Colocado por: N Miguel OliveiraEntão quem escolhe trabalhar a 200kms de casa, ou melhor dizendo, ter casa a 200kms donde há trabalho..Só acho um pouco hilariante o Miguel considerar que na maior parte das situações isso é realmente uma escolha :)
Colocado por: HAL_9000Só acho um pouco hilariante o Miguel considerar que na maior parte das situações isso é realmente uma escolha :)
Colocado por: gil.alvespagas mas tens qualidade e consumos baixos!
Colocado por: durielNo momento de tomar a (na maioria dos casos) maior decisão financeira da vida
Colocado por: N Miguel Oliveirauma casa em que a preocupação é com o conforto, a qualidade do ar, etc
Colocado por: pguilhermeSem dúvida. A qualidade do ar então, é fundamental e frequentemente esquecida. Já o conforto térmico creio ser mais comum conseguir-se, com maiores ou menores consumos, isto é.
Resumindo: creio que os princípios passivhaus são muito relevantes e mereciam maior atenção por parte dos compradores. Por outro lado, é provável que o clima ameno na nossa zona costeira atenue alguns dos seus argumentos e por isso tenha mais impacto no norte da europa (?)
Se houvesse mais interesse dos compradores, mesmo sem certificação, talvez se elevasse a fasquia na construção, em termos de eficiência, conforto e qualidade. Talvez se um dia o mercado da construção abrandar...
Colocado por: pguilhermemas conheço pouca gente que more na primeira casa que comprou
Colocado por: N Miguel Oliveira
Não. Eu já vivi na cidade, na aldeia, em apartamentos, em casas, em terrenos grandes e em pequenos. Não é por aí.
Eu bem sei o polémico que seria aumentar 500% o gasóleo e as consequências que isso teria. Assim como sei das consequências que teria para alguns se todo e qualquer transporte público fosse gratuíto, veja-se o que acontece na periferia da cidade do Luxemburgo para dar um exemplo... Ou do que acontece na tripla fronteira entre a Austria, Eslováquia e Hungria.
Eu bem sei, e não é nenhum tabu.
Mas também sei, o que implica para um municipio dotar todos os arruamentos de saneamento básico, de abastecimento de água e gás, e de transporte, etc... por termos a péssima ideia de permitir a distribuíção difusa e sem controlo das construções ao longo do território. Para mim, isso não é nenhum tabu. É um tema que até trago com alguma frequência. A densidade populacional.
E isso está intimamente ligado ao preço do gasóleo, dos bilhetes do transporte público e da eficiência da economia duma região.
Não pode é pôr as responsabilidades todas num só lado. Então quem escolhe trabalhar a 200kms de casa, ou melhor dizendo, ter casa a 200kms donde há trabalho... não tem nenhum tipo de responsabilidade?
Colocado por: NFSANCaro N Miguel Oliveira, está completamente errado.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ uma escolha sua que os nossos governos permitem...Já percebi de onde vieram os 200km, e posso ter interpretado mal. Mas fazemos assim também é uma escolha minha e de grande parte da população viver a + de uma hora do local de trabalho? ou é uma imposição das circunstâncias?
Colocado por: N Miguel OliveiraO próprio Hal já nos deu N de exemplos dos seus colegas que não largam o carro, mesmo podendo ir de transporte público.É um facto. Eu tinha percebido mal o seu ponto de vista. O que me estava a referir é a situação que refiro em cima, ou seja, muitas vezes as pessoas não moram onde escolhem, mas onde conseguem.
O mesmo acontece nas aldeias... que todos se queixam dos transportes mas nem sequer sabem os horários dos mesmos...
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não me referia ao seu caso, não faço ideia donde vive e do que faz nem da sua vida. Falo no geral. Você não pode excusar-se das decisões que tomou, da profissão que escolheu, da mulher com que se casou, das oportunidades de trabalho que aceitou, etc.
No limite, ninguém o obrigou a absolutamente nada, muito menos a ter que construir casa de raíz. Foram opções suas, não do Estado, nem minhas, etc. Para mim simplesmente não vejo sentido entre os empregos do casal distarem 100kms entre sí.
"Para mim simplesmente não vejo sentido entre os empregos do casal distarem 100kms entre sí."
Quanto ao empreiteiro, fico feliz por sí. Desejo-lhe a melhor das sortes. Afinal por quanto adjudicou por comparação com a primeira vez? Ainda mantém a do "está tudo maluco?".
