Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ferreiraj125https://www.dn.pt/economia/alta-presso-nos-preos-estrangeiros-tm-capacidade-de-pagar-mais-43-por-uma-casa-que-os-portugueses

https://sicnoticias.pt/economia/habitacao/2026-05-27-estrangeiros-representaram-quase-30-das-compras-de-imoveis-no-ano-passado-787c2137

assim não é facil

e são maioritariamente estrangeiros residentes muitos dos quais a beneficiar de isenções de IRS e garantias do estado

nada que já não se soubesse, mas bom ver isso confirmado

havia por aqui alguns pseudo arquitectos a dizer que coitados não tinham dinheiro para nada, só vêm para cá salvar a nossa SS!
  2.  # 2

Colocado por: jg231

e são maioritariamente estrangeiros residentes muitos dos quais a beneficiar de isenções de IRS e garantias do estado

nada que já não se soubesse, mas bom ver isso confirmado

havia por aqui alguns pseudo arquitectos a dizer que coitados não tinham dinheiro para nada, só vêm para cá salvar a nossa SS!

Está a falar de que pessoas?
    De lá um exemplo para ver se percebemos, porque a mim não me perece que um jovem estrangeiro que beneficia da garantia do estado, seja o mesmo jovem que não paga impostos, salvo se ganhar muito pouco, mas nesse caso também não deve estar a comprar uma casa cara.
    Eu ja aqui tinha mencionado que me parecia que muita desta procura estava a ser alimentada a partir do exterior e não necessáriamente pelos imigrantes pobres. Até tinha dado o exemplo duma casa que tinha em venda, na beira alta, e que vendi efectivamente a um casal de holandeses que se estão a reformar. A questão é que a esmagadora maioria das visitas que tive foram de estrangeiros, tal como as três propostas que recebi. Mais, o casal que me comprou a casa até recorreu a crédito junto dum banco nacional e nem sequer ainda cá reside.
  3.  # 3

Colocado por: AMG1Está a falar de que pessoas?

De todos que falam com sotaque.
    O imigrante é ao mesmo tempo um roto que não toma banho e reza a alá, que rouba a Seg Social e a AT... e em simultâneo um cliente que consegue pagar mais 40% que o lusitano de puro sangue que trabalha 50h e se esfola com impostos.

O imigrante e o estrangeiro não residente é tudo a mesma coisa para esta malta... todos são uns gatunos menos ele, que é trabalhador e esforçado, que por ser português nasceu com o direito de viver na rua Augusta como que se vivesse em Mondim de Basto. Enfim...
    Concordam com este comentário: Jorge_Gonçalves, AMG1
  4.  # 4

Reabilitar e construir casas sem licença chega em setembro

Construir e reabilitar casas vai ficar mais simples a partir de setembro. Diploma publicado esta sexta-feira elimina a licença em vários tipos de obras e transfere a responsabilidade para os privados.

https://eco.sapo.pt/2026/05/29/reabilitar-e-construir-casas-sem-licenca-chega-em-setembro/
  5.  # 5

Mais uma boa medida, aos poucos vamos melhorando o "sistema".
  6.  # 6

O Simplex também elimina o Alvará de construção e licença de utilização mas as Camaras continuam a colocar as pessoas em espera para as obter.
  7.  # 7

Colocado por: AMG1

Está a falar de que pessoas?
    De lá um exemplo para ver se percebemos, porque a mim não me perece que um jovem estrangeiro que beneficia da garantia do estado, seja o mesmo jovem que não paga impostos, salvo se ganhar muito pouco, mas nesse caso também não deve estar a comprar uma casa cara.
    Eu ja aqui tinha mencionado que me parecia que muita desta procura estava a ser alimentada a partir do exterior e não necessáriamente pelos imigrantes pobres. Até tinha dado o exemplo duma casa que tinha em venda, na beira alta, e que vendi efectivamente a um casal de holandeses que se estão a reformar. A questão é que a esmagadora maioria das visitas que tive foram de estrangeiros, tal como as três propostas que recebi. Mais, o casal que me comprou a casa até recorreu a crédito junto dum banco nacional e nem sequer ainda cá reside.

por isso é que o que mais disparaou foram as casas baratas, n é muito dificil de entender
  8.  # 8

olha um dos imigrantes a contribuir para a construção de casas

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-ilegal-em-portugal-persegue-mulher-tenta-viola-la-e-acaba-detido-pela-psp

isto vai bonito

algumas pessoas merecem estar cadeia mas estão na UE a não fazer nada e levar centenas de milhar ao ano
  9.  # 9

o que eu acho bizarro é que um individuo tenta violar, está ilegal e depois a medida de coação é apresentações bissemanais.
    tal como hoje um na praia de paço de arcos foi apanhado a roubar e depois...a mesma coisa apresentações bissemanais.
    não consigo entender a nossa lei.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  10.  # 10

Colocado por: jg231por isso é que o que mais disparaou foram as casas baratas, n é muito dificil de entender

O que são para si casas baratas?
  11.  # 11

Acho bem! Não somos um País de homofóbicos, racistas, etc. Nem deviam ser obrigados a apresentações bissemanais.Não pode ser!Menos dias a contribuir para a SS com essas apresentações?. Queremos é mais imigrantes que sem eles vamos ao fundo.
  12.  # 12

