Colocado por: marcocar
Sr zedasilva, aproveito o seu comentário para uma informaçao.
A contabilista aquando da criaçao da empresa, disse lhe que queria o mais simples que existisse para construir eu próprio a casa sem problemas.
Ao fim ao cabo, criou me uma ENI, com contabilidade organizada e uma carregada de encargos.
Eu trabalho exclusivamente na minha casa, qual o tipo de empresa que aconselha para eu poder estar legal e não ter problemas?
Quero continuar com alvará, tenho seguro de acidentes de trabalho.
Está ENI obriga me ao pagamento de 352€/mês de segurança social, 150€+ IVA de contabilista, é só dinheiro botado fora.
Agradeço a ajuda
Colocado por: NFSANCada vez há mais barracas
Colocado por: dmanteigasIsto e um peugeot 208 que esta a ser vendido com uma feature muito interessante para quem tem orcamentos para comprar um Porsche Panamera
Colocado por: N Miguel Oliveiraorque é tão comum em Portugal, um casal com profissões sem relação com a construção aventurar-se no calvário de 3 ou 4 anos para ter uma casa?Falta e alternativas melhores.
Colocado por: N Miguel Oliveiraser eu que vivo e faço tudo em espaços maiores e donde desfruto de maior amplitude.Pode sempre por o colchão no jardim, e dormir sob as estrelas, e aí aposto que dificilmente alguém o bate na área do quarto :). JK.
Colocado por: N Miguel Oliveirasó assim se mitiga a crise da habitação.NO barreiro estão a nascr alguns empreendimentos novos, mas pelo aspeto deles duvido que mitiguem a o problema de habitação a alguém da classe média portuguesa que não se queira endividar até aos 80 anos.
Colocado por: HAL_9000Falta e alternativas melhores.
Colocado por: HAL_9000NO barreiro estão a nascr alguns empreendimentos novos, mas pelo aspeto deles duvido que mitiguem a o problema de habitação a alguém da classe média portuguesa que não se queira endividar até aos 80 anos.
Colocado por: NFSANo meu/nosso dinheiro ainda vai servir para lhes contruir habitaçõesNão vão construir nada. Nem com acesso ao PRR conseguiram construir algo que se visse de habitação pública, acha que é com investimento direto que o vão fazer?
Colocado por: NFSANpassou dos 16€ em 2022ahahahahaah. Onde é que comprava botijas de gás a 16 euros em 2022? Só se fosse em Espanha.
Colocado por: dmanteigas
Pois, era precisamente isso que estava a tentar dizer...
Eu nao estava a dizer que o principio nao faz sentido. No entanto, do (pouco) que percebo a certificacao em si tem custos que nao sao despiciendos. Custos esses que do ponto de vista da compra e venda, talvez nao facam grande sentido pois a pool de potenciais clientes que pode valorizar essa certificacao e bastante reduzida. E regra geral, quem tem dinheiro para fazer disso uma preocupacao, nao procura casas tao 'modestas'.
Colocado por: N Miguel OliveiraVolto a frisar que se o DO não confia nos profissionais para lhes delegar as tarefas, a culpa só pode ser dos próprios profissionais. O DO é uma pessoa comum, como qualquer outra, pensa com a carteira. Tão simples quanto isto.
Por vezes, basta tão somente delegar tarefas em profissionais, em vez de tentar aprender sobre 6 ou 7 profissões diferentes no Youtube na noite anterior.
Colocado por: N Miguel Oliveiraquando vejo malta a construir muito mais do necessário..Isso do necessário é muito relativo. O Miguel por exemplo vive bem numa casa com 130m2 sem anexos. Já eu preciso de muito mais espaço porque o trabalhar no jardim, trabalhar na horta, o DIY na construção é para mim altamente terapêutico em termos de sanidade mental, baixar os níveis de stress e consequentemente de cortisol, fazer algo mais físico, e menos mental. Ora estes hobbies requerem que tenha uma catrefada de ferramenta que precisa de um lugar para ser guardada.
Colocado por: HAL_9000ahahahahaah. Onde é que comprava botijas de gás a 16 euros em 2022? Só se fosse em Espanha.
Mas sim, tem razão o preço do gás em Portugal, por comparação com Espanha é um autêntico roubo. Tenho a certeza que o conseguem justificar com motivos tão nobres como as questões ambientais.
Colocado por: durielÉ muito comum eu ouvir este comentário quando falo deste projecto, e ele é perfeitamente válido. Mas impossível de ter resposta a isto sem de facto avançar. Eu acredito que o mercado vai valorizar a certificação, daí estar a apostar nisso. Mas quero tendencialmente cortar na minha margem nas primeiras casas, para começar a ter obra feita para mostrar, e clientes satisfeitos. O preço acaba por ser muito importante principalmente não tendo eu historial.
