Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

venho aqui expor a seguinte situação e pedir algumas opiniões de entendidos na área:

Estou a fazer umas remodelações em casa e há vários pontos a serem reparados,

um deles são as paredes que costumavam ganhar imenso bolor e fungos, provavelmente derivado de nao haver cortes térmicos e serem paredes simples e mal pintadas pelo exterior.

Por dentro estou a fazer "estanhado" e estou a usar uma camada de Semin ETS1 (Degrossisseur) e outra de acabamento fino ETS 2 (Lisseur) e está a ficar impecável excepto em duas paredes exteriores que ainda nao foram isoladas.
    (Essas paredes também eram pintadas)

Descobri da pior maneira que devia ter feito ETICS em primeiro e agora tive de raspar as massas dessas duas paredes.

A questão é, recomendam algum produto antes de aplicar as massas novamente ou basta deixar umas semanas (depois do ETICS no exterior) com um desumidificador a limpar as humidades presentes nas paredes?

Estou com receio de voltar a dar as massas e elas ficarem "podres" de novo
  2.  # 2

Bom dia,

O que está a acontecer é que as as argamassas à base de gesso que está a colocar nas paredes interiores estão a apodrecer é isso?

Ou seja está verificado instalarem ETICS na habitação e fazerem uma reforma interior certo? Mas estavam a começar pelo interior que agora está a ser prejudicado por não ter havido intervenção externa, certo?

O ETICS de fato isola termicamente as paredes e acaba por ao mesmo tempo efetuar uma barreira às humidades. A questão é que para apodrecer as argamassas como refere, as paredes externas podem até mesmo estar com fissuras que façam a passagem de águas para o interior. Ou até ser só a ponte térmica em si que com um possivel aquecimento dentro de casa VS temperatura exterior e má ventilação causam esses problemas.

Se estão com intenções de realizar uma reforma exterior com ETICS, sim será boa resolução efetuar o ETICS antes caso se verifique que as paredes estejam a ter infiltrações, mas como disse acima convém avaliar tudo.

Qual a opiniao de quem está a executar os trabalhos?
    Concordam com este comentário: danielc94online
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danielc94online
  3.  # 3

Colocado por: danielc94onlineum deles são as paredes que costumavam ganhar imenso bolor e fungos, provavelmente derivado de nao haver cortes térmicos e serem paredes simples e mal pintadas pelo exterior.

Proliferação bacteriológica nas paredes interiores ocorrem por falta de isolamento térmico e por má ventilação.

Ao aplicar ETICS aumentará a temperatura das paredes interiores e assim diminuirá a probabilidade de ocorrerem condensações com o inevitável aparecimento de bolores mas, pode não ser suficiente! Uma ventilação adequada pode ser necessária.

- Se não tiver ventiladores (extratores) na casa de banho pense em colocar. Existem versões mais simples ligadas através de interruptor, existem versões com temporização que significa que permanecem ligadas X tempo depois de desligar o interruptor e existem soluções ainda com sensor de humidade.
    - Reveja a extração (exaustor) na cozinha e se não tiver uma grelha para entrada de ar pense em colocar. É importante para uma melhor performance do extração.
    - Ou seja, seja eficiente nos locais onde produz vapor de água.

No final pode ter que pensar em instalar uma solução de VMC, seja centralizada ou descentralizada.
    Regula a humidade interior e mantem uma melhor qualidade do ar interior.
    Concordam com este comentário: ffteixeira, danielc94online
  4.  # 4

Colocado por: a loja do isolamento
    Qual a opiniao de quem está a executar os trabalhos?

Desde já obrigado, neste caso sou eu e o meu pai que estamos a realizar as obras consoante conseguimos, temos de ir fazendo aos poucos porque é onde estamos a habitar e não dá pra fazer tudo estando a usar a casa.
    (Eu já trabalhei na área e o meu pai trabalha na contrucção civil dá uma ajuda...)

Mas aqui foi erro meu, pois (na inocência) pensei que limpando a parede não voltasse a acontecer, pois já antes das massas quando a parede só tinha tinta já apareciam bolores

e sim, infelizmente foi burrice pois a parede por fora nem levou tinta em condições, está a descascar e está com algumas fissuras que apesar de serem junto ao telhado deixam passar de qualquer forma a humidade.

