Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: rod_2000O tema aqui está que com as medidadas que foram implementadas deixámos de ser o "mais fácil" e agora estamos misturados num grupo de países com politicas similares. Claramente menos atrativo.

Em certas coisas pode ter razão, como deixar entrar alguém sem vínculo laboral por exemplo.

No entanto, para muitos outros, isso são meros detalhes. Havendo necessidade de certa mão de obra, ela aparece mais cedo ou mais tarde. E o tipo de imigração tem mais que ver com isso, com o tipo de trabalhos, que com a facilidade ou falta dela em entrar no país.

Se tivessemos o desemprego a bater nos 20%, será que teríamos imigrantes? Uma coisa é um lusitano aguentar-se no país por todo o seu entorno afectivo, pelo apoio familiar, propriedades, etc... Um imigrante, sem isso, é o primeiro a abandonar. Nada mais normal.

Isto tudo para dizer que, eu não sei, não tenho essa certeza toda de que os imigrantes começam a deixar o país por causa das novas regras. Tenho em crer que se deverá muito à dificuldade (bem conhecida do nativo), em chegar ao final do mês com algo de poupança.

Um imigrante que chapa ganha, chapa gasta, está a fazer o quê mesmo? Se calhar para isso, mais valia ter ficado por casa, que ao menos estava junto dos seus.
  2.  # 2

ninguém está a deixar o país, não inventem
    Concordam com este comentário: barreira
  3.  # 3

Colocado por: AMG1

Mas "por isso" o quê?
    Onde os preços tem subido mais e nas cidades, que é tambem onde as casas são mais caras.
    Perceba que a procura com origem externa existe e para todos os segmentos, porventura até será mais expressiva nas casas mais caras, não é por acaso que o valor das casas compradas por estrangeiros são mais elevados do que as compradas por nacionais.
    O que parece não ser dificil de entender, pelo menos para si, é que seja o que for "a culpa" terá de ser dos estrangeiros, sejam jovens, velhos, pobres, ricos, paguem ou não paguem impostos, já o tuga seja quem for, faça ele o que fizer, não passa dum coitadinho que só é prejudicado pelos estrangeiros.

que cidades? cidades do país todo, é isso?

mais expressiva nas mais caras? loooooool claro que não... mas caso n perceba pode sempre ler os relatorios e tentar interpretar os dados do ine, ou vai mesmo comparar a umas casas de 20milhoes?

vocês é que têm a mania de dizer que os estrangeiros nao contribuem para os aumentos dos preços e que sao uns coitadinhos, não sei de onde vem essa maluquice mas consigo perceber que gajos que beneficiem disto queiram que continue
  4.  # 4

mas vocês podem continuar aqui a dizer as vossas mentirinhas, tenho mais que fazer
  5.  # 5

Colocado por: AMG1Mais, nem o seu parceiro nessa batalha (o Chega) sequer os reclama.

Para quê? Sem imigrantes, sem ciganos, não há Chega.
  6.  # 6

Colocado por: jg231vocês é que têm a mania de dizer que os estrangeiros nao contribuem para os aumentos dos preços

Vocês quem? Ainda não ví um único user dizer isso aqui. Há uns que dizem que influenciam muitíssimo, e outros que relativizam essa influencia toda, metendo-a num conjunto com outros factores. Factores esses, que podem porventura até terem mais peso, ou até variar em função da zona.

Nem uns nem outros têm dados exactos, nem do INE, nem de lado nenhum. Relações de causa-efeito são especulativas e subjectivas, quando não há os dados certos.
    Para sí, o que diz é verdade e tudo o resto é mentira... Mas nem tudo é a preto e branco... O tema não é simples de estudar, e muito menos sem os tais dados que você acha que existem...

