Colocado por: setaevraFerrugem será sempre um problema. Ela não desaparece por si só. Talvez o betão em cima atenue/pare o avanço da mesma no ferro.Nao me parece que seja preocupante, é algo que todas as obras tem. Agora nao sei mas primeiro conhecia algumas pequenas empresas que nos dias de chuvam colocavam os trabalhadores no estaleiro do ferro a fazer o ferro “mais utilizado” como é obvio quando chegava a ir para a obra ja estava todo enferrujado.
Colocado por: setaevraFerrugem será sempre um problema. Ela não desaparece por si só. Talvez o betão em cima atenue/pare o avanço da mesma no ferro.
Colocado por: Mais1casamas claro que mesmo que fosse errado o empreiteiro iria sempre dizer que é uma coisa normal.
Colocado por: Pickaxe
Claro, por isso foi uma pergunta desnecessária, que deveria ter sido colocada ao fiscal.
Colocado por: parente94Se nao for provavelmente o fiscal vai dizer que não é certo e tal, mas uma coisa é a teoria outra é a pratica. Mesmo que na teoria os ferros nao devam ter ferrugem na pratica basta uns dias de chuva e o ferro novo enferruja logo.
Se calhar o fiscal também é da “família “ do empreiteiro
Colocado por: PickaxeA ferrugem melhora a aderência do ferro ao betão.Se os empreiteiros lê isto 😆
Colocado por: Ruikodese calhar quase uns 20 anos20 anos acredito, mas o que aqui se fala de cerca de 1 ano sinceramente parece me preciosismo, e eu sou muito dado a preciosismos mas neste caso nao me parece ser preocupante…
Colocado por: DR198220 anos acredito, mas o que aqui se fala de cerca de 1 ano sinceramente parece me preciosismo, e eu sou muito dado a preciosismos mas neste caso nao me parece ser preocupante…
Colocado por: Vítor MagalhãesO exemplo do Ruikode acima é o ponto fulcral da questão. A diferença entre oxidação e corrosão.mas isso até uma esfregadela com escova de aço ou até maquina de lavar à pressão chega para fazer o “despiste” a ferrugem superficial “salta” e o ferro por baixo vê-se o ferro impecável.
Numa situação ideal o aço não deveria apresentar nenhum dos dois, numa situação normal,algumaoxidação superficial será admitida, mas apenas isso, algo mais evoluído faz parte das boas praticas que seja mitigado, o que normalmente é feito com uso de aditivos no betão que irão inibir a corrosão das armaduras e inclusive dar uma proteção quando usadas em zonas criticas como ambientes agressivos (ambiente marítimo p. exemplo).
O pior que pode acontecer é a corrosão e expansão das armaduras e a consequente delaminação do betão. Não faltam exemplos em moradias à beira mar em situações mais extremas.