Boas. Adquiri recentemente um apartamento num 1º andar, num prédio de poucos pisos. Todas as frações têm ar condicionado, ao que julgo saber, de origem, algumas com máquinas renovadas, outros ainda com as antigas. Com pré-instação para todos os quartos, a casa só AC tinha na sala e no quarto de casal; o da sala não funcionava. Decidimos, com uma casa fria e voltada a norte num dos lados, substituir tudo. Antes, dirigimo-nos ao administrador, para nos inteirarmos de tudo, como funcionavam os AC, se havia pré-instalação para os outros dois quartos, etc. Foi prestável e deu-nos as informações necessárias. Entretanto, feita a obra, qual não é o nosso espanto quando recebemos o telefonema desse mesmo condómino, alertando que o nosso AC exterior (que está dentro da varanda, no lugar original e tal como o de todos os outros apartamentos) pingava no logradouro dele. Chamámos os técnicos, inquietos, convencidos de que tinha havido uma falha na inserção do tubo de condensados no escoamento (imaginámos nós) que haveria do prédio para esse efeito. Conclusão: não existe esgoto de condensados; todos os ares condicionados pingam pelas caleiras das varandas (que são traseiras), para os logradouros do prédio (de usufruto dos r/c). Assim, a condensação da minha máquina corre pelo chão da varanda e sai pela respetiva caleira - tal como nos outros apartamentos. Temos ou não direito a usar o ar condicionado, sendo um equipamento instalado pelo construtor em todas as frações e que funciona do mesmo modo em todas elas há quase vinte anos? Para piorar, a máquina exterior está junto ao chão, não há outro sítio para ela, e não se consegue pôr uma vasilha decente por baixo, além de que é contraproducente andar de gatas, à noite, em pleno inverno, a apanhar o recipiente e vazá-lo (mas é o que tenho feito, com um prato grande de floreira!)... Porque não nos informou o administrador, sabedor da condição dos ares condicionados, ciente de que jamais quereria o pinga-pinga no seu pavimento, do que iria acontecer? Comprámos há 3 meses, mas com sinusite e asma, numa casa a 15 graus, não sei como vai ser, ao preço a que está a eletricidade... Obrigado por lerem.