Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, estou a construir uma moradia ha mais ou menos um ano e há uma situação que me está a deixar desconfortável:
    Os ferros usados na construção da casa estão neste momento enferrujados, chegaram à obra no inicio novos mas entretanto ganharam ferrugem.
    O empreiteiro diz me que nao é motivo para me preocupar porque se trata de ferrugem superficial e que em nada interfere, onclusive esboçou um sorriso quando o questionei, mas fico com receio que não seja bem assim.
    Será mesmo assim ou devo preocupar-me ? Obrigado.
  2.  # 2

E normal
  3.  # 3

Normal
  4.  # 4

Normal, que me lembre só uma vez andei a limpar o ferro com uma escova de aço numa ponte, de resto o betão depois limpa o ferro como já ouvi dizer tantas vezes 😅
  5.  # 5

Ferrugem será sempre um problema. Ela não desaparece por si só. Talvez o betão em cima atenue/pare o avanço da mesma no ferro.
  6.  # 6

Colocado por: setaevraFerrugem será sempre um problema. Ela não desaparece por si só. Talvez o betão em cima atenue/pare o avanço da mesma no ferro.
    Nao me parece que seja preocupante, é algo que todas as obras tem. Agora nao sei mas primeiro conhecia algumas pequenas empresas que nos dias de chuvam colocavam os trabalhadores no estaleiro do ferro a fazer o ferro “mais utilizado” como é obvio quando chegava a ir para a obra ja estava todo enferrujado.
  7.  # 7

Colocado por: setaevraFerrugem será sempre um problema. Ela não desaparece por si só. Talvez o betão em cima atenue/pare o avanço da mesma no ferro.

Se a ferrugem fosse um problema não se usava ferro para construir.
    Nunca vi uma casa em que o ferro não estivesse todo enferrujado.
  8.  # 8

A ferrugem melhora a aderência do ferro ao betão.
  9.  # 9

Em vez de questionar o empreiteiro deveria questionar o diretor de fiscalização.
    Se continuar com esse tipo de perguntas, um dia destes o empreiteiro diz-lhe para fazer você a obra e vai embora.
  10.  # 10

Obrigado pelas respostas, pelo menos é algo comum o que de certa forma me deixa mais sossegado.
  11.  # 11

Pickaxe, eu coloquei a questão ao empreiteiro de forma cordial.
    Muito paciente já fui eu durante os quase 6 meses que este não colocou os pés na obra. Fizeram as fundações e deixaram a obra parada, não me pareceu normal colocar o betão nos ferros das paredes da cave assim enferrujados, mas claro que mesmo que fosse errado o empreiteiro iria sempre dizer que é uma coisa normal.
  12.  # 12

Colocado por: Mais1casamas claro que mesmo que fosse errado o empreiteiro iria sempre dizer que é uma coisa normal.

Claro, por isso foi uma pergunta desnecessária, que deveria ter sido colocada ao fiscal.
  13.  # 13

Colocado por: Pickaxe
    Claro, por isso foi uma pergunta desnecessária, que deveria ter sido colocada ao fiscal.

Se calhar o fiscal também é da “família “ do empreiteiro
  14.  # 14

Colocado por: parente94

Se calhar o fiscal também é da “família “ do empreiteiro
    Se nao for provavelmente o fiscal vai dizer que não é certo e tal, mas uma coisa é a teoria outra é a pratica. Mesmo que na teoria os ferros nao devam ter ferrugem na pratica basta uns dias de chuva e o ferro novo enferruja logo.
  15.  # 15

Colocado por: PickaxeA ferrugem melhora a aderência do ferro ao betão.
    Se os empreiteiros lê isto 😆
  16.  # 16

Acho que isto é uma não questão, para oxidação superficial.
    É quase impossível manter o ferro livre de óxidos durante todo o processo, desde o transporte até estar dentro do betão.
    Trabalhei vários anos numa empresa que também comercializa varão de construção, e tanto se recebia atados da siderurgia com bom aspeto como se recebia barcos de ferro (vindos da Turquia por exemplo), e obviamente o aspeto já era outro. O acondicionamento em armazém e o tempo que lá está também altera o aspeto superficial. O ferro nem precisa ser molhado para iniciar o processo de oxidação, basta estar ao ar.

Acredito que oxidação superficial não será preocupante. Corrosão é outra coisa, que pode afetar estruturalmente uma construção, mas isso demora algum tempo a evoluir para um ponto critico.

Curiosamente acerca disto, um pequeno prédio que fica em frente à casa dos meus pais ficou com a construção parada por muitos anos (se calhar quase uns 20 anos), com grande parte do ferro exposto ao tempo (armaduras de pilares e tal). Passados todos esses anos a construção avançou e ficou concluída (mantendo o ferro que lá estava desde sempre, claro). Como resultado, quase todos os anos têm de partir várias zonas exteriores (cantos de fachadas, parte inferior de pala, etc), porque a coloração de ferrugem vem à superfície, tal o estado de desagregação do varão que lá ficou dentro. Para quem não sabe do historial e mora lá está tudo bem e é "só" estético. Para quem viu aquilo acontecer desde trás, acho que não morava lá. Mas como dizem por aqui, elas não caem.
  17.  # 17

Colocado por: Ruikodese calhar quase uns 20 anos
    20 anos acredito, mas o que aqui se fala de cerca de 1 ano sinceramente parece me preciosismo, e eu sou muito dado a preciosismos mas neste caso nao me parece ser preocupante…
  18.  # 18

Colocado por: DR198220 anos acredito, mas o que aqui se fala de cerca de 1 ano sinceramente parece me preciosismo, e eu sou muito dado a preciosismos mas neste caso nao me parece ser preocupante…

Exatamente, é essa a minha opinião também.
    Dei o exemplo da obra com 20 anos como sendo o oposto desta situação.
  19.  # 19

O exemplo do Ruikode acima é o ponto fulcral da questão. A diferença entre oxidação e corrosão.
    Numa situação ideal o aço não deveria apresentar nenhum dos dois, numa situação normal, alguma oxidação superficial será admitida, mas apenas isso, algo mais evoluído faz parte das boas praticas que seja mitigado, o que normalmente é feito com uso de aditivos no betão que irão inibir a corrosão das armaduras e inclusive dar uma proteção quando usadas em zonas criticas como ambientes agressivos (ambiente marítimo p. exemplo).
    O pior que pode acontecer é a corrosão e expansão das armaduras e a consequente delaminação do betão. Não faltam exemplos em moradias à beira mar em situações mais extremas.
  20.  # 20

Colocado por: Vítor MagalhãesO exemplo do Ruikode acima é o ponto fulcral da questão. A diferença entre oxidação e corrosão.
    Numa situação ideal o aço não deveria apresentar nenhum dos dois, numa situação normal,algumaoxidação superficial será admitida, mas apenas isso, algo mais evoluído faz parte das boas praticas que seja mitigado, o que normalmente é feito com uso de aditivos no betão que irão inibir a corrosão das armaduras e inclusive dar uma proteção quando usadas em zonas criticas como ambientes agressivos (ambiente marítimo p. exemplo).
    O pior que pode acontecer é a corrosão e expansão das armaduras e a consequente delaminação do betão. Não faltam exemplos em moradias à beira mar em situações mais extremas.
    mas isso até uma esfregadela com escova de aço ou até maquina de lavar à pressão chega para fazer o “despiste” a ferrugem superficial “salta” e o ferro por baixo vê-se o ferro impecável.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães

0.0189 seg. NEW