Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Como o título indica, o meu senhorio exige fazer uma vistoria à casa onde me encontro atualmente uns dias antes do meu contrato acabar.

Para ser mais específico, o contrato acaba em fevereiro, dia 28, e o senhorio exige que a casa esteja vazia dia 26 pelas 17h para que possa ser realizada uma vistoria.
    Felizmente, tenho a minha casa comprada e vou mudar-me para lá, mas em termos de tempo será difícil gerir entre obras, trabalho e mudanças. Por isso, o dia 28 (que é uma sexta) daria-me imenso jeito para terminar as mudanças.

Posto isto, a exigência não me parece de todo correta, mas eu não tenho grande margem de manobra porque necessito mesmo da caução a curto-prazo e receio represálias. Alguém me consegue elucidar relativamente à legalidade disto?
  2.  # 2

Se é dia 28. Não pode o senhorio exigir que o imóvel esteja disponível antes. Não percebo qual é a dúvida.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, desofiapedro
  3.  # 3

Se o contrato acaba dia 28, o senhorio só pode exigir a casa vazia a dia 29.

Informe que não concorda e que não é possível a casa estar vazia no dia 26. Simples!
    • size
    • 11 fevereiro 2025

# 4

Tem direito a ocupar a casa até ao último dia do contrato.
    A vistoria pelo senhorio não carece que a casa esteja vazia.
  4.  # 5

Marque com o senhorio no dia 28 às 23.40h
    20 min chega.
  5.  # 6

👌
      0000579_ze-povinho-toma-medio.jpg
  6.  # 7

Colocado por: PickaxeMarque com o senhorio no dia 28 às 23.40h
    até as 23:59 tem toda a licitude de ocupar o imovél, pode mostrar a qualquer momento se assim o entender mas não tendo qualquer caráter obrigatório, dentro do horário "comercial" com os seus pertences.

se o senhorio quiser antecipadamente só tem que indemnizar pelo tempo em falta para o términos do contrato.
  7.  # 8

Fico a pensar o que é que os senhorios têm na cabeça, é por estas e por outras que as vezes vão ver ficam com a casa num estado lastimável
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 9

É por isso que que quando faço contratos coloco sempre 1 dia antes dos 365 dias.

Se entra a 01 Jan, sai a 30 de dezembro.
  9.  # 10

Colocado por: xiripitiFico a pensar o que é que os senhorios têm na cabeça, é por estas e por outras que as vezes vão ver ficam com a casa num estado lastimável

já tem essa experiência?... como senhorio ou como inquilino?
  10.  # 11

Colocado por: taunus

já tem essa experiência?... como senhorio ou como inquilino?

Senhorio nunca fui nem me metia nisso, mas inquilino já o fui muitas vezes, as vezes os senhorios são porreiros (pessoal novo), outras vezes como aconteceu recentemente (senhorios velhos) nem por isso, ainda vivem no tempo da carochinha e não sabem as leis.. enfim, é a sorte que se tem ou não
  11.  # 12

Epah eu sou senhoria, e isto é só ridiculo, diga-lhe que dia 29 a casa estará vazia e aí sim fazem a vistoria, a menos que ele pretenda descontar 2 dias de renda a si! Que palhaçada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0154 seg. NEW