Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Pode vir das fundações.
    Eu uma altura li l sobre um produto acho que era sika mur que se injetiva dentro do tijolo e criava uma barreira. Que não deixava subir a humidade. Alguém sabe-se funciona? Assim evitam partir o reboco todo
  2.  # 22

Colocado por: parente94Pode vir das fundações.
    Eu uma altura li l sobre um produto acho que era sika mur que se injetiva dentro do tijolo e criava uma barreira. Que não deixava subir a humidade. Alguém sabe-se funciona? Assim evitam partir o reboco todo

É isso mesmo que eu vou fazer. Por isso abri este tópico para tentar perceber melhor se alguém já passou por isso. Finalmente hoje consegui encontrar esse produto da SIKA. Não estava a conseguir encontrar. A ideia é descascar junto ao chão, furar com berbequim e aplicar as bisnagas. Eu espero mesmo que funcione, porque há tanto vídeo sobre isso no YouTube 😬
  3.  # 23

Colocado por: zemvpferreiraPáteo, laje, vai dar tudo à mesma coisa. A ideia é essa: pintar e ver o que acontece depois.

Quando refere "pintar", refere-se à aplicação da membrana líquida ou simplesmente pintar com uma tinta impermeabilizante? Ou talvez para melhor resultado seja passar a membrana líquida e depois pintar, reforçando a Impermebialização ?
  4.  # 24

Colocado por: zemvpferreiraAntes de mais: esqueça os produtos mágicos vindos do Brasil. Há água a entrar na casa por algum lado, e tem de deixar de entrar. Idealmente, toda a água da chuva é apanhada e canalizada para longe da casa. Não tem de ser incrivelmente caro, mas alguém vai ter de correr o exterior todo à procura de rachas, faltas de impermeabilização e entradas de água nas fundações.

Consegue fazer um vídeo dessa laje toda, e do perímetro da casa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JMF1982

Sim, é um facto. A infiltração foi através da laje, aí não há dúvidas. Vou ter de começar por aí e esperar que pelo menos a parte da casa de banho fique resolvida.
    Não estou em Portugal, só regresso a meio de Março, mas já estou a tentar perceber como resolver as coisas eu mesmo.

Tocou aí num ponto que eu talvez tenha que pelo sim pelo não me precaver. O chão do pátio é chão típico algarvio (de Santa Catarina), que é o mesmo que foi aplicado na laje. Talvez eu tenha que aplicar um hidrofugante por todo o pavimento, porque se na laje houve infiltração, calculo que no chão do pátio também e essa água há-de ser absorvida pelos solos. Faz sentido? Estou apenas a pensar alto, porque eu não faço a mínima ideia se foi aplicado um hidrofugante no pátio 😑
  5.  # 25

Colocado por: parente94Pode vir das fundações.

https://www.amazon.es/dp/B00KDHDC8W/ref=sxin_16_sbv_search_btf?content-id=amzn1.sym.a08ad4b2-6cde-45c8-b8b2-2efca20c26b5%3Aamzn1.sym.a08ad4b2-6cde-45c8-b8b2-2efca20c26b5&cv_ct_cx=anti+salitre&keywords=anti+salitre&pd_rd_i=B00KDHDC8W&pd_rd_r=d1aef7c8-cadd-44ea-8149-bee3e1f1660c&pd_rd_w=7DxTq&pd_rd_wg=xXnzx&pf_rd_p=a08ad4b2-6cde-45c8-b8b2-2efca20c26b5&pf_rd_r=S31674ZRMJB4WRKCMNGJ&qid=1739544954&sbo=RZvfv%2F%2FHxDF%2BO5021pAnSA%3D%3D&sr=1-1-03f1ca03-957a-4556-8bd9-71f94c5e21a6

Deve ser algo parecido a isto.. mas 35€ por 10 barrinhas isto facilmente ultrapassa os 200€
  6.  # 26

Eu falava deste.
    https://prt.sika.com/pt/solucoes-para-construcao/imp-estruturas-infraestruturas/paredes-com-humidadeascendente/sikamur-injectocream-100.html

Se funcionar é bom mas certamente se for uma perde comprida e grossa também sai muito caro pelo que li do rendimento.
    Convém mesmo esperar por opiniões de quem percebe do assunto antes de gastar o dinheiro
  7.  # 27

Colocado por: xiripiti se continuar é partir até ao tijolo e meter proteção (há muitas opções)

Que opções?
    Obrigado
  8.  # 28

Essas bodegas servem de muito pouco ou nada. Concentre-se em resolver infiltrações, canalizar a água para longe da casa e ventilar o interior. DPCs são um esquema.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  9.  # 29

O melhor sistema de impermeabilização que existe é não ter água.
    Por isso a água é algo que se deve afastar rapidamente da construção
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  10.  # 30

Colocado por: lmcaet

Que opções?
    Obrigado

Supostamente o problema da salitre é porque entra o reboco (que tem sais) com a água, se retirar até ao tijolo, meter uma proteção no tijolo (espécie de cola alcatrão) e meter massa anti humidade/salitre já fica com o problema minimamente resolvido por uns anos
  11.  # 31

Colocado por: zedasilvaO melhor sistema de impermeabilização que existe é não ter água.
    Por isso a água é algo que se deve afastar rapidamente da construção
    Concordam com este comentário:zemvpferreira