Colocado por: HAL_9000É um facto. Eu tinha percebido mal o seu ponto de vista. O que me estava a referir é a situação que refiro em cima, ou seja, muitas vezes as pessoas não moram onde escolhem, mas onde conseguem.
Colocado por: NFSANAinda bem que por exemplo não vive/casou com uma professora! :) Há certas situações na vida, que não se escolhe... nem são previsíveis antecipadamente.
Enfim, a vida é mesmo assim, e não me queixo disso…
Colocado por: NFSANme "confidenciou" que a adjudicação que fez antes da minha, deu 1 valor alto, baseado apenas nos m2 sem analisar em detalhe a obra
Cada um com as suas.
Eu casei com alguém que nasceu a 9'000 kms de donde nasci eu, com outro idioma, etc.
Se um dos elementos do casal está em migração permanente, talvez comprar casa fixa num sítio, não seja a melhor opção, digo eu.
Sendo de IT, que mais quer para trabalhar de modo remoto?
(é retórico, não é para que responda)... Ninguém melhor que você saberá que vida quer para sí e para a sua família. Isso não está em causa.
Não podemos é achar sempre que a culpa disto é sempre deste ou daquele... sem nunca pôr em causa as decisões tomadas por sí próprio.
Colocado por: N Miguel OliveiraÉ tão simples quanto isso. Por isso insisto tanto num OT estruturado e multi-concelho, não vale a pena fazer casas por fazer, sem coordenar isso com emprego, comércio e serviços, infraestrutura e transporte.Certo, mas assumindo a situação atual, qual era a escolha da generalidade dessas pessoas, ir morar para uma caixa de cartão (estou a ser literal) à porta do trabalho? Eu concordo consigo, a questão é que falta ordenamento e infraestruturas. Eu moro a 40Km do meu local de trabalho e demoro entre 1:15-1:30 h de transportes. Mas a alternativa era essa ou abdicar da estabilidade financeira. O ideal? era morar na mesma a 40km, mas demorar 30 min a chegar de transportes públicos.
Tudo excelentes sinais :) Brio acima de tudo :)
Colocado por: NFSANmas eu não me estou a queixar, se vivo longe do meu trabalho etc
Colocado por: HAL_9000O ideal? era morar na mesma a 40km, mas demorar 30 min a chegar de transportes públicos.Pois. é o que digo... passa a responsabilidade para os outros... E que tal morar mais perto donde trabalha, ou de trabalhar mais próximo donde mora? Também são opções, ou não? Agora, é natural que se me diz que precisa duma casa de 200m2 para guardar a enchada e 500m2 de jardim para fins terapeuticos, ou que o emprego que escolheu só existe num centro urbano porque é super especifico, é normal que seja inviável mudar esses 40kms entre os dois locais. O Estado que resolva... afinal "a culpa é dele". O Hal já faz a sua parte usando os transportes, ajudando pagando bilhete e afins. E está muito bem. Agora é só esperar que os seus concidadãos pensem do mesmo modo usando os transportes também. Isso só acontece indo à carteira, desincentivando o uso do transporte individual por um lado, e criar melhores condições comuns por outro. A julgar pelos lucros da GALP, parece que não há grande stress...
Colocado por: N Miguel OliveiraE que tal morar mais perto donde trabalha, ou de trabalhar mais próximo donde mora?Em ambas as opções comprometo a estabilidade financeira da minha família. Numa delas porque a habitação é muito cara, na outra porque os rendimentos oferecidos são muito baixos. É o mesmo que me dizer: é que tal deixar de comer para morar mais perto de onde trabalha?
Colocado por: NFSANtinha que ficar aqui na zona
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora, é natural que se me diz que precisa duma casa de 200m2 para guardar a enchada e 500m2 de jardim para fins terapeuticos, ou que o emprego que escolheu só existe num centro urbano porque é super especifico, é normal que seja inviável mudar esses 40kms entre os dois locais.Esqueça isso. A casa da enxada nada tem a ver com a casa que estava a falar. Ninguém consegue ter uma casa da enxada a 40km do meu local de trabalho. Aliás conseguir até consegue, mas ou é rico ou herdeiro. A classe média tem um apartamento de áreas modestas e já fica feliz.
Colocado por: HAL_9000O que o N Miguel Oliveira se recusa a aceitar é a conclusão que emana da imagem abaixo