Colocado por: VarejotePedroNunes24, afinal quando é que rebenta a bolha?
Preços
Relativamente ao trimestre anterior, o valor das habitações transacionadas, no 1º trimestre de 2025, registou
uma redução de 5,5% (+12,4% no 4º trimestre de 2024). Por categoria, a redução no valor das vendas foi mais
expressiva nas habitações novas (-8,3%), face às existentes (-4,4%).
Colocado por: VarejotePedroNunes24, afinal quando é que rebenta a bolha?
Colocado por: dmanteigasAcaba por ser pouco relevante quando analisado em bruto.
Por exemplo... quando se diz que o preco das casas aumentou em 16% e relativamente a que?
Porque repare numa coisa, venderam-se 25% mais casas no 1T2025 vs 1T2024. Este aumento de 16% pode ser unicamente devido ao 'tipo' de casas que se vendem e nao um verdadeiro aumento da mesma tipologia de casas.
Colocado por: dmanteigasNão vejo grandes riscos em assumir que os rendimentos vao continuar a subir assim como os precos das casas, diminuindo os LTV ao longo do tempo por via da amortizacao do credito e valorizacao do ativo enquanto se mantem a prestacao do credito dentro de valores saudaveis.
Colocado por: dmanteigasA crise de 2008 nao me parece 'repetivel' no curto prazo.
Colocado por: dmanteigas. Razao pela qual eu acredito que os proximos anos serao de relativa estagnacao
Colocado por: rod_2000os créditos a 40 anos,
Colocado por: rod_2000Eu li aqui no fórum pessoas a achar que este ano já seria de estagnação...
Colocado por: rod_2000Eu li aqui no fórum pessoas a achar que este ano já seria de estagnação... e temos noticias com "Preços das casas com maior aumento de que há registo no arranque de 2025". Mesmo que sejam sensionalistas, se carregarem um pouco de verdade já não é bom.
Colocado por: VarejoteExistia a aposta do PedroNunes24 que fez no ano passado, que meados de 2025 os preços corrigiam, pelo que se têm visto, em vez de baixar, ainda sobem.
Colocado por: dmanteigasE se ler os meus comentarios, vera que 2025 esta a ser, claramente, de estagnacao
Colocado por: dmanteigasrod_2000, nao concordo consigo...
A nao ser que a expectativa seja que o nosso pais entre num longo periodo de estagflacao ou deflacao, nao vejo grandes riscos em assumir que os rendimentos vao continuar a subir assim como os precos das casas, diminuindo os LTV ao longo do tempo por via da amortizacao do credito e valorizacao do ativo enquanto se mantem a prestacao do credito dentro de valores saudaveis.
Na crise de 2008 o panorama era completamente diferente, pois os LTV tinham por regra ser superiores a 100% e as regras para a concessao de credito eram quase inexistentes e nao monitorizadas, o que criava um grande lote de pessoas com creditos que tinham tudo para correr mal. A crise de 2008 nao me parece 'repetivel' no curto prazo. Agora e evidente que os precos das casas nao tem muito mais margem para subir ao mesmo ritmo dos ultimos anos, precisamente devido a esta relacao entre prestacao de credito/rendimentos. Razao pela qual eu acredito que os proximos anos serao de relativa estagnacao (sendo aqui estagnacao, aumento dos precos em linha com o aumento nominal do PIB/rendimentos, ali na casa dos 5% ao ano).
Colocado por: ferreiraj125Qual é a relevancia do LTV?
O facto de o LTV ser mais baixo apenas evitará uma crise bancaria.
Significa que os bancos estão mais à vontade para vender casas ao desbarato daqueles que não conseguirem pagar as prestações.