Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PedroNunes24Cláudia, se não for indiscrição, no seu património imobiliário total, qual é o valor do investimento (valor das entradas + obras) que tem neste momento aplicado, face ao valor do crédito. (assumo que nem tudo seja capitais próprios)

Só para ter noção do quão o "comum dos mortais" está alavancado.

E já agora parabéns pelo espírito empreendedor. Aos 23 eu ainda estava a comer areia do recreio.

Fiz 18 anos no início do COVID e fui trabalhar para as "linhas da frente" ganhei imenso dinheiro por isso que juntei rapidamente dinheiro para a entrada.
    Juntei dinheiro para comprar um apartamento em 2021. (Dei 7k de entrada). Valor de compra 70k. Só dei uma lavadela de cara. Era o apartamento mais barato na altura em Gondomar, foi uma compra por impulso, mas tive sorte.
    Em 2022 vendi por 110k.

Juntamente com a minha namorada comprei uma moradia velha por 80k em Penafiel (dei 8k de entrada).

A moradia tinha uns anexos antigos onde era a cozinha regional, remodelamos para fazer um t0. Gastamos cerca de 20k e fomos para lá morar.
    Fizemos essas obras com o lucro do apartamento que vendi.

Entretanto fomos fazendo as obras na casa principal (cerca de 80m2) por fazes com algum dinheiro do lucro do apartamento e depois fomos juntando mais dinheiro para terminar. Ao todo devemos ter gasto +/- 40k.

Quando a casa ficou pronta, fim de 2023 +/- contra a nossa vontade mantivemo-nos nos anexos e arrendamos a casa principal. O primeiro caseiro pagou-nos 650€. A meio de 2024 saiu e arrendamos a outro por 700€. Em março deste ano este saiu então decidimos ir finalmente para a casa principal e arrendamos os anexos por 400€.

Em março deste ano, também com recurso a financiamento, compramos um apartamento no centro de Penafiel, 107,500€, demos os 10% de entrada e mandamos lá um trolha para pintar tudo, trocar a banheira para base e colocar eletrodomésticos. Gastamos prai 2500/3000€ nisto. Arrendamos por 750€.

Tive muita sorte com a venda do apartamento. Se não o tivesse comprado "por impulso" em 2021 não tinha a moradia.
    E agora uma coisa vai levando á outra.
    Não tenho nenhum crédito automóvel, temos as 2 carro, os 2 juntos valem 5k ou menos.

Mas se não fosse o aumento de preços do apartamento não tinha tido a sorte que agora tenho.

Como somos novas conseguimos sempre financiar a 40 anos o que baixa as prestações...
    E apesar de ter bastante capital em dívida também temos bastantes rendimentos com as rendas.
  2.  # 2

Portanto para resumir. Tudo o que tenho é via crédito.
  3.  # 3

Colocado por: Cláudia11Portanto para resumir. Tudo o que tenho é via crédito.

Se fizeres um instagram ou canal yt sobre estas coisas eu sigo haha
  4.  # 4

🤣🤣🤣🤣 não tenho redes sociais se quer. Agora é que o sr. Dmanteigas vai dizer que tenho mente de 60 anos. 🤣🤣
    Eu sei que tive sorte em ter comprado quando comprei. Bastava ter feito 18 anos e ter ido tirar uma licenciatura qualquer que só estava a entrar agora no mercado de trabalho.

E também tive sorte em arranjar alguém. A vida a dois é muito mais fácil.
  5.  # 5

Sorte era sair o Totoloto, ver uma oportunidade e saber aproveitar é mérito. Mas sim, a dois a coisa já muda, só conseguimos comprar por sermos duas, sozinha o banco só me emprestava 80k e com isso hoje em dia nem na aldeia se compra casa. E podíamos ter comprado uma 60k mais cara do que a que compramos, mas aí entra o juízo do qual temos falado aqui. Com a prestação de agora, se ambas perdemos os empregos e só conseguirmos outros com o ordenado mínimo ainda assim podemos pagar sem entrar em parafuso, e a primeira casa é uma porta de entrada apenas, com boa gestão, se quisermos logo passamos a outra.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  6.  # 6

Exatamente. Mais vale comprar uma mais barata que chegue para nós e depois com o tempo ir indo investindo noutras coisas.
    Também queria ter casas como vejo no fórum, e enquanto vejo vou sonhando e tirando ideias 😁
    Em 2022 comprei uma moradia por 80k, agora ando a namorar um terreno pelo menos valor... Portanto continuo a dizer que o melhor dia para comprar foi ontem.
  7.  # 7

Colocado por: Cláudia11astava ter feito 18 anos e ter ido tirar uma licenciatura qualquer que só estava a entrar agora no mercado de trabalho.

Agora consegui reparar o quão diferente eu sou tanto da MilaDias como da Cláudia11. Eu fui tirar o canudo e também mestrado e a minha prioridade é o MBA, provavelmente o que gastei/vou gastar a estudar daria para comprar uma casa mas sinto que o melhor investimento para o futuro é na educação. Mas lá está, eu estou protegido pelo sucesso dos meus pais, e um dia vou querer proteger os meus filhos com o meu sucesso, e certamente não irá ser com casas, isso é só uma parte. São opções.
  8.  # 8

Colocado por: rod_2000

Agora consegui reparar o quão diferente eu sou tanto da MilaDias como da Cláudia11. Eu fui tirar o canudo e também mestrado e a minha prioridade é o MBA, provavelmente o que gastei/vou gastar a estudar daria para comprar uma casa mas sinto que o melhor investimento para o futuro é na educação. Mas lá está, eu estou protegido pelo sucesso dos meus pais, e um dia vou querer proteger os meus filhos com o meu sucesso, e certamente não irá ser com casas, isso é só uma parte. São opções.