Quando sai um estudo qualquer... é desprestigiado se fôr em contra, e aclamado quando é a favor...
  7.  # 7

Colocado por: jg231

que cidades? cidades do país todo, é isso?

mais expressiva nas mais caras? loooooool claro que não... mas caso n perceba pode sempre ler os relatorios e tentar interpretar os dados do ine, ou vai mesmo comparar a umas casas de 20milhoes?

vocês é que têm a mania de dizer que os estrangeiros nao contribuem para os aumentos dos preços e que sao uns coitadinhos, não sei de onde vem essa maluquice mas consigo perceber que gajos que beneficiem disto queiram que continue

Ao menos lê aquilo a que esta a responder?
    É que não parece. O que parece é que voce diz não interessa o quê, a proposito de tudo, desde que consiga repetir o mesmo ladainha.
    Acha que quando eu escrevo que muita da actual procura vem do exterior, estou com isso a dizer que os estrangeiros não influenciam os preços?
    Mas quais dados do INE ou casas de 20 milhões? Pense de forma racional, as casas de 20 milhoes, 10, 5, ou mesmo de 2 ou 3 são poucas e pouco influenciam o mercado onde as classes medias se movimentam.
    É claro que os imigrantes também geram procura de habitação e por isso influenciam os precos, mas os rendimentos deles (a maioria, pelo menos) não são diferentes dos restantes residentes, com cartão de cidadão, portanto estão exactamente no mesmo patamar que você ou eu.
  8.  # 8

Colocado por: jg231mas vocês podem continuar aqui a dizer as vossas mentirinhas, tenho mais que fazer

Mas quais "mentirinhas"?
    O facto de haver visões diferentes da sua e que a confrontam, não significa nenhum confronto entre verdade e mentira. Nenhum de nós mente, apenas temos diferentes leituras da realidade. Agora, podemos confrontar essas diferente leituras e sair todos mais esclarecidos e conhecedores, ou então simplesmente "amuar", porque não concordam connosco.
  9.  # 9

Colocado por: AMG1Se esse indicador do PIB fosse fiável para este efeito, até teríamos de concluir que a população cresceu mais entre o principio de 2025 e 2026, do que entre o inicio 2024 e 2025. Isto porque nesses dois periodos, o PIB (em valores constantes) creceu 1.6% no primeiro e 2,3% mo segundo.

Esta a falar de dados trimestrais que de forma isolada servem de pouco visto que um trimestre pode ser afetado pela questao da retencao do IRS por exemplo.
    Eu olho para o crescimento do PIB portugues anual, as componentes desse crescimento (aceleracao do consumo interno) e o contexto externo e a conclusao mais plausivel e que aquele ritmo de crescimento so e possivel com um crescimento populacional. Mesmo com todas as medidas 'extra' que foram aparecendo, um crescimento tao elevado do consumo interno parece-me apenas possivel com o efeito de aumento de 'consumidores' ja que nada estrutural mudou.

Colocado por: AMG1Agora é curioso que um governo que se empenhou a fundo no travão à imigração "descontrolada" não tenha números para ilustrar o êxito da sua política. Mais, nem o seu parceiro nessa batalha (o Chega) sequer os reclama.

Concordo consigo. E curioso mesmo que estamos em Junho e o Leitao Amaro ainda nao falou sobre os dados da imigracao e o INE continua com dados desatualizados da populacao.

Colocado por: AMG1Será que é assim tão claro que éramos o"mais fácil" e que deixámos de o ser, ou isso é o que a propaganda governamental (e do Chega) querem que acreditemos?

Nao era claro. Era clarissimo.
    O AMG1 nao pode negar em boa fe que a manifestacao de interessa nao era o mecanismo mais absurdo alguma vez criado para facilitacao de imigracao. Qualquer pessoa podia entrar neste pais sem qualquer controlo (turismo) e passado 1 semana cumprir criterios para obter residencia.

Colocado por: AMG1Acha que quando eu escrevo que muita da actual procura vem do exterior, estou com isso a dizer que os estrangeiros não influenciam os preços?

Eu sei que e sempre mais facil culpar estrangeiros ricos, mas os numeros sao o que sao. Basta ir a qualquer grupo de facebook e ver quando alguem publica 'casa para arrendar' quem sao 80% das pessoas a comentar por exemplo. Sao os tais problemas de integracao...
  10.  # 10

Colocado por: dmanteigas

Esta a falar de dados trimestrais que de forma isolada servem de pouco visto que um trimestre pode ser afetado pela questao da retencao do IRS por exemplo.
    Eu olho para o crescimento do PIB portuguesanual, as componentes desse crescimento (aceleracao do consumo interno) e o contexto externo e a conclusao mais plausivel e que aquele ritmo de crescimento so e possivel com um crescimento populacional. Mesmo com todas as medidas 'extra' que foram aparecendo, um crescimento tao elevado do consumo interno parece-me apenas possivel com o efeito de aumento de 'consumidores' ja que nada estrutural mudou.