O problema são as regras no geral.
    É pouco importante que o violador seja nacional ou estrangeiro. Apresentações bissemanais são rídiculas tanto num caso como noutro.
    Estando ilegal no país, se isso não se deveu a um atraso do processo causado pelo Estado... ou se legaliza com multa, ou regressa ao país no próximo voo.
  13.  # 13

Colocado por: jg231

por isso é que o que mais disparaou foram as casas baratas, n é muito dificil de entender

Mas "por isso" o quê?
    Onde os preços tem subido mais e nas cidades, que é tambem onde as casas são mais caras.
    Perceba que a procura com origem externa existe e para todos os segmentos, porventura até será mais expressiva nas casas mais caras, não é por acaso que o valor das casas compradas por estrangeiros são mais elevados do que as compradas por nacionais.
    O que parece não ser dificil de entender, pelo menos para si, é que seja o que for "a culpa" terá de ser dos estrangeiros, sejam jovens, velhos, pobres, ricos, paguem ou não paguem impostos, já o tuga seja quem for, faça ele o que fizer, não passa dum coitadinho que só é prejudicado pelos estrangeiros.
  14.  # 14

Colocado por: jg231olha um dos imigrantes a contribuir para a construção de casas

https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/homem-ilegal-em-portugal-persegue-mulher-tenta-viola-la-e-acaba-detido-pela-psp

isto vai bonito

algumas pessoas merecem estar cadeia mas estão na UE a não fazer nada e levar centenas de milhar ao ano

Humm...cheira-me que esta história deve estar mal contada. Uma tentativa de violação e a medida se coação é apresentação duas vezes por semana...deve ser para que o homem tenha tempo para outras tentativas.
    A ser assim, o juiz que decretou esta medida deveria ser inquirido pela respectiva hierarquia, nem que fosse por recurso do MP, que curiosamente nem sequer é mencionado.
    Ja agora como é que um imigrante consegue sem fazer nada "levar centenas de milhar ao ano"?

É que eu também quero!
  15.  # 15

Isto vale o que vale, mas o ChatGPT não encontra a noticia noutro órgão de CS, nem sequer identifica qualquer comunicado da PSP sobre o tema...será a noticia um "furo" do CM, ou mais do que isso?
    Ainda de acordo com o ChatGPT, as partilhas nas redes sociais estão ao rubro.
  16.  # 16

Colocado por: Mario CordeiroAcho bem! Não somos um País de homofóbicos, racistas, etc. Nem deviam ser obrigados a apresentações bissemanais.Não pode ser!Menos dias a contribuir para a SS com essas apresentações?. Queremos é mais imigrantes que sem eles vamos ao fundo.

Nao tenha qualquer duvida de que somos um pais onde há muita coisa, incluindo também alguns "homofóbicos, racistas e etc" e, aparentemente, também um juiz mentecapto que certamente não será imigrante.
  17.  # 17

Colocado por: Mario Cordeiro
    Acho bem! Não somos um País de homofóbicos, racistas, etc. Nem deviam ser obrigados a apresentações bissemanais.Não pode ser!Menos dias a contribuir para a SS com essas apresentações?. Queremos é mais imigrantes que sem eles vamos ao fundo.

Não deve ser a sua filha, provavelmente.

Eu também acho que não deviam ser obrigados a apresentações bissemanais. Deviam ser expulsos do país.
    •  # 18

Colocado por: rod_2000
      Não deve ser a sua filha, provavelmente.

Eu também acho que não deviam ser obrigados a apresentações bissemanais. Deviam ser expulsos do país.

Sarcasmo: forma de expressão, em que uma pessoa diz algo, mas pretende transmitir um significado diferente - geralmente o oposto - muitas vezes para criticar ou ridicularizar
      Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    •  # 19

Colocado por: rod_2000Eu também acho que não deviam ser obrigados a apresentações bissemanais. Deviam ser expulsos do país.

Sabe que "estar ilegal" pode querer dizer muita coisa. Sobretudo com os atrasos que se têm gerado por inefeciência da AIMA. Estas notícias são sempre muito espetaculares na forma e espalhafato, mas depois falta informação e contexto. Está ilegal como? Porquê? Porque é que a "pena" foi apresentar-se bissemanalmente? Que tem que ver isso com ser imigrante? Se fosse nacional, era menos grave?

Que tem que ver uma tentativa de violação com o preço das casas?
    •  # 20

Colocado por: AMG1Ja agora como é que um imigrante consegue sem fazer nada "levar centenas de milhar ao ano"?

Não sabe?
      Então? O Imigrante "é um indivíduo" que nem português fala, que come cães e gatos, reza a Santanás ou Alá, não trabalha nem toma banho, mas que compra casa 40% mais cara com o dinheiro dos tugas, porque recebe um subsidio por ser imigrante e um extra em função da cor dos olhos, passa à frente na creche e no hospital... e ainda "tenta" violar portuguesas com o olhar... Isto tudo porque os europeus querem destruir a Europa.

0.0434 seg. NEW