Certo.
    O problema é quando a humidade vem por capilaridade das fundações, originando a sua subida pelas paredes acima.
    Como se resolve este problema (não é isto o salitre)?
  12.  # 32

Resolve-se afastando a água das fundações etc etc. Em 99% dos casos as míticas humidades ascendentes são na verdade fruto de uma infiltração, caleira partida/mal feita ou falta de arejamento. Passar massinhas na parede ou injectar espuminhas meramente adia o inevitável e normalmente é mais caro do que corrigir o problema base. Nas dezenas de casos em que já estive envolvido nunca foi produtivo tratar com impermeabilizantes interiores.
    Concordam com este comentário: zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet, JMF1982
  13.  # 33

Colocado por: zemvpferreiraResolve-se afastando a água das fundações etc etc. Em 99% dos casos as míticas humidades ascendentes são na verdade fruto de uma infiltração, caleira partida/mal feita ou falta de arejamento. Passar massinhas na parede ou injectar espuminhas meramente adia o inevitável e normalmente é mais caro do que corrigir o problema base. Nas dezenas de casos em que já estive envolvido nunca foi produtivo tratar com impermeabilizantes interiores.
    Concordam com este comentário:zedasilva

Trabalha na área da construção?
    Concordam com este comentário: zemvpferreira
  14.  # 34

Colocado por: zemvpferreiraou falta de arejamento. P

Como assim, tem impacto em que medida? Acelera o processo?

Os meus pais tem uma dispensa que não tem ventilação (a não ser que tenham a porta aberta). Tiveram um problema na WC, falta de selicone numa base de duche (junto à parede, e depois a água saía do lado oposto da base por baixo com a acumulação), então nessa parede da dispensa, por cima do rodopé viram uma mancha humida. Pararam de usar a WC, passado um mês reparei o problema na WC, removi o silicone onde existia e apliquei novo. Ora, depois passaram alguns 3 meses, mas a parede numa extensao superior de 1.5m (portanto em quase toda a parede) continua ainda a ter humidade (sem usarem a casa de banho).
    Devem ligar um desumidificador, e depois reparar junto ao rodapé a parede em termos esteticos?
  15.  # 35

Na medida em que muitos sintomas de humidade, sobretudo bolores e descolorações, aparecem devido à acumulação de água no interior pelo uso normal de uma casa sem arejamento suficiente. Com o nosso clima é muito fácil uma casa estar constantemente a mais de 80% de humidade relativa no inverno, mesmo abrindo as janelas de vez em quando. Isso pode levar ao aparecimento de muita coisa nas paredes que se pensa vir de fora. Claro que se aparecerem bolhas, laminações ou salitre nas paredes, a água está a vir de fora e não de dentro.

Quando à casa de banho dos seus pais, hesito em dar um conselho sem pelo menos ver umas fotografias, mas provavelmente faziam bem em picar o estuque dessa parede, deixar arejar, secar, e refazer na primavera. No mínimo tirar a tinta toda imediatamente para a água ir saindo.
  16.  # 36

Colocado por: zemvpferreiraResolve-se afastando a água das fundações etc etc. Em 99% dos casos as míticas humidades ascendentes são na verdade fruto de uma infiltração, caleira partida/mal feita ou falta de arejamento. Passar massinhas na parede ou injectar espuminhas meramente adia o inevitável e normalmente é mais caro do que corrigir o problema base. Nas dezenas de casos em que já estive envolvido nunca foi produtivo tratar com impermeabilizantes interiores.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Obrigado.
    Compreendo a lógico do afastar a água das paredes, mas aí só se aplica nas paredes exteriores, certo?
    E nas paredes interiores, como se resolve então?
    No meu caso todas as paredes de todas as divisões têm salitre a subir ano após ano. Todas.
  17.  # 37

Colocado por: lmcaet
    Obrigado.
    Compreendo a lógico do afastar a água das paredes, mas aí só se aplica nas paredes exteriores, certo?
    E nas paredes interiores, como se resolve então?
    No meu caso todas as paredes de todas as divisões têm salitre a subir ano após ano. Todas.

No caso das paredes interiores poderá passar por criar um poço de drenagem no centro da habitação e encaminhar essa água para o exterior.
    Nem sempre é fácil ou viável pelo que cada caso é um caso
  18.  # 38

O salitre não aparece por magia. Certamente que o zedasilva tem razão sobre o poço de drenagem, mas pessoalmente gostava de saber de onde vem a água que origina o dito cujo. Você disse mais atrás que vinha das fundações mas vai-me permitir um certo cepticismo. Porque é que as fundações estão assim tão molhadas? De onde vem essa água?
    • lmcaet
    • 16 fevereiro 2025 editado

# 39

Possivelmente por ser uma casa construída em cima de outra antiga feita em adobe, e estar numa zona de muitos lençóis freáticos (charcos, poças, etc), entre a Bairrada e a Gândara.
  19.  # 40

Possivelmente. Se quiser meter fotos/video do exterior da casa posso tentar opinar com mais confiança, mas há praticamente sempre uma causa próxima, imediata e superficial que se pode tratar. Talvez o seu caso seja aquele 1% impossível de resolver completamente sem mandar a barraca abaixo, mas tenho esperança que não.

0.0284 seg. NEW