Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas. Adquiri recentemente um apartamento num 1º andar, num prédio de três pisos. Todas as frações têm ar condicionado, ao que julgo saber, de origem, algumas com máquinas renovadas, outros ainda com as antigas.Este era o caso do meu apartamento. Com pré-instação para todos os quartos, só tinha na sala e no quarto de casal; o da sala não funcionava. Decidimos, com uma casafria e voltada a norte num dos lados,substituir tudo. Antes, dirigimo-nos ao administrador, para nos inteirarmos de tudo, como funcionavam os AC, se havia pré-instalação para os outros dois quartos, etc. Foi prestável e deu-nos as informações necessárias.
    Entretanto, feita a obra, qual não é o nosso espanto, recebemos telefonema do mesmo condómino, alertando que o nosso AC exterior pingava no logradouro dele.
    Chamámos os técnicos, convencidos de que tinha havido uma falha na inserção do tubo de condensados no escoamento (imaginámos nós) do prédio para esse efeito. Conclusão: não existe esgoto de condensados; todos os ares codiconados pingam pelas caleiras das varandas (traseiras), para os logradouros do prédio (de usufruto dos r/c). Temos ou não direito a usar o ar condicionado? Se não, temos de o retirar e vender, pois a máquina exterior temde estar junto ao chão, não há outro sítio para ela, e não se consegue pôr uma vasilha decente por baixo, além de que é contraproducente andar de gatas, à noite, em pleno inverno, a apanhar o recipiente e vazá-lo... Porque não nos informou o administrador, sabedor da condição dos ares condicionados, e de que jamais quereria o pinga-pinga no seu pavimento, do que iria acontecer? Comprámos há 3 meses, mas o marido com sinusite e eu com asma,numa casa a 15 graus, não sei se vai dar... Obrigado.
  2.  # 2

Cai diretamente do ar condicionado ou pelo escoamento da varanda?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joão martelo
  3.  # 3

Cai do ar condicionado,e depois vai pela varanda e cai pela respetiva caleira.
  4.  # 4

os condóminos do último piso não usam o deles (salamandras de último piso, maquinas velhas...), os do r/c têm um tubinho a sair num canteiro do logradouro; a minha vizinha do lado, diz com naturalidade que 'corre pela varanda', o r/c por baixo dela parece não se importar; quem está mal sou eu, no 1º, com o vizinho super-atento. Não posso ao menos usar de noite, agora, no tempo frio, quando ele e a família já estão retirados para dentro, com tudo fechado? Um dreno pelo prédio abaixo? Vai sempre sair no logradouro alheio...
    • manelvc
    • 11 fevereiro 2025 editado

# 5

Se tiver um vaso na varanda e o regar com muita água ele não vai transbordar e sair pelo mesmo tubo?
    Da próxima vez diga que pôs muita água na bananeira que tem na varanda 😝
    Pode sempre fazer um furo na lateral como a sua vizinha e colocar lá o dreno... Não sabendo exatamente como é a sua varanda é difícil opinar
  5.  # 6

Pois. Mas a água das plantas (que não tenho) a cair pelo tubo também não deixaria de ser água e objeto de queixa.
  6.  # 7

E vai tapar o escoamento da varanda? Isto era só uma forma de dizer que não faz sentido a queixa... Ainda por cima quando ele produz água no exterior é em tempo frio, quando menos se usa os espaços exteriores
  7.  # 8

A questão seria diferente, isto é, mais grave ou ilegal, caso a água caísse diretamente de um ar condicionado não autorizado suspenso da parede, como há tantos, e de que os vizinhos dos andares inferiores tanto se queixam? O facto de cair pela caleira da varanda tal como foi concebido pelo próprio construtor não me isenta de responsabilidade? Eu não quero incomodar ninguém, mas os ares condicionados já lá estavam, todas as frações os têm. Quem quer usar, usa. Os apartamentos foram adquiridos nessa condição. O meu, embora já usado e tendo tido de substituir as máquinas, afinal, encontra-se nas mesmas condições. eu não fiz alteração nenhuma ao que já estava implementado e a máquina está na minha varanda, dentro da varanda, como as outras.
  8.  # 9

Pois, não posso tapar a varanda, porque é exposta ao temporal e enche bem de água, tanto a do Ac como a da própria chuva.
    • pkasa
    • 11 fevereiro 2025

# 10

Tem hipótese de conduzir o dreno ?
    Adicione fotos, talvez seja mais fácil de o ajudarem,se possível
  9.  # 11

