Iniciar sessão ou registar-se
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 1

Viva pessoal, venho aqui desabafar um pouco com vocês sobre uma situação que me deparei este início do Ano, e que não tinha bem a noção da real gravidade da coisa.

Então é o seguinte, vivo numa vila no “interior”, e no ano 2017, comecei junto com a minha namorada, a pensar na construção de uma casa, cheguei mesmo a fazer projeto e a pedir orçamentos, no entanto o terreno que tinha “apalavrado” comprar com uma pessoa que me pareceu de palavra, no final pediu-me um valor superior ao combinado, e nós “chateados” e desiludidos com a situação, decidimos adiar o projeto… e avançar apenas quando nos casássemos e a família “aumentasse”.
    Nesse ano, como adiámos a construção da casa, e como nos iriamos casar e precisávamos de um local para viver, contactámos agências imobiliárias para avançar com o aluguer de 1 apartamento T2. Imaginem, que numa pequena vila do interior, só em 1 agência visitámos 6 ou 7 apartamentos, até escolher aquele que mais gostávamos…, mas havia ainda mais ofertas de outros apartamentos, e a valores decentes!
    Quase 7/8 anos passados, como a família cresceu, voltámos à ideia de construir casa… mas nem imaginava o estado de como estão as coisas atualmente!
    Então, andámos a ver 1 terreno, que acabámos por comprar. Aqui começamos a ver que o valor dos terrenos nesta zona tinha aumentado perto de 50%, relativamente a 2017, isto, tendo em conta o valor do m2. Mas esta parte, mesmo tendo havido um aumento de perto de 50% do valor, embora achasse muito, nada me preparou para o que estava para vir…
    Após comprar o terreno, avancei com o projeto da casa, algo que foi muito rápido, pois já tinha o projeto de 2017, e como a casa era a mesma, bastou alterar algumas coisas, mas foi algo muito mais fácil e rápido.
    A próxima parte, do pedido de orçamentos é que nos deixou em “estado de choque”!
    Então em 2017, pedi orçamento a 4 construtores, tendo recebido o orçamento dos 4. O valor máximo das propostas que tive foi de 120 mil euros, variando os mesmos se não me engano algo entre 105mil e os 120 mil. De salientar que a casa é um chalé muito simples, e com uma garagem, e nada de estravagâncias!
    Então, no inicio de Novembro de 2024, comecei a pedir orçamentos… primeiro a 4 ou 5 construtores, mas depois como passado 2 meses ainda só tinha recebido 1, e os outros nem me atendiam mais o telemóvel, pedi a mais 5 de outras terras próximas/vizinhas.
    Estamos a meio de Fevereiro, e de 10 orçamentos que pedi, acabei de receber apenas 3! Só que os orçamentos que recebi, o valor mínimo foi de 150% superior à proposta mais baixa que recebi em 2017… e nos dois restantes orçamentos foi de quase 180 a 200% superior!
    Pergunto eu… mas o meu ordenado nem 20% subiu nestes anos, como é possível haver um aumento de 150% em 8 anos?! Anda tudo maluco?!
    Uma coisa que me apercebi, é que todos os empreiteiros tinham imenso trabalho, e falta de mão de obra. Ainda lhes disse que não percebia… porque vieram tantos emigrantes para Portugal, como é possível não haver mão de obra?? Dizia ele que há muitos emigrantes sim, mas que não querem trabalhar nas obras. Teve lá pessoas estrangeiras, que trabalhavam 2 ou 3 dias, e iam embora por não se adaptarem ao trabalho por ser muito duro! Depois disse-me outro que teve lá outros de outro país, que me dizia ele que 2 não valiam 1, que eram muito lentos, e não eram certos no trabalho, havia dias que nem apareciam, principalmente após receberem o ordenado! Bem, não sei se isto é mesmo assim, se é caso isolado, se é generalizado, ou se é uma justificação dos empreiteiros para aumentarem o preço… o que é certo é que neste momento, como a família aumentou, e preciso de 1 espaço maior, contactei várias agências imobiliárias à procura de um apartamento t3 para mudar, pois a família aumentou e com estes valores nem sei se para já avance com a casa… O que me dizem das agências é que não têm nada para alugar… e ainda me disseram que têm pedidos diários de outras pessoas e de varias nacionalidades também à procura!
    Eu não sei o que se passa, mas o que vendem na televisão é que precisamos de emigrantes, mas o que começo a achar seriamente, é que foi devido aos emigrantes que acabaram por causar a maior crise nesta área, pois se antes havia falta de trabalhadores, também havia menos construções, as pessoas tinham alternativa de alugar 1 apartamento/casa a valores justos, pois havia muita oferta de casas para alugar… não quero dizer que seja contra os emigrantes, mas tem que haver um sério controlo, e haver emigrantes sim, mas apenas nas áreas onde haja necessidade, caso contrário este problema da habitação é uma bola de neve…e se hoje é 150%... amanhã é 200%... 300%...