Eu percebo, mas se comparar os dois anos (24vs25), o seu argumento para utilizar esse indicador retira-lhe ainda mais razão, porque o crescimento do PIB, em 2025 foi inferior ao de 2024. Mesmo o crescimento do consumo interno também pode ter outras justificacoes, que não a imigração. Desde logo o aumento do rendimento disponivel decorrente de: i) redução da inflação, ii) baixa da tx de juro, iii) aumento nominal dos salarios, iv) ligeira redução de impostos, ...assim, sem dados fiáveis podemos conjecturar a vontade, mas nada nos garante que estejamos certos

colocado por: dmanteigas
    Nao era claro. Era clarissimo.
    O AMG1 nao pode negar em boa fe que a manifestacao de interessa nao era o mecanismo mais absurdo alguma vez criado para facilitacao de imigracao. Qualquer pessoa podia entrar neste pais sem qualquer controlo (turismo) e passado 1 semana cumprir criterios para obter residencia.

Eu não nego o facilitismo dessa medida, só não consigo afirmar que isso significava ser "o mais fácil", tal como também não consigo afirmar que agora é muito mais dificil e aparentemente você também não porque até vê razões para afirmar no contrário.

colocado por: dmanteigas
    Eu sei que e sempre mais facil culpar estrangeiros ricos, mas os numeros sao o que sao. Basta ir a qualquer grupo de facebook e ver quando alguem publica 'casa para arrendar' quem sao 80% das pessoas a comentar por exemplo. Sao os tais problemas de integracao...

Eu não culpo os estrangeiros ricos, apenas vinco que essa procura existe e que também tem impacto nos precos e até dei exemplos. Isso não retira força, mas também não a dá, ao argumento de que a culpa dos preços altos é da imigração pobre, apenas lembra que essa procura não está sozinha. Se nem sequer culpo os estrangeiros pobres, porque razão iria culpar os ricos?
    Eu penso num Portugal que é de todos os que cá vivem, sejam pobres, ricos ou remediados, independentemente do local onde nasceram. Se vieram por bem e estão dispostos a colaborar no esforço comum de elevar Portugal, por mim, são todos muito bem vindos e devem participar de igual forma no resultado desse esforço.
    Ja agora permita-me o desabafo. Se acha que um holandês que compra uma casa por pouco mais de 300k e tem de pedir ao BCP metade disso para a pagar é um estrangeiro rico, então devemos ter um pais cheio de ricalhacos.
  11.  # 11

Colocado por: AMG1Eu percebo, mas se comparar os dois anos (24vs25), o seu argumento para utilizar esse indicador retira-lhe ainda mais razão, porque o crescimento do PIB, em 2025 foi inferior ao de 2024.

E eu tambem nao disse que em 2025 entraram mais pessoas. Eu acredito que devem ter entrado menos. Eu espero que tenham entrado menos pois 2024 foi um dos anos absurdos.
    O meu unico ponto foi que ainda continuamos com um significativo 'net positive' na imigracao. E que quem le noticias dos ultimos dias, parece que estamos a assistir a um exodo. Que estamos a 'perder' imigrantes. E apesar de nao existirem dados, parece-me quase impossivel tirar estas conclusoes.

Colocado por: AMG1Eu não nego o facilitismo dessa medida, só não consigo afirmar que isso significava ser "o mais fácil", tal como também não consigo afirmar que agora é muito mais dificil e aparentemente você também não porque até vê razões para afirmar no contrário.

Eu nao sei se era o mais facil, mas acho que era dificil existir mais facil que a manifestacao de interesse.
    O processo era tao simples como eu referi. Entra com visto de turista, arranja trabalho, feito.
    Felizmente este absurdo acabou.

Colocado por: AMG1Ja agora permita-me o desabafo. Se acha que um holandês que compra uma casa por pouco mais de 300k e tem de pedir ao BCP metade disso para a pagar é um estrangeiro rico, então devemos ter um pais cheio de ricalhacos.

O problema nao sao os 3 holandeses que compram casas de 300k.
    Nao me quero repetir. E uma questao de numeros. Quando entram 300 ou 400 mil pessoas num ano dos quais 90% nao sao 'expats ricos', e dificil nao somar 1+1
  12.  # 12

Colocado por: AMG1Será que é assim tão claro que éramos o "mais fácil" e que deixámos de o ser, ou isso é o que a propaganda governamental (e do Chega) querem que acreditemos?

