Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: MilaDiase assim os reais especuladores seguem fazendo os seus milhões sem chatices

A minha grande questão é, que quem mais ganha com as politicas migratórias são precisamente estes especuladores.

Colocado por: MilaDiasEsta tudo funcionando exatamente como foi planeado para funcionar.

Claro que sim, há uma população Portuguesa que está a enriquecer à custa dos imigrantes, assim como há nos outros paises para onde os Portugueses emigraram. É normal isto acontecer, e não há problemas nenhuns nisso.

Em 2018 a minha primeira amiga a ter casa (com 18 anos), foi oferta do pai (um t2 em telheiras), ele era agente da Remax, e precisamente no comércio de luxo direcionado para estrangeiros. O senhor na altura já tinha uma visão do que se passava. Garanto-lhe, há mesmo muita gente a fazer muito dinheiro com a imigração, por isso é que não vai parar. Eu já disse isto aqui, eu perco dinheiro com o fim da imigração tal como está, isso não me interessa para nada, não quer dizer que eu não ache que nos moldes em que está atualmente é um problema que deve ser resolvido, porque nós não temos condições para tanta gente tão rápido.
  2.  # 2

Colocado por: rod_2000há uma população Portuguesa

Que vai ser obrigada a ir trabalhar quando acabarem os subsídios.
  3.  # 3

Colocado por: PalhavaQue vai ser obrigada a ir trabalhar quando acabarem os subsídios.

Eu fui votar para isso mesmo.
  4.  # 4

Colocado por: N Miguel Oliveira

É isso mesmo.
    Tanto problema que temos, e só se fala dos imigrantes.

Podiamos falar dos 2 milhões de emigrantes que temos fora por exemplo... e o que fazer para ponderarem um regresso.
    Mas não, parece que o nosso problema são aqueles que vieram à procura duma vida melhor em Portugal. Ou seja, fazer o mesmo que nós fazemos fora...

ó nuno, você até parece um gajo inteligente...
    comparar 2milhoes de portugueses espalhados pelo mundo ao longo do tempo, com um aumento de 15% da população (imigrantes) em nem 10 anos é pura demagogia...

ser incapaz de admitir que isso causa uma pressão enorme num país é ter palas nos olhos....

qual é que acha que seria o resultado numa Alemanha se em 5 anos entrassem lá 7 milhões de imigrantes indiferenciados?
  5.  # 5

Colocado por: AMG1Entretanto também vamos tendo disto.
    Se quem prega a tolerância para com o outro é "lunático" e "burro", isto só pode ser obra de gente inteligente e com os pés bem assentes na terra.
    Estamos a trilhar um caminho que não nos vai levar a nada de bom. Continuem a dar força a esta gentalha e depois queixem-se!

https://expresso.pt/sociedade/2025-06-10-ator-agredido-por-grupo-de-extrema-direita-foi-hospitalizado-e-a-peca-de-teatro-cancelada-2e7b0bd9

Mas acha que essa gentalha tinha mais ou menos forca mediante as votacoes numas eleicoes?
    AMG1, nao vamos confundir a estrada da beira com a beira da estrada.

Por isso e que eu ja comentei varias vezes em outros topicos que esta generalizacao bacoca de achar que tudo o que esta a esquerda do PS e fascismo leva a estes problemas. O Chega nao e o mesmo que o Ergue-te, por exemplo. Isso sao exemplos de broncos que eram minoritarios na sociedade e continuarao a ser quer o Chega tenha 40% ou 0.4% dos votos. Nenhumas eleicoes lhes dao mais ou menos poder, porque regra geral essa malta esta-se pouco cagando para eleicoes. E os votos do Chega nao sao de pessoas que defendem esse tipo de atitudes. Isso e de quem vota no Ergue-te e se resume a uns meros 10 mil votos.

Colocado por: MilaDiasO bom e velho truque do bode expiatório dificilmente falha. As pessoas num geral não querem darem-se ao trabalho de raciocinar, pensar gasta energia e é mais fácil adotar uma explicação simplista, um inimigo comum, algo ou alguém para depositar toda a culpa e para o qual direcionar toda a frustração de forma rápida.

Se a Mila reparar, este tipo de argumento serve para tudo. Em 2012 era tudo culpa da troika, em 2015 era tudo culpa do Passos Coelho, em 2021 era tudo culpa da pandemia...
    Obviamente que na era em que vivemos atualmente as coisas pedem explicacoes simples, mesmo para problemas complexos.
    Nao percebo o 'choque'.

E depois tambem nao podemos esquecer a navalha de ockham. As vezes a explicacao que parece mais simples e tambem a mais correta.
    No que toca a imigracao nao se trata de encontrar um inimigo comum, mas de fazer uma pequena associacao logica.