Peço desculpa pelo desabafo… mas não consigo perceber estes valores atuais… não sei se estou a pensar bem, ou se a causa deste aumento é outra… qual a vossa experiência sobre os valores que receberam dos orçamentos? Acham que os valores vão descer ou têm tendência ainda a aumentar mais?
    Cumprimentos,
    Nuno Santos
  1.  # 2

Não construiu quando a construção/habitação estava ao preço da uva mijona, lembrou de construir final de 2024 e achava que ainda eram os preços de 2017, esteve como eremita estes anos e voltou agora ao mundo real.
  2.  # 3

Cometeu um erro comum a muitos DO.
    Avançar para um projeto sem a mínima noção de se tinha ou não capacidade financeira para ele.
    Provavelmente não teve até ao momento ninguém a dar lhe um banho de água fria (realidade).
    Neste momento é natural que se sinta revoltado.
  3.  # 4

nuno
    quanto custará uma moradia nessa zona já feita e com os vossos parametros ?
    • drpm
    • 13 fevereiro 2025

# 5

Colocado por: NFSANfoi devido aos emigrantes que acabaram por causar a maior crise nesta área

LOL

Está a falar de quais migrantes? Dos dos Vistos Gold, dos nómadas digitais americanos ou dos reformados franceses/neerlandeses/ingleses/alemães? Esses é que terão algumas responsabilidades nos aumentos serem tão acentuados.

É que pelo contexto dá a entender que acha que os culpados são os imigrantes que vieram trabalhar nos empregos que ninguém quer...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tgferreira
  4.  # 6

Consegue colocar aqui o projeto? talvez dê para reduzir o custo fazendo pequenas alterações.
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 7

Colocado por: VarejoteNão construiu quando a construção/habitação estava ao preço da uva mijona, lembrou de construir final de 2024 e achava que ainda eram os preços de 2017, esteve como eremita estes anos e voltou agora ao mundo real.

Caro, Varejote, eu não construí em 2017, porque acreditei na palavra de uma pessoa que me vendia o terreno por 1 valor, disse para tratar de tudo que o terreno era meu, e que estava À vontade..., o problema é que depois de fazer o projeto, disse que pensou melhor e tinha que dar mais 50%! E naquela altura não encontrámos depois mais nenhum terreno disponível que gostássemos... foi por isso que não construimos. Eu nunca pensei que os orçamentos fossem iguais a 2017! Estava a pensar num aumento de 50 a 70% ... nunca 150% a 300%!
  5.  # 8

o ordenado minimo em 2017 era de 557€. agora em 2025 é de 870€. um aumento acima de 50%
    o ordenado médio em 2017 era de 945€. agora em 2025 é de 1580€. um aumento acima de 50%

qual é mesmo a surpresa das casas terem aumentado?
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 9

Colocado por: zedasilvaCometeu um erro comum a muitos DO.
    Avançar para um projeto sem a mínima noção de se tinha ou não capacidade financeira para ele.
    Provavelmente não teve até ao momento ninguém a dar lhe um banho de água fria (realidade).

Colocado por: marco1nuno
    quanto custará uma moradia nessa zona já feita e com os vossos parametros ?

--
    Marco1, moradias é difícil, pelo menos novas, mas devem rondar no minimo os 280 mil para cima.. só se andar sempre em cima nas agências, ha moradias velhas à venda, até ja pensei nisso e reconstruir... , mas vamos bater no mesmo assunto, empreiteiros muito ocupados, com prazos superiores a 1 ano...e orçamentos altos... 1 empreiteiro disse-me mesmo que como tem muito trabalho, o valor é dado por "alto"... nisso esse empreiteiro até foi sincero comigo !
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 10

Colocado por: pauloagsantoso ordenado minimo em 2017 era de 557€. agora em 2025 é de 870€. um aumento acima de 50%
    o ordenado médio em 2017 era de 945€. agora em 2025 é de 1580€. um aumento acima de 50%

qual é mesmo a surpresa das casas terem aumentado?

