Colocado por: marco1NEC
parece baralhado, ora se a certidão vier da camara então está tudo bem
mesmo que tenha havido alterações, desde tenham sido obras isentas de licenciamento, não vai ter problemas.
espere pela certidão, se algo for preciso fazer a propria camara o dirá em oficio.
Podem se recusar a passar tendo em conta os melhoramentos certo?
Neste caso cabe aos proprietarios a sua "legalização" ?
Imaginemos que a Camara até passa a certidão e avançamos para a escritura... futuramente posso vir a ser culpada das obras já existentes mesmo não tendo sido eu a fazer?
e mais tarde se quiser fazer alguma intervenção pode não ser possivel legalizar o que eles fizeram certo ?
Colocado por: marco1NEC
parece baralhado, ora se a certidão vier da camara então está tudo bem
mesmo que tenha havido alterações, desde tenham sido obras isentas de licenciamento, não vai ter problemas.
espere pela certidão, se algo for preciso fazer a propria camara o dirá em oficio.
Colocado por: NECS2014imagine que da-se a escritura na mesma e o banco aceita a certidão antiga ... eu compro e os propreitarios antigos não vão tratar de nada... e ficará um problema ...estou certa?
Colocado por: josesusanaPelo que tenho lido e meu entendimento:
- pode ser anterior a 1951, mas o município ter uma data posterior em que foi necessário haver essa licença, por isso ok.
- se não existe planta na câmara, não foram feitas obras estruturais nem houve alterações de áreas (eg: aumento da casa, varandas, marquises, ou criação de anexos), então tudo bem. Obras de remodelação, que não alterem áreas, não alterem estrutura, não alteram fachada, não alterem "estilo" do telhado, podem-se fazer.
- se houveram (obras estruturais e/ou anexos, alterações mencionadas acima), tudo mal :)
Eles não sabem de ilegalidades, só se houver uma inspeção.
Idealmente sim.
Sim, se houver uma inspeção.
Mais tarde, pode ser possível legalizar, se fizer novo projecto (arquitectura) e esse novo projecto for aprovado.
Se houver algo que não consiga "encaixar" no novo projecto, então vai estar ilegal e teria de remover.
Colocado por: josesusana
Correcto.
No entanto (parte 1), o banco (credito bancário) tem de fazer avaliação da casa, não sei se ele próprio pode recusar alguma coisa, e isso já é bom para si. Porque se não é bom para o banco.. também não é para si.
- o Banco já foi lá e não pôs "entraves" ... e disseram que para já até servia a certidão antiga... daí o meu receio :/ estão a facilitar muito , mas depois o problema fica para eu resolver...
No entanto (parte 2), se houver alguma incoerências e quisesse ter tudo legalizado pelo proprietário, provavelmente irá ter de esquecer essa casa :\ ... porque dependendo do município isso é um processo que pode demorar anos.
Colocado por: NECS2014No entanto sei que foram feitas obras de remodelação no mesmo durante os anos .
Colocado por: NECS2014- o Banco já foi lá e não pôs "entraves" ... e disseram que para já até servia a certidão antiga... daí o meu receio :/ estão a facilitar muito , mas depois o problema fica para eu resolver...
Colocado por: NECS2014mesmo que a minha ideia seja licenciar depois essas alterações?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olá. Isso pode não ser possível.
Já verificou isso?
Colocado por: NECS2014Pois não sabem responder, na CAMARA dizem que tenho de fazer projeto e apresenta lo lá... por isso estou muito receosa na compra... o parecer emitido aos atuais proprietarios , caso eu compre depois não sei se posso ser eu a fazer alguma coisa .. :/
Colocado por: jorgemlflorencioFaça a visita com o arquitecto, para lhe fazer um estudo quanto à possibilidade de legalização. Conte com uns milhares de euros para todo o processo, mesmo que não haja nenhuma intervenção a rectificar (se depois ficar por menos, melhor)...
No CPCV que assinou, consta que a casa tem a documentação toda em ordem? Todas essas operações são da responsabilidade do vendedor. Aproveite para negociar esse preço, se quiser avançar assim (pode ter que demolir o que foi acrescentado, é um risco)...
Colocado por: NECS2014por isso ficou tudo sem efeito.