Imaginem o ruído de 18, o desgaste de 18 a circular num andar/prédio, 18 a puxar autoclismos, e pagam pela permilagem de um T3, certo? Vergonha alheia tanta falta de noção!
Não estou a dizer que é cívico ou que gostava de estar nessa situação, basta terem a morada fiscal num outro local e já não sao moradores e sim visitantes. Mesmo que haja ordem do tribunal para ir ao domicílio é avisado com antecedência e nessa altura o senhorio paga uma semana de ferias. O desgaste, o tempo, o stress. Nessa situação vendia o apartamento e comprava outro. Já vi situação piores que essa, no centro de lisboa e a solução foi mudar de casa.
Eu sou apologista de # de pessoas maximas por habitação
T1 - Casal com filho até x meses
T2 - Casal com 2 filhos mesmo sexo até X meses
T3 - Casal com 2 filhos sexos diferentes
ou a quartos, 1 quarto por casal, caso o quarto tenha + 8m2, luz natural e ventilação
Se estas normas se cumprirem, não vejo qualquer problemática de 1 t3 passar a T9 se espaço tiver, o que duvido.
Conheço um caso que passou de um T3 a T6 recentemente, com todos os quartos acima dos 9m2, e como é lógico, aumentaram o numero de habitantes. A coisa funciona perfeitamente. Os condóminos não são donos das partes comuns, são contribuidores da sua boa manutenção.
Não há mesmo muito que possas fazer caso a coisa esteja ok, vende o apartamento e muda de casa.
Continua-se na apologia do “a meu ver “ e a do “eu acho”… mas depois há a lei e regulamentos.
Faça a exposição por escrito ás entidades ( municipal e site de IHRU) expondo a sobrelotação. Já precisei e resolveram rapidamente. Aliás resolveu a sobrelotação , o proprietário teve de vender posteriormente a casa e ainda está com processo em tribunal por auxílio á imigração ilegal e fraude fiscal.
Podes sempre tentar conseguir uma alteração da permilagem ajustada à nova realidade. Tem vantagens e desvantagens esta alteraração:
> Caso seja aumentada a permilagem da Fração T9, isto resulta numa distribuição de contas mais justa. Isto é, irá pagar mais caso sejam feitas obras ou alterações.
> por outro lado, tendo esse condómino uma %permilagem superior, pode acabar por ditar, de certa forma, as obras a serem feitas, intervenções pontuais, alteração de contratos de manutenção, ...