Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer com os entendidos de portas neste forum.

Fizeram-me uma instalação de uma porta Dierre. Quando se fecha suavamente, ela fecha, mas fica com uma espécie de folga, e "abana" Não fica bem fechada. Para se fechar bem, tem que se puxar ou "bater a porta". Quase como se tivesse duas posições de fecho.

Achando eu que não era o funcionamento normal, contactei a empresa que me indicou que este era o funcionamento normal, e enviou-me um vídeo exemplo a demonstrar o mesmo comportamento noutra porta.

Alguém com portas Dierre, ou entendidos em portas, confirma que este é o funcionamento normal?

Obrigado

EDIT: Vídeo de exemplo de funcionamento da porta: https://drive.google.com/file/d/15ryNo2uUvW9lTKzIGoCgfOMZzsFJG7LK/view?usp=drive_link
  2.  # 2

O melhor mesmo, é fazer um video ou publicar aqui o video que lhe enviaram para ver se o conseguem ajudar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eremitahermetico
  3.  # 3

Adicionei video no post original. Obrigado.
  4.  # 4

Por acaso já vi uma porta a fazer o mesmo, mas não sei se é por estar a precisar de afinação ou se é mesmo sistema delas já que a porta acho que já tem pelo menos 6/7 anos.
    Mas aguarde por mais respostas
  5.  # 5

Eu tenho duas portas Dierre, mas já têm muitos anos, e não fazem nada disso. A fazer é algo novo.
  6.  # 6

Tire foto à testa, onde bate o trinco.
  7.  # 7

Vi uma situação dessas na casa de um conhecido, em que depende da forma como ele bate a porta, por vezes nao a consegue abrir facilmente com a chave. O metodo que ele usa é fechar a porta com chave, e abrir o trinco para não bater. Nao acho normal. A marca, tem responsabilidade?
    •  
      larkhe
    • 14 fevereiro 2025 editado

# 8

Colocado por: eremitahermeticoBoa tarde,

Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer com os entendidos de portas neste forum.

Fizeram-me uma instalação de uma porta Dierre. Quando se fecha suavamente, ela fecha, mas fica com uma espécie de folga, e "abana" Não fica bem fechada. Para se fechar bem, tem que se puxar ou "bater a porta". Quase como se tivesse duas posições de fecho.

Achando eu que não era o funcionamento normal, contactei a empresa que me indicou que este era o funcionamento normal, e enviou-me um vídeo exemplo a demonstrar o mesmo comportamento noutra porta.

Alguém com portas Dierre, ou entendidos em portas, confirma que este é o funcionamento normal?

Obrigado

EDIT: Vídeo de exemplo de funcionamento da porta:https://drive.google.com/file/d/15ryNo2uUvW9lTKzIGoCgfOMZzsFJG7LK/view?usp=drive_link

Tenho duas , e fazem exactamente o mesmo . sempre achei que era normal.

Foram instaladas por empresas diferentes , uma delas pelas Chaves do Areeiro, antes disso ja tinha ttido uma outra ainda com chaves de palhetão tb fazia o mesmo.
  8.  # 9

O chatGPT diz isto:

O fecho de duas posições é um sistema presente em algumas portas de segurança, como as da Dierre, e funciona da seguinte forma:

Primeira posição – Fecho semi-encostado (ou de pré-travamento)

Quando a porta é fechada suavemente, a lingueta da fechadura se encaixa no batente, mas não totalmente.
    A porta fica encostada, mas ainda pode "abanar" ligeiramente, sem estar totalmente fixa.
    Isso acontece porque a lingueta tem um primeiro nível de encaixe, garantindo que a porta não fique aberta, mas sem pressionar completamente contra o batente.
    Segunda posição – Fecho completo (ou travamento total)

Para que a porta fique bem fechada e sem folgas, é necessário puxá-la com mais força ou empurrá-la com mais decisão.
    Nesse estágio, a lingueta da fechadura se encaixa completamente no batente, eliminando qualquer movimento da porta.
    Se houver um sistema multiponto, os outros trincos (superiores e inferiores) também podem se ativar ao girar a chave, garantindo a máxima segurança.
    Por Que Existe Esse Sistema?
    ✅ Maior comodidade no uso diário – Permite que a porta fique "encostada" sem precisar ser trancada, útil para entradas de apartamentos ou casas onde se entra e sai com frequência.
    ✅ Menos impacto e desgaste – Evita que a porta tenha que ser constantemente batida com força para fechar.
    ✅ Melhor vedação e segurança – Quando fechada completamente, o encaixe final pressiona a borracha de vedação e melhora o isolamento térmico e acústico.