Não me atrevo a adicionar fotos. O sr. não está bem a ver com o que estou a lidar. Dreno, sim, poderia ser uma solução, mas a sair no logradouro do dito condómino, creio que é para esquecer... Mas obrigado, na mesma. Acho que aquilo de que preciso é aconselhamento jurídico. A lei do condomínio é muito clara, mas essas regras aplicam-se a casos muito óbvios - pessoas que instalam ares condicionados aseu prazer e os deixam a pingar da fachada do prédio. Aqui, o caso é um pouco mais retrincado...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serjmar
  10.  # 12

Creio que o teu vizinho tem razão. Uma coisa é pingar agua da chuva, outra coisa é pingar constantemente agua de ACs. O teu tubo de condensados tem que ter uma ligação aos caleiros do prédio de forma a não incomodar o vizinho de baixo.

Os das restantes frações, também.
  11.  # 13

Razão, terá. Mas boa-fé? Então ele é o administrador, vive no prédio há anos, foi procurado escrupulosamente para nos dizer sobre as condições dos ACs no prédio, tem um logradouro para onde dão as varandas e não foi capaz de dizer que a drenagem coletiva não estava feita? Não tivera ele já litígios com os proprietários anteriores sobre esta matéria? Palpita-me que sim... Gastei perto de 3000 euros nesta melhoria e estou em vias de não a poder usar. A obra de inserção dos tubos de condensação num tubo de drenagem comum teria de ser do consentimento de todos, ora só eu é que estou com este problema, porque os outros, ou não se sentem incomodados pelos de cima, ou estes não usam sequer os respetivos ACs, até porque alguns estão avariados. Terei de mandar retirar as máquinas?
    • Soliva
    • 12 fevereiro 2025 editado

# 14

Colocado por: joão marteloTerei de mandar retirar as máquinas?

Claro que não … como lhe foi dito só tem de procurar uma forma de desviar o fluxo do dreno até aos caleiros ou improvisar algo que impeça de cair na area do vizinho.
    A meu ver saltar já para aconselhamento jurídico é um disparate.
    Concordam com este comentário: TicMic
    • size
    • 12 fevereiro 2025 editado

# 15

Colocado por: joão martelo
    Terei de mandar retirar as máquinas?

Se todos os outros aparelhos dos vizinhos pingam para as varandas, por sua vez,para o logradouro, qual o motivo do seu vizinho estar a implicar apenas com o seu equipamento ? Já o questionou ?
    Na verdade, ele terá razão pelo incómodo de estar a levar com água na cabeça, mas haja equidade e bom senso.

Em alternativa, não resolverá o problema com a condução dos condensados para um depósito na varanda ?
  12.  # 16

Mas os caleiros do prédio não vão até ao chão é isso?
    Concordam com este comentário: joão martelo
  13.  # 17

Como disse, a máquina está a poucos centímetros do chão (a água, como sabem, não sobe) e a caleira está metida na prumada do prédio. Bom, irei então aguardar por melhores dias. A ver se alguma dessas tão cómodas soluções possa ser posta em marcha... porque a do prato da floreira, essa já deu o que tinha a dar. Boa noite e obrigado
  14.  # 18

Colocado por: joão marteloa água, como sabem, não sobe

Claro que sobe. Não se vê aqui no fórum tanta água a subir pelas paredes das casas?
    Bom a água sobe sim o tubo vai enchendo e cria pressão o que faz a água subir até ao recipiente desejado.
    Agora resta alguém dos ares condicionados ou que os tenha e perceba alguma coisinha vir dizer se essa pressão criada na saída dos condensador pode danificar o aparelho
  15.  # 19

Colocado por: joão marteloComo disse, a máquina está a poucos centímetros do chão (a água, como sabem, não sobe) e a caleira está metida na prumada do prédio. Bom, irei então aguardar por melhores dias. A ver se alguma dessas tão cómodas soluções possa ser posta em marcha... porque a do prato da floreira, essa já deu o que tinha a dar. Boa noite e obrigado

Existem bombas proprias para os condensados , tem um pequeno deposito e quando este atinge um certo nivel bombeia para outro local ate um esgoto dentro de casa
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 20

Colocado por: joão marteloa máquina está a poucos centímetros do chão
    leva a maquina com os supotes adequados e caso não consiga canalizar por gravidade tem que usar uma bomba de condensados adequada para esse fim nomeadamente com deposito plano.

ps: as maquinas mais antigas se somente fizerem frio (como é a grande maioria) não deitam agua pela unidade exterior.

0.0195 seg. NEW