Colocado por: eremitahermeticoBoa tarde,
Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer com os entendidos de portas neste forum.
Fizeram-me uma instalação de uma porta Dierre. Quando se fecha suavamente, ela fecha, mas fica com uma espécie de folga, e "abana" Não fica bem fechada. Para se fechar bem, tem que se puxar ou "bater a porta". Quase como se tivesse duas posições de fecho.
Achando eu que não era o funcionamento normal, contactei a empresa que me indicou que este era o funcionamento normal, e enviou-me um vídeo exemplo a demonstrar o mesmo comportamento noutra porta.
Alguém com portas Dierre, ou entendidos em portas, confirma que este é o funcionamento normal?
Obrigado
EDIT: Vídeo de exemplo de funcionamento da porta:https://drive.google.com/file/d/15ryNo2uUvW9lTKzIGoCgfOMZzsFJG7LK/view?usp=drive_link
Colocado por: Vítor MagalhãesO chatGPT diz isto:é melhor pedir uma segunda opinião ao deepseek
O fecho de duas posições é um sistema presente em algumas portas de segurança, como as da Dierre, e funciona da seguinte forma:
Primeira posição – Fecho semi-encostado (ou de pré-travamento)
Quando a porta é fechada suavemente, a lingueta da fechadura se encaixa no batente, mas não totalmente.
A porta fica encostada, mas ainda pode "abanar" ligeiramente, sem estar totalmente fixa.
Isso acontece porque a lingueta tem um primeiro nível de encaixe, garantindo que a porta não fique aberta, mas sem pressionar completamente contra o batente.
Segunda posição – Fecho completo (ou travamento total)
Para que a porta fique bem fechada e sem folgas, é necessário puxá-la com mais força ou empurrá-la com mais decisão.
Nesse estágio, a lingueta da fechadura se encaixa completamente no batente, eliminando qualquer movimento da porta.
Se houver um sistema multiponto, os outros trincos (superiores e inferiores) também podem se ativar ao girar a chave, garantindo a máxima segurança.
Por Que Existe Esse Sistema?
✅ Maior comodidade no uso diário – Permite que a porta fique "encostada" sem precisar ser trancada, útil para entradas de apartamentos ou casas onde se entra e sai com frequência.
✅ Menos impacto e desgaste – Evita que a porta tenha que ser constantemente batida com força para fechar.
✅ Melhor vedação e segurança – Quando fechada completamente, o encaixe final pressiona a borracha de vedação e melhora o isolamento térmico e acústico.
O Que Fazer se a Porta Não Fechar Bem na Segunda Posição?
Se a sua porta precisa de muita força para fechar completamente, pode ser necessário:
🔹 Lubrificar a fechadura e a lingueta – Para melhorar o encaixe sem precisar de força extra.
🔹 Verificar o alinhamento da fechadura – Se estiver desalinhada, pode dificultar o fechamento total.
🔹 Ajustar a pressão da borracha de vedação – Se for muito espessa ou rígida, pode dificultar o travamento completo.
Colocado por: SrRé melhor pedir uma segunda opinião ao deepseek
Colocado por: Vítor Magalhãeseu sou do tempo de andar a pedir raio x para abrir as portas 😄
Ainda sou do tempo que bastava ir lá um UMM Alter com 2 GNRs que davam um "aperto" à porta e em poucos minutos sabia-se tudo 🙃
Colocado por: SrReu sou do tempo de andar a pedir raio x para abrir as portas 😄