O Que Fazer se a Porta Não Fechar Bem na Segunda Posição?
    Se a sua porta precisa de muita força para fechar completamente, pode ser necessário:
    🔹 Lubrificar a fechadura e a lingueta – Para melhorar o encaixe sem precisar de força extra.
    🔹 Verificar o alinhamento da fechadura – Se estiver desalinhada, pode dificultar o fechamento total.
    🔹 Ajustar a pressão da borracha de vedação – Se for muito espessa ou rígida, pode dificultar o travamento completo.
    • SrR
    • 14 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: Vítor MagalhãesO chatGPT diz isto:

O fecho de duas posições é um sistema presente em algumas portas de segurança, como as da Dierre, e funciona da seguinte forma:

Primeira posição – Fecho semi-encostado (ou de pré-travamento)

Quando a porta é fechada suavemente, a lingueta da fechadura se encaixa no batente, mas não totalmente.
    A porta fica encostada, mas ainda pode "abanar" ligeiramente, sem estar totalmente fixa.
    Isso acontece porque a lingueta tem um primeiro nível de encaixe, garantindo que a porta não fique aberta, mas sem pressionar completamente contra o batente.
    Segunda posição – Fecho completo (ou travamento total)

Para que a porta fique bem fechada e sem folgas, é necessário puxá-la com mais força ou empurrá-la com mais decisão.
    Nesse estágio, a lingueta da fechadura se encaixa completamente no batente, eliminando qualquer movimento da porta.
    Se houver um sistema multiponto, os outros trincos (superiores e inferiores) também podem se ativar ao girar a chave, garantindo a máxima segurança.
    Por Que Existe Esse Sistema?
    ✅ Maior comodidade no uso diário – Permite que a porta fique "encostada" sem precisar ser trancada, útil para entradas de apartamentos ou casas onde se entra e sai com frequência.
    ✅ Menos impacto e desgaste – Evita que a porta tenha que ser constantemente batida com força para fechar.
    ✅ Melhor vedação e segurança – Quando fechada completamente, o encaixe final pressiona a borracha de vedação e melhora o isolamento térmico e acústico.

O Que Fazer se a Porta Não Fechar Bem na Segunda Posição?
    Se a sua porta precisa de muita força para fechar completamente, pode ser necessário:
    🔹 Lubrificar a fechadura e a lingueta – Para melhorar o encaixe sem precisar de força extra.
    🔹 Verificar o alinhamento da fechadura – Se estiver desalinhada, pode dificultar o fechamento total.
    🔹 Ajustar a pressão da borracha de vedação – Se for muito espessa ou rígida, pode dificultar o travamento completo.
    é melhor pedir uma segunda opinião ao deepseek
  9.  # 11

Colocado por: SrRé melhor pedir uma segunda opinião ao deepseek

Ainda sou do tempo que bastava ir lá um UMM Alter com 2 GNRs que davam um "aperto" à porta e em poucos minutos sabia-se tudo 🙃
    • SrR
    • 14 fevereiro 2025

# 12

Colocado por: Vítor Magalhães
    Ainda sou do tempo que bastava ir lá um UMM Alter com 2 GNRs que davam um "aperto" à porta e em poucos minutos sabia-se tudo 🙃
    eu sou do tempo de andar a pedir raio x para abrir as portas 😄
  10.  # 13

Colocado por: SrReu sou do tempo de andar a pedir raio x para abrir as portas 😄

Ainda no outro dia numa obra tranquei as chaves do prédio todo dentro de uma porta dessas de segurança. Não sei que marca são. Com um formao uma chave de fendas e um cartão e meia hora de filmes e tentativas la consegui abrir a porta que só sofreu alguns arranhões na zona do trinque.
    Uma pessoa mete-se em cada uma lol
  11.  # 14

Tive uma 10 anos. Confirmo q já era assim.

0.0181 seg. NEW