Paulo Santos, por isso é que foi o meu desabafo, até 70 a 80%, não achava estranho, agora superior a 150%?
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 11

Colocado por: nunogouveiaConsegue colocar aqui o projeto? talvez dê para reduzir o custo fazendo pequenas alterações.

Colocado por: nunogouveiaConsegue colocar aqui o projeto? talvez dê para reduzir o custo fazendo pequenas alterações.

NunoGouveia, quem me fez o projeto, ja teve esse cuidado, e após falar com ele, e sobre os valores que me dera, segundo ele o problema é que como há muito trabalho, os empreiteiros não analizam os projetos, segundo ele todas as pessoas se têm queixado disso...alguns empreiteiros despacharam-me, a dizer que não davam orçamento porque estavam cheios de trabalho ... o resto disseram-me que a começar a obra caso aceitasse orçamento, era sempre a iniciar a meio de 2026...
  6.  # 12

Em 2017 era fácil para qualquer empreiteiro arranjar um servente jeitoso a ganhar 500€.
    Em 2025 tem que oferecer 1000€ para arranjar um rasca.

Em 2017 um empreiteiro tinha que dar ao pedal para arranjar uma obra de 150.000€.
    Em 2025 dá um pontapé numa pedra e arranja 3 de 500.000€
    Concordam com este comentário: dmanteigas, nunogouveia, NBA
  7.  # 13

Quantos m2 de area bruta?
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 14

Colocado por: drpm

LOL

Está a falar de quais migrantes? Dos dos Vistos Gold, dos nómadas digitais americanos ou dos reformados franceses/neerlandeses/ingleses/alemães? Esses é que terão algumas responsabilidades nos aumentos serem tão acentuados.

É que pelo contexto dá a entender que acha que os culpados são os imigrantes que vieram trabalhar nos empregos que ninguém quer...

DRPM, só constatei o que me disseram 2 dos empreiteiros, e nas agências..., posso estar a ser injusto, por isso disse que não sabia se era devido a isso ou desculpa dos empreiteiros para aumentar os preços..., mas isso já é uma opinião de cada 1.
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 15

Colocado por: zedasilvaEm 2017 era fácil para qualquer empreiteiro arranjar um servente jeitoso a ganhar 500€.

Em 2017 um empreiteiro tinha que dar ao pedal para arranjar uma obra de 150.000€.

Pois, mas e porque é que isso acontece? Porque não há oferta nenhuma, as agências não tem casas/apartamentos para alugar, as que aparecem vão logo... e as pessoas estão a endividar-se de tal forma porque não têm alternativa... ou vivem debaixo da ponte !
    • NFSAN
    • 13 fevereiro 2025

# 16

Zedasilva, não é por não ter capacidade financeira, acho que há aqui é um aproveitamento brutal, e sem controlo nenhum! 70 a 80%... vá que seja 100% de aumento.. agora superior a 150%... é um abuso total...
  8.  # 17

Colocado por: NFSAN

Pois, mas e porque é que isso acontece? Porque não há oferta nenhuma, as agências não tem casas/apartamentos para alugar, as que aparecem vão logo... e as pessoas estão a endividar-se de tal forma porque não têm alternativa... ou vivem debaixo da ponte !

O McDonald's em 2017 vendia o molho de batatas a 0.40€, agora vendem a 0.90€, 125% aumento.

Quer mais algum exemplo, ou acha que só o preço da construção é que aumentou e os empreiteiros são os únicos lambões.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Joao Dias
  9.  # 18

Colocado por: NFSAN

Zedasilva, não é por não ter capacidade financeira, acho que há aqui é um aproveitamento brutal, e sem controlo nenhum! 70 a 80%... vá que seja 100% de aumento.. agora superior a 150%... é um abuso total...

Se há aproveitamento por parte dos empreiteiros, porque é que os DO não se transformam em empreiteiros?
    Um alvará de classe 2 custa menos de 200€ por ano
    Concordam com este comentário: Joao Dias, eu
  10.  # 19

Colocado por: zedasilvaEm 2017 era fácil para qualquer empreiteiro arranjar um servente jeitoso a ganhar 500€.

preferia os 870 do smn numa caixa de supermercado do que 1000 debaixo de chuva e sol nas obras.
  11.  # 20

Colocado por: DR1982preferia os 870 do smn numa caixa de supermercado do que 1000 debaixo de chuva e sol nas obras.

Neste momento, serventes e oficiais de 2a e 3a apenas se arranja pessoal emigrante e quase sempre muito mau.
    A grande maioria trabalha 1 mês e desaparece.

0.0234 seg. NEW