Colocado por: rod_2000O tema aqui está que com as medidadas que foram implementadas deixámos de ser o "mais fácil" e agora estamos misturados num grupo de países com politicas similares. Claramente menos atrativo.
Colocado por: AMG1
Mas "por isso" o quê?
Onde os preços tem subido mais e nas cidades, que é tambem onde as casas são mais caras.
Perceba que a procura com origem externa existe e para todos os segmentos, porventura até será mais expressiva nas casas mais caras, não é por acaso que o valor das casas compradas por estrangeiros são mais elevados do que as compradas por nacionais.
O que parece não ser dificil de entender, pelo menos para si, é que seja o que for "a culpa" terá de ser dos estrangeiros, sejam jovens, velhos, pobres, ricos, paguem ou não paguem impostos, já o tuga seja quem for, faça ele o que fizer, não passa dum coitadinho que só é prejudicado pelos estrangeiros.
Colocado por: AMG1Mais, nem o seu parceiro nessa batalha (o Chega) sequer os reclama.
Colocado por: jg231vocês é que têm a mania de dizer que os estrangeiros nao contribuem para os aumentos dos preços
Colocado por: jg231
que cidades? cidades do país todo, é isso?
mais expressiva nas mais caras? loooooool claro que não... mas caso n perceba pode sempre ler os relatorios e tentar interpretar os dados do ine, ou vai mesmo comparar a umas casas de 20milhoes?
vocês é que têm a mania de dizer que os estrangeiros nao contribuem para os aumentos dos preços e que sao uns coitadinhos, não sei de onde vem essa maluquice mas consigo perceber que gajos que beneficiem disto queiram que continue
Colocado por: jg231mas vocês podem continuar aqui a dizer as vossas mentirinhas, tenho mais que fazer
Colocado por: AMG1Se esse indicador do PIB fosse fiável para este efeito, até teríamos de concluir que a população cresceu mais entre o principio de 2025 e 2026, do que entre o inicio 2024 e 2025. Isto porque nesses dois periodos, o PIB (em valores constantes) creceu 1.6% no primeiro e 2,3% mo segundo.
Colocado por: AMG1Agora é curioso que um governo que se empenhou a fundo no travão à imigração "descontrolada" não tenha números para ilustrar o êxito da sua política. Mais, nem o seu parceiro nessa batalha (o Chega) sequer os reclama.
Colocado por: AMG1Será que é assim tão claro que éramos o"mais fácil" e que deixámos de o ser, ou isso é o que a propaganda governamental (e do Chega) querem que acreditemos?
Colocado por: AMG1Acha que quando eu escrevo que muita da actual procura vem do exterior, estou com isso a dizer que os estrangeiros não influenciam os preços?
Colocado por: dmanteigas
Esta a falar de dados trimestrais que de forma isolada servem de pouco visto que um trimestre pode ser afetado pela questao da retencao do IRS por exemplo.
Eu olho para o crescimento do PIB portuguesanual, as componentes desse crescimento (aceleracao do consumo interno) e o contexto externo e a conclusao mais plausivel e que aquele ritmo de crescimento so e possivel com um crescimento populacional. Mesmo com todas as medidas 'extra' que foram aparecendo, um crescimento tao elevado do consumo interno parece-me apenas possivel com o efeito de aumento de 'consumidores' ja que nada estrutural mudou.
colocado por: dmanteigas
Nao era claro. Era clarissimo.
O AMG1 nao pode negar em boa fe que a manifestacao de interessa nao era o mecanismo mais absurdo alguma vez criado para facilitacao de imigracao. Qualquer pessoa podia entrar neste pais sem qualquer controlo (turismo) e passado 1 semana cumprir criterios para obter residencia.
colocado por: dmanteigas
Eu sei que e sempre mais facil culpar estrangeiros ricos, mas os numeros sao o que sao. Basta ir a qualquer grupo de facebook e ver quando alguem publica 'casa para arrendar' quem sao 80% das pessoas a comentar por exemplo. Sao os tais problemas de integracao...
Colocado por: AMG1Eu percebo, mas se comparar os dois anos (24vs25), o seu argumento para utilizar esse indicador retira-lhe ainda mais razão, porque o crescimento do PIB, em 2025 foi inferior ao de 2024.
Colocado por: AMG1Eu não nego o facilitismo dessa medida, só não consigo afirmar que isso significava ser "o mais fácil", tal como também não consigo afirmar que agora é muito mais dificil e aparentemente você também não porque até vê razões para afirmar no contrário.
Colocado por: AMG1Ja agora permita-me o desabafo. Se acha que um holandês que compra uma casa por pouco mais de 300k e tem de pedir ao BCP metade disso para a pagar é um estrangeiro rico, então devemos ter um pais cheio de ricalhacos.
Colocado por: AMG1Será que é assim tão claro que éramos o "mais fácil" e que deixámos de o ser, ou isso é o que a propaganda governamental (e do Chega) querem que acreditemos?
Colocado por: rod_2000Segundo o INE, dia 22 de Junho temos dados... não sei se acredito.
Colocado por: dmanteigas
O problema nao sao os 3 holandeses que compram casas de 300k.
Nao me quero repetir. E uma questao de numeros. Quando entram 300 ou 400 mil pessoas num ano dos quais 90% nao sao 'expats ricos', e dificil nao somar 1+1
Nem eu disse que o problema eram eles, apenas que também existem e contribuem para agravar esse problema e ao contrario do mito criado de que são todos ricos, o facto é que estão muito longe disso.
Agora também lhe digo que não será fácil aferir o real impacto destas compras sobre a evolução dos preços, sobretudo em meios onde não há muitas transacções.
Colocado por: N Miguel OliveiraPorque há sempre tantas certezas de uns? ...sobre o que pensam os imigrantes ou futuros-migrantes? Se nunca emigraram sequer?
Colocado por: dmanteigasN Miguel, o 2 e o motivo, o 1 e a razao que faz as pessoas vir ou nao.
Colocado por: dmanteigasE por ter esse contacto e que acho que ha muito portugues onde ate o N Miguel se inclui com uma visao muito enviesada sobre certo tipo de imigracao. O tipico imigrante portugues nao tem rigorosamente nada a ver com o imigrante que recebemos.
Colocado por: dmanteigasPorque motivo um brasileiro nao imigra para a Suica por exemplo?
Nao vamos ser ingenuos
Colocado por: JosebaOu acha que vão para a Suíça para levar com frio, com comida que não presta, e um povo frio que até faz queixa na polícia se puxar o autoclismo de noite?
Colocado por: N Miguel OliveiraHá muitas razões, para que um país não receba certo tipo de imigrantes, além da questão da "facilidade" de entrada ou não.