Eu tenho 36 anos, e conheço de perto a realidade dos casais da minha geração no que toca à procura de habitação. Sei também que muitos valorizam os benefícios que uma passivhaus oferece...
Mas mais que isso, acredito ser um selo de qualidade que mais ninguém oferece!!!
No momento de tomar a (na maioria dos casos) maior decisão financeira da vida, está sempre presente o medo de comprar uma casa fraca, gato por lebre, que o conforto não seja o esperado. Nenhum empreiteiro em Portugal oferece uma garantia tão boa de qualidade quanto um certificado passivhaus.
Colocado por: N Miguel OliveiraUma casa passiva só lhe fica muito mais caro se você quiser as mesmas mordomias.A questão com a certificação é a seguinte: Ela realmente é bem feita, i.e. o que se certifica é a realidade e realmente eu posso abdicar do AC, ou a certificação segue a moda habitual em Portugal e é mais um papel que se paga?
Colocado por: N Miguel Oliveira
E a malta ainda acha que a solução é cada familia ocupar 700m² de terra com uma só casa.
Espero que para ser coerente, não tenha imigrantes nenhuns na sua obra. Talvez fique mais barato.
Qual é o problema dos bairros sociais ao nivel da Arquitectura mesmo? É que os erros que vejo no passado são de segregação e esquecimento. E não do tamanho dos apartamentos ou espaços exteriores.
Colocado por: HAL_9000A questão com a certificação é a seguinte: Ela realmente é bem feita, i.e. o que se certifica é a realidade e realmente eu posso abdicar do AC, ou a certificação segue a moda habitual em Portugal e é mais um papel que se paga?
Colocado por: HAL_9000Volto a frisar que se o DO não confia nos profissionais para lhes delegar as tarefas, a culpa só pode ser dos próprios profissionais. O DO é uma pessoa comum, como qualquer outra, pensa com a carteira. Tão simples quanto isto.
Colocado por: HAL_9000Isso do necessário é muito relativo. O Miguel por exemplo vive bem numa casa com 130m2 sem anexos. Já eu preciso de muito mais espaço porque o trabalhar no jardim, trabalhar na horta, o DIY na construção é para mim altamente terapêutico em termos de sanidade mental, baixar os níveis de stress e consequentemente de cortisol, fazer algo mais físico, e menos mental. Ora estes hobbies requerem que tenha uma catrefada de ferramenta que precisa de um lugar para ser guardada.
A área por si só para mim não é o fator determinante.
Colocado por: HAL_9000A questão com a certificação é a seguinte: Ela realmente é bem feita, i.e. o que se certifica é a realidade e realmente eu posso abdicar do AC, ou a certificação segue a moda habitual em Portugal e é mais um papel que se paga?
É uma duvida genuina. Se a certificação se facto for uma garantia real de qualidade eu pelo menos ponderava perder área para ganhar conforto.
Quanto à questão da qualidade do ar que o Miguel fala, não sei se é generalizado, mas eu pelo menos tenho definido há muitos anos que não queria a garagem em comunicação direta com a casa. NO meu caso a garagem é uma pergola, que com o tempo irá ser coberta com vegetação, e dá para o gasto. Também não compro carros com o valor comercial de apartamentos, por isso....
Colocado por: durielem Portugal por enquanto, não é qualquer um que passa o papel.
Colocado por: NFSAN
Caro N Miguel Oliveira, já me tinham dito que aqui neste fórum devia ter cuidado a falar em certas realidades/assuntos, pois são considerados "Tabus".
Na minha zona, o problema não é terreno, eu nunca me queixei do terreno…, acha que ao empreiteiro lhe interessa se o terreno tem 2000... 600 ou 700m2? O valor da construção é o mesmo.
A construção, neste momento, é como o exemplo da botija do Gás, em Espanha está nos 16€, mas em Portugal sem regulação está em 32€, o mesmo acontece com a construção.
Penso que foi o N Miguel Oliveira, que por si, até o gasóleo devia aumentar 500%! Isso é muito bonito, porque se calhar vive numa cidade com transportes públicos de 15 em 15 minutos tem 1 autocarro para o sitio que quer… , mas quando vive no interior, onde nem há autocarros, e tem que fazer 200km por dia para ir trabalhar, se calhar pensava 2 vezes.. não?
Continuo a dizer, que há pessoas que vivem numa “bolha”, e que acham que a realidade deles, é igual a de todos os Portugueses.
Colocado por: azwsedcrfv
quanto custa certificar a casa?
Colocado por: durielMas quero tendencialmente cortar na minha margem nas primeiras casas, para começar a ter obra feita para mostrar, e clientes satisfeitos. O preço acaba por ser muito importante principalmente não tendo eu historial.