Estudar tem muito que se lhe diga. Em primeiro lugar é preciso ter bases desde muito cedo. Segundo é preciso ter pais que consigam comportar os gastos que isso traz.

Se um dia tiver filhos quero que tenham + oportunidades do que eu tive, mas também acho que não é por ter licenciatura que chegam mais longe.

Tenho conhecidos que tiraram licenciaturas que em Portugal não servem para nada. Mas como têm pais que não se importam de gastar lá andaram a passear 4 anos na faculdade.

Outros que queriam uma área mas como a média não chegou foram para onde calhou. Passaram 4 anos e agora nem têm emprego no que querem.
  9.  # 9

Claro que quem tira um curso com o passar dos anos recupera o dinheiro investido. O problema é ter o dinheiro para tirar o curso.
    No meu caso não tinha outra hipótese se não ir trabalhar.
    Mas também há muitos cursos que sinceramente não sei até que ponto compensa. Desperdiçar 4 anos em que podiam estar a trabalhar e a ganhar dinheiro para depois ganharem + 300€ do que o salário mínimo?
  10.  # 10

Ao mesmo tempo também vejo muitos jovens que apesar de serem maiores de idade parece que têm 15 anos portanto mais vale andarem a passear na faculdade porque para trabalhar também não servem.
  11.  # 11

Cláudia, só me faz confusão ganhar o SMN, com a falta de mdo, o que n falta são empregos que pagam mais do que isso, sem especialização.
  12.  # 12

Colocado por: NTORIONCláudia, só me faz confusão ganhar o SMN, com a falta de mdo, o que n falta são empregos que pagam mais do que isso, sem especialização.

Como por exemplo?
  13.  # 13

O salário base é o mínimo mas com horas extras levo mais um bocado. Para já não queria arriscar mudar porque estou efetiva e prefiro estar assim do que mudar para algo incerto.
  14.  # 14

Colocado por: Cláudia11Como por exemplo?

Tem de pesquisar na sua zona, e principalmente perceber que se é empreendedora algo em que possa progredir, com 23 anos n faz sentido estar numa profissão em que é igual estar 1 ano ou 20.
    Ou até tentar ver que especialização pode por ex tirar fora do horário laboral.
  15.  # 15

Colocado por: rod_2000

Por aqui o canudo só serviu de enfeite, hoje faço algo totalmente diferente daquilo para o qual estudei, e faço bem, se trabalhasse na área era capaz de ganhar o mesmo que ganho. A casa só veio agora, aos 34. Se tiver filhos vou querer que estudem, claro, mas se se desenrascarem bem em outra coisa não vou reclamar.
  16.  # 16

Colocado por: NTORION
    Tem de pesquisar na sua zona, e principalmente perceber que se é empreendedora algo em que possa progredir, com 23 anos n faz sentido estar numa profissão em que é igual estar 1 ano ou 20.
    Ou até tentar ver que especialização pode por ex tirar fora do horário laboral.

Sim, já pensei nisso, até já pensei em tirar alguma coisa á noite.
    Mas para já não tenho tempo.
    E também não sei bem o que quero.
    Tenho que ver primeiro afinal o que gosto e se compensa ou não o sacrifício. Só o futuro dirá. Para já preciso de estabilidade para pagar as contas 😁
    Depois logo se vê.
  17.  # 17

Colocado por: MilaDias

Por aqui o canudo só serviu de enfeite, hoje faço algo totalmente diferente daquilo para o qual estudei, e faço bem, se trabalhasse na área era capaz de ganhar o mesmo que ganho. A casa só veio agora, aos 34. Se tiver filhos vou querer que estudem, claro, mas se se desenrascarem bem em outra coisa não vou reclamar.

Já fica a fazer de decoração na nova casa 😁
  18.  # 18

Colocado por: Cláudia11Mas para já não tenho tempo.

Pois, e com o passar dele, é sempre menos.
    Concordam com este comentário: Cláudia11
  19.  # 19

Colocado por: Cláudia11Já fica a fazer de decoração na nova casa 😁

Serve para a minha mãe dizer aos outros que eu tinha boa nota para me classificar para a universidade e que ela nunca teve que gastar dinheiro com isto porque eu era estudiosa etc etc haha
  20.  # 20

Colocado por: N Miguel OliveiraA questão de "não querer viver de aluguer", tem ainda outra face. Se não vive de aluguer, é bastante provável que seja proprietário graças ao crédito bancário. Que na prática o que faz é o amedrontamento no trabalhador, que acaba por perpetuar a condição laboral precária. Porque sem ela, deixa de ter rendimento, mas a prestação ao banco é certinha, não raras vezes, toda a vida activa da pessoa.

Para mim, os créditos a 30, 40 anos, que basicamente levam a que a casa só esteja paga aos 60, 65 anos. E a própria definição de "imóvel", acabam por acorrentar as pessoas ao mesmo sitio toda a vida. E nesse caso, têm que se sujeitar aos empregos da zona, ou a passar boa parte do dia em transporte.

Não percebo essa logica, porque se não estiveres a pagar uma casa ao banco por 30 ou 40 anos, estás a pagar a um senhorio por toda a tua vida...
    Concordam com este comentário: MilaDias

0.2108 seg. NEW