Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Tenho uma situacao numa moradia velha que gostava de conseguir resolver.

Os esgotos da cozinha (lava loica e maquina de lavar) estavam a ir para uma caixa diferente da caixa de esgotos do WC.
    A zona da cozinha vai para uma vala que no final vai dar a uma ribeira.

A caixa de esgotos da WC ia para uma fossa que entretanto já foi substituida por ligação à rede de saneamento.

Quero corrigir a ligaçao da cozinha e liga-la tambem a rede de sanemamento. Mas isso nao parece ser facil de fazer.

Nao consigo passar um tubo novo da cozinha para a mesma caixa porque para ter pendente teria de furar o alicerce ("muralha"?) de suporte da casa. Isso não me parece boa ideia.

A alternativa é ligar ao tubo de esgoto dos WC do RC (por sua vez ligado a um tubo de queda do 1o andar)

Ai já tenho um tubo de 40mm que ligava a uma antiga caixa sinfonada que ja nao é necessária.

Pensei ligar o esgoto da Cozinha a esse tubo.

Mas disseram-me que nao era boa ideia porque:
    - O tubo devia ser de pelo menos 50mm.
    - A ligacao ao esgoto é feita a 90 graus e devia ser a 45. Isso pode provocar vacuo e fazer como que a agua da pia da cozinha seja puxada e depois ficar com cheiros la dentro.

Gostaria de ter a vossa opiniao quando a isso:
    - Ate que ponto o tubo ser apenas de 40mm seria um problema?
    - Há mesmo problema da ligacao ser a 90 graus (ou quase)?

Soluções que estava a considerar:
    - cortar o tubo de PVC do esgoto onde essa ligacao esta e trocar por uma forquilha de 90 x 50 a 45 graus.
    Problema: como é que se consegue ligar isto sem partir toda a canalizacao colada a montante desse ponto?
    Da para cortar e depois a nova secção ser montada usando unioes de PVC 90mm coladas? Ou será que vai sair "m..." por todo o lado?

- Cheiros: Usar o tubo antigo da cozinha como "respiradouro" do circuito novo.
    Para isso o tubo do de esgoto do lavatorio + MLL usaria uma forquilha em Y.
    A parte a direito ligava ao novo esgoto ligado ao saneamento. o outro lado do Y ligava ao tubo antigo.
    Isso deveria ajudar a que, quando existe uma descarga da sanita, o esgoto fosse puxar o ar la fora em vez de puxar a agua que fica no sifão do lava loiça.
    Isto faz algum sentido ou é apenas estupido? :)

Muito Obrigado.
  2.  # 2

Alguem consegue dar uma ajuda?

Queria ter uma melhor ideia sobre o assunto antes de ir falar com o Canalizador.

Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2025

# 3

Ponha fotos para ter uma ideia do que quer fazer
  3.  # 4

Nao sei se da para entender bem
    - A parte a rosa é a parte orginal do WC.
    - A parte a vermelho sao novos tubos.
    - A seta verde é a direcção de onde vem o tubo da cozinha e o tubo antigo de 40mm onde poderia fazer a ligação.
    - A seta vermelha é o alicerce da casa.
    - O tubo de 40 que fica por cima do esgoto é para a base de duche.

A canalizacao ja estava terminada com o suporte de sanita suspensa chumbada a parede.
    Mas, quando se estava para passar os tubos de agua, descobri que o esgoto da Cozinha nao estava ligado a mesma prumada. Ia para uma vala.
    Por isso queria ver se conseguia de alguma forma ligar o esgoto da cozinha ao saneamento. Mas nao da para passar um tubo de esgoto novo porque o alicerce esta mais baixo que o saneamento e por cima do alicerce nao tenho desnivel.

Se ligar o esgoto da Cozinha no local da seta verde tenho pelo menos 2% de desnivel.

Opções que ponderei para ligar o esgoto da Cozinha (1 Pia e MLL)
    - Ligar no tubo de 40 como esta (com um cotovelo)
    - Ligar ao sifao do WC (aparece na segunda foto)
    - Cortar o tubo de 90 e colocar uma forquilha de 90/50 com ligacao a 45 graus. Mas da para fazer isso sem ter de refazer tudo?

Muito Obrigado.
      Tubo.jpg
      WC.jpg
    • SrR
    • 12 fevereiro 2025

# 5

Primeiro limpar essa estrumeira desculpe o termo mas isso está por demais, depois pode fazer uma derivação no tubo de 90x75 ou 50 com recurso a uma forquilha e uniões, isso consegue fazer bem sem ter que desfazer quase nada basta ter os acessórios á mão é simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PSFerreira
  4.  # 6

Colocado por: SrRlimpar essa estrumeira desculpe o termo mas isso está por demais

Sim, ficou uma grande cagad... :)
    Uma serie de chapisco caiu para cima dos tubos. Depois, o lixo da parte que foi cavada a procura do alicerce ficou espalhado por todo lado :(

Colocado por: SrRconsegue fazer bem sem ter que desfazer quase nada

Mesmo estando os tubos colados?
    Sera algo como:
    - cortar o tubo
    - colocar um bocado de 90 que vai ser ligado com uma uniao ao tubo que vem da sanita
    - ligar esse tubo a forquiha
    - Ligar a forquilha ao tubo de 90 que vai para fora com outra uniao.

Certo? Nao há problema em ficar ali uma emenda no esgoto?

E quanto a cheiros? acha que posso ter problemas na cozinha?
    Faria sentido tentar aproveitar o tubo antigo da cozinha como um respiradouro?

Mais uma vez muito Obrigado
    • SrR
    • 12 fevereiro 2025

# 7

Colocado por: PSFerreiraCerto? Nao há problema em ficar ali uma emenda no esgoto?
    bem feito não.

Colocado por: PSFerreiraE quanto a cheiros? acha que posso ter problemas na cozinha?
    desde que esteja sifonado e sem problemas de ventilação não deverá ter stresses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PSFerreira

0.0134 seg. NEW