Só queria mesmo certificar me de que fazia o "melhor" e como gosto de fazer as coisas bem feitas sem pressas...
  5.  # 5

Colocado por: SEEING
    Proliferação bacteriológica nas paredes interiores ocorrem por falta de isolamento térmico e por má ventilação.

Ao aplicar ETICS aumentará a temperatura das paredes interiores e assim diminuirá a probabilidade de ocorrerem condensações com o inevitável aparecimento de bolores mas, pode não ser suficiente! Uma ventilação adequada pode ser necessária.

- Se não tiver ventiladores (extratores) na casa de banho pense em colocar. Existem versões mais simples ligadas através de interruptor, existem versões com temporização que significa que permanecem ligadas X tempo depois de desligar o interruptor e existem soluções ainda com sensor de humidade.
    - Reveja a extração (exaustor) na cozinha e se não tiver uma grelha para entrada de ar pense em colocar. É importante para uma melhor performance do extração.
    - Ou seja, seja eficiente nos locais onde produz vapor de água.

No final pode ter que pensar em instalar uma solução de VMC, seja centralizada ou descentralizada.
    Regula a humidade interior e mantem uma melhor qualidade do ar interior.

Exaustor e extratores de wc temos, mas tenho de meter as admissões no futuro, para já também há uma parte da casa que tem portas sem corte térmico e que deixam passar o ar por baixo;
    Basicamente a casa é dividida em duas partes, cozinha/sala e depois os quartos, wc e corredor..

Obrigado pela sugestão, instalar VMC também foi algo que considerei no inicio, mas vou ver o resultado com o ETICS e ventilando à maneira velha abrindo as janelas, pois o orçamento é limitado, mas um dia gostava de instalar e até tenho um sótão que dá pra trablhar bem e meter as tubagens..
  6.  # 6

Aproveitando o tópico, gostava só de deixar aqui mais duas questões:

Em relação ao ETICS, como a casa está construída diretamente no chão eu vou abrir uma "vala" em toda a volta para arrancar com o ETICS o mais abaixo do nível do pavimento interior;
    Seria bom aplicar algum produto impermeabilizante na zona mais inferior para criar uma melhor barreira para as humidades ascendentes?

E em relação ao interior, existe algum produto ou solução para remover a tinta velha?
    preferia dar as massas por cima do reboco ao invés de por cima da tinta..

(a tinta não está a descascar nem é velha, e foi me dito que a massa em questão não teria qualquer problema na aplicação por cima de tinta nesse estado)

Este último passo é por estética mesmo, porque as paredes estavam boas, rebocadas e pintadas mas eu não gosto do acabamento areado.
  7.  # 7

Colocado por: danielc94onlineEm relação ao ETICS, como a casa está construída diretamente no chão eu vou abrir uma "vala" em toda a volta para arrancar com o ETICS o mais abaixo do nível do pavimento interior;
    Seria bom aplicar algum produto impermeabilizante na zona mais inferior para criar uma melhor barreira para as humidades ascendentes?

Depende do que tem à volta da casa em redor da moradia mas ficando enterrado ou assente no que existir (ex: passeio) tem aqui uma sugestão de como proceder: https://www.sistemasetics.pt/arranque-varanda.html
  8.  # 8

Colocado por: danielc94onlineSó queria mesmo certificar me de que fazia o "melhor" e como gosto de fazer as coisas bem feitas sem pressas...

É mesmo a solução conciliar o isolamento e ventilação. Só depois tratar das paredes interiores!
    Concordam com este comentário: danielc94online
  9.  # 9

Aproveitando o tópico...

Etics.. Fazer o primeiro metro em XPS, sim ou não?
  10.  # 10

Colocado por: danielc94onlineAproveitando o tópico...
    Etics.. Fazer o primeiro metro em XPS, sim ou não?

Sim...ou um EPS200.
  11.  # 11

Boa noite!

ainda sobre a questão do ETICS, alguém me sabe dizer como devo proceder para fazer o seguinte:

(sendo uma remodelação) por fins financeiros não estamos a pensar em fazer já a casa toda, apenas duas paredes que estão em contacto direto com as águas.

É possível fazer a "paragem" de alguma forma especifica para se um dia quiser arrancar novamente desse ponto de paragem?

Sei que se vai notar sempre uma linha/diferença no rústico mas nao há problema onde vai ficar, a questão era mais por causa do travamento das placas
  12.  # 12

E entre marcas, sistema weber ou atlas?
    Ou principais diferenças.

Obrigado

0.0170 seg. NEW