Eu não sigo o Chega. Sigo-me mais pelas redes sociais, e durante os últimos anos vi com bastante frequência publicações a promoverem portugal relativamente a outros paises, situação que já não vejo atualmente. Enquanto um Brasileiro em 2021 pesquisava na Internet "emigrar para Portugal" e via imensos videos do quão positivo é, hoje em dia o mesmo Brasileiro faz a mesma pesquisa e encontra o contrário.

Segundo o INE, dia 22 de Junho temos dados... não sei se acredito.
    https://www.dn.pt/sociedade/ine-atualiza-estatsticas-dia-22-aps-polmica-sobre-nmero-de-imigrantes-em-portugal
  13.  # 13

Colocado por: rod_2000Segundo o INE, dia 22 de Junho temos dados... não sei se acredito.

Esperemos que sim.
    Dados completos... Informação é poder.

Mas mesmo com esses dados. Como aferimos que um brasileiro como diz, decide emigrar / não emigrar em função de:
    1- dificuldade em entrar no país, vistos, nacionalidade, etc...
    2- dificuldade de chegar ao final do mês com alguma poupança, basicamente a mesma dificuldade que tem o nativo...
    ???

Qual o peso de 1 e 2 na equação? Nem sequer é igual de pessoa para pessoa... e ainda há outros factores, família, idioma, etc...

Porque há sempre tantas certezas de uns? ...sobre o que pensam os imigrantes ou futuros-migrantes? Se nunca emigraram sequer?

Nem com esses dados todos é fácil saber, quanto mais sem eles...
    • AMG1
    • há 1 dia editado

# 14

Colocado por: dmanteigas
    O problema nao sao os 3 holandeses que compram casas de 300k.
    Nao me quero repetir. E uma questao de numeros. Quando entram 300 ou 400 mil pessoas num ano dos quais 90% nao sao 'expats ricos', e dificil nao somar 1+1

Nem eu disse que o problema eram eles, apenas que também existem e contribuem para agravar esse problema e ao contrario do mito criado de que são todos ricos, o facto é que estão muito longe disso.
    Agora também lhe digo que não será fácil aferir o real impacto destas compras sobre a evolução dos preços, sobretudo em meios onde não há muitas transacções.
  14.  # 15

Felizmente para nós, infelizmente para outros, podemos aprender bastante com as regras migratórias de outros países. Aquilo que aconteceu em Paris é um bom exemplo disso... das consequências duma integração falhada nalguns fragmentos da população.
  15.  # 16

Colocado por: N Miguel OliveiraPorque há sempre tantas certezas de uns? ...sobre o que pensam os imigrantes ou futuros-migrantes? Se nunca emigraram sequer?

N Miguel, o 2 e o motivo, o 1 e a razao que faz as pessoas vir ou nao.
    Porque motivo um brasileiro nao imigra para a Suica por exemplo?
    Nao vamos ser ingenuos.

Se bem que como disse o rod, uma grande parte desta imigracao tambem veio ao engano. Andavam a vender-lhes a ideia que isto era o eldorado. Chegaram ca e depararam-se com a realidade do 'sonho portugues'. Mas mesmo assim, a esmagadora maioria nao se vai embora. No limite, quer ficar ate poder depois imigrar para a Suica...
    Eu no meu dia a dia contacto com imensos imigrantes pois como ja disse diversas vezes, eu separo as minhas opinioes de governacao do pais daquilo que sao as pessoas. Nenhum imigrante tem culpa. Isto tem de ser claro e uma 'linha vermelha' em todas as discussoes. E por ter esse contacto e que acho que ha muito portugues onde ate o N Miguel se inclui com uma visao muito enviesada sobre certo tipo de imigracao. O tipico imigrante portugues nao tem rigorosamente nada a ver com o imigrante que recebemos. O imigrante portugues imigra a procura de uma vida melhor mas aqui nao temia pela sua vida nem passava fome. Para mim uma das conversas que mais me marcou foi quando um imigrante me dizia que o principal motivo pelo qual imigrou foi porque os airpods que eu trazia nos ouvidos, no local onde morava custavam a minha vida na rua. Nao vamos achar que o imigrante portugues faz alguma ideia daquilo que e a imigracao que nos temos, porque nao e.
  16.  # 17

Olhe que nós conseguimos ser chamariz para muito brasileiro classe media/media alta/alta pelo sol, língua, proximidade, e costumes.

