Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos, venho um pouco por desespero por não saber a quem recorrer ou o que possa fazer mais.

Passo a explicar, temos um apartamento T3 no ultimo andar (3º) com construçao finalizada em 2022 em que ouvimos os barulhos do andar de baixo (2º).
    Infelizmente é ao ponto de estar na casa-de-banho e ouvir "pus" dado pela pessoa de baixo, estar na cama e ouvir a agua da sanita a descarregar, ouvir as gavetas e portas a bater e até os passos (que pelo que vejo das pessoas quando me cruzo com eles são passos "normais") a parecer martelos. Do pouco que sei mas do que já consegui perceber, todos estes barulhos parecem vir das paredes e ecoam no teto falso, porque se encostar o ouvido a certas paredes (como do WC ou uma parece no meio da caso conforme sinalizado na figura em anexo) o barulho fica claramente mais "evidente" e até "nitido".

Entretanto os inquilinos sairam e esta semana o dono da casa e os 2 filhos menores estiveram de passagem, escusado sera dizer que ouvi e senti tudo o que foi dito e feito, desde os passos às correrias dos miudos assim como eles a falar entre eles e ate o pai, gavetas a bater, furos nas paredes, etc...

Com isto, e apesar de ter andado o final de 2022 e quase todo o 2023 atrás do construtor, acabamos por desistir um pouco depois de termos feito um teste acustico na suite (com a porta do WC fechada). Na altura falamos inumeras vezes com o construtor mas nada feito. Inclusivé tivemos o encarregado da obra no piso de baixo (no wc da suite) e nós com o construtor no nosso wc e ouvimos claramente o encarregada a perguntar se ouviamos (isto entre pisos!). O resultado disto foi o de sempre, não percebe de onde vem o barulho e nada mais faz, mesmo com esta "prova" ele simplesmente tentou sempre ignorar ou fazer "downplay" à situação. O teste deu valores perto dos limites mas dentro da lei (anexo imagem do resultado). Na altura contactei a advogada e expus a situação e ainda lhe mostrei algumas gravaçoes audio com o telemovel em que se ouvia os barulhos na casa de banho e outros que fui apanhando (ao ponto que chegamos mas o desespero é real...) no entanto com o teste acustico ela disse que dificilmente conseguiria algo.

Com algumas horas quase insuportaveis em que ate para ouvir televisao tinhamos de colocar a mesma muito perto do maximo (quando normalmente esta nos 15 com os miudos e o pai em casa tivemos de colocar nos 70-80) venho escrever aqui no forum a procura de algo que possa fazer, se deva fazer testes acusticos na sala por exemplo (isto porque a parede onde tem as tubagens das sanitas é divisoria entre a suite/wc e a sala) ou algo que nao me lembre sequer.

Peço desculpa pelo texto e explicação corrida mas nem sei ao certo a melhor forma de explicar o problema. Acredito que se calhar o problema esta nas paredes e nao ha simplesmente nada que possa ser feito, mas se assim for ate me questiono dos valores "limites" para os testes acusticos, ainda por cima sendo casa nova.
      teste_acustico.png
  2.  # 2

Se com os testes acústicos os valores estão dentro dos limites acho que a única coisa é aceitar. Agora tem de ver se quer viver num sítio assim ou mudar...

Todos os barulhos que descreve parece o apartamento onde (ainda) habito e que tem uns 15 anos. É angustiante? É. Desespero em certas alturas em que estamos menos tolerantes? Sim. Não se descansa? Verdade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HelderF
  3.  # 3

Aqui também se ouve tudo das wcs, é horrivel mas habituámos-nos...
  4.  # 4

Colocado por: HelderFtivemos o encarregado da obra no piso de baixo (no wc da suite) e nós com o construtor no nosso wc e ouvimos claramente o encarregada a perguntar se ouviamos (isto entre pisos!).

A tubagem de ventilação entre pisos não é comum?
  5.  # 5

Colocado por: desofiapedroAqui também se ouve tudo das wcs, é horrivel mas habituámos-nos...

Vivi ate aos 16 anos em apartamento e os meus pais dizem que casas de banho nunca ouviram nada. Ouviam ocasionalmente correrias ou festas do vizinho de cima mas nunca do de baixo, daí estar completamente pasmado com isto. Ainda por cima sendo construçao nova. Tambem ja questionei alguns dos vizinhos, inclusive o do 1º bloco que faz espelho, e ou os de baixo nunca estao em casa (nao têm filhos) ou são bastante tranquilos pois dizem que nao ouvem a este ponto...

Colocado por: zedasilva
    A tubagem de ventilação entre pisos não é comum?

A tubagem da sanita sim, passa pelos pisos todos mas o construtor e picheleiro garantem que os tubos tem a insonorização e afins. a de ventilaçao do wc mesmo é individual e vai para a varanda de cada um.

0.0083 seg. NEW