Sim, Portugal ja tinha problemas e sim, resolver os problemas ajuda. Mas eu se tenho um pequeno incendio no meu jardim e em vez de ir buscar o extintor, comeco a despejar alcool pelo terreno todo, quando o bairro comeca a arder nao posso dizer que o problema era do incendio que ja la existia e nao do alcool com que eu andei a regar o terreno.

Os imigrantes nisto tudo sao os menos culpados. Na sua grande maioria nao fizeram nada errado nem ilegal.
  6.  # 6

Colocado por: MilaDias

O bom e velho truque do bode expiatório dificilmente falha. As pessoas num geral não querem darem-se ao trabalho de raciocinar, pensar gasta energia e é mais fácil adotar uma explicação simplista, um inimigo comum, algo ou alguém para depositar toda a culpa e para o qual direcionar toda a frustração de forma rápida. Funciona tanto na religião quanto na política. Mantém-se o foco no outro, no forasteiro que vem roubar empregos mas que também não trabalha e vive se subsídios, e assim os reais especuladores seguem fazendo os seus milhões sem chatices, o lobby atua para "flexibilizar" ainda mais as leis trabalhistas e para colocar no privado o dinheiro público. Esta tudo funcionando exatamente como foi planeado para funcionar.
    Concordam com este comentário:Palhava,N Miguel Oliveira,AMG1,Cláudia11

o que se lê por aqui lmao
  7.  # 7

Colocado por: rod_2000
    Eu fui votar para isso mesmo.

Já está a acontecer em outros países?
    Em que essas políticas tenham sido aplicadas?
  8.  # 8

Colocado por: jg231

o que se lê por aqui lmao

É a verdade. Dita por uma pessoa lúcida.
  9.  # 9

Colocado por: PalhavaÉ a verdade. Dita por uma pessoa lúcida.

Entao na sua visao e da Mila, o Bloco de Esquerda essencialmente que foi o grande responsavel pelas alteracoes legislativas em 2017, tinha como grande missao beneficiar os 'especuladores privados'?

Acho que nesta altura nem espantava ninguem, nos ate sabemos que muitos deles pregam uma coisa e fazem o oposto... mas e no minimo rebuscado. No geral as pessoas colocam muito poder nos 'lobbies privados'. Na pratica o que acontece e que a classe politica faz o que quer, e o 'lobby privado' ajusta-se como pode.
  10.  # 10

Colocado por: dmanteigasBloco de Esquerda

A verdade, é independente da visão ou acção de qualquer partido.
  11.  # 11

Colocado por: dmanteigasNo geral as pessoas colocam muito poder nos 'lobbies privados'. Na pratica o que acontece e que a classe politica faz o que quer, e o 'lobby privado' ajusta-se como pode.

Eu acredito mais é no movimento inverso.
    Os lobbys privados Governam o país na sombra .
    O Governo, qualquer que esteja no poder é uma marionete do grande capital de investimento.
  12.  # 12

Colocado por: manelvcó nuno, você até parece um gajo inteligente...
    comparar 2milhoes de portugueses espalhados pelo mundo ao longo do tempo, com um aumento de 15% da população (imigrantes) em nem 10 anos é pura demagogia...

ser incapaz de admitir que isso causa uma pressão enorme num país é ter palas nos olhos....

qual é que acha que seria o resultado numa Alemanha se em 5 anos entrassem lá 7 milhões de imigrantes indiferenciados?

Outra vez arroz?
    Porque usam como argumento algo que nunca ninguém disse aqui?

Quanto aos emigrantes, talvez não tenha entendido o meu ponto, muito provavelmente porque fui parco e pouco preciso no que escrevi. Mas tentarei melhorar:
    - o meu ponto é que se nos focarmos em entender o porquê, mesmo numa época com emprego e crescimento da economia, de muitos portugueses continuarem a emigrar, talvez cheguemos a conclusões além do "a culpa é dos imigrantes".

Procurar que todas as condições melhorem para toda a população. Os imigrantes podem e devem ser parte da solução, com critério, e dentro da legalidade sempre.

Quanto aos imigrantes em sí, sim, mais do que o número total, acho que o curto período desse aumento é que o tornou o factor mais visível.

Eu por outro lado, vejo os problemas mais do lado da oferta, que necessita de tempo, de financiamento, de projectos, de menos burocracia, e dum Ordenamento do Território com outros critérios.
  13.  # 13

Colocado por: PalhavaJá está a acontecer em outros países?
    Em que essas políticas tenham sido aplicadas?

Na prática há um loop aqui em que não se consegue sair. Os subsidios são precisos para um grupo de pessoas que está numa situação muito frágil e precisa efetivamente deles. E isso torna compreensivel que não se terminem os subsidios mesmo havendo um grupo de pessoas a aproveitar-se deles, considerando que fazem mais bem do que mal.

E dar dinheiro a pobres ou dar emprego a imigrantes é fantástico para a economia porque a quase totalidade do dinheiro que estas pessoas recebem vai para consumo, aumentando a economia circular e os impostos coletados pelo governo. O rico ia por o dinheiro no banco.
  14.  # 14

Colocado por: dmanteigas

... No geral as pessoas colocam muito poder nos 'lobbies privados'. Na pratica o que acontece e que a classe politica faz o que quer, e o 'lobby privado' ajusta-se como pode.

Eu nao tenho nenhuma visão demoniaca dos privados, nem mesmo quando eles estão organizados em lobbies, até porque culpo sobretudo os politicos por, na maioria das vezes, não saberem (ou não quererem) defender os interesses publicos, quando eles são contraditórios com os interesses privados.
    Só na catequese é que há anjinhos.
    A alteração da lei em 2017, muito provavelmente resulta disso mesmo, pressão dos privados e ignorância ou demasiada ingenuidade dos politicos.
    Politicos fracos não nos servem para nada, da mesma forma que empresarios que não saibam defender os seus interesses, de pouco servem aos interesses que representam.
    Nós, os eleitores, só contratamos e despedkmos os politicos, logo é com a competencia desses em defender os nossos interesses que nos devemos preocupar, os dirigentes empreraiais privados têm os seus accionistas para se preocuparem com a competencia deles e em geral, fazem-no bem melhor do que nós eleitores.
  15.  # 15

Porque também não é tudo a imigração, estive ocupar o meu fim de dia a criar este gráfico com base nos dados do INE.

Outro dos grandes problemas, aparentemente o SIMPLEX nada fez....

16.  # 16

https://eco.sapo.pt/2025/06/12/bruxelas-avanca-com-plano-para-superar-crise-na-habitacao-em-cinco-eixos-dos-transportes-publicos-as-rendas/

melhoria da rede de transportes públicos
    mobilização de imóveis vazios
    controlo de rendas para as famílias mais carenciadas
    limites aos estabelecimentos de Alojamento Local (AL)
    aceleração das licenças para construção
  17.  # 17

Average Australian home passes A$1m amid housing crisis

https://www.bbc.com/news/articles/c9vg923vkdko.amp
  18.  # 18

Colocado por: ferreiraj125https://eco.sapo.pt/2025/06/12/bruxelas-avanca-com-plano-para-superar-crise-na-habitacao-em-cinco-eixos-dos-transportes-publicos-as-rendas/

melhoria da rede de transportes públicos
    mobilização de imóveis vazios
    controlo de rendas para as famílias mais carenciadas
    limites aos estabelecimentos de Alojamento Local (AL)
    aceleração das licenças para construção

Controlo, limites, regulação. Eis a UE em poucas palavras e mais uma demonstração em como o tal famoso plano Draghi de nada valerá, pois a regulação é o pecado original da união, tal como o era na URSS.
  19.  # 19

Colocado por: nunomp

Controlo, limites, regulação. Eis a UE em poucas palavras e mais uma demonstração em como o tal famoso plano Draghi de nada valerá, pois a regulação é o pecado original da união, tal como o era na URSS.

Eu não sei se as medidas certas são estas ou outras. Mas desde logo, a ideia de que o estado para conseguir regular o mercado deve ter uma oferta pública significativa, que não se esgote na habitação social, não me parece nenhum disparate.
    Comparar a regulação de mercados livres como ocorre na UE, com a quase ausência de mercado e a omnipresença do estado a determinar tudo, como ocorria na URSS, isso sim, já me parece um disparate.
    Quer se goste, ou não, na UE os estados tem obrigações para com os seus cidadãos, que os obriga por vezes a escolher entre os interesses publicos e os interesses privados, por mais estimáveis que eles sejam. Isso a mim não me apoquenta mesmo nada, desde que feito com base na lei e de forma transparente. Se a maioria não gostar, da proxima vez que haja eleições resolve o assunto.
  20.  # 20

Colocado por: AMG1

Eu não sei se as medidas certas são estas ou outras. Mas desde logo, a ideia de que o estado para conseguir regular o mercado deve ter uma oferta pública significativa, que não se esgote na habitação social, não me parece nenhum disparate.
    Comparar a regulação de mercados livres como ocorre na UE, com a quase ausência de mercado e a omnipresença do estado a determinar tudo, como ocorria na URSS, isso sim, já me parece um disparate.
    Quer se goste, ou não, na UE os estados tem obrigações para com os seus cidadãos, que os obriga por vezes a escolher entre os interesses publicos e os interesses privados, por mais estimáveis que eles sejam. Isso a mim não me apoquenta mesmo nada, desde que feito com base na lei e de forma transparente. Se a maioria não gostar, da proxima vez que haja eleições resolve o assunto.

Pode ser problema meu, mas não vi no "famoso plano Draghi" a opção pelo fim da regulação. Vi sim a necessidade de evitar regulação excessiva e frequentemente pouco eficiente para os fins em vista o que, convenhamos, não é a mesma coisa.

0.3141 seg. NEW