Por isso que somos a nova Miami.

Ou acha que vão para a Suíça para levar com frio, com comida que não presta, e um povo frio que até faz queixa na polícia se puxar o autoclismo de noite?

Pralem de que há muito mais voos Portugal-Brasil que qualquer outro lugar da Europa
  17.  # 18

Colocado por: dmanteigasN Miguel, o 2 e o motivo, o 1 e a razao que faz as pessoas vir ou nao.

Consegue-me explicar a diferença entre o "motivo" e a "razão"?

Como lhe disse, há N de factores, e para cada imigrante, cada um desses factores pesa de um modo personalizado.

Colocado por: dmanteigasE por ter esse contacto e que acho que ha muito portugues onde ate o N Miguel se inclui com uma visao muito enviesada sobre certo tipo de imigracao. O tipico imigrante portugues nao tem rigorosamente nada a ver com o imigrante que recebemos.

Enviesados são os comentários que leio muitas vezes aqui, de gente que não tem a menor ideia da dinâmica duma migração.

Colocado por: dmanteigasPorque motivo um brasileiro nao imigra para a Suica por exemplo?
    Nao vamos ser ingenuos

Há muitas razões, para que um país não receba certo tipo de imigrantes, além da questão da "facilidade" de entrada ou não.
    Um imigrante que cai de pára-quedas num mercado que não tem lugar para ele, num par de meses esgota as poupanças que tinha ao ponto de lhe sobrar só para o bilhete de regresso.

Por vezes parece que para sí, basta querer...
    Depois há outras coisas, como a compatibilidade com um estilo de vida ao qual não se adapta, clima, idioma, etc... Ingénuo é ignorar tudo o resto.

Exemplo simples... Nos 4 anos em que vivi na Suíça, por exemplo, conheci dezenas de brasileiros, alguns dos quais era relativamente próximo. Por coincidência, ou não, eram quase todos do sul, Porto Alegre, etc... consegue ver onde quero chegar? Para esses, o frio suíço não lhes fazia confusão nenhuma. Também conhecí brasileiros noutros países para onde emigrei, e cada qual tem a sua própria história.

O que mais cansa nestas discussões, é ver meter todo o "imigrante" no mesmo saco. As conclusão sem dados e frases tipo essa "não vamos ser ingénuos"... quando é precisamente isso que fazem, ser ingénuo ao ponto de achar que se conhece o motivo/razão que levou cada um a imigrar para Portugal em concreto.
  18.  # 19

Colocado por: JosebaOu acha que vão para a Suíça para levar com frio, com comida que não presta, e um povo frio que até faz queixa na polícia se puxar o autoclismo de noite?

Bem, eu não sei se é ironia ou ignorância.
    Frio fora... porque dentro de casa anda de t-shirt todo o ano. Depende se costuma passar muito tempo no exterior, onde aí sim há muito frio e neve... ou se sempre fez vida mais dentro de casa.
    Só come comida que não presta se não souber ou se não tiver dinheiro. Eu até diria que tem mais opções que em Portugal, para escolher produtos biológicos, etc... e mesmo a carne... a 1km da cidade, já vê vaquinhas por todo o lado.

Quem dera a Portugal ter a mentalidade suíça em muitas coisas. Essa do autoclismo nunca vi, mas que as pessoas são mais consideradas com os vizinhos, disso não tenha dúvidas.

Nunca os achei um povo "frio". Bem pelo contrário.

É apenas mais um exemplo de que preconceitos todos nós temos. O mesmo acontece com o brasileiro que pondera imigrar, seja lá para onde fôr.
  19.  # 20

Colocado por: N Miguel OliveiraHá muitas razões, para que um país não receba certo tipo de imigrantes, além da questão da "facilidade" de entrada ou não.

Tambem nao disse que era a unica.
    Mas mais uma vez creio que so pode ser muita ingenuidade. A facilidade de entrada e provavelmente o criterio mais importante de todos, pois sem ele nem sequer ha opcao de entrar. Dai a questao da Suica.
    Achar que o Ze de Porto Alegre vem trabalhar para as obras em Portugal por causa do Sol quando na Suica ia ganhar 5x mais...

1.8650 seg. NEW