Mas não é o cenário atual. No panorama atual acha que em 10 anos as coisas vão mudar para melhor? As casas vão baixar de preço? Pode sim existir um equilíbrio e acerto de contas talvez enquanto não se conseguir ajustar as políticas atuais de construção e de canibalismo neste mundo de acesso à habitação.

Isto já passa o nível do FOMO.

Ao comprar, uma pessoa tem que estar ciente que pode ocorrer um azar, é certo. Mas para isso é que existem seguros também eheh A casa até ser entregue ao banco tem muito que se lhe diga. Uma coisa é ter uma doença incapacitante para ir procurar fontes de rendimento mas que não se enquadram numa ITA por exemplo, outro é ficar sem emprego mas ter capacidade física e mental para ir enfrentar outros desafios mesmo que precários ou menos apelativos.

Entre ser racional até fazer esse investimento de forma "segura" ou viver a vida, prefiro arriscar um pouco e viver a vida :)

Se não foi no COVID que a desgraça aconteceu, uma coisa muito pior tem de estar por vir, se por ventura o estado social não intervir e não existir injeção de capital da UE.
  14.  # 14

O mercado de arrendamento é necessário para quem não tiver capitais para dar logo entrada para uma casa.
    Ou por períodos transitórios.
    Agora quem quiser estabilidade a melhor coisa a fazer é comprar.
    Você teve sorte por o seu senhorio não lhe ter mandado uma cartinha nestes 2 últimos anos. Se não já ia dizer que compensava mais comprar.
    E nem toda a gente tem empregos em que é possível ganhar o dobro para outras zonas portanto não faz sentido estar a arrendar com a esperança de surgir oportunidades melhores.

Quem tiver empregos desse género se comprar também não é problema nenhum caso tenha uma proposta que o faça pensar se deve ou não mudar de zona. Vende o que comprou e muito provavelmente ganha dinheiro com a valorização do imóvel com o tempo e depois volta a comprar na nova zona. Mas são ideias e cada um sabe de si.
    Concordam com este comentário: MilaDias
  15.  # 15

Colocado por: MilaDiasEu tenho tenho cá imóveis de família para herdar, a responsável por construir este património sou eu.

Correção, eu não tenho imóveis para herdar, infelizmente. *Não que ter pais com imóveis seja garantia de alguma coisa, Corujita que o diga.
  16.  # 16

Principalmente quem tiver filhos a melhor coisinha é ter casa própria, ou vão andar de x em x anos a andar com a casa às costas, mudar de escolas, e.t.c.
    E também chega a uma altura da vida que uma pessoa se estabiliza num emprego, tenho 23 anos e estou efetiva á 2. Não é o melhor emprego do mundo nem ganho nada de especial. Mas sinceramente não penso em mudar porque estou estável onde estou. E preciso de estabilidade para pagar as contas 😁
  17.  # 17

Colocado por: MilaDias

Correção, eunãotenho imóveis para herdar, infelizmente. *Não que ter pais com imóveis seja garantia de alguma coisa, Corujita que o diga.

Pela lei da vida devemos herdar alguma coisa lá para os 60 anos. Se estivermos á espera da herança para entregar a casa ao senhorio... 😁
  18.  # 18

Colocado por: Cláudia11

Pela lei da vida devemos herdar alguma coisa lá para os 60 anos. Se estivermos á espera da herança para entregar a casa ao senhorio... 😁

Da maneira que eu estou toda partida e a minha mãe está toda fina ela é quem vai ser herdeira 😁
  19.  # 19

Colocado por: MilaDias

Da maneira que eu estou toda partida e a minha mãe está toda fina ela é quem vai ser herdeira 😁

🤣🤣🤣🤣
  20.  # 20

Colocado por: rod_2000Na minha humilde opinião, mais vale esperar do que comprar num mercado sobreaquecido.

Há pessoal à espera que os preços baixem, desde 2019/2020, sei porque nessa altura já andava aqui no fórum, a palavra de ordem, esperem que isto vai rebentar, eu contra a corrente, comprei a moradia em 2021, até 2025 vejam o que o mercado subiu.

Havia por aí um PedroeLara, que tinha a ideia de construir em 2022, dizia que os empreiteiros nessa altura já andavam a baixar os preços, de "chapéu na mão" a pedir por favor.

2023 era o ano dos DO's, era um fartote alguns por aqui.

A malta espera, mas o relógio da vida não pára, alguns que vão esperando, ficam sujeitos que quando decidirem comprar a preços baixos, já estão perto da reforma, com filhos criados, a opção de compra nessa altura pode já não fazer sentido.
    Concordam com este comentário: Cláudia11, MilaDias, MSSA

0.1572 seg. NEW