Colocado por: MilaDiasÉ muito fácil defender a condição de arrendatário eterno quando já se tem posses.
Colocado por: pedrodmsousaAcham que na medida do possível, uma grande parte da população que vive em trabalhos não qualificados ou qualificados mas facilmente substituíveis se podem dar ao luxo de andar por aí à mercê dos senhorios, que de um ano para o outro a renda passa a ser mais 150,200, 300€...
Colocado por: pedrodmsousaA prestação ao banco normalmente tem tendência é a descer enquanto o agregado familiar tem tendência a aumentar os rendimentos por se poderem dar
Colocado por: pedrodmsousaVamos dizer isso ao trabalhador do café da esquina... Em que se tivesse a arrendar invés de ter comprado um apartamento em 2020, a pagar 400€ de prestação estaria neste momento a pagar pelo menos 800€ de renda.
Colocado por: pedrodmsousaNão é tão preto no branco esta brincadeira de comprar vs arrendar.
Colocado por: MilaDiasA cantiga do "arrendar é melhor que comprar"
Colocado por: dmanteigasPrevisibilidade, pouco risco, e aumentos da renda tabelados por lei.
Colocado por: MilaDiasIsto só no programa de governo do BE. Chega a ser absurdo classificar o mercado de arrendamento com estes adjetivos, pergunto-me se estamos vivendo na mesma realidade.
Colocado por: dmanteigas
E da jeito dramatizar, mas eu vivo desde 2010 em casas ou quartos arrendados e nunca tivesse essa questao de 'estar a merce dos senhorios'. Da minha experiencia, regra geral um senhorio que encontre um bom inquilino, o que menos quer e chatices por mais 20, 30 ou 50e de renda.
Colocado por: rod_2000MilaDias, comprar uma casa pressupõe que vamos estar no minimo 30+ anos a pagar um crédito. Durante o espaço de 30 a 40 anos vai ocorrer muita coisa
Colocado por: dmanteigas
E a minha realidade dos ultimos 15 anos
Colocado por: pedrodmsousadr manteigas
Colocado por: pedrodmsousaPelo que tenho visto, só quem se endividou desalmadamente em 2008 é que se viu em dificuldades. Tenho casos próximos na família na altura que o fizeram e só hoje entendo a barbaridade que fizeram na altura.
Colocado por: pedrodmsousaConsigo também perceber os jovens na pressa de adquirir um imóvel. Não querem chegar aos 30 na **** e com imóvel a custar 2x mais sujeitos a ter de dividir teto com os pais.
Colocado por: pedrodmsousaSe tiver instável, sem pé de meia, com prepsetiva de mudança de profissão, ou numa área profissional bastante agitada ou que me obrigue a passar temporadas em várias localidades então sim fará sentido alugar até possivelmente se quiser implantar em algum lado.
Colocado por: pedrodmsousaAcho que o objetivo de uma família é estar no seu lar, conseguir conviver com amigos, família, etc e não propriamente estar à mercê do ano seguinte pra saber como vai ser a minha vida. Dava em doido só de saber que pra alugar um apartamento igual ao que adquiri nas mesmas zonas iria pagar o dobro e no fim, sobrava-me 0 patrimônio.
Colocado por: Vítor MagalhãesE porque está a pensar em tornar-se proprietário?
Colocado por: MilaDiasE não paga muito mais hoje que há 15 anos?
Colocado por: MilaDiasCitou também viver em quartos, esta não é a vida que eu quero
Colocado por: MilaDiasViver em quartos nem deveria ser algo a se cogitar colocar como argumento numa discussão sobre comprar casa.
Colocado por: MilaDiasEu tenho tenho cá imóveis de família para herdar, a responsável por construir este património sou eu.
Colocado por: MilaDias
Correção, eunãotenho imóveis para herdar, infelizmente. *Não que ter pais com imóveis seja garantia de alguma coisa, Corujita que o diga.
Colocado por: Cláudia11
Pela lei da vida devemos herdar alguma coisa lá para os 60 anos. Se estivermos á espera da herança para entregar a casa ao senhorio... 😁
Colocado por: MilaDias
Da maneira que eu estou toda partida e a minha mãe está toda fina ela é quem vai ser herdeira 😁
Colocado por: rod_2000Na minha humilde opinião, mais vale esperar do que comprar num mercado sobreaquecido.