Olá a todos, sou novo por aqui mas depois de alguma pesquisa pelo fórum decidi criar um tópico para ver se me conseguia aconselhar com o pessoal mais experiente em questões de contrução.
Eu e a minha companheira estamos neste momento à procura de comprar a nossa primeira casa, temos ambos < 35 anos e queríamos ver se aproveitávamos a isenção do IMT. Estamos à procura de gastar à volta de 600k.
Iniciámos a procura de casas, na margem sul do tejo (charneca da caparica e regiões em redor) e andamos um pouco desiludidos com a procura, muitas vezes não pelas áreas mas essencialmente por muito mau gosto que apanhamos em acabamentos (a quantidade de casas com pavimento de madeira cinzenta tem sido surpreendente) e o próprio aspeto das fachadas e estética do exterior das casas.
Por essa razão estamos a equacionar comparar um terreno (400m2) e tratar de fazer um projecto que nos agrade.
Já tivemos amigos nossos com boas experiências (1 ano de construção, sem grandes contratempos), embora não conheça ninguém próximo que tenha feito o percurso todo (desde o projecto até chave na mão). Queria perguntar aqui no fórum o que aconselham, vale a pena sem conhecimentos (nem eu nem a minha companheira somos da área) pensar em construir?
Se não gosta do que vê por aí já feito, então faça a sua moradia. Compre um terreno com pelo menos 300m2 e avançe. A Marge Sul está e tem vindo a crescer. Não vai encontrar terrenos com essa area por menos de 80.000€ em local minimamente aceitável. O orçamento é bem jeitoso, pelo que pode fazer uma coisa engraçada, mad não da para muito na verdade. As casas novas isoladas hoje em dia custam de 450.000 para cima, dependendo das zonas. Boa sorte!
Se gostar da zona da Charneca Botequim,Sobreda, posso indicar-lhe quem esteja lá a construir para venda. É bom construtor, pode ir ver e se gostar negoceia.
Se decidir construir, fica com uma casa a seu gosto, bai demorar tempo aprox. 2-3 anos (entre projectos, licenças e construção) e vai ter (quase seguramente) muitas dores de cabeça. Se comprar, paga o prémio da construção terminada e fica com o que está escolhido por outra pessoa. Outra hipótese é comprar alguma coisa em construção onde possa escolher os acabamentos... Eu construí e não posso dizer que tenha tudo ficado a gosto (´mas isso é a minha história) e tive muitas dores de cabeça. Decida o que é melhor para si dentro destas variáveis.
Estou a construir na zona e é uma dor de cabeça, só para aprovar o projecto na Câmara Municipal foram vários anos, tente procurar uma moradia do seu agrado em construção que ainda não tenha os acabamento finalizados e veja se é possível alterar.