Colocado por: PedroNunes24Cláudia, se não for indiscrição, no seu património imobiliário total, qual é o valor do investimento (valor das entradas + obras) que tem neste momento aplicado, face ao valor do crédito. (assumo que nem tudo seja capitais próprios)
Só para ter noção do quão o "comum dos mortais" está alavancado.
E já agora parabéns pelo espírito empreendedor. Aos 23 eu ainda estava a comer areia do recreio.
Colocado por: Cláudia11Portanto para resumir. Tudo o que tenho é via crédito.
Colocado por: Cláudia11astava ter feito 18 anos e ter ido tirar uma licenciatura qualquer que só estava a entrar agora no mercado de trabalho.
Colocado por: rod_2000
Agora consegui reparar o quão diferente eu sou tanto da MilaDias como da Cláudia11. Eu fui tirar o canudo e também mestrado e a minha prioridade é o MBA, provavelmente o que gastei/vou gastar a estudar daria para comprar uma casa mas sinto que o melhor investimento para o futuro é na educação. Mas lá está, eu estou protegido pelo sucesso dos meus pais, e um dia vou querer proteger os meus filhos com o meu sucesso, e certamente não irá ser com casas, isso é só uma parte. São opções.
Colocado por: NTORIONCláudia, só me faz confusão ganhar o SMN, com a falta de mdo, o que n falta são empregos que pagam mais do que isso, sem especialização.
Colocado por: Cláudia11Como por exemplo?
Colocado por: rod_2000
Agora consegui reparar o quão diferente eu sou tanto da MilaDias como da Cláudia11. Eu fui tirar o canudo e também mestrado e a minha prioridade é o MBA, provavelmente o que gastei/vou gastar a estudar daria para comprar uma casa mas sinto que o melhor investimento para o futuro é na educação. Mas lá está, eu estou protegido pelo sucesso dos meus pais, e um dia vou querer proteger os meus filhos com o meu sucesso, e certamente não irá ser com casas, isso é só uma parte. São opções.
Colocado por: NTORION
Tem de pesquisar na sua zona, e principalmente perceber que se é empreendedora algo em que possa progredir, com 23 anos n faz sentido estar numa profissão em que é igual estar 1 ano ou 20.
Ou até tentar ver que especialização pode por ex tirar fora do horário laboral.
Colocado por: MilaDias
Por aqui o canudo só serviu de enfeite, hoje faço algo totalmente diferente daquilo para o qual estudei, e faço bem, se trabalhasse na área era capaz de ganhar o mesmo que ganho. A casa só veio agora, aos 34. Se tiver filhos vou querer que estudem, claro, mas se se desenrascarem bem em outra coisa não vou reclamar.
Colocado por: Cláudia11Mas para já não tenho tempo.
Colocado por: Cláudia11Já fica a fazer de decoração na nova casa 😁
Colocado por: N Miguel OliveiraA questão de "não querer viver de aluguer", tem ainda outra face. Se não vive de aluguer, é bastante provável que seja proprietário graças ao crédito bancário. Que na prática o que faz é o amedrontamento no trabalhador, que acaba por perpetuar a condição laboral precária. Porque sem ela, deixa de ter rendimento, mas a prestação ao banco é certinha, não raras vezes, toda a vida activa da pessoa.
Para mim, os créditos a 30, 40 anos, que basicamente levam a que a casa só esteja paga aos 60, 65 anos. E a própria definição de "imóvel", acabam por acorrentar as pessoas ao mesmo sitio toda a vida. E nesse caso, têm que se sujeitar aos empregos da zona, ou a passar boa parte do dia em transporte.