Colocado por: alexprTenho estado a acompanhar este tópico e estou a tentar perceber onde querem chegar.
Quem teve oportunidade de fazer bom negócio na compra de casa na altura certa fez, quem infelizmente não conseguiu ou espera pela próxima oportunidade ou desiste. Não há muito para pensar. Senão uma pessoa dá em louco.
Dou o exemplo da pandemia,acreditava piamente que as casas iam ficar mais baratas, nem nisso acertei, na minha região qualquer apartamento com varanda ou terraço ainda subiu mais, moradias também.
Em relação ao arrendamento ou compra de habitação, depende de pessoa para pessoa, de local, etc.
Não existe uma solução absoluta mas o que melhor adequa-se à pessoa no momento.
O melhor conselho na minha opinião é aquele que puder juntar e conseguir esperar que o faça. Se não conseguir, também está tudo bem.
Colocado por: jg231
um gajo não se pode queixar agora?
Colocado por: alexprTenho estado a acompanhar este tópico e estou a tentar perceber onde querem chegar.
Colocado por: alexprEm relação ao arrendamento ou compra de habitação, depende de pessoa para pessoa, de local, etc.
Não existe uma solução absoluta mas o que melhor adequa-se à pessoa no momento.
O melhor conselho na minha opinião é aquele que puder juntar e conseguir esperar que o faça. Se não conseguir, também está tudo bem.
um gajo não se pode queixar agora?
Colocado por: dmanteigasisto vem principalmente daqueles que nao percebem que quem e de Viseu e tem de ir trabalhar para o Porto, nao tem a 'casa dos pais' para ficar e poupar dinheiro. Entao o arrendamento e a unica solucao viavel, mesmo que tenham a opiniao de que 'ser proprietario e sempre melhor que ser arrendatario'.
Colocado por: N Miguel Oliveira
É normal. Se só põe o foco nos gastos, realmente nunca vai entender a lógica.
O meu ponto, é que o aluguer, permite, em teoria, uma maior flexibilidade e maior mobilidade, que lhe permite aumentar significativamente o rendimento, apesar dos gastos também crescerem.
A "instabilidade" é uma comichão para uns, mas também é uma vantagem, para que possa ser proprietário, ou ter rendimentos que aguentem uma renda alta... via aumento dos rendimentos.
Regularmente, queixamo-nos que o nosso problema são os rendimentos baixos... Pois bem, comecemos por aí. Em como aumentar os rendimentos, e isso pode implicar mudanças de domicilio ou transportes...
A renda alta não devia assustar ninguém. O que nos devia assustar é continuar a ganharmos uma miséria.
Colocado por: ferreiraj125
Arrendar permite-te ter mais flexibilidade, e pagas o preço por isso.
Agora, que essa flexibilidade seja suficiente para eu conseguir aumentar os meus rendimentos ao ponto de compensar?
Tenho serias duvidas. Talvez se aplique a quem tenha casa no interior e perca oportunidades de trabalho numa cidade diferente.
Mas acho que se eu comprasse casa no interior é porque também não tinha grande interesse em ir viver para Lisboa.
No meu caso é o oposto, se comprasse casa em Lisboa é porque pretendo viver em Lisboa. E se um dia mudar de sitio, facilmente meto a arrendar e ainda ter cash flow positivo, ou seja, alguém me fica a pagar a casa até ser "toda minha".
Colocado por: Varejote
Há quanto tempo anda à procura de comprar casa?
não sei bem, provavelmente 3 anitos que comecei a pensar comprar
Colocado por: ferreiraj125Arrendar permite-te ter mais flexibilidade, e pagas o preço por isso.
Colocado por: Varejote
Em 2022 os preços estavam substancialmente mais baixos.
Colocado por: palmstrokeé isto verdade?
Colocado por: ferreiraj125Arrendar permite-te ter mais flexibilidade, e pagas o preço por isso.
Agora, que essa flexibilidade seja suficiente para eu conseguir aumentar os meus rendimentos ao ponto de compensar?
Tenho serias duvidas. Talvez se aplique a quem tenha casa no interior e perca oportunidades de trabalho numa cidade diferente.
Colocado por: palmstrokea questão de ser propietario vs mobilidade pode pesar para algumas pessoas, mas é realmente o factor decisivo?
Colocado por: spvaleEm 2022 já achava tudo caro, agora em 2025 acho preços mais que caros...
Mesmo o meu ordenado tendo subido 30% não dá para acompanhar.
Gostava que houvesse uma aplicação para saber o valor real da venda...
Colocado por: VarejoteEm 2027, provavelmente vai achar que em 2025 estavam mais baratos.
Colocado por: dmanteigas
Diga-me ja agora quem vai ganhar o campeonato no